quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Pingo de Chuva e a Gota de Água! Agora em filme!

A apresentação desta peça surgiu como o culminar de um longo processo de 6 meses. Para estas crianças, todas destinatárias directas do projecto MAIS JOVEM e residentes no Bairro social D. Armindo Lopes Coelho, este processo foi de descoberta. Procurou-se que explorassem novas formas de expressão emocional e artística, descobrindo os seus próprios potenciais e limites. Muitos encontraram novas formas de verbalizar as palavras, perceberam que podem influenciar o que o público pensa e sente com a maneira como colocam o corpo e a face, aprenderam a projectar melhor a sua voz controlando a respiração, verificaram que é possível memorizar longos textos com pouco esforço... É notório o impacto de todo este percurso na auto-estima e auto-confiança destas crianças. O próximo passo será transferir para o estudo, os mesmos métodos que utilizaram para estudar a peça.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Desfile de Carnaval em Olival

Durante a semana passada,nós todos estivemos a fazer os nossos fatos de Carnaval. Podíamos ter comprado já feito, mas fomos nós que fizemos porque fica mais bonito feito pelas nossas mãos. Os nossos fatos eram sinais de trânsito, os rapazes maiores eram carros e uma mota, as meninas grandes semáforos e quem trabalha no MAIS JOVEM era peão!

No dia 14 de Fevereiro pintámos as caras, ajudámos a levar as roupas para o autocarro e arrancámos até à fábrica J.J. Teixeira. Lá vestimos a roupa, tirámos uma fotografia e depois lá fomos fazer de carnaval até à praia de Arnelas, sempre a cantar músicas sobre o MAIS JOVEM.
Depois sentámo-nos nas escadas da praia de Arnelas e lanchámos, mas começou a ficar muito frio e fomos para o autocarro. Depois a Sara, o Vasco, a Joana e o Nelinho começaram a distribuir o lanche da Junta. Eu gostava muito de, para o ano, também fossemos outra vez fazer o desfile de Carnaval. Eu gostei muito porque fui com o MAIS JOVEM!
 
Fábio Lopes

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jovens figurantes na Revolta Portuense

No passado dia 30 de Janeiro ocorreu a Recriação da Revolta Portuense de 31 de Janeiro de 1891, na Praça da Liberdade, no Porto. A produção esteve a cargo do Ateneu Comercial do Porto, que convidou o MAIS JOVEM a participar nesse evento. A encenação contou assim com 33 figurantes do Projecto MAIS JOVEM.
Nessa mesma semana, na quarta-feira, começaram os ensaios para a Revolução. Pelas 21h30 dirigimo-nos ao local de ensaios que decorreram no Ateneu. Lá, tivemos uma óptima recepção, onde nos ensinaram as bases para que tivéssemos um bom desempenho. No dia seguinte, repetiu-se o cenário, mas com muitos mais elementos do MAIS JOVEM. Na sexta-feira fomos mesmo ao local onde tudo se ia passar.

Quando o Sábado chegou, sentíamo-nos todos muito nervosos, porque nenhum de nós tinha representado antes. Mas tudo decorreu como planeado, excluindo pequenos incidentes, tais como a envolvência do público na área destinada para decorrer a acção e o facto de nunca ter sido disponibilizado o tempo necessário para um ensaio no próprio local.
Em suma, foi uma actividade gratificante e construtiva para todos, o que nos fez ambicionar a repetição de uma experiência semelhante!!!
 
Bruno Ribeiro, Hugo Almeida, Marco Cruz, Marta Trindade, Olívia Moreira, Sérgio Bastos e Telma santos