quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Grande concurso de fim do 1.º Período

No dia 4 de Fevereiro foi realizado no MAIS JOVEM o primeiro concurso de fim de período, dividido em três categorias: soletrar, ler e calcular mentalmente. Mas, para os meninos do 1.º ano foi diferente, só tinham que fazer uma cópia para se avaliar a letra mais bonita. Os concorrentes foram divididos por três grupos: os do terceiro ano, os do quarto ano, e os do quinto e sexto anos.
Começou-se por soletrar palavras que iam ficando cada vez mais difíceis conforme os anos iam aumentando. A segunda parte foi a leitura. Os meninos do terceiro ano leram partes do texto "A folha vaidosa", os do 4.º leram partes de "O bigode do meu avô" e os mais velhos leram "A Maria no quintal". Os do 3.º ano tinham um pouco de dificuldades em ler, mas foram corajosos em quererem participar na mesma! A última etapa foi o cálculo mental. O 3.º e 4.º anos só tiveram contas de somar e subtrair. O 5.º e 6.º anos mal perceberam que eram contas de dividir, ficaram feitos estátuas e muito nervosos, mas a Paula reconsiderou e trocou por problemas e foi aí que o susto acabou. O concurso foi divertido e bom para aprendermos e percebermos que temos que estudar mais. O júri foi justo e os vencedores de cada categoria ficaram muito contentes por o prémio ser irem ao McDonal's almoçar... Vamos estudar mais para o próximo concurso!!!
Ana Rita, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso de postais do Dia dos namorados

Este ano, o Marco do MAIS JOVEM organizou um concurso de postais dos namorados. Passámos a semana anterior a desenhar e a pintar os postais, que depois ficaram expostos nos placards das salas. Havia alguns muito bonitos e estávamos desejosos por saber quem ia ganhar e quais eram os prémios. No próprio dia dos namorados anunciaram os vencedores, em 3.º lugar ficou o Paulo Silva e ganhou um colar, em segundo lugar ficou o Pedro Lopes que recebeu um relógio de mesinha de cabeceira e em primeiríssimo o Fábio Lopes, que ficou muito contente com a sua caixinha de materiais para a escola! Alguns ficaram tristes por não terem ganho, mas um concurso é assim mesmo! Para o ano tentámos outra vez!!!
Ana Rita Nunes, Fábio Lopes e Inês Oliveira

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Frei João sem Cuidados

No dia 30 de Janeiro, fomos ao Centro Cultural e Social de Olival representar pela primeira vez a peça Frei João sem Cuidados. Tivemos 7 meses de ensaios para conseguirmos saber todas as nossas falas de cor, as posições que devíamos ocupar em palco e outras coisas... Sim, porque representar uma peça não é só chegar ao palco e desabafar meia dúzia de palavras em frente ao público. Mesmo assim, achamos que o ensaio geral correu melhor, porque ainda não estávamos nervosos como no dia da estreia.
Depois de nos termos vestido e maquilhado fizemos alguns exercícios de concentração e recebemos as últimas instruções. As cortinas abriram com a Rainha e o Rei sentados nos seus tronos. Os restantes estavam atrás dos biombos pretos à espera da altura para entrar em cena, alguns de nós com as pernas a tremer. A peça decorreu com alguns enganos e algumas falas esquecidas, mas a parte mais dificil foi mudarmos o cenário do palácio para o do moleiro em 10 segundos e às escuras. No fim enquanto fazíamos as vénias, as palmas entoavam nos nossos ouvidos, o que foi muito bom sinal porque siginificou que o nosso esforço valeu a pena e o público gostou. Depois do presidente da Associação e Recreativa da Santa Isabel e do Presidente da Junta terem dito que éramos uns grandes artistas, chamámos as técnicas do MAIS JOVEM, a costureira e os elementos da associação envolvidos para lhes darmos uma pequena lembrança que comprámos com o nosso dinheiro. Quando todos foram embora e já tínhamos as nossas roupas vestidas, tivemos direito a um lanche no palco. Foi muito bom reunirmo-nos todos no fim para celebrarmos a nossa actuação, lembrámo-nos dos pormenores e rimo-nos muito. Esperamos que venhas ver a próxima actuação!!! Até lá!

Ana Rita Nunes, Érica Gomes, Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira, Joana Martins, Marco Lapa, Miguel Meda, Pedro Lopes e Tânia Silva