segunda-feira, 27 de julho de 2009

Futebol na areia

O MAIS JOVEM participou no torneio de Futebol na areia, da festa de Verão 2009 de Olival, com três equipas. A equipa feminina ficou em segundo lugar, a equipa MAIS JOVEM não passou a fase de grupos e a equipa dos Monitores MAIS JOVEM alcançou o segundo lugar. Como sempre todos mantiveram o fair-play e deram o seu melhor, por isso, todos estão de parabéns!
  Equipa Feminina MAIS JOVEM               Equipa MAIS JOVEM

Equipa Monitores MAIS JOVEM

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Curso de Excel no CID@NET

Nestas férias de Verão decidimos ir tirar um curso intensivo de Excel ao MAIS JOVEM. Gostámos muito da nossa formadora e de aprender este programa. Nós aprendemos muitas coisas no Excel que não sabíamos e achamos que vão ser muito úteis para os nossos trabalhos escolares, como por exemplo criar e manipular tabelas e gráficos. Todos nós já tínhamos tirado outros cursos no MAIS JOVEM mas nunca todos juntos. As aulas foram divertidas e conhecemos pessoas novas. Estamos todos ansiosos pelo próximo curso...

Em pé, da esquerda para a direita: Débora Gonçalves, Sara Ferreira, Joana Moreira, Mariana Gomes e Catarina Moreira.

Em baixo, da esquerda para a direita: Rui Vieira, Tiago Abreu, Bruno Magalhães e Gonçalo Tavares.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Colónia de férias 2009 - 1ª Quinzena

Todos nós nos divertimos muito na colónia de férias mas também tivemos muito motivos para isso. De manhã, ainda muito cansadinhos do dia anterior, íamos para a paragem esperar pela camioneta, já muito contentes pois sabíamos para o que íamos. Nestes 15 dias fartámo-nos de brincar, íamos para a praia onde dávamos muitos mergulhos no mar, íamos também para a quinta para a piscina brincar. Resumindo, foi uma alegria. As nossas monitoras foram sempre muito divertidas e nossas amigas. Adorámos a colónia, adorámos tudo! Esperemos que para os próximos anos continue a ser assim. Um obrigado a todos os que nos proporcionaram estas duas semanas fantásticas.
Submarinos roxos

Na primeira semana o que gostámos mais das actividades foi a pista de obstáculos e do futebol de praia. Gostámos também das idas à piscina, na quinta, de inventarmos os gritos e as músicas e de construirmos as nossas bandeiras. Na segunda semana gostámos dos dias temáticos: na quarta-feira levámos os nossos pijamas e na sexta-feira penteados malucos. Nessa sexta-feira fizemos uma grande festa de despedida no Centro Cultural e Social de Olival em que todos os grupos fizeram danças, teatros, bandas...
Gostámos muito deste ano da colónia, foi muito divertido.
Marujos

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Participação num debate sobre Interculturalidade

O Clube Literário do Porto promoveu um debate intitulado "Aprender com histórias interculturais", no dia 16 de Julho, pelas 21h30. A moderação esteve a cargo do jornalista Carlos Raleiras e contou com a participação de uma representante do ACIDI e de dois Projectos Escolhas: o MAIS JOVEM de Olival e o Vivências Multiculturais de Espinho. O Projecto MAIS JOVEM fez-se acompanhar de cinco dos seus jovens, para que estes pudessem partilhar com a assistência as suas vivências. A sessão foi muito agradável e interessante e acreditamos que todos saímos mais enriquecidos deste debate!

Estagiários CEF no CID@NET MAIS JOVEM

Para quem não nos conhece, somos o Rúben e a Mariana, estudamos na Escola Secundária Diogo de Macedo, onde tiramos um Curso de Educação e Formação - "Operador de Informática" (Tipo 3 - nível II). Como em todos os lados, no final de cada curso, temos que fazer um estágio e, por conseguinte, tivemos a escolha de o fazer no Projecto MAIS JOVEM, no Bairro Social em Olival. Foi uma grande experiência para ambos. Adorámos estar no MAIS JOVEM a conviver com as crianças e com as técnicas. Podemos dizer que tivemos muitas oportunidades de aplicar os nossos conhecimentos informáticos, que aprendemos a utilizar novos programas, a sermos mais organizados em relação às nossas tarefas e a aprender a lidar com as crianças e a ter muita paciência. Realmente vimos que não é fácil estar no lado de quem organiza as actividades, porque têm muito trabalho e muita responsabilidade por trás. Quem está do outro lado, as crianças e não só, não vêem isso e pensam que é tudo fácil, mas não é. Adorámos o nosso estágio no MAIS JOVEM porque é um local agradável, onde todos os miúdos se sentem bem porque todos são tratados de forma igual, todos têm os mesmos direitos e deveres.

Rúben Moreira e Mariana Carneiro

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Torneio de TrackMania

Mais um torneio realizado no CID@NET MAIS JOVEM nestas férias de Verão, desta vez de TrackMania! E novamente a adesão foi enorme! Ao que parece as nossas estradas vão ganhar excelentes condutores... Parabéns aos vencedores e obrigada a todos os participantes!

Renato Pinto (ao centro - o grande Ás do Volante): "Gunas pa frente!!!"

Nuno Fernandes (à esquerda - merecido 2.º lugar): "Os melhores!!!"

Miguel Meda (à direita - 3.º lugar com muito empenho): "Eu gostei muito deste torneio e de ficar em terceiro lugar, nunca pensei..."

terça-feira, 7 de julho de 2009

Projecto MAIS JOVEM no Fórum Escolhas

Nos dias 3 e 4 de Julho decorreu no Espaço LX Factory, em Lisboa, o Fórum Escolhas. Este fórum decorreu no ano em que termina a 3.ª fase do Programa Escolhas e foi uma iniciativa que pretendeu envolver os próprios jovens na organização de um fórum alargado de partilha e debate sobre o impacto do Programa nas suas trajectórias de vida. Aqui todas as actividades foram co-organizadas com os próprios jovens.

Este evento, integrado no programa oficial do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, assentou na dinamização de um conjunto de conferências, workshops temáticos e actividades ludico-pedagógicas, dinamizados pelos e para os jovens.


Vídeo produzido durante o evento Fórum Escolhas: És tu que as Fazes, nos dias 3 e 4 de Julho por Carlota Flieg e Eduardo Amaro.

Decorreu ainda a apresentação de dois estudos realizados no âmbito do Programa Escolhas, na área do empowerment e da gestão da diversidade, com actuações/animações realizadas por grupos artísticos que nasceram no âmbito dos projectos escolhas e com a distinção das 10 práticas mais inovadoras em termos de integração social de crianças e jovens no âmbito dos projectos escolhas.

O MAIS JOVEM foi um dos Projectos premiados com esta distinção, com o seu "Futebol pela Cidadania". Deixamo-vos o vídeo que exibimos no fórum e uma breve explicação do mesmo.

O MAIS JOVEM começou por treinar uma equipa de futsal masculina (15-24 anos). Nos treinos, para além do desempenho desportivo, foram igualmente trabalhadas competências pessoais e sociais. Actualmente, esta equipa, numa lógica de tutoria, treina mais 3 equipas (2 equipas infantis e 1 feminina), transmitindo-lhes os valores e conhecimentos que adquiriram. Desta forma, tem sido mobilizado grande parte das crianças e jovens do bairro para a prática do desporto. Para além disso, esta equipa tem sido um veículo de aproximação e comunicação com os adultos de etnia cigana, tanto porque treinam os seus filhos, como porque realizam jogos de treino com os adultos ciganos. Através da equipa do MAIS JOVEM tem-se conseguido que a equipa de futebol da etnia cigana seja convidada para torneios na Freguesia, contribuindo para a quebra da estigmatização deste grupo.

Apresentação da actividade e esclarecimento de dúvidas por parte de dois dos elementos da equipa de Futsal MAIS JOVEM e visionamento de outros eventos

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fim de semana em grande...

Na passada sexta-feira, dia 3 de Julho, a equipa de Futebol de Rua do Projecto MAIS JOVEM partiu rumo a Lisboa por volta das 10h. Chegámos ao LX Factory por volta das 13h30, almoçámos e fomos a um Fórum organizado pelo Programa Escolhas. Para este Fórum foram pré-seleccionadas 18 práticas inovadoras para serem apresentados aos demais projectos. O nosso Projecto foi um deles com o "Futebol pela Cidadania" e coube ao Nelinho e ao Nuno apresentarem e responderem às duvidas que quem estava a assistir manifestou. Gostámos muito de lá estar a ver a apresentação de outras práticas e encontrámos jovens de outros projectos que tínhamos conhecido noutras actividades. No fim do Fórum fomos para o parque de campismo na Costa da Caparica, onde ficámos o fim de semana. À noite, depois do jantar, fomos dar um passeio por Lisboa e ficámos a conhecer o Bairro Alto.
No dia seguinte, acordámos cedo para nos encontrarmos com o Projecto de Gondomar, porque eles iam participar no Campeonato Nacional de Futebol de Rua, no Seixal. Depois de algumas peripécias, encontrámos o Hotel onde estavam alojados que tinha uma piscina onde nos juntámos todos. De seguida, uma vez que tínhamos sido convidados, juntámo-nos às outras equipas todas do campeonato para almoçarmos. Da parte de tarde, estivemos a assistir aos jogos e voltámos a jantar todos juntos. Depois, assistimos (e alguns até participaram) a demonstrações de defesa pessoal e capoeira. Muito fixe! Mais tarde fomos passear pela praia da Costa da Caparica, onde nos divertimos imenso a cantar e a dançar... Era já noite avançada quando fomos visitar a equipa de Gondomar e aproveitarmos a sua piscina.
No Domingo de manhã começámos logo por desmontar as tendas e arrumar tudo para preparar a nossa viagem de regresso. Ainda fomos curtir a praia da Costa da Caparica e depois fomos para o Seixal almoçar e ver as meias finais e a grande final do Campeonato. Venceu a equipa do Distrito de Lisboa, apesar de tanto termos torcido pela de Gondomar. Este foi sem dúvida um fim de semana em grande que passámos...
Ana Isabel Ribeiro e Marco Cruz

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Formação de animadores das colónias de férias

O Projecto MAIS JOVEM promoveu uma formação, durante dois dias, para os cerca de 25 voluntários que nos irão ajudar a animar as colónias de férias. Esta formação teve como principais objectivos permitir que os jovens se conhecessem antes de iniciar o seu voluntariado, estabelecer normas e regras de conduta, muni-los de ferramentas úteis para a concretização do seu trabalho e definir o funcionamento da colónia. Assim, foram-lhes ensinados vários jogos de apresentação, conhecimento, confiança, cooperação, competição... Acreditamos que esta formação foi do agrado de todos os participantes, que ficaram mais motivados e mais cientes do seu papel enquanto animadores das colónias de férias. A todos fazemos votos de um excelente trabalho.

Torneio de Bilhar Online

O CID@NET MAIS JOVEM promoveu um torneio de bilhar online entre os seus destinatários. O torneio correu muito bem e pela primeira vez tivemos uma menina entre os vencedores. Felicitámos a Ana Rita, pelo seu terceiro lugar, o Ricardo Alves, pelo merecido segundo lugar e o grande vencedor do torneio, o Júlio Rossio. Aos cerca de vinte e cinco participantes o nosso muito obrigado, sem vocês não teria sido possível passarmos esta tarde tão divertida e cheia de emoções...

Eu gostei muito de jogar Snooker e foi divertido jogar com eles. Quando comecei a jogar estava muito nervoso, mas ganhei os jogos todos e não perdi nenhuma vez. Fiquei contente de ficar em primeiro! Quem é que é o mestre, quem é?

Júlio Rossio (ao centro na fotografia)

Eu entrei no torneio de bilhar e joguei contra muitos jogadores. Ainda nem me acredito que fiquei em terceiro lugar. Afinal as meninas também sabem jogar...

Ana Rita Nunes (à direita na fotografia)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Acantonamento em Ponte de Lima

Dia 30 de Junho
O MAIS JOVEM deu um prémio a cinco meninas e dois meninos por virem sempre fazer os trabalhos de casa aqui e terem todos passado de ano. O prémio foi acantonar em Ponte de Lima. Saímos do MAIS JOVEM e almoçámos à entrada das Lagoas. Quando entrámos fomos ver um filme de divulgação da Área Protegida no auditório. Depois, a guia que se chamava Irene pediu-nos para fazermos duas equipas e deu-nos 5 fichas cheias de perguntas. Enquanto fazíamos o percurso das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, fomos respondendo às perguntas. Depois brincámos enquanto a D. Irene as corrigia. Em 1.º lugar ficou o Bando dos 4 e ganharam um caderno de actividades e em 2.º lugar ficaram os Sapinhos e ganharam um lápis. Quando chegámos ao Parque de Campismo, fomos logo arranjar o nosso quarto e descansamos um bocadinho e depois deram-nos a boa notícia, que era irmos para a piscina. Brincámos muito na piscina, secámo-nos e fomos lanchar. Depois fomos tomar banho e depois fomos para a cozinha. O Bando dos 4 cozinhou massa à bolonhesa e toda a gente gostou e bateram palmas para o Fábio e para a Inês. Os Sapinhos lavaram a louça e limparam o refeitório. Depois fomos dar um grande passeio e fomos até à recepção. Voltámos à cozinha, bebemos leite e comemos um pão e fomos para o nosso quarto. Lavamos os dentes e vestimos o pijama. Depois a Zaira leu-nos uma história e adormecemos.

Dia 1 de Julho
Acordámos, vestimo-nos e arrumámos tudo na carrinha. Depois fomos para a cozinha beber um copo de leite e comer e fomos para a recepção ter com a Sandra para fazermos a actividade Um Dia no Mundo Rural:
1.º - fomos descascar ervilhas e favas;
2.º - fomos apanhar couves;
3.º - fomos dar couves às galinhas, limpar o galinheiro e mudar a água;
4.º - fomos ao lago ver os patos, os gansos e os cisnes;
5.º - fomos dar couves aos porcos;
6.º - fomos arrancar ervas dos vasos;
7.º - fomos pôr as ervas na compostagem.
Depois os Sapinhos foram cozinhar arroz de atum e o Bando dos 4 lavou a louça e arrumou a cozinha. A seguir fomos escovar e pentear um pónei que se chamava Grilo. Ele era muito mansinho e até o montámos muitas vezes. Depois fomos limpar os estábulos dos cavalos e estivemos a ver o Aguilha a ser lavado. Depois fomos fazer vasos com a Sandra e ela ofereceu-nos um vaso para trazermos para o MAIS JOVEM. Depois fomos ver e cheirar as plantas aromáticas e dar ervas às cabras. Depois lanchámos e viemos embora. Nós gostámos muito de fazer estas actividades todas, achámos estes dias muito divertidos e queríamos repetir.

Ana Rita Nunes, Cátia ribeiro, Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira, Pedro Lopes e Tânia Silva

Visita à Assembleia da República

No dia 30 de Junho, os monitores das colónias de Verão, juntamente com as equipas de futsal do MAIS JOVEM dirigiram-se a uma visita a Lisboa, mais propriamente à Assembleia da República. Ficámos a conhecer tudo o que se passa lá dentro, bem como os diferentes processos de toda a sala onde estão todos os deputados. Mais tarde, fomos almoçar a Belém, onde estivemos lá até meio da tarde conhecendo um pouco mais todo aquele espaço. Por último estivemos no Shopping Vasco da Gama. Foi um passeio bastante agradável, criando nele vários laços de amizades e bons momentos proporcionados por todos. Espero que esta união seja transmitida a todas as crianças das próximas colónias que são já para a semana e que eles possam sentir a alegria que cada monitor tem dentro dele. Esperamos mais passeios destes :)
Patrícia Moreira
Desta vez não fomos de toalha e havaianas na nossa viagem, mas nem por isso o calor da colónia e a alegria de todos os seus animadores faltou... Muito pelo contrário: à medida que toda a viagem avançava, estas pequenas coisas abstractas aumentavam a ritmo bem acelerado, pelo que ainda metade da viagem não tinha sido ultrapasada, e já "Olás" e risos eram espalhados pelas pessoas que no início da manhã ainda eram desconhecidas.
Chegados a Lisboa fomos ao encontro do nosso objectivo principal: a Assembleia da República. Muitos foram os que "torceram o nariz" à visita que nos esperava (até eu admito que o fiz), mas com o passar de toda a explicação da nossa guia, foram raros aqueles que não tiveram pena da despedida deste edifício. Na verdade, foi este mesmo edifício que nos acabou por proporcionar conhecimentos e outras suposições quanto à maneira de como todos os deputados e políticos trabalham por ali (já para não falar do delicioso sumo que nos ofereceram! :D).
Após isto, já eram muitas as barrigas que se queixavam de mau humor perante a ausência de um bom almoço, pelo que "corremos" ao encontro de um jardim bem acolhedor, que após vários prédios percorridos foi observado, recheado de árvores e muita animação. Neste almoço a brincadeira foi muita: desde canções mal acabadas, ciganas que lendo a sina diziam futuros básicos ("vai tirar a carta de condução e ter um carro"), pombos esfomeados, procuras por gelados que davam estalinhos na boca, e até fotos que tiveram consequências desastrosas (pelo menos para mim, e quem estava perto de mim bem o sabe!).
Após isto: "camioneta aqui vamos nós"! E novamente lá nos acomodámos, à espera de mais uma viagem de 3 horas, mas... Surpresa do MAIS JOVEM! Ainda tivemos direito a um passeiozito pelas montras do Shooping Vasco da Gama, onde todos os grupos que se formaram viveram grandes alegrias. Pelo menos do meu lado, posso afirmar que foram únicas as experiências vividas... um grupo de 6 "trenguinhos" que infantilmente (por assim dizer, pois todos "temos uma criança dentro de nós") percorreu lojas e lojinhas de bijuteria (sempre com risos à mistura), gozou com telefonemas duradouros, e brincou com subidas e descidas nas escadas rolantes... e muitos outros momentos inesquecíveis!
Viagem de regresso e a animação novamente se instala... A camioneta praticamente "saltava" com todos os nossos berros, canções mal ensaiadas, brincadeiras, jogos com aviões e tudo o que andava por lá à mistura. No entanto, o mais importante foi mesmo a relação forte que estabeleceu entre todos nós, rapazes e raparigas que se no início do dia ainda mal se conheciam, eram 18h e já trocavam sorrisos de pura confiança. E à chegada, a despedida... talvez rápida de mais para tantas horas com este novo mundo.
"E o que importa, é não parar, COLÓNIA!"
Daniela Lopes