terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Uma tarde no cinema

"No dia 30 de Dezembro de 2008, pelas 14h realizámos uma saída ao cinema do Gaia Shopping, juntamente com a técnica Zaira do Projecto MAIS JOVEM. Esta saída aconteceu graças a um prémio de fairplay que ganhámos num torneio de Kin-ball e que foi nada mais nada menos do que dois bilhetes para um filme à escolha da Lusomundo. O filme escolhido foi o Madagáscar 2. A sessão iniciou-se às 15h com a duração de 2 horas e 20 minutos. Foi um filme recheado de comédia, mas com drama à mistura. A parte que mais gostámos foi o reencontro do filho desaparecido, devido aos caçadores, com os seus pais. Aconselhámos a irem ver este filme, porque é muito divertido! Pudemos tirar uma conclusão: “Nunca devemos de desistir de lutar pelo lugar que nos pertence.” "

Jéssica Oliveira e Vanessa Freitas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Boas Festas 2008

A equipa técnica do projecto MAIS JOVEM deseja a todos um
Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!

Sara Ramos, Paula Cruz, Zaira Sousa e Hugo Ribeiro


Postal elaborado no Tux Paint pela Inês Oliveira

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Rolos de papel higiénico dão forma à maior Árvore de Natal interior com materiais reciclados de Olival

"Não podia deixar de fazer um destaque especial à Árvore de Natal que foi construída pelos jovens que frequentam o Projecto MAIS JOVEM. A construção desta Árvore só foi possível com a ajuda de todos aqueles que deram o seu contributo com a angariação de rolos de papel higiénico. A todos eles, muito obrigada, que por mim digo, desde já, que está uma árvore de materiais reciclados digna de se ver! Convido-os a todos a irem ver esta Árvore, que está exposta no Centro Social e Cultural de Olival até ao Dia de Reis! Vão vê-la!"
Paula Costa

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Informática para o 4.º ano

No âmbito das aulas de informática para os quartos anos das escolas de Olival, foi abordado o programa PhotoImpression. Os alunos trabalharam uma fotografia da sua turma neste programa para elaborarem um Postal de Natal... Aqui ficam os seus votos, a todos os leitores deste blogue, de um Feliz Natal...

Escola EB1 Seixo-Alvo


Escola EB1 com JI Igreja e Lavadores

Escola EB1 com JI Arnelas

Escola EB1 S. Miguel

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Torneio de Futsal em Ramalde

"A convite do Projecto Raíz, no dia 15 de Dezembro a equipa de Futsal do Projecto MAIS JOVEM foi participar num torneio à localidade de Ramalde. O torneio era constituido por 4 equipas, que jogavam entre si. No início do torneio fizemos uma homenagem ao nosso querido amigo Tiago Pina, que também era membro da equipa e que partiu cedo demais. Só conseguimos o terceiro lugar, mas trouxemos mais uma taça para o MAIS JOVEM! Durante a realização do torneio não houve qualquer conflito entre os participantes e todos jogaram com Fairplay. Achamos que é importante a realização deste tipo de eventos entre os Projectos do Programa Escolhas, porque são verdadeiros momentos de confraternização!"
Fábio, Nuno, Bruno e Sérgio

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Programa Voluntário da RTP 2 mostra o MAIS JOVEM

O Programa Voluntário é uma série documental de 13 episódios sobre o voluntariado em Portugal. Com o objectivo de mobilizar a sociedade portuguesa para a prática do voluntariado, através de histórias concretas e reais de pares – voluntário/ajudado - que protagonizam cada um dos filmes. Lúcia Moniz traz-nos 13 casos que envolveram intensamente 26 pessoas cujas vidas foram transformadas pelos laços que estabeleceram entre si.

Deixamo-vos com o episódio filmado aqui no MAIS JOVEM sobre a nossa voluntária Joana Moreira e a Tânia Silva. Eis a introdução que a RTP 2 preparou:

Joana Moreira e Tânia vivem a poucos quilómetros uma da outra e têm uma diferença de idades de 10 anos. Estava Joana no 12º ano e com vontade de cursar psicologia quando sentiu necessidade de fazer algo mais com a sua vida e assim decidiu procurar programas de voluntariado. Começou numa colónia de férias e foi aí que conheceu a Tânia. Ambas tinham uma paixão em comum: a pintura. Joana pôs mãos à obra e aderiu ao Projecto MAIS JOVEM que tem como objectivo integrar as crianças do bairro do Olival em Vila Nova de Gaia. Tânia sob a orientação de Joana entretêm-se a pintar esquecendo os problemas de um bairro onde as famílias são numerosas e o dinheiro é escasso.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A recompensa da higiene oral

A higiene oral está a ganhar cada vez mais adeptos cá no MAIS JOVEM! Foi com grande satisfação que este mês levámos sete destinatários ao tão desejado almoço de recompensa. Afinal parece que o hábito de vir lavar os dentes regularmente a este espaço está a pegar em força! Muito bem meninos, continuem!!!
Atrás: Fábio Lopes, Ana Rita, Diogo Silva e Paulo Silva
À frente: Inês Oliveira, Tânia Silva e Pedro Lopes
"No passado dia 29 de Novembro fomos ao McDonald's. Fomos de carrinha e andámos nas escadas rolantes... Comemos um hamburguer com tudo o que tínhamos direito e um gelado e depois fomos lavar as mãos. Fomos ver o Pai Natal e ele deu-nos um chupa e tinha uma casa com a Mãe Natal e os Duendes... muito fixe! E também fomos à loja dos animais e vimos uma cobra, tartarugas, tarântulas, peixes e passarinhos... adorámos! Depois viemos embora de carrinha! E foi assim que fomos recompensados por lavar sempre os nossos dentes..."
Os recompensados