sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MAIS JOVEM acolhe Curso CEF

No passado dia 22 de Novembro, iniciou-se o curso de educação e formação de jovens que atribuirá aos seus formandos o certificado profissional de “Instalação e Operação de Sistemas Informáticos” e a equivalência escolar do 9.º ano. Este curso resulta de uma parceria com o IEFP e a Junta de Freguesia da Vila de Olival. Funciona nas instalações do MAIS JOVEM, que é igualmente responsável por toda a logística. Terá a duração de um ano e meio.
O primeiro dia do curso contou com a presença de 11 formandos, mas a turma cresceu rapidamente e conta já com 16 jovens. Os formandos estão muito entusiasmados com o curso. Afirmam ser um curso que desejavam e que acreditam que possa vir a ser muito importante para o seu futuro. Encontram-se, por isso, muito motivados e certos de que o querem levar até ao fim. Esperamos que tudo corra bem daqui para a frente e que todos os formandos consigam concluir o curso com sucesso.
Marco Cruz

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Visita ao Escolhas em Movimento

No passado dia 23 de Novembro, um grupo de jovens do Projecto MAIS JOVEM, deslocou-se até Paranhos, no Porto, para assistir ao espectáculo de aniversário da entidade promotora do Projecto Escolhas em Movimento. Este convite surgiu porque no mês de Junho estes dois projectos foram a um intercâmbio de jovens na Polónia e os jovens do Projecto Escolhas em Movimento incluiram no espectáculo um vídeo sobre o intercâmbio e gostavam que nós víssemos. Também fizeram uma lembrança para nos oferecer: uma colher de pau com as assinaturas dos jovens que foram ao intercâmbio. Infelizmente e com muita pena nossa, quando chegámos ao auditório de Paranhos o espectáculo já tinha terminado. Fomos então jantar todos juntos, jantar esse que estava muito bom. De seguida fomos tomar um café e fomos para o Cid do Projecto Escolhas em Movimento, assistir ao vídeo que o André Cassamá preparou sobre o nosso intercâmbio. Foi bom rever os amigos que fizemos lá e lembrar algumas peripécias que passámos juntos. Obrigado ao Escolhas em Movimento por este serão agradável que nos proporcionaram. Esperámos encontrar-nos muitas mais vezes.

Hugo Almeida e Marco Cruz

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Roupa para Marrocos

No âmbito das actividades de voluntariado do projecto, um grupo de jovens do MAIS JOVEM teve conhecimento de que existe uma associação portuguesa que vai em missão de voluntariado para Marrocos trabalhar com crianças deficientes. Assim sendo, decidiu colaborar juntando alguma roupa para enviar para estas crianças.

Olival, 17 de Novembro de 2010

Queridos amigos de Marrocos,

Nós, os meninos do projecto MAIS JOVEM, que fica a Norte de Portugal, mandamos para vocês com orgulho e simpatia estas peças de roupa. Como não vos conhecemos, não sabemos se vão gostar deste presente, mas esperamos que o recebam com carinho.
Esperamos um dia conhecer-vos em Portugal ou em Marrocos. Queríamos pedir para nos mandarem uma fotografia vossa em Marrocos com esta oferta para guardarmos como recordação.
Beijinhos do Projecto MAIS JOVEM.

Ana Rita, Fábio Lopes e Paulo Silva

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Magusto no MAIS JOVEM

No dia 11 de Novembro, o MAIS JOVEM realizou o magusto cá no bairro. A Sara, a Paula, a Telma e o Marco convidaram-nos e aos nossos pais para virmos comer castanhas e divertirmo-nos. Muita gente veio antes da hora combinada, só com a ansiedade de comer castanhas. Enquanto não estavam prontas, estivemos no MAIS JOVEM a dançarmos e a jogarmos, às ordens das técnicas. Passado um bocado já tínhamos as castanhas prontinhas para comer e fizemos cartuchos em jornal para as colocar. Foi brincadeira total. Divertir, falar, comer e beber eram as coisas mais importantes. Gostámos desta noite maravilhosa em convívio a comemorar o dia de São Martinho.

Ana Rita Nunes, Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira, Joana Martins, Miguel Meda, Pedro Lopes e Suse Rossio

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Magusto da Olival Social

No dia 7 de Novembro o MAIS JOVEM foi convidado para ir ao Magusto da Olival Social. O Magusto foi realizado na Quinta do Carvalho, num espaço bonito onde estão lá todos os dias os idosos. Fomos ver a nova creche dos pequeninos também no espaço da Quinta do Carvalho. Os meninos do MAIS JOVEM foram primeiro ver a creche. De ver a creche assim tão bonita apeteceu-nos brincar como se fossemos nós que estivessemos lá todos os dias, com a mesma sorte dos bebés que vão lá estar todo o ano. Depois fomos chamados para ir comer castanhas, que depois voltávamos outra vez para a brincadeira. Foi então que uma senhora veio chamar-nos para sairmos porque o senhor Engenheiro Miguel mandou fechar a creche porque os meninos estavam a brincar mas aos gritos. Começou a ficar tarde e escuro e então viemos comer um caldo verde, beber um sumo de laranja e um bocado de pão. A seguir as técnicas chamaram-nos para tirarmos uma foto para o blog. Foi então que viemos embora. Queríamos ir para o ano brincar outra vez para a creche dos bebés. E também comer outra vez castanhas quentinhas acabadas de sair da fogueira.
Ana Rita Nunes e Fábio Lopes

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Halloween no Bairro D. Armindo Lopes Coelho

No dia 29 de Outubro de 2010 realizou-se o Halloween que o MAIS JOVEM organiza todos os anos. Nesse dia o MAIS JOVEM abriu às 9h da noite para fazer a festa do Halloween com os mais pequeninos. A Sara, o Marco e os meninos todos mascarados andaram pelo Bairro D. Armindo Lopes Coelho e passámos por várias casas onde recebemos muitas doçuras. O Sr. Manuel Azevedo veio especialmente ter connosco a meio do caminho para nos dizer que não estava ninguém em casa dele, mas que tinha uma surpresa para nós. Ele deu-nos 10 euros como recompensa de não poder estar presente em casa para nos receber e a Sara foi ao café da D. Júlia comprar os 10 euros em doçarias. No final, viemos direitos para o MAIS JOVEM, onde a Sara e o Marco nos pediram para fazermos a notícia para o blogue enquanto eles dividiam as doçarias para cada menino. Correu-nos bem, mas já houve anos em que recebemos mais, é a crise!!!
Ana Rita, Armindo Morais, Diana Lopes, Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira, João Pereira, Manuel Carneiro, Marco Lapa, Paulo Silva e Sandra Ferreira