sexta-feira, 22 de maio de 2009

Biblioteca do MAIS JOVEM

O MAIS JOVEM está a criar uma biblioteca para as suas crianças e jovens! Queremos agradecer a todos aqueles que a estão a tornar possível através da oferta de livros! E aos nossos jovens que nos ajudaram a organizá-la! O nosso muito obrigada a todos!

Aula aberta em Viseu

No dia 20 de Maio a equipa técnica do Projecto MAIS JOVEM deslocou-se a Viseu para realizar uma aula aberta para os alunos (e docentes) do curso de Educação Social da Escola Superior de Educação de Viseu. Contamos com a presença de cerca de 200 pessoas que ouviram falar sobre o projecto MAIS JOVEM.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Workshop de Competências Parentais

Nos dias 18 e 19 de Maio eu, Susana Almeida e a minha vizinha, Laurinda Leal, fomos assistir a um workshop de Competências Parentais. Nestes dois dias abordámos vários temas, mas todos eles muito importantes. Falámos sobre nós próprios como mulheres e homens, esposas e maridos, como filhos e agora como pais. A oradora falou connosco sobre o quanto é importante haver um bom diálogo entre pais e filhos, o quanto é importante ouvir sempre os nossos filhos e não só ouvi-los mas também responder-lhes. Foram-nos dados alguns exercícios para nós resolvermos oralmente, para partilharmos ideias e opiniões com a experiência de cada um. Um dos exercícios foi para percebermos o que é um pai ou uma mãe autoritário, permissivo e democrático.
- Um pai ou mãe autoritário é aquele que nem sequer dá oportunidade ao seu filho de falar, não o deixa fazer nada, quando diz que não é não e pronto!
- O permissivo é aquele que deixa o filho fazer tudo, que nem sequer quer saber o que o filho anda a fazer, com quem anda e muito menos quando sai a que horas vai chegar a casa, só quer é que não o chateie!
- O democrático é aquele que se preocupa com o seu filho e que quando ele lhe pede para sair com os amigos, por exemplo, o pai ou a mãe tenta saber quem são os amigos, para onde vai e a que horas vai chegar ou o próprio pai ou mãe marca-lhe uma hora para estar em casa.
Nós gostámos muito destes temas que abordámos neste workshop e desde já dizemos que foi muito importante para ambas, porque aprendemos muita coisa, aprendemos como lidar melhor com os nossos filhos e com os problemas com que nos confrontamos no nosso dia-a-dia. Nós, alguns destes temas, já sabíamos as respostas e como lidar com alguns dos problemas que foram abordados, mas não da melhor forma ou não sabíamos expressar correctamente.
Gostaríamos que houvessem mais workshops sobre estes temas porque o tempo foi pouco e ainda tinhamos muito mais para falar e principalmente para aprender. Só temos que agradecer esta oportunidade que nos deram!
Susana Almeida e Laurinda Leal

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Animadores da colónia de férias 2009

O MAIS JOVEM procura jovens que pretendam ser animadores de colónias de férias este Verão em regime de voluntariado. Se queres ocupar o teu mês de Julho a realizar actividades com as crianças de Olival, candidata-te até ao dia 7 de Junho. Para teres acesso às candidaturas, consulta o site https://sites.google.com/site/projectomaisjovem
Contamos contigo!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Workshop de Educação Financeira

No dia 12 de Maio eu, Susana Almeida e a minha vizinha, Laurinda Leal, fomos a um Workshop de Educação Financeira e falámos sobre como gerir o nosso orçamento familiar. Todas as pessoas que lá estavam falaram um pouco sobre como geriam o seu orçamento e também nos foi fornecida uma folha de orçamento familiar anual para nós fazermos. A oradora, que se chamava Catarina, deu-nos algumas explicações sobre como gerir melhor o nosso orçamento familiar. Tanto eu como a minha vizinha gostamos de ter assistido a este Workshop. Estas informações que nos foram fornecidas são muito úteis para o nosso dia-a-dia, por esta razão gostaríamos que houvessem mais workshops sobre este tema.

Susana Almeida e Laurinda Leal

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Segurança na Internet

Atento aos riscos a que frequentemente as crianças e jovens se expõem quando navegam na Internet, o projecto MAIS JOVEM decidiu lançar acções de formação de Internet Segura. Estas acções pretendem dotar as crianças e jovens de uma série de estratégias para identificar potenciais situações de risco e desenvolver comportamentos que garantam a sua segurança.

Deixamo-vos com um vídeo elaborado no âmbito das aulas de informática para os alunos do 4.º ano das Escolas de Olival, onde esta acção decorreu recentemente.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A recompensa da higiene oral

Nós no dia 2 de Maio de 2009, fomos almoçar ao McDonald's porque lavámos os dentes todos os dias no MAIS JOVEM. E quando chegámos ao McDonald's a Zaira e a Paula foram buscar os hamburguers, o ketchup, as batatas e a coca-cola. E quando acabámos de comer, elas foram buscar os gelados. Eu comi profiteroles porque estou sempre a comer gelado e vi a Paula a comer e quis comer, porque pensava que era bom. E ao fim fomos lavar as mãos. Mal nós saimos da casa de banho fomos ver os animais, tirámos muitas fotografias e divertimo-nos muito. Depois fomos embora.

Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

Acção de formação de Leitura e Escrita

No sábado, dia 2 de Maio, realizou-se mais uma formação para professores e educadores. Desta vez o tema foi a Leitura e a Escrita. Obrigada a todos os participantes pela presença.