quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Um dia no Aquaparque de Amarante

 
"No dia 14 de Agosto fomos para o MAIS JOVEM às 8h00. Chegámos ao Aquaparque por volta das 10h30 e estivemos um tempão à espera dos bilhetes. Depois comemos um pão com tulicreme e leite chocolatado. Em seguida, tivemos hora livre para nos divertirmos no parque. Depois os monitores vieram chamar-nos para irmos almoçar. De seguida, fomos outra vez para os escorregões, onde nos divertimos imenso. Após isso, fomos lanchar e regressamos às piscinas. Quando chegou a hora de virmos embora, ficámos um pouco tristes por o dia já ter acabado... Nós estávamos tão cansados que acabámos todos por adormecer na viagem de regresso!
O Aquaparque foi altamente, foi uma loucura inesquecivel. Os escorregões são todos muito fixes, mas o túnel é que é o melhor. A parte que mais gostámos foi da piscina grande. Obrigados MAIS JOVEM por mais este dia tão especial!"

Os nadadores do MAIS JOVEM

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Visita à Casa do Infante e Pedipaper na Zona Ribeirinha

“No dia 13 de Agosto de 2008 fomos ao Porto fazer um pedipaper e visitar a Casa do Infante. Primeiro, fomos visitar a casa. Chama-se Casa do Infante porque foi lá que nasceu o Infante D. Henrique. Quando chegámos, estivemos a fazer uma representação da família real, que era constituída por 7 pessoas que eram: Rei D. João I, Rainha D. Filipa de Lencastre, Príncipe D. Duarte, Infante D. João, Infante D. Henrique, Infanta D. Isabel e o Infante D. Fernando (antes só se chamava príncipe ao primeiro filho dos reis, os outros eram infantes). A Casa do Infante antigamente chamava-se Alfândega. Uma alfândega era um armazém para guardar produtos vindos de outras partes do mundo através de barcos. Antes de ser uma Alfândega era um Palácio Romano do séc. IV e foi possível vermos mosaicos e alguns objectos do palácio que foram descobertos por arqueólogos. Fomos explorar a casa e vimos muitas coisas… mosaicos, uma maqueta da cidade do Porto de como era no séc. XIV, vimos pratos e uma talha grande que servia para transportar e guardar vinho e azeite.
Depois fizemos grupos para iniciar o pedipaper, eram quatro grupos com os seguintes nomes: Príncipes, Infantes, Golfinhos e Arqueólogos. Deram-nos umas folhas para nos orientarmos e para conseguirmos encontrar as pistas e responder às perguntas que estavam nas folhas. O pedipaper foi nas ruas junto ao rio, eram ruas muito estreitas, com casas antigas e altas, com pouca luz, muitas pessoas e o mais giro foi ver parte da Muralha Fernandina. No final regressámos à Casa do Infante e estivemos a resolver o último desafio. Depois a Sra. Patrícia esteve a ver as nossas respostas e quando viemos embora demos-lhe um beijinho e agradecemos a visita.
Foi uma tarde onde aprendemos muitas coisas sobre a cultura, principalmente sobre a história da cidade de Porto e do Infante D. Henrique. O que nós gostamos mais foi da zona ribeirinha, dos barcos, da Casa do Infante, do Rio Douro, das gaivotas, ou seja, gostámos de tudo.”
Os descobridores do MAIS JOVEM

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Diversão no Parque da Lavandeira

"No dia 12 de Agosto éramos para ir para a praia de manhã, mas não fomos devido ao mau tempo. Como o tempo melhorou de tarde, reunimos condições para irmos para o Parque da Lavandeira, em Gaia. Chegados ao parque, instalamo-nos à beira do lago. Deram-nos autorização para irmos explorar todo o parque, desde que nos portássemos bem.
Então, dividimo-nos em pequenos grupos, uns ficaram a divertir-se no parque infantil, outros foram ver o lago e os animais, outros foram para o labirinto, outros passearam pelo parque e outros entretiveram-se a jogar cartas. Esta foi uma tarde diferente, dedicada ao convívio que esperamos repetir brevemente."
Os jovens do MAIS JOVEM

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Já fizeste hoquei em patins?

“No dia 11 de Agosto saímos do Mais Jovem às 14h e fomos ao Clube de Hoquei dos Carvalhos, aprender a andar de patins. Quando chegámos estavam lá dois senhores muito simpáticos que nos ajudaram a aprender a equilibrarmo-nos em cima dos patins. Nós tentámos andar de patins, mas passámos a vida a cair… mesmo os que já tinham andado... Tinha lá dois meninos que andavam muito bem e ajudaram-nos a aprender. No final, os senhores disseram que se quisermos ir para a escola de Hóquei em Patins, podemos e que esta já começa em Setembro. Antes de virmos embora cumprimentámos e agradecemos aos senhores.
Esta tarde foi muito divertida e muito bem passada. Foi muito engraçada e nós rimo-nos muito com as quedas que todos dávamos.”

Os patinadores do MAIS JOVEM

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mulheres Unidas no Parque Biológico

“Nós Mulheres Unidas pedimos às meninas do Mais Jovem para irmos ao Parque Biológico e, sem a gente contar, fizeram-nos uma surpresa e levaram-nos lá.
Saímos do Mais Jovem por volta das 15h, fomos directas ao Parque Biológico e a viagem correu muito bem e foi animada. Chegadas ao Parque Biológico preparamo-nos para a caminhada e fomos comprar água. Ficámos surpreendidas com as várias plantas e os vários animais que tinha lá. Vimos coisas que nunca tínhamos visto, como por exemplo: açafrão, alfazema, tomilho, medroeiro, águia, aquele azul, o ganso de cabeleira, um porco tão grande, garnisé com pelo sedoso, lontras, veados, javali, entre outros que não nos lembramos dos nomes. Ao longo do percurso caminhamos 2800 metros. Também gostámos muito de ver o moinho, a casa da eira e a casa agrícola.
No final fizemos um lanche no jardim das merendas que soube pela vida. Durante o lanche tivemos a oportunidade de ver um esquilo que andava nas árvores à nossa volta. No final do lanche regressámos ao Mais Jovem.
Foi uma tarde diferente, animada, divertimo-nos muito mas soube a pouco. Muito obrigada minhas meninas, são umas queridas e as maiores. Nós Mulheres Unidas agradecemos.”


Mulheres Unidas

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Visita a Portugal dos Pequenitos

“No dia 7 de Agosto de 2008, às 8h30, saímos do Mais Jovem para ir para Coimbra. Quando chegámos a Coimbra fomos tirar fotos com as estátuas à entrada do Portugal dos Pequenitos. Depois entrámos e fomos visitar as casas. Vimos casas da Índia, China, Brasil, Timor, Canadá, Inglaterra e Macau. As que gostámos mais foi do Castelo, da Igreja e da casa que tinha escadas pequeninas. Vimos fontes dos desejos que tinham muitas moedas e ninguém podia apanhar porque ficava com azar para toda a vida. Depois de ver as casas todas fomos brincar um bocado para o parque infantil. No fim, fomos todos beber água à fonte e depois fomos almoçar ao parque. Estivemos a brincar e depois viemos embora com os idosos e estivemos a cantar na camioneta. O dia de hoje passou muito depressa e foi um espectáculo.”

Os pequenitos do MAIS JOVEM

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Passeio a S. Pedro do Sul

"No dia 6 de Agosto de 2008 pelas 9h da manhã, partimos do MAIS JOVEM com destino a S. Pedro do Sul. Mas fomos por uma Serra para ser mais emocionante. O caminho era enjoativo, assustador, medonho, vertiginoso e perigoso mas tinha paisagens muito lindas. Quando chegámos a S. Pedro do Sul, sentámo-nos em mesas de pedra e almoçámos bem. Depois fomos visitar uma feira de artesanato e seguimos para o centro da aldeia. No centro, jogámos às descobertas e descobrimos as informações que nos pediam, como por exemplo, porquê que alguns sítios cheiravam tanto a ovo podre e ficámos a saber que era por causa do enxofre... Depois, recebemos a alegre notícia de que íamos tentar ir para uma piscina local. E fomos! A piscina era agradável, a água estava boa e demos muitos mergulhos, cambalhotas, saltos e nadámos e brincámos muito. Depois lanchámos, arrumámos tudo e demos os parabéns ao Sr. Tavares pela magnífica condução e bazámos de lá. O caminho de regresso foi mais tranquilo e praticamente todos adormeceram porque estavámos todos muito cansados.
Apesar de na parte de manhã termos tido todos muito medo ao dar as curvas na Serra, este dia acabou por ser altamente!"
Os passeantes do MAIS JOVEM

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Acantonamento de Verão

O projecto MAIS JOVEM promoveu um intercâmbio com outro projecto do Programa Escolhas. Achamos que correu tudo muito bem! Aproveitámos a Festa de Verão para proporcionar algumas experiências inéditas aos nossos visitantes. Deixamo-vos com a narração dos nossos jovens sobre este acontecimento.

"Sexta-feira, 1 de Agosto de 2008

Saímos do Mais Jovem às 10h45 em direcção à Escola EB 2,3 de Olival. Entretanto, chegou o projecto Passo a Passo, que é de Lixa. Fizemos uns jogos de apresentação depois de termos pousado os sacos nas salas onde íamos dormir. Os dois projectos fizeram uma caminhada até ao Centro Social de Olival para almoçar. Depois fomos para Arnelas, onde fizemos um Pedipaper, em que participavam 3 equipas: os Espanhóis, os Russos e os Ingleses. No final do jogo, fomos para a praia tomar um banho no Rio Douro. Entretanto fomos para as toalhas secar e lanchar. No final da tarde, regressámos à escola onde tomámos banho e as equipas prepararam uma dança e um jogo para apresentar na festa enquanto esperavam pelo jantar. Depois, fomos jantar e, logo a seguir, as equipas apresentaram o seu espectáculo. No final das apresentações fizemos um género de caça ao tesouro nocturna, que era dar a volta à escola tendo de ultrapassar diversas provas. E, por fim, fomos dormir.

Sábado, 2 de Agosto de 2008

Quando acordámos fomos logo para a praia fluvial onde fizemos canoagem. Depois, o treinador foi muito simpático e levou-nos a dar uma volta de barco no Rio Douro. Demos um mergulho no rio e fomos para as toalhas secar, lanchar e estivemos a descansar um pouco a aproveitar o sol. De seguida, fomos almoçar nas tasquinhas. Depois fomos jogar paintball, fazer slide, escalada e, por fim, jogar futebol na lama. Tomámos banho e voltámos à escola para tomar um banho com champô e depois fomos jantar. Estivemos a assistir ao espectáculo dos “Porto Latino”, mas não era a nossa onda e viemos embora. Chegámos à escola e estivemos a jogar às escondidinhas e também fomos mostrar a escola ao projecto Passo a Passo. Depois fomos dormir.

Domingo, 3 de Agosto de 2008

Acordámos às 9h00, fomos tomar o pequeno-almoço e fomos para a praia da Madalena, onde fizemos um jogo de rugby. Depois do jogo íamos dar um mergulho no mar, mas a água estava muito fria. Fomos lanchar e apanhar um bocadinho de sol. Depois fomos almoçar às tasquinhas e estivemos lá a fazer escalada e slide. Viemos para a escola jogar Kin-Ball. Os resultados foram os seguintes: 1º lugar - Espanhóis, 2º lugar – Ingleses e 3º lugar – Russos. Depois fomos tomar um banho, lanchar e arrumar as coisas. Por fim, despedimo-nos dos colegas do Passo a Passo.

Foi um fim-de-semana muito divertido, em que fizemos várias actividades das quais algumas nunca tínhamos feito. O que mais gostámos de fazer foi o paintball, futebol na lama e a canoagem."

Cátia Silva, Diogo Silva, Jéssica Oliveira, Marco Cruz, Sérgio Bastos e Tiago Abreu

A recompensa da higiene oral

Pois é, chegou outra vez a altura de recompensarmos o "trabalho" dos nossos meninos...

“Quando fomos ao McDonald's com a Zaira e a Sara gostámos muito. Chegámos lá e ficámos admirados como aquilo era tudo muito bonito e nós ficámos todos pascácios a olhar para lá para dentro e as pessoas até se começaram a rir das nossas caras. Desta vez tivemos um colega novo que foi connosco, o José. Ele também gostou muito do hambúrguer como nós também gostámos. Cada vez achamos mais que vale sempre a pena lavarmos os dentes e não é só pelo hambúrguer, é que os nossos dentes já estão a ficar mais branquinhos. Façam como nós!!”
Da esquerda para a direita: Inês Oliveira, Tânia Silva, Pedro Lopes, Paulo Silva, Jéssica Oliveira e José Rossio

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Futebol na Areia e Futebol na Lama

As mulheres do MAIS JOVEM estão em GRANDE!!! Elas vencem tudo: 1.º lugar no torneio feminino de Futebol na Areia e 1.º lugar no torneio feminino de Futebol na Lama. Parabéns meninas, que bem merecem!

Futebol na areia

Futebol na lama

E aos rapazes, uma salva de palmas pelo belíssimo esforço. Parabéns a todos!


Futebol na areia
Futebol na Lama