quarta-feira, 31 de março de 2010

Ida ao Teatro da Vilarinha

No dia 27 de Março fomos ao teatro da Vilarinha, no Porto, ver uma peça chamada "O rapaz do espelho". Chegámos lá, a Paula perguntou-nos se queríamos ir à casa de banho enquanto esperávamos e fomos todos à vez. Passado algum tempo entrámos dentro da sala para ver a peça, sentámo-nos, a sala ficou escura e a peça começou. O cenário era simples, mas diferente do que estamos habituados e a peça era constituida por cinco personagens. A peça acabou às 22h30 e ao virmos embora quase adormecíamos na camioneta, mas a Paula recomendou-nos que não adormecessemos e começámos a cantar. Chegámos a casa às 23h10 e cada um foi embora. Nós gostámos muito desta peça e de termos saido à noite, esperamos repetir!!!

Ana Rita Nunes, Inês Oliveira, Miguel Pereira e Tânia Silva

terça-feira, 30 de março de 2010

Torneio em Homenagem a Pedro Tiago Pina

No dia 27 de Março de 2010 realizou-se um torneio de futsal em homenagem ao nosso amigo Pedro Tiago Guedes Pina, organizado pelo MAIS JOVEM. Foram muitos os amigos dele que participaram neste torneio e muitos a assistir também (até o presidente da Junta). De manhã foi o torneio feminino, constituído por três equipas: MAIS JOVEM, Fanfarra e Danças e o jogo dos júniores: MAIS JOVEM vs Fanfarra. De tarde decorreu o torneio masculino, constituído por quatro equipas: MAIS JOVEM, Os Gunas, Os amigos do Pina e o Futebol Clube dos Ciganos.
O MAIS JOVEM ganhou tudo e ofereceu uma das taças ao Sr. Pina. O torneio ocupou o dia todo e esteve cheio de momentos bons. Chegámos a casa cansados mas com muita alegria e felizes. Gostámos muito deste torneio, estivemos juntos pelo nosso amigo e ninguém armou confusão!!!

Fábio Lopes, Hugo Rossio, Miguel Pereira e Pedro Lopes

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mostra da Universidade do Porto

No dia 27 de Março de 2010, alguns alunos do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Diogo de Macedo foram ver uma exposição dos cursos universitários da UP.
A exposição era muito grande, por isso os alunos não conseguiram assistir a todas as experiências nem tirar toda a informação que queriam. Apesar do pouco tempo que tivemos, esta demonstração foi muito útil, pois pudemos ver a variedade de cursos existentes no nosso distrito e isso irá facilitar-nos a decisão que tomaremos ao seguir um determinado curso. Todos os alunos universitários tiraram as dúvidas e foram muito agradáveis e profissionais connosco. Este tipo de actividades ajuda-nos a melhorar o nosso conhecimento, o que leva a uma melhor decisão para o nosso futuro.
Gostámos muito e esperamos que ocorram mais oportunidades idênticas a esta.
Maria João Tavares

sexta-feira, 26 de março de 2010

Limpar Portugal

Uma das principais metas do Projecto MAIS JOVEM é trabalhar, junto da população, a Educação Ambiental e a Cidadania. Assim sendo não podíamos deixar de nos juntar ao Projecto Limpar Portugal, que tinha como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal, no dia 20 de Março de 2010. Nós fomos nomeados responsáveis pelos voluntários da Freguesia de Olival e queríamos agradecer a todos aqueles que tiveram a coragem de se juntar a nós nesta árdua tarefa, suportando o mau tempo e a chuva, o cansaço físico e limpando tanto, tanto lixo! A todos eles, o nosso MUITO OBRIGADO! É graças a vocês que conseguimos tornar Olival um pouco mais limpo!
Deixamo-vos com o relato de uma das voluntárias envolvidas na limpeza:
No dia 20, pelas 9h, partiu uma camioneta do MAIS JOVEM com cerca de 28 pessoas para fazerem uma limpeza ao nosso Portugal, fomos limpar uma parte de Olival. Chegámos à Rua Santa Maria de Olival e lá e as técnicas do projecto deram-nos o respectivo material para começarmos a limpeza: uma t-shirt identificativa, luvas, sacos do lixo, ferramentas, etc. De seguida, metemos mãos à obra, grupos de 3, cada um com a sua função. Sempre a trabalhar, sem paragens, trabalho do duro mas por uma boa causa, tivemos a trabalhar das 9h às 12h. Depois viemos comer a casa, para às 2h em ponto estarmos prontos para continuar com a iniciativa “Limpar Portugal“. Nunca pensei que houvesse tanto lixo nos montes: pneus, garrafas, colchões, vidros, latas, bidões, enfim todo o tipo de lixo, mas os pneus nunca mais acabavam. Pouco depois das 16h começou a chover torrencialmente e tivemos que parar e vir embora, com muita pena nossa porque tínhamos deixado o trabalho a meio. Todos molhadinhos, cheios de lama e muito cansadinhos lá viemos nós embora.
Para mim, foi uma experiência muito boa. Aprendi que não se deve poluir o ambiente, que devemos reciclar, antes de deitar para o chão!!!!!
Jéssica Oliveira
Se tiver curiosidade sobre como decorreu esta iniciativa a nível nacional, veja o excerto do programa Biosfera transmitido pela RTP 2.

terça-feira, 9 de março de 2010

Festival da natação

No dia 27 de Fevereiro de 2010 foi realizado um festival na Piscina Municipal de Lever. Os jogos foram muito divertidos, fizemos: golfinhos para apanhar os objectos debaixo de água, estafetas e construimos um castelo com tijolos. Nós ganhámos uma vez!!! Ao fim fomos dar uma volta à piscina e toda a gente nos bateu palmas e os nossos professores meteram música para nós dançarmos, mas ninguém dançou porque não gostávamos da música.
Nós gostámos muito de participar e ver os nossos pais a torcer por nós. Gostavamos muito de repetir...
Ana Rita Nunes e Tânia Silva

segunda-feira, 1 de março de 2010

Treino na praia

Eu e o colega com quem estou a gerir as actividades do futebol estamos preocupados quanto aos treinos dos nossos/as atletas. Tem chovido bastante e o campo geralmente não está em condições de praticar futebol ou qualquer tipo de desporto. Assim, os nossos atletas andam um pouco desmoralizados. Por essa razão, pensámos em fazer algo que os moralizasse para termos o empenho deles/as para encontros futuros. Pensámos, já que tem chovido bastante e que o campo se torna um pouco perigoso, que poderíamos levá-los a treinar noutro sítio! A conhecer, porque não, outra cidade, outra localidade, no fundo, outro espaço. Foi então que pensamos em leva-los ao Sr. da Pedra. Fomos ver o espaço que era junto à praia e deparamo-nos com um bom espaço. Resolvemos então que ali era o local indicado para fazermos o nosso treino.

Apresentámos a proposta à nossa coordenadora e à nossa equipa. Depois de analisarmos no fundo tudo o que ia envolver, o acompanhamento dos técnicos e a disponibilização do transporte, resolvemos avançar. No passado sábado, dia 20 de Fevereiro, pelas 14 horas, reunimo-nos junto das instalações do nosso projecto para seguirmos viagem para o Sr. da Pedra. Quando chegámos ao nosso destino, estava um tempo magnífico para a prática do futebol. Começámos o treino por fazer um bom aquecimento, como uma corrida ligeira à volta do recinto, uns exercícios de sprints com bola e uns exercícios de finalização. Por fim, fizemos um jogo de futebol de 11 com equipas mistas, com a nossa equipa masculina e feminina. O jogo correu bem, com as duas equipas a empenharem-se ao máximo. Depois do jogo, fomos descomprimir à beira mar e lanchar e, por fim, fizemos a viagem de regresso até às instalações do projecto.

Fazendo um balanço do treino, acho que correu muito bem e é uma das actividades que ponderamos voltar a fazer. Os jogadores empenharam-se ao máximo e adoraram esta experiência.
Vitor Sá