segunda-feira, 31 de março de 2008

Colónia de Férias da Páscoa

"Nestas férias da Páscoa participámos numa Colónia de Férias durante 4 dias. Durante as manhãs fizemos ginástica, patinagem, futebol, karaté, hipismo, natação, ténis e golfe. As actividades foram muito divertidas. Ao meio-dia fomos almoçar. Antes de comer, lavámos sempre as mãos. No primeiro dia comemos sopa, arroz com feijão, douradinhos e maçã. A seguir ao almoço fomos brincar para o Parque da Lavandeira. O parque é muito grande e tem jogos muito fixes. O Francisco gostou muito do labirinto. No parque tinha carrosséis e escorregão. A seguir, fomos para a camioneta para ir lanchar. Ao lanche comemos pão e bebemos leite com chocolate e leite simples.

No segundo dia, à tarde, pintámos dois desenhos enormes: um coelho e uma cesta com ovos. O Nuno foi o porta-voz dos Pestinhas (o grupo dos pequeninos) e ofereceu os desenhos à Directora da Creche. Ela colocou os desenhos na parede.

No terceiro dia fizemos salame de chocolate. Partimos as bolachas aos bocadinhos e juntámos manteiga, açúcar, chocolate e ovos. Misturámos tudo com as mãos, colocámos no papel de alumínio e pusemos no frigorífico.

Hoje à tarde estivemos a fazer um concurso de desenhos sobre a colónia de férias.

1º Lugar - Joana Moreira

2º Lugar - Inês Oliveira

3º Lugar - Pedro Lopes

A seguir vamos lanchar e comer o salame de chocolate.

Nós gostámos muito da colónia de férias porque foi divertida. Os monitores são muito fixes e jogaram connosco jogos divertidos."

Os Pestinhas: Marco, Pedro, Mariana, Fernando, Fábio, Andreia e João

sexta-feira, 28 de março de 2008

Concurso de Movie Maker

O CID@NET do projecto MAIS JOVEM promoveu entre os dias 17 e 20 de Março um concurso de filmes produzidos no Movie Maker. O tema era à escolha dos participantes e todos contaram com a ajuda da monitora de Informática, Paula Cruz. O Júri foi composto pela equipa do projecto.
O resultado final foi o seguinte:

1º Lugar: Renato Pinto com o filme 'O F.C.PORTO'

O Renato ganhou uma Pen de 1 GB, que lhe "veio mesmo a calhar"!

2º Lugar: Jéssica Oliveira com o filme ' Meus migos fofos'

A Jéssica ganhou um relógio de pulso muito fixe!

3º Lugar: Rafaela Rebelo com o filme 'Um dia na Disneyland'

A Rafaela ganhou uma caneta mesmo gira!

4º Lugar: Andreia Ferreira com o filme 'Tokio Hotel Power'; Liliana Silva com o filme 'Hello Kitty'; Miguel Meda com o filme 'O melhor do mundo: Rey Misterio!'; Pedro Alves com o filme 'A superstar Jonh Cena'; Ricardo Alves com o filme 'As superstars do WWE'; Sérgio Bastos com o filme 'Os meus melhores amigos' e Tiago Abreu com o filme 'Carros Tuning'.

Apresento-vos os vencedores:

Ficaste com pena por não teres participado? Não te preocupes, para as próximas férias organizamos outro concurso com prémios ainda mais aliciantes!...

terça-feira, 25 de março de 2008

Intercâmbio de Jovens

No âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Projecto MAIS JOVEM, por intermédio do seu clube de jovens – Clube Interactivo –, encontra-se a dinamizar um intercâmbio de jovens a nível nacional. Este intercâmbio tem tido uma grande adesão e envolveu, até ao momento, 17 projectos Escolhas e todo Portugal Continental e Ilhas.

De forma a permitir o estabelecimento de novos contactos e amizades, mas também o desenvolvimento de competências, nomeadamente a nível das novas tecnologias, o intercâmbio foi planeado em várias fases:
- Troca de e-mails para apresentação pessoal dos participantes no intercâmbio.
- Passeio, durante as férias da Páscoa, para encontro entre os participantes.
- Intercâmbio online para chat (com recurso ao Messenger).
- Troca de e-mail para apresentação do local (freguesia, cidade, localidade ou bairro...) onde cada projecto se localiza. Os jovens deverão fazer um levantamento da história/cultura locais.
- Criação de um blogue (pelo Projecto MAIS JOVEM), no qual serão colocados todos os trabalhos enviados pelos projectos.
- Passeio ou acampamento no Verão.

No passado dia 24 de Março decorreu a 2.ª fase deste intercâmbio: o passeio. O dia começou logo pelas 5h30 da manhã, quando a camioneta, na qual já se encontravam os jovens do projecto “Passo a Passo”, nos recolheu em Vila Nova de Gaia. Seguimos rumo ao Parque das Nações em Lisboa. De manhã visitámos o Oceanário, um local repleto de um azul misterioso... Por volta das 12h30, juntou-se a nós o projecto “Escola com Escolhas”. Foi altura de fazermos uns jogos para os jovens começarem a perder a timidez e interagirem entre si. Depois almoçámos... um delicioso piquenique mesmo nos relvados no Parque... que bem que se estava! Já com as barrigas cheias tivemos direito a um verdadeiro espectáculo de dança: o projecto “Escola com Escolhas” apresentou-nos uma demonstração de hip-hop e ainda teve a gentileza de nos ensinar alguns passos. Muito divertido! De seguida, os jovens foram distribuídos por equipas com elementos dos vários projectos para a grande aventura da tarde, um Pedipaper pelo Parque das Nações. Por fim, foi o regresso a casa, não sem antes se trocarem e-mails e contactos...

De regresso a casa, já descansados da viagem, os nossos jovens continuaram com o intercâmbio. Desta vez, através do Messenger. No dia 26 tiveram uma tarde muito divertida em conversa com os novos amigos dos projectos que estiveram no passeio. Como toda a gente se divertiu, brevemente iremos lançar novos intercâmbios para chat. Esperamos que mais amigos se juntem a nós!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Meu Corpo - Educação Sexual

Durante as férias da Páscoa foram realizados dois programas de educação sexual, um direccionado a adolescentes, outro a crianças entre os 6 e os 12 anos. Como complemento às aprendizagens já efectuadas na escola e com a família, aos adolescentes foram esclarecidas dúvidas, discutidas inseguranças relativamente ao seu corpo e imagem pessoal, clarificados mitos associados à sexualidade e chamada a atenção para a importância do respeito por si próprio e pelo corpo.

Aos mais novos foi apresentado um pequeno filme de animação e explicado como se processa a reprodução. Mas ninguém melhor do que os próprios para explicar o que aconteceu...

"Durante as férias tivemos aulas de educação sexual. Aprendemos os órgãos sexuais da mulher e do homem e como é a reprodução. Para se ter um bebé é preciso o pénis penetrar a vagina da mulher. Aí são libertados os espermatozóides que vão ao encontro de um óvulo. Depois a mulher fica com um ovo que começa a dividir-se até tornar-se num bebé. O bebé cresce no útero. Ao fim dos 9 meses sai pela vagina ou pela barriga através de uma operação chamada cesariana. "
Ana Rita (7 anos), Inês (8 anos), Jéssica (12 anos), Paulo (11 anos), Pedro (10 anos), Ricardo (12 anos), Tânia (8 anos) e Fábio (9 anos) que é o autor do desenho.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Contas à Vida

No âmbito da parceria entre o Programa Escolhas e o Banco Barclays, no Projecto MAIS JOVEM decorreu o curso Contas à Vida, que teve como objectivo preparar os jovens para os desafios financeiros que a vida lhes apresentará. Assim, os jovens foram convidados a reflectir sobre a importância do dinheiro, a desenvolver competências de planeamento de despesas e orçamentação, a pensar sobre as consequências financeiras das escolhas que vão fazendo ao longo da vida, a explorar diferentes produtos e serviços oferecidos por bancos, entre outros. As sessões decorreram de forma animada e participativa, o que em grande parte se deveu à boa disposição e disponibilidade do voluntário do Barclays, João Alves. Deixamos alguns dos testemunhos dos participantes:

“Eu gostei porque aprendemos a gerir melhor o dinheiro. Ficamos a perceber mais coisas sobre contas bancárias, etc. a actividade que eu gostei mais foi a das personagens porque aprendemos a lidar com os problemas que surgem na nossa vida.”
Marco Cruz, 15 anos

“Para mim o curso Contas à Vida foi positivo pois preparou-nos para o futuro e deparamo-nos com problemas do dia-a-dia. As sessões foram divertidas e o professor foi muito simpático. A minha sessão preferida foi a das personagens. Gostei muito e obrigada ao João por me ter ensinado a gerir o dinheiro.”
Andreia Ferreira, 14 anos

... e também no Programa 'Nós' da RTP 2!

terça-feira, 18 de março de 2008

Laboratório da Primavera

No dia 18 de Março, o projecto MAIS JOVEM deslocou três dos seus jovens mais empenhados, a Ana Isabel, o Marco Cruz e o Sérgio Bastos, à Ribeira de Gaia, para que pudessem participar no Laratório de Primavera: "Ateliê de Movimento e Manipulação de Marionetas e Objectos”. Esta iniciativa partiu do Programa Escolhas e do Teatro de Ferro. Convido-vos a ler a notícia que o Programa Escolhas publicou no seu site, que pode encontrar no endereço:
Não deixe de a ler!....

segunda-feira, 17 de março de 2008

Dia do Rugby

"Hoje fomos à Casa do Gaiato. Tivemos a jogar Rugby, mas de tarde foi um desastre porque começou a chover. Tivemos de ir para um pavilhão e assim começou outra vez a diversão e os empurrões. Nós gostámos muito do dia de hoje e queríamos repetir..."
Ana Rita, Inês Oliveira e Pedro Alves

"Nós hoje fomos à Casa do Gaiato em Penafiel. Fomos lá jogar Rugby. Juntámo-nos todos no campo e deram-nos uma camisola de cada cor. Mas à hora do comer coitados dos outros rapazes e raparigas que quase ficaram sem comer porque nós comemos quase tudo e era mesmo muita comida...! Depois aconteceu um desastre, tinha que começar a chover e nós fomos todos para um pavilhão. Jogámos outra vez Rugby e fomos lanchar. Nós só não gostámos da hora de vir embora..."
Jéssica Oliveira e Pedro Lopes

Este filme foi o escolhido de entre os vários que foram produzidos no mini-curso de Movie Maker destinado aos mais pequeninos, no qual participaram o Pedro Lopes, o Fábio Lopes, o Paulo Silva, a Tânia Silva, a Inês Oliveira e a Ana Rita Nunes.

Também pode consultar a notícia que o Programa Escolhas publicou, no endereço http://www.programaescolhas.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=2305

Torneio de Futsal MAIS JOVEM

No passado dia 15 de Março, o MAIS JOVEM organizou um torneio de futsal no polidesportivo do bairro para os jovens e seus familiares. O dia começou tão chuvoso que se não fosse o entusiasmo e determinação dos participantes, o torneio teria sido adiado! Contudo, lá se começou e os jogos foram bem animados! A equipa 'Without name' não compareceu ao seu segundo jogo... terá sido por ter perdido o primeiro? A equipa 'Bota Fogo' também não terminou o torneio; foi desclassificada por postura incorrecta de um dos jogadores.
Assim, ficámos resumidos a três equipas! Não queremos deixar de felicitar estas equipas - Futebol Clube dos Ciganos, Dream Team e Mais Jovem - pela sua exemplar participação com imenso desportivismo e fair play! Ficámos mesmo encantados com estas participações!
Ao centro podemos ver a equipa vencedora 'Futebol Clube dos Ciganos', à esquerda, em segundo lugar, a equipa do MAIS JOVEM e do lado direito a equipa que conquistou o terceiro lugar 'Dream Team'.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher

" No dia 8 de Março esteve aqui a Ana a explicar-nos como se faz manicura e maquilhagem. Explicou como se cortam as peles das unhas, como se limam e como se pintam. Que se deve usar protector nas unhas para elas não quebrarem. Que os olhos devem ser sempre pintados com sombras, não a condizer com a roupa, mas sim com a pele da pessoa. As pestanas devem ser pintadas na parte superior e depois na inferior e não ao contrário. A base da cara deve ser pouca e nunca mais escura do que o tom da pele. A Paula serviu de modelo para explicar e a Lita foi a primeira a maquilhar-se.


Depois, tivemos o almoço das Mulheres Unidas com a famosa sopa de pedra. Nunca tínhamos comido sopa de pedra. Nem sabíamos o que era aquilo. A Laurinda ficou empanturrada. Também comemos pão de milho e pão com chouriço. Houve sobremesa que era gelatina.


Às duas horas fomos para o Centro Social ver um filme. Quando entrámos, estavam duas meninas a pedir a nossa identificação. Deram-nos um laço e um cartão. Uma menina, chamada Paula, foi ao palco dizer que íamos começar por ver um filme sobre os direitos da mulher. Sentámo-nos e começou a dar umas imagens de violência doméstica, da amamentação... umas imagens muito lindas.

Depois, ela agradeceu às Mulheres Unidas por terem ajudado a fazer os lacinhos. Entretanto começou o filme "Chocolate". Começámos a ver o filme e a Zaira ofereceu pipocas. A outra menina, a Sara tirou fotografias. A meio do filme foi servido um chocolate quente, uma delícia! Nunca tínhamos bebido chocolate quente. Adorámos aquilo. No fim, veio o Sr. Presidente da Junta oferecer uma rosa a cada mulher e dizer-nos feliz dia da mulher. Depois, a Zaira falou sobre o programa que vai iniciar no MAIS JOVEM para mães e filhas adolescentes.










Saímos e fomos convidadas para lanchar. A Paula ofereceu bolo a todas nós. Resolvemos ficar todas à conversa. Foi um dia em grande! "

Mulheres Unidas

sábado, 1 de março de 2008

Curso de Excel no CID@NET

Da esquerda para a direita: Pedro Aves, Miguel Meda, Jéssica Oliveira, Andreia Ferreira e Ricardo Alves

Apresento-vos mais uma turma que concluiu um curso no
CID@NET, desta vez de Excel, uma vez que já tinham o curso de Word. O currículo usado para este curso também foi da Microsoft Unlimited Potential, pois achamos que são muito bons! Infelizmente não conseguimos reunir os seis finalistas para entregar os certificados (o Pedro Gomes não podia mesmo vir)! Deixo-vos então a pequena composição que esta turma redigiu:
"O curso de Word foi um espectáculo! Aprendemos coisas que nem imaginávamos que existiam! Já o curso de Excel foi extremamente divertido! Aprendemos a fazer contas no computador, gráficos e muitas mais coisas muito giras! Nós no princípio não percebíamos nada, mas graças à Paula foi muito, muito, mais fácil! Sabemos que estes cursos serão fundamentais para a nossa vida futura e embora às vezes não nos apercebamos disso, um dia ainda vamos agradecer à Paula por nos ter aturado e não ter desistido de nós! No último dia fizemos um teste e passámos todos! Agora estamos ansiosos que comece o curso de PowerPoint para nós!"