sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Mulheres Unidas nas Caves Croft

"No dia 28 de Dezembro saímos do MAIS JOVEM, entrámos na carrinha da Junta de Freguesia de Olival e partimos em direcção às Caves do Vinho do Porto, que ficam no Cais de Gaia. Saímos da carrinha e fomos até à beira rio tirar fotografias. A seguir fomos lanchar torradas. Fomos para as Caves da Croft. Fizemos a visita e aprendemos que a colheita é feita no Douro, na Régua, e depois o vinho é transportado para as caves em Vila Nova de Gaia. O vinho é colocado em balseiros para envelhecer. Depois das explicações da guia, fomos conhecer as garrafeiras com os vinhos de boas colheitas que se chamam Vintage. No fim, fomos para a sala de provas onde provámos o vinho."

Laurinda, Arminda, Nídia e Susana

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Visita ao Laboratório Aberto

"Hoje fomos ao laboratório aberto. Primeiro, estivemos a ver imagens de vulcões, depois fomos vestir uma bata para irmos fazer experiências. Fizemos duas experiências de vulcões, acompanhados por dois monitores, o primeiro era um vulcão efusivo e o outro era um vulcão explosivo. A seguir, fizemos uma experiência de gaizers e, no meio da experiência, a Paula foi ajudar e molhou-se toda. Depois fomos lavar as mãos e tirar as batas e fomos para uma sala ver um filme de vulcões."
Jorge Filipe e Susana Pereira
"Nós hoje, quinta-feira, dia 27 de Dezembro, fomos ao Porto, a um laboratório chamado 'Laboratório Aberto'. Nós fomos para uma sala e fizemos as apresentações. A rapariga chamava-se Dora e o rapaz Leandro. Tivemos a falar sobre os vulcões e a seguir fomos vestir umas batas para irmos fazer uma experiência de vulcões. Nós fizemos um vulcão em que a lava escorria que se chamava efusivo e o Leandro fez um em que a lava saia muito depressa, chamado explosivo. Depois, eu o Diogo e a Paula fomos fazer outra experiência chamada gaiser. Voltámos a fazê-la mas já com as monitoras que são: a Sara, a Zaira e a Paula, que ficou a tapar a garrafa e molhou-se toda! Depois fomos outra vez para a sala ver o Leandro a fazer um sismo e vimos um filme. Viemos embora!"
Jéssica Oliveira e Diogo Silva
"Nós hoje fomos ao laboratório aberto situado à beira do Hospital de S. João. Fizemos uma experiência com um vulcão efusivo e outra com um explosivo. Também fizemos uma experiência com uma garrafa de água com gás, onde deitámos Mentos, a que demos o nome de gaiser. No final, fomos tirar as batas e, depois, fomos fazer uma outra experiência com sismos. No fim, vimos um filme e depois viemos embora."
Ricardo Alves, Pedro Alves e Guilherme Silva

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Mulheres Unidas na Festa de Natal

"Na Festa de Natal da Junta, foram actuar as 'Mulheres Unidas', aqui do MAIS JOVEM. Como a minha mãe faz parte do clube de pais, actuou, e a do meu colega que está a fazer a notícia comigo também.

Elas representaram uma peça chamada 'Maria visita sua prima Isabel'. A peça correu muito bem e eu fiquei muito orgulhosa da minha mãe. Só foi pena não se ouvir lá muito bem o que elas diziam, porque não tinham microfone. Mas a música que cantaram ao fim ouviu-se bem!

As personagens foram: a minha mãe, que se chama Laurinda, e desempenhou o papel de prima Ana; a mãe do meu colega, a Susana, era a Maria; a Lita, uma senhora aqui do bairro, era a prima Madalena, a Nidia era uma prima chamada Sara e, por fim, a Arminda era outra prima da Maria que agora não me estou a lembrar do nome!
A Festa da Junta foi muito fixe e eu adorei a actuação das 'Mulheres Unidas', que juntas jamais serão vencidas!!!"
Jéssica Oliveira e Diogo Silva

Coro de Natal

"Nas férias de Natal, o MAIS JOVEM formou um coro. No primeiro ensaio vimos as músicas que gostávamos mais e que sabíamos. Depois, seleccionámos as músicas e começamos a ansaiar com a Zaira, tivemos quatro ensaios e fomos cantar nas lojas todas do bairro. Entregámos-lhes um postal de Natal e numa delas até nos deram bombons!!!
Também éramos para cantar na festa de Natal da Junta, mas acabamos por não cantar...
Eu gostei muito do coro porque deu-me gozo cantar com os pequenotes e nas lojas! Espero que para o ano haja outra vez..."
Cátia Silva

Rastreio aos olhos

Nos passados dias 17 e 20 de Dezembro o MAIS JOVEM organizou dois rastreios, respectivamente, aos ouvidos e aos olhos. E tal como nos dois anteriores rastreios que proporcionámos, a adesão foi imensa...

Safari fotográfico das profissões

"No passado dia 18 de Dezembro, o grupo de Orientação Vocacional, fez uma visita à cidade do Porto, onde se situa a maior árvore de Natal da Europa. Durante essa visita, o nosso grupo fotografou várias pessoas executando o seu trabalho.Entrámos na estação do metro, fomos a várias agências de viagens, ao posto da polícia, lojas e cafés... Tirámos várias fotos e até fomos tomar o lanche a um café com Internet. Gostámos muito do nosso passeio e gostávamos de o repetir..."
Ana Isabel Ribeiro

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boas Festas 2007

A equipa técnica do projecto MAIS JOVEM não podia deixar passar esta quadra festiva sem desejar a todos um Bom Natal e que o ano 2008 chegue com um espírito cada vez Mais Jovem!

Sara Ramos, Paula Cruz e Zaira Sousa

Desenho de Fábio Lopes

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Clube de Pais

"Decidimos baptizar o Clube de Pais de "Mulheres Unidas". Neste clube fazemos de tudo um pouco como, por exemplo, convivemos, passamos o tempo, discutimos temas sérios, ajudamo-nos umas às outras...

Temos umas sesssões muito estimulantes porque nos fazem pensar sobre a família. Falámos sobre a violência doméstica e as medidas que devemos tomar, sobre os filhos e a educação que lhes podemos dar, sobre a auto-estima, entre outros assuntos.

Neste momento, estamos a ensaiar uma peça de teatro chamada 'Maria visita sua prima Isabel', que vamos apresentar na festa de Natal da Junta de freguesia, no dia 23 de Dezembro.
A Sara é uma amiga que nos ouve e compreende o que a gente diz. Temos outra amiga,chamada Paula, que também participa nas nossas sessões. A Zaira não está connosco no clube, mas convive com as crianças durante o dia e também faz parte desta equipa. A Marta já foi embora, mas era uma excelente pessoa e tinha paciência para aturar os nossos filhos. Foi pena ela ir-se embora.

O MAIS JOVEM está a fazer actividades gratuitas que nos ajudam imenso. Nós, aqui, tiramos o curso de computadores.

Nós, Mulheres Unidas, gostamos do MAIS JOVEM porque é muito útil para as mães e as crianças. Os outros pais não fazem ideia do que perdem em não assistirem a estas sessões porque nós não pensávamos que fosse assim tão gratificante. E funciona a horas adequadas.

Quando acabamos as sessões bebemos sempre um chá. E viva o chá!"

Laurinda, Arminda, Susana, Lita e Nídia

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mensagem de Natal

O Miguel aproveitou o Workshop de PhotoImpression para fazer um postal de Natal e dedicou-o ao MAIS JOVEM e a todos os que o frequentam. Ficámos encantadas, obrigada."M - Melhor amigo das crianças
A - Amor infinito para dar
I - Impar em amizades
S - Ser bom no Mais Jovem é fixe

J - Juventude à brava
O - Ovos de Amizade
V - Voa como eu no Mais Jovem
E - Em melhor que tudo
M - Mais Jovem
Adoro o MAIS JOVEM. Feliz Natal a todos!"
Miguel Meda

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

1º Aniversário do MAIS JOVEM

Sexta-feira (21h):
Parabéns a você! Fizemos a festa do 1º aniversário do Projecto Mais Jovem. Tivemos uma sala cheia e animada. Vimos fotos, cantámos karaoke, tivemos um espectáculo de dança, entregámos prémios, comemos bolo. Esperemos que se contem muitos mais.
"A festa foi bonita, foram a Paula, a Sara e a Zaira do Mais Jovem que a fizeram. Eu, o meu amigo e o meu irmão cantámos uma música da Floribella. Nós vimos fotografias, comemos bolo e depois demos bolo às pessoas. E as meninas fizeram uma dança. E eu gostei de ver tudo."
Fábio Lopes
"No passado dia 30 de Novembro de 2007, o projecto MAIS JOVEM organizou uma festa de comemoração do seu 1º aniversário. Essa festa teve a participação especial do Olival Social e da Junta de Freguesia. Deu-se a estreia de um grupo de dança: as Girl Power. Houve também Karaoke, em que grandes e pequenos cantaram e encantaram. Por volta das 23h, cantou-se os Parabéns. Houve um livro de dedicatórias em que cada pessoa escrevia a sua dedicatória."
Ana Isabel Ribeiro

Caça ao Tesouro

Quinta-feira (21h):
Os piratas invadiram o bairro e esconderam um tesouro... há que procurá-lo! E assim foi, uma animada caça ao tesouro que envolveu equipas de crianças e jovens de várias idades, todos extremamente concentrados no objectivo de descobrir o baú das moedas de chocolate. Para tal tiveram que ultrapassar vários desafios, decifrar dilemas, correr...

Torneio de Matraquilhos

Quinta-feira (18h30m):
A sala estava ao rubro com as equipas para o torneio de matraquilhos. A adesão foi enorme e o entusiasmo imenso. Todos tiveram oportunidade de jogar... e mais do que uma vez.
E não foram sempre os rapazes a ganhar, as meninas e os mais pequenos também tiveram uma palavra a dizer... e algumas coisas para ensinar!
A experiência resultou tão bem que estamos a pensar repeti-la brevemente... Fica atento!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Futsal MAIS JOVEM

Quarta-feira (21H):
O Pavilhão Desportivo de Olival foi o local escolhido para realizar esta actividade. As equipas participantes foram as seis que se seguem:

CIC
BOTAFOGO CIGANINHOS
CANABIS
FRIENDS FOR EVER
TRAQUINAS
Queremos dar os parabéns a todos pelo fair play demonstrado ao longo dos jogos, que resultaram assim:
Ciganinhos 1 - Bota Fogo 7
Cic 5 - Traquinas - 1
Canabis 0 - Friends for ever 4
Bota Fogo 2 - Cic 0
Canabis 3 - Traquinas 2
Friends for ever 4 - Ciganinhos 1

Bingo com pais e filhos

Terça- feira (21H):
Nesta noite, a sala do MAIS JOVEM deu lugar a uma verdadeira sala de bingo! Após uma breve explicação das regras do jogo, e uma ou duas jogadas, já todos estavam profissionais a jogar. As marcações faziam-se com feijões, a linha dava direito a um mini Kit Kat e o bingo a um Kit Kat grande. Quase todos ganharam chocolates, mas o verdadeiro rapa foi o Marco que conseguiu coleccionar 5...

Mais artista de portas abertas

Uma das actividades mais procuradas no nosso espaço é, sem dúvida, o ateliê de expressão plástica, destinado a crianças dos 6 aos 11 anos. Mais Artista é como se chama, decorre todas as terças-feiras às 18h30m e tem a duração de 1 hora. No âmbito desta semana festiva, algumas crianças trouxeram um familiar para juntos construirem uma moldura para fotografias. E, como sempre, alguns trabalhos ficaram bem giros...

Show de fotografias

Segunda-feira (21h):
Iniciámos esta Semana da Família com uma projecção de fotografias desde a nossa abertura e convidámos os familiares a assistir. Foi divertido lembrarmo-nos das diversas actividades que já realizamos, vermos "os nossos meninos" a desempenhá-las e observar as mudanças que entretanto ocorreram. Os comentários que eles próprios iam fazendo também eram reveladores da satisfação que reinava no ar...

Semana da Família

O Programa Escolhas, que financia o projecto MAIS JOVEM, celebrou o primeiro ano desde o início da sua 3ª fase, com um conjunto de iniciativas abertas a toda a comunidade. De "Portas abertas" o projecto MAIS JOVEM recebeu todos os que quiseram conhecer melhor o espaço e preparou actividades extras para festejar o seu primeiro ano de existência. Semana da Família foi como chamamos a esta semana.