quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Os jogos da Carolina

No dia 20 de Dezembro iniciou-se uma actividade no Projecto MAIS JOVEM, os chamados “Jogos da Carolina”, tendo finalizado dia 29 de Dezembro. Este jogos são dinâmicas de grupo que permitem, de forma geral, melhorar as relações existentes entre as crianças.
Foram várias as actividades realizadas, desde um quebra-gelo (“salada de frutas”) que permitiu um ambiente descontraído, às ‘condições’ existentes para as relações entre as pessoas, demonstrando que nenhum membro do grupo pode passar despercebido e perceber a importância de respeitar a existência do outro. Outra das actividades levou ao expressar de motivações, desejos e esperanças, angústias e medos e, foi igualmente importante, fazer com que os membros do grupo observassem as boas qualidades nas outras pessoas, até então ignoradas, sendo este o objectivo de uma outra actividade. Ainda, foi realizada uma actividade que tinha como objectivo a desinibição e, dar a todos a oportunidade de falar e ouvir mediante a resposta a perguntas colocadas.
A reacção a estes jogos foi positiva. Desde de “gostei muito da actividade” (Pedro Lopes) ou “foi muito fixe” (Erica Gomes), foram diversas as opiniões dos participantes. Os pequenos jovens deste projecto mostraram-se divertidos, interessados e participativos o que mostrou a mais-valia dos “Jogos da Carolina". Na minha opinião, estas dinâmicas de grupo foram importantes para os seus participantes, permitindo a criação de ideias pro-sociais.
Em suma, as actividades de grupo revelam ser algo fundamental de forma a dinamizar o mesmo grupo.
Carolina Silva
(Estagiária de Psicologia)

Drama divertido

No dia 29 de Dezembro, nós, as estagiárias de Educação Social, realizamos uma sessão de dinâmicas de grupo com as crianças do projecto com o objectivo de as conhecer melhor, os seus gostos e hábitos. Inicialmente, cada um começou por se apresentar, caracterizando-se com algo que gostasse, surgindo na maioria nomes de animais, brinquedos, desportos e flores. De seguida, como estamos na época natalícia falamos sobre o Natal, as prendas que receberam e, como tinha sido o seu Natal. Acabamos por perceber que todos tiveram um Natal idêntico, que se realizou com as suas respectivas famílias e que também receberam as prendas que desejavam receber.
Por fim sugerimos que cada um oferecesse uma prenda ao colega do lado, o que gerou um momento animado e baste criativo.

Foi uma sessão muito boa para nós, pois além de os conhecer um pouco melhor, ficámos satisfeitas com o facto de se conhecerem muito bem e saberem o que os outros queriam e gostam.

Tânia Borges e Tânia Pereira
(Estagiárias de Educação Social)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Natal desportivo

As crianças de Olival voltaram a participar nas férias desportivas organizadas pela Gaianima. Durante 5 dias, nas férias de Natal, praticaram futebol, hipismo e ténis num ambiente muito divertido.

Encontro entre Projectos do Escolhas

Faz parte do cargo de dinamizador comunitário cumprir desafios que o Programa Escolhas lança. Um deles era "Conhece e dá a conhecer outras realidades". O que o dinamizador do Projecto MAIS JOVEM decidiu fazer foi entrar em contacto com a dinamizadora do Projecto Um Mundo à Escolha e marcar dois jogos de futsal, um lá, em Miragaia, e um cá, em Olival.
No dia 28 de Dezembro fomos jogar ao Pavilhão da Escola de Miragaia e no dia 29 jogámos no Pavilhão Speed Soccer de Olival. Apesar de termos ganho os dois jogos, o resultado não era o mais importante, o que interessava era conhecerem crianças da mesma idade, de diferentes projectos, de zonas diferentes, que convivessem e que se divertissem muito. Agradecemos ao Projecto de Miragaia ter aceitado o convite para a realização deste desafio.
Marco Cruz

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Passeio à Serra da Estrela

No dia 27 de Dezembro fomos, a nosso pedido, à Serra da Estrela. Tivemos de estar no MAIS JOVEM às 7h em ponto. Pusemos os sacos da roupa para nos trocarmos na mala do autocarro da Olival Social e levámos os da comida connosco. Depois da chamada, iniciámos viagem ainda todos cheios de sono. Fomos a ouvir música e a ver as bonitas paisagens. Fizemos duas paragens pelo caminho e quando começámos a subir a Serra começámos a ficar preocupados porque não víamos neve em lado nenhum, mas ao subir para a Torre a nossa alegria subia também, porque cada vez se via mais neve. Ouvia-se os meninos a dizerem que era espuma, porque era o que nos parecia do autocarro. Parámos numa parte cheiinha de neve e com paisagens muito altas e foi aí que começou a diversão: saltámos, corremos, escorregámos, fizemos bonecos de neve e demos alguns trambolhões!
Depois do almoço fomos até ao centro comercial, que cheirava um pouco mal por causa daqueles queijos todos. Voltámos então para a brincadeira que nem aquele frio todo nos conseguiu parar, foi brincar até não poder mais. Viemos embora na hora certa pois começou a chover entretanto. A viagem foi muito longa, chegámos ao MAIS JOVEM por volta das 20h, cansados, mas com um sorriso na cara. E foi assim que terminou mais um dia muito especial!
Ana Rita, Armindo Morais, Diogo Silva, Érica Gomes, Fábio Lopes, Rafael Castro e Tânia Silva

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Festa de Natal no MAIS JOVEM

No dia 23 de Dezembro de 2010 o projecto MAIS JOVEM organizou uma tarde diferente, uma tarde de Natal. Vieram então duas convidadas, a Diliana e a Joana, que nos trouxeram uma nova actividade: Danças do Mundo. Ensinaram-nos uma dança espanhola (dança do círculo), uma portuguesa (Regadinho) e uma alemã (Scotisha). De seguida, foi a nossa vez de ensinarmos a dança brasileira e a dança cigana. Tirámos fotos com as nossas novas amigas e agradecemos a visita.

Depois fomos lavar as mãos para comermos o que tínhamos feito no dia anterior (salame de chocolate, scones e bolachas de canela), foi o nosso lanche de Natal. A Ana, estagiária do Mais Jovem, trouxe-nos o filme “Shrek Especial de Natal”, que foi muito divertido. Como ainda tínhamos tempo, vimos outro filme, o “Nemo”. Para acabar um dia especial de Natal, com harmonia, apresentámos a todos a música “We wish you a Merry Christmas”. E é isso mesmo que desejamos a todos: Feliz Natal!!!

Ana Rita Nunes, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Workshop de culinária

No dia 22 de Dezembro tivemos cá no MAIS um Workshop de Culinária com a Ana e com a Telma. Começámos por fazer umas palavras cruzadas para acharmos os ingredientes que devíamos usar. Depois recebemos uma folha com as quantidades da receita original e uma folha de rascunho para as adaptarmos para o número de pessoas da festa. Depois deu-nos uma folha com os passos a seguir, o 1.º era arregaçar as mangas, o 2.º era amarrar os cabelos, o 3.º era não sujar o chão, o 4.º era trabalhar em equipa, o 5.º era concordar com a opinião dos outros, etc. e depois metemos mãos à obra, isto é, na massa. Fomos buscar os ingredientes e fizemos três coisas: salame, biscoitos de canela e scones. No fim arrumámos e lavámos tudo e a Sara e a Ana levaram os biscoitos para os cozerem para lanchamos no dia seguinte, na festa de Natal.

Inês Oliveira e Érica Gomes

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Torneio de futsal inter-escolhas

No dia 21 de Dezembro, encontramo-nos todos no MAIS JOVEM para irmos disputar o I torneio de futsal Inter-Escolhas organizado pelo Projecto Olhar Mais Positivo. Estávamos muito ansiosos quando fomos todos para a sala nova equiparmo-nos. O Marco e a Paula estiveram a separar os equipamentos porque haviam duas equipas, a dos 10 aos 13 anos e a dos 14 aos 16. Os mais pequenos ficaram com os equipamentos laranjas e os maiores com os amarelos. Quando chegámos ao pavilhão a ansiedade punha-nos em desespero total. Uma das equipas adversárias achou-nos logo muito pequeninos, o que de facto é verdade, mas os homens não se medem aos palmos! Estavam três projectos em competição: o Olhar Mais Positivo, o Escolhe Vilar e nós, o MAIS JOVEM, cada um com duas equipas. Os jogos sucederam-se uns a seguir aos outros e os maiores ficaram em primeiro no seu escalão e os mais pequenos em segundo. Ainda deu para lancharmos pelo meio, o projecto de Sandim ofereceu. A entrega dos prémios, o momento mais esperado, já sabíamos que ficávamos em primeiro mas tínhamos que mostrar fair-play e aplaudirmos os outros também. Quando anunciaram o segundo lugar dos pequeninos foi uma alegria e depois, como é claro, o nosso primeiro lugar foi uma festa. Tirámos as fotografias da praxe e viemos embora. Esperamos que hajam mais torneios e que os ganhemos também, porque é muito bom ganhar.

Fábio Lopes e Miguel Meda

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Workshop de Ecologia

No dia 20 de Dezembro houve um workshop de ecologia na nova sala do MAIS JOVEM. Tivemos um convidado especial que era amigo da Ana, a estagiária de psicologia, que se chamava Pedro. O Pedro trouxe sementes, vasos, garrafas e plantas. Nós tínhamos de plantar umas sementes de couves e cebolas, alfazema e alecrim. O Rui Magalhães, que é invisual, também participou nesta actividade! Depois tivemos a encher uma garrafa de água (que era um minicompostor) com folhas secas, cascas de tangerina, uma casca de banana, cascas de cenoura e um bocado de papel seco. No fim o amigo da Ana disse para nós colocarmos um bocadinho de água e colocarmos ao sol. Quando acabou a actividade do Pedro, nós dissemos-lhe obrigada e fomos embora.
Ana Rita Nunes e Tânia Silva

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Festa de Natal da Junta de Freguesia de Olival

No dia 19 de Dezembro, realizou-se a Festa de Natal organizada pela Junta de Freguesia de Olival. Participaram todas as colectividades da Freguesia e o MAIS JOVEM. Nós estavámos cheios de nervosismo e ansiosos pela ante-estreia da nossa nova peça de teatro: "O Frei João Sem Cuidados". Mal chegámos ao Centro, estivemos a prepararmo-nos juntamente com o grupo dos mais crescidos e fomos todos juntos para os bastidores do palco esperar pela nossa vez de actuar. As Jovem Girls foram muito engraçadas! Nós mostramos uma pequena parte da peça: a dança e uma cena.

Depois de despirmos a roupa do espectáculo, fomos para a feira da Vandoma de Olival, ajudar a vender roupa, sapatos e brinquedos que as pessoas ofereceram ao MAIS JOVEM. Mesmo ao lado estavam duas senhoras a dar sacas de pipocas aos meninos e adultos. No final da festa todos os meninos tiveram direito a uma prenda e a um pequeno lanche. Eu achei que foi uma festa bonita, onde os meninos e os adultos se entreteram bastante com o palhaço e o mágico e o resto das coisas, mas o que eu gostei mais foi de ajudar a vender!
Fábio Lopes, Hugo Rossio, Inês Oliveira e Pedro Lopes

Ah! Se quiserem ver a peça toda do Frei João Sem Cuidados, venham à estreia no dia 30 de Janeiro. Contamos convosco!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festa de Natal do Programa Escolhas

No dia 15 de Dezembro de 2010, os cinco meninos que têm apoio especial de matemática no MAIS JOVEM foram à festa de Natal do Programa Escolhas, que aconteceu em Castelo Branco. O dia começou logo de manhã muito cedo, às 7h45m. Fomos ao MAIS JOVEM buscar a mensagem que tínhamos feito no dia anterior e entrámos no autocarro que o Projecto Olhar Mais Positivo disponibilizou. Quando me sentei, pensei logo que a viagem ia ser muito longa e a meio comecei a enjoar. Ainda bem que arranjámos jogos para nos distrair. Parámos duas vezes pelo caminho para podermos ir lanchar e à casa de banho. Já em Castelo Branco, andámos à procura do McDonald's para almoçarmos. Cada projecto arranjou uma mesa para comer e os meninos levantavam-se e iam junto do balcão pedir o almoço. Depois fomos para um parque que tinha lá ao lado e estivemos a brincar e fomos para o local da festa. A primeira coisa que fizemos foi colocar a nossa mensagem na árvore de Natal e estávamos a ver um pouco de animação quando uma senhora nos disse para irmos arranjar lugares para ver o espectáculo. O palco tinha um boneco de neve no lado direito, que fazia o palco mais bonito. Nós ficámos todos contentes por a apresentadora ser conhecida, era a Cláudia Semedo! Foi divertido porque foram muitos meninos dos projectos do Escolhas dançar vários ritmos e tocar guitarras, também vimos uma banda filarmónica junto com a batucada. Para terminar este espectáculo trouxeram a faixa ao palco com as assinaturas e votos de boas festas de todos os participantes. Para virmos embora, deram-nos um lanchinho e um presente: um livro chamado "O Reino do Sonho". Gostei muito de ir a esta festa e conhecer meninos novos, foi muito divertido, mas o problema é que a viagem foi muito longa e até adormecemos pelo caminho.

Fábio Lopes

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escolhas de Portas abertas

O Escolhas de Portas Abertas (EPA) é uma iniciativa que tem como objectivo dar a conhecer o Programa Escolhas e os vários projectos junto da comunidade. No MAIS JOVEM, o ponto alto do EPA foi no Domingo, dia 12, em que as crianças e jovens do projecto participaram na Festa de Natal da Olival Social, com um número de dança. Para além disso, realizou-se igualmente uma venda e criou-se uma fantástica árvore de Natal gigante em materiais reciclados. Esta árvore de Natal esteve exposta para o acolhimento do senhor Bispo do Porto a Olival na passada sexta-feira e irá manter-se no Centro Social até o dia dos Reis. Esta iniciativa vem juntar-se a uma série de outras actividades que o MAIS JOVEM vai realizando/participando ao longo do ano de forma a chegar mais próximo da população olivalense.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Concurso de ideias "Muda o Bairro"

O MAIS JOVEM está a participar na segunda edição do concurso de ideias "Muda o Bairro", promovido pelo Programa Escolhas. Este concurso aposta na participação e co-responsabilização juvenil em torno de causas comuns, apelando à apresentação de propostas de intervenção enquadradas em dois eixos fundamentais: Reabilitação Urbana e Ambiente e Ecologia.
A candidatura do MAIS JOVEM incide no Ambiente e Ecologia, onde nos propomos construir uma pequena horta, uma estufa, um reservatório de água e um centro de compostagem. Para que o júri perceba melhor as nossas intenções, construimos uma maquete, que pode observar abaixo. Serão seleccionadas as 7 melhores candidaturas , que serão financiadas até ao máximo de €2500,00. Neste momento já estão inscritos mais de 60 projectos, mas queríamos muito ser um dos vencedores! Torçam por nós que bem precisamos!!!
Para mais informações sobre o concurso, podem consultar o blogue:
http://mudaobairro.wordpress.com/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Festa de Natal da Olival Social

O dia 12 de Dezembro foi um dia de festa, não só para os espectadores mas também para os membros que iam actuar. Quando entrei na porta do Centro Social e Cultural de Olival a emoção era grande porque ia ver uma boa actuação das nossas belas dançarinas. Enfim, voltando ao assunto, quando cheguei haviam poucas pessoas à porta, mas lá estava o Pai Natal a distribuir doçuras e numa banca estavam a dar balões e haviam feirinhas da Creche, do Centro de Dia, do RSI e do MAIS JOVEM. As meninas do grupo de dança do MAIS JOVEM estavam na parte de cima a pintarem-se e arranjarem-se. Lá dentro, os sorrisos dos espectadores eram como luzes infestadas de alegria, as palmas ouviam-se ao longo da música que ia vibrando nos nossos ouvidos. Quando começou o espectáculo deparei-me com vários idosos que nas suas mãos continham um pequeno pára-quedas de papel a condizer com a canção. Depois foram os nossos bébés, seres vivos pequeninos mas com uma inteligência tamanha que nos arregalavam os olhos. Depois o nosso grupo, as meninas não pareciam nervosas, mas no fundo as suas mãos tremiam. Primeiro dançaram uma música intitulada "Heaven" e depois "Ela sai de saia". Entretanto para nosso espanto entraram vários jovens mais velhos para dançar com elas. Por mim, sairam-se muito bem e pelas palmas do público penso que também gostaram. Depois a surpresa, o Pai Natal entrou e encerrou a festa distribuindo as prendinhas que trazia na malinha. Foi uma festa de Natal Feliz!

Miguel Meda

Meninos de Marrocos

A roupa que enviámos para Marrocos chegou mesmo a meninos carenciados.
Foi com enorme satisfação que recebemos a carta de agradecimento que eles nos enviaram e que aqui deixamos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Folhas de revista dão forma à maior Árvore de Natal interior com materiais reciclados de Olival

À semelhança de anos anteriores, encontra-se exposta no Centro Cultural e Social de Olival, até ao Dia de Reis, uma árvore de Natal construída com materiais reciclados. A todos aqueles que vieram depositar as revistas que tinham ao MAIS JOVEM, o nosso muito obrigado, a sua construção só foi possível graças à vossa colaboração! Esperamos que gostem desta árvore que os nossos meninos fizeram imbuídos de Espírito Natalício. Não deixe de a ir ver!
E já sabe: RECICLE! Proteja o ambiente!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Boas Festas 2010

A equipa técnica do projecto MAIS JOVEM deseja a todos um
Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!

Sara Ramos, Paula Cruz, Telma Silva, Marco Cruz, Joana Moreira e Hugo Ribeiro
Postal elaborado no Paint nas aulas de
Informática para os 4.os anos das Escolas de Olival

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lojinha MAIS JOVEM

Não sabes o que oferecer neste Natal? O MAIS JOVEM tem à tua disposição um leque de prendas originais e criativas para descomplicar as tuas compras. Feitas à mão, são peças únicas e com utilidade que fizemos exclusivamente para ti. O melhor de tudo: bons preços!
Reserva já a tua preferida.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Jovens do MAIS JOVEM pintam Homens T

O Projecto “SER TOTAL” - Projecto de Intervenção Sociocultural, é um projecto promovido pelo Espaço T e será implementado no âmbito do Ano europeu de combate à Pobreza, tendo como instrumento de trabalho privilegiado a arte e a cultura. O seu público-alvo é a comunidade em geral e alguns grupos específicos, nomeadamente: toxicodependentes, pessoas com doenças mentais ou infecto-contagiosas, com deficiências, desempregados, imigrantes, pessoas sem-abrigo, entre outras. Este projecto, além de outros eventos, pretende envolver 100 artistas e 200 pessoas de grupos socialmente excluídos, de diversas instituições da zona do Porto, na criação de obras de arte sobre a temática do combate à pobreza e à exclusão social, a partir das miniaturas disponibilizadas com 45cm de altura, a que chamaram de Homens T. O resultado das criações culminará com a realização de uma exposição dos objectos de arte, que servirão para decorar uma árvore de Natal com 9 metros de altura e que será colocada na Avenida dos Aliados, no Porto.









Estima-se que esta árvore terá cerca de 1000 Homens T, entre os quais sete pintados por jovens artistas do MAIS JOVEM. Estamos expectantes para saber se conseguem identificar algum dos nossos e até oferecemos um rebuçado a quem nos enviar uma fotografia com um deles! Boa sorte a todos! :)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dançarinas do MAIS JOVEM abrem espectáculo

O projecto Mamã Cegonha, sediado em Sandim, organizou um Evento Solidário, denominado Moulin Rouge, com o intuito de angariar fundos para a compra de material para produção de vestuário para doação a Hospitais Pediátricos e Centros de Acolhimento. A convite da equipa B do RSI de Sandim, o MAIS JOVEM abriu este espectáculo musical com o seu grupo de dança. Este grupo, formado muito recentemente, é composto por 16 meninas dos seis anos de idade aos treze. Foi com muita satisfação que participámos nesta causa tão nobre e queremos agradecer este convite tão simpático.

No dia 3 de Dezembro, o MAIS JOVEM levou o seu grupo de dança de meninas ao Centro Cultural e Social para actuarmos pela primeira vez e abrirmos um espectáculo que ia lá decorrer. Quando nós chegámos lá, esperámos até a Sarinha nos chamar e irmos lá para baixo para nos prepararmos, arranjarmos o cabelo, pintarmos a cara, etc. Depois subimos para o palco em fila e estivemos a fazer jogos de concentração e a assistência começou a chegar. Nós fomos todas para os nossos sítios e a cortina abriu e começou a música. Os nervos eram muitos e algumas de nós, às vezes, esqueciam-se dos passos. Mas quando acabou a primeira música, o público aplaudiu. Começou a segunda música e dançámos, embora não tão certinhas como gostaríamos. Ao fim, agradecemos e fomos para baixo arranjarmo-nos para irmos para a assitência ver o resto do espectáculo. Nós gostámos muito e ficámos a perceber que ainda temos que ensair muito para que, na próxima actuação, saia tudo direitinho...
Ana Rita Nunes, Érica Gomes, Inês Oliveira e Joana Martins

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Curso de Serviço de Mesa

Terminou o curso de Serviço de Mesa promovido pela Olival Social e com o acompanhamento do projecto MAIS JOVEM. As formandas, todas elas jovens, foram preparadas para trabalhar em restaurantes, catering e também a preparar refeições, entradas, sobremesas e cocktails . O curso teve a duração de 250 horas e foi financiado pelo POPH no âmbito da medida da formação para a inclusão.No passado dia 27 de Setembro, teve início no Centro Social e Cultural de Olival o curso de Serviço de Mesa. Neste curso aprendeu-se muita coisa, como por exemplo, a servir à mesa, a lidar com os clientes com possíveis reclamações, a confeccionar alguns tipos de doces e refeições, os nomes e a distinguir os vários tipos de copos usados nos bares, cafés e restaurantes, a fazer os mise-emplace dos bares e restaurantes, também aprendemos os vários tipos de vinhos e de que lado se deve servir os clientes entre outras coisas. No âmbito deste curso, fizemos uma visita de estudo às caves do Vinho do Porto e ficámos a conhecer a história do Vinho do Porto. O curso terminou no dia 30 de Novembro. Gostei muito de frequentar este curso, pois aprendi muitas coisas que não sabia e conheci pessoas novas!
Patrícia Silva