sexta-feira, 30 de julho de 2010

Do Something com a participação do MAIS JOVEM

No dia 28 de Julho, o Projecto MAIS JOVEM reuniu alguns dos seus jovens e deslocou-se ao Porto, para apoiar o Projecto Do Something oriundo dos Estados Unidos. Eu fui um desses jovens! Quando lá cheguei, vi uma carrinha amarela muito engraçada, que pertence ao projecto. Um dos seus técnicos dirigiu-se a nós e explicou-nos o que era o Do Something: pretende mobilizar os jovens para a participação activa no terreno, junto às suas comunidades e simultaneamente promover uma imagem positiva dos jovens portugueses (evidenciando as acções e iniciativas que estes realizam/realizaram na sua comunidade). Em seguida, formámos grupos que tinham como objectivo ir ter com as pessoas para divulgarmos este projecto e convencê-las a inscreverem-se no site. O tema que o Do Something escolheu para o Porto foi "Consumo responsável do álcool", porque é uma cidade onde os jovens consomem muitas bebidas alcoólicas. Então, a quem se mostrava interessado, o projecto oferecia bebidas sem álcool. Eu bebi duas, uma chamava-se "Casa da música" e a outra "Rosa mata" e eram muito boas! Diverti-me imenso a apoiar esta causa e aconselho-vos vivamente a inscreverem-se no site: http://www.dosomething.pt/. Ah! O Do Something anda por Portugal inteiro e mesmo nos festivais, portanto fiquem atentos!!!
Cátia Silva
Se quiser saber mais pormenores sobre a acção do Do Something no Porto e ver mais fotografias, consulte o seguinte endereço:

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Colónia de férias 2010 - 1ª Quinzena

No dia 5 de Julho, a colónia de férias de Olival abriu as portas às crianças. Durante esta quinzena, vivemos uma verdadeira aventura: devido à poluição que todos os meninos tinham feito até 2010, houve uma catástrofe ambiental. Os sobreviventes viveram num abrigo até 2150, altura em que era seguro sair do abrigo. Construímos uma aldeia onde moravam pessoas dos 5 continentes. Todos juntos aprendemos a caçar, a defendermo-nos, explorámos o território, formámos um exército e muitas outras coisas... Mesmo assim o que mais gostámos foi da piscina e de jogar futebol! Para o próximo ano, todos queremos viver outra aventura na colónia de férias do MAIS JOVEM!
Os asiáticos
A colónia tem sido um sítio óptimo para fazer novas amizades e brincadeiras. Tivemos dias especiais onde tivemos de mostrar a nossa criatividade e imaginação. O tema desta colónia foi "Os continentes" e nós somos a Oceania. Este ano tivemos de tomar conta de dois ovos, tal como os outros continentes. Os nossos ovos chamam-se Manecas e Super Beto e são sobreviventes do nosso continente. Gostámos muito de cá estar!!!
Oceania

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Navio Escolhas

O Programa Escolhas organizou mais uma das suas grandes actividades, foi o Navio Escolhas onde um jovem de cada Projecto teve o privilégio de o fazer representar, nesta grandiosa aventura de navio em busca de um tesouro perdido na Ilha da Madeira (Funchal).
E assim foi, no dia 10 de Julho, um pequeno grupo de jovens do Porto dirigiu-se a Portimão para se juntarem ao enorme grupo que iria embarcar no Navio Escolhas. Mas antes de chegarem ao local de encontro tiveram várias horas de viagem pela frente, que foram vencidas com animação ao logo de toda ela. Todos os jovens depois deste dia cansativo de viagem puderam desfrutar de uma pequena estadia numa pousada em Portimão onde puderam descansar e conviver com outros jovens e onde foi feita a formação de equipas de várias cores desde Amarelo, Dourado, Verde-Maçã, Verde-Garrafa, Vermelho, Azul Celeste a Caqui e Bordô. Mas o dia não ficou por aí, estes jovens ainda puderam assistir ao programa Nós ao vivo com Fernanda Freitas. No dia do embarque todos os jovens estavam muito ansiosos para dar início a esta aventura. No momento do embarque a única palavra que se ouvia era Escolhas. No navio estes jovens puderam descansar e fazer actividades com a companhia da Salamandra Dourada, que preparou as actividades todas para não nos lembrarmos do cansaço.
A chegada ao Funchal foi um sonho que todos ansiavam. Nesta cidade linda, os jovens ficaram hospedados num Quartel. As actividades foram das mais variadas desde ir em busca de mais conhecimento desta ilha, praticar desportos radicais, passar uma fabulosa tarde na praia com a famosa areia preta, conviver com jovens de projectos do Funchal… Deixámos lá a nossa marca pintada num muro, para que eles se lembrassem que nós passamos por ali. Nesta aventura, ainda tivemos a oportunidade de conviver com a natureza da ilha subindo montes por cima das nuvens... Estes jovens ainda desfrutaram de um jantar de gala com a presença do Pedro Calado, a Alta-Comissária Maria do Rosário Farmhouse, o Edmundo Martinho entre outros.....
Mas como tudo o que é bom, esta aventura também teve um fim! A despedida deu-se com grande choro e lágrimas nos olhos destes jovens. Mas todos eles vieram com mais conhecimentos, com mais sabedoria, e todos gostaríamos de agradecer por esta aventura maravilhosa a todas as pessoas que estiveram envolvidas nesta grandiosa actividade.
Tiago Abreu

Se quiser saber mais sobre esta grande aventura, consulte o Site do Escolhas no seguinte endereço:

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estagiárias CEF no CID@NET MAIS JOVEM

Vamos começar por nos apresentar, para que toda a gente nos possa conhecer, somos a Flávia e a Rita, estudamos na Escola Secundária Diogo de Macedo, onde estamos a tirar um Curso de Educação e Formação – "Operador de Informática" (Tipo 3 - nível II). Como todos sabem, no fim do curso, os formandos têm de fazer um estágio, que tem como duração um mês e meio. E a nós foi proposto estagiar no Projecto MAIS JOVEM, no Bairro D. Armindo Lopes Coelho, em Olival. Foi a primeira vez que estagiámos, nunca tínhamos passado por esta experiência. Podemos dizer que foi agradável poder estar a acompanhar estas crianças todas e, acima de tudo, sentimos que era uma grande responsabilidade. Pudemos aprofundar os nossos conhecimentos informáticos e ainda utilizar novos programas. Não vamos dizer que foi fácil, nós não estávamos habituadas a este ambiente de grande agitação, mas com o tempo deu para aprender a lidar com isso e tentar manter o equilíbrio. Ambas gostámos de estar cá no Projecto MAIS JOVEM, adoramos as técnicas, foram muito simpáticas e atenciosas, estiveram sempre disponíveis para nos ajudar... Porque realmente estar no lado de quem organiza as actividades não é nada fácil, é um trabalho de grande comprometimento. De resto, não há muito mais a dizer... gostámos muito da experiência e de acompanhar estas crianças todas tão diferentes e de todas as idades!

Flávia Silva e Rita Oliveira

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Curso intensivo de Word nas férias grandes

Nestas férias grandes decidimos aproveitar para tirar um curso no CID@NET MAIS JOVEM. Achámos que este curso pode vir a ser muito importante para fazermos os trabalhos para a escola. Aprendemos muitas coisas que não sabíamos e fizemos muitos exercícios no computador, por exemplo: digitámos muitos textos, formatámos, colocámos imagens e fizemos organogramas, tabelas e tabulações... Antes do teste estivemos a fazer revisões e tirámos as dúvidas, por isso passámos todos. Achámos que ficámos a saber mexer melhor no computador. É fixe!
Da esquerda para a direita: Ana Catarina Freitas, Fábio Lopes, João Machado, Pedro Lopes e Ana Rita Nunes

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Intercâmbio de Jovens na Polónia

No passado dia 18 de Junho, um grupo de 5 jovens e um técnico do Projecto MAIS JOVEM juntaram-se a um grupo de 5 jovens e um técnico do Projecto Escolhas em Movimento, para todos juntos participarem num Intercâmbio Internacional de jovens em Wasilków, na Polónia. Neste intercâmbio participaram 4 países: Polónia, Portugal, Letónia e Lituania. Cada país deu o seu melhor na noite cultural, tentando mostrar de forma inovadora e não formal, algumas das suas tradições e cultura. A recriação do São João do Porto foi sem dúvida um dos momentos altos do intercâmbio. Todos adoraram os martelinhos e o lançamento de balões, tão desconhecido e diferente para eles.
Durante a nossa estadia, também tivemos vários passeios, que nos permitiram conhecer melhor a cultura polaca. A organização também preparou para nós dois workshops: um de esculturas em barro e outro de manufacturação de cestos em vime. O grupo dividiu-se em dois porque era muita gente, mas na apresentação dos trabalhos produzidos conseguimos trazer o 2º lugar em ambos.
Viemos muito contentes com este intercâmbio, porque conhecemos pessoas novas e alguns de nós fizeram amizades coloridas com as raparigas!!! Nós gostamos tanto que só sonhamos em repetir, mas num país diferente! Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram a angariar dinheiro para podermos realizar esta viagem e à equipa técnica do MAIS JOVEM, sem a qual nem podíamos imaginar tal feito. Estamos muito gratos!
Bruno Ribeiro, Hugo Almeida, Marco Cruz, Rui Castro e Sérgio Bastos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um dia com os Bombeiros V. dos Carvalhos

No dia 4 de Julho de 2010, o Pedro e o Fábio foram passar um dia ao quartel dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos. Mal chegámos lá, encontrámos amigos que tinham ido passar o fim de semana ao quartel connosco em 2008, como por exemplo a Ana Filipa e a Leticía. Primeiro, estivemos a conversar com todos. Depois, o Presidente dos bombeiros chamou-nos para irmos para a carrinha dos doentes para nos levar a passear. Fomos para a beira de um tanque onde estivemos a experimentar as mangueiras, molhámo-nos uns aos outros e brincámos muito. De volta ao quartel, estivemos a brincar enquanto as cozinheiras não acabavam de fazer o almoço. A D. Sónia chamou-nos para ir comer arroz com bifanas e batatas fritas (uma delícia!) e a sobremesa foi bolo, gelatina, gelado, mousse e a Ana Filipa levou um bolo de aniversário para celebrarmos os seus anos. Depois de esperarmos um pouco, recebemos o diploma da 4.ª aventura no quartel. Adorámos, mas gostámos mais da 3.ª aventura porque foi mais divertida e ficámos lá a dormir...
Pedro e Fábio Lopes

Torneio de Futsal MAIS JOVEM

No passado dia 3 de Julho, o Projecto MAIS JOVEM organizou um torneio de futsal entre Projectos do Programa Escolhas. O torneio teve lugar no campo da Escola Secundária Diogo de Macedo, em Olival, graças à amabilidade da direcção da Escola. O torneio foi composto por três equipas: o Projecto anfitrião, o MAIS JOVEM, o Projecto Desafios de Oliveira do Douro e o Projecto Escolhas em Movimento do Terço. Com muita pena nossa os restantes projectos convidados (todos os da zona norte) não puderam comparecer, alegando falta de transportes. O torneio realizou-se assim na modalidade de campeonato em duas mãos, efectuando-se só da parte da manhã. Parabéns ao Projecto Desafios pelo 1.º lugar conquistado e ao Escolhas em Movimento pelo 2.º lugar.
O Projecto MAIS JOVEM e em especial a sua equipa masculina de futsal, agradece aos Projectos que participaram neste torneio!

Marco Cruz