terça-feira, 26 de abril de 2011

Visita ao Jornal de Notícias

O Media Lab é um espaço de visita ao Jornal de Notícias, proporcionando um conhecimento aprofundado do jornal e da sua criação. Possibilita também uma experiência no interior do jornal com maior audiência a nível nacional. A visita está dividida em duas fases: a primeira em que será apresentado um filme sobre o jornal; a segunda, onde os alunos em ambiente multimédia, apreendem o JN nas suas diversas plataformas e são interpelados a “fazer”.
O projecto MAIS JOVEM levou os seus destinatários ao workshop com o tema "Cidadão Repórter". Como recordação desta visita, juntaram-se aos pares para elaborarem a notícia da capa do jornal, que trouxeram impressa. Alguns descreveram a visita...
Outros foram mais imaginativos...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta pedagógica

Hoje tivemos uma tarde de Páscoa diferente das outras. Fizemos uma actividade na Quinta do Carvalho. Dividimo-nos em dois grupos: Os Incríveis e os Guardiões da Floresta. Através do pedipaper aprendemos o nome de muitas árvores e recolhemos as respectivas folhas para depois fazermos um Herbário. Também ficámos a conhecer os animais que estão na Quinta e tirámos fotografias. Para além disto conhecemos todas as partes que existem na Quinta. Quando houver outra Actividade de Quinta Pedagógica gostavamos de correr atrás dos porcos, de plantar um limoeiro, andar de pónei e aprender ainda mais sobre tudo o que faz para tratar de uma quinta. Vamos esperar pela Primavera, porque há mais flores, para termos outra Aventura na Quinta!

Ana Rita Nunes, Cátia Ribeiro, Érica Gomes, Fábio Lopes, Inês Martins, Inês Oliveira, Jéssica Oliveira, Joana Martins, Pedro Lopes e Tânia Silva

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa desportiva

Foi com muito entusiasmo que as crianças de Olival participaram nas férias desportivas da Páscoa, organizadas pela Gaianima. Durante 6 dias, da parte de manhã, puderam divertir-se a praticar natação, futebol, karaté, rugby e patinagem. Foram horas bem passadas!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Garças em Origami para o Japão

O projecto Do Something tem como missão utilizar o poder da internet, de forma a ligar os jovens a causas e permitir que estes convertam as suas ideias e o seu potencial em acções positivas, ajudando as suas comunidades e crescendo como pessoas. Desta forma, lançou a campanha "Faz o Teu Origami Pelo Japão", apelando ao mundo para apoiarem o povo japonês. Logo duas semanas após o lançamento, vários jovens se juntaram e fizeram centenas de garças em origami.
“Estes gestos simples, mas poderosos irão desencadear uma doação de 200.000 dólares da Fundação Bezos - 2 dólares por cada origami recebido - aos esforços de reconstrução no Japão da Architecture for Humanity. Assim que for alcançada a meta de 100 mil garças, os origami serão transformados numa instalação de arte - um presente simbólico dos jovens de todo o mundo para a juventude japonesa.”

Os jovens do projecto MAIS JOVEM contribuíram para esta iniciativa, fazendo 80 garças em Origami, numa tarde das férias da Páscoa.
No dia 19 de Abril houve uma actividade diferente: fazer Origamis. Explicaram-nos o que tinha acontecido no Japão e como os Origamis eram importantes para as pessoas que ficaram sem casa, por causa do terramoto. Nós decidimos então ajudar e fizemos 80 Origamis em papel de várias cores. Vamos esperar que chegue a caixa pelo correio para os enviarmos para o Do Something. O MAIS JOVEM está sempre alerta quando é para ajudar.
Pedro Lopes

Concurso Ovos de Páscoa

No dia 18 de abril, as duas estagiárias de Educação Social que estão no MAIS JOVEM, fizeram um atelier de decoração de ovos de Páscoa. Os meninos utilizaram muitos materiais diferentes, desde lápis de cor e de cera, massinhas, lã... No final todos ficaram muito contentes com os ovos que decoraram e colocaram-nos a enfeitar a sala. Agora é esperar para ver quais são os três que o júri gosta mais. Acho que os prémios vão ser chocolates... Hmmm!

Fábio e Pedro Lopes

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bombeiros Voluntários dos Carvalhos

No dia 17 de Abril fomos convidados para assistir à comemoração do centenário dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos. Quando chegámos, os Bombeiros estavam em formatura, divididos por escalões. Depois o comandante chamou ao palco pessoas importantes para falarem, como por exemplo: o Luís Filipe Menezes, o Padre Victor Pinto, o comandante dos Bombeiros de Crestuma e o representante da protecção civil. De seguida todos se juntaram à volta do camião novo e o padre baptizou-o. Nós gostámos sempre de ir aos Bombeiros. É bom ver os amigos que fizemos quando passámos lá o fim de semana.

Fábio e Pedro Lopes

Torneio de Futsal

No dia 17 de Abril o MAIS JOVEM participou no Torneio de Futsal promovido pela Junta de Freguesia de Olival, no âmbito das comemorações da elevação de Olival a Vila, com as Equipas MAIS JOVEM e MAIS JOVEM Sénior. O torneio começou às 10h, mas o jogo do MAIS JOVEM Sénior só foi ao meio dia, como era ao bota fora, foi bom terem ganho esse jogo. A nossa equipa, o MAIS JOVEM, só jogou às 3 horas. É claro que ganhámos! Sim, porque jogámos como equipa, funcionámos bem em grupo e mantivemos a calma e força de vontade necessárias para darmos a volta ao resultado quando estávamos a perder. Os adultos ficaram em segundo lugar, mas o que importa é que todos foram bem educados e mantiveram o fair-play. Foi pena é só ter havido uma equipa para jogar connosco. A seguir à entrega de prémios ofereceram-nos sandes de porco. Viemos embora todos contentes por termos ganho uma coisa que a nossa equipa adora fazer, jogar futsal. Gostaríamos que para o ano houvessem mais equipas para jogar contra nós. Adorámos e divertimo-nos muito naquele lindíssimo dia.

Diogo Silva

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inquéritos e Entrevistas no MAIS JOVEM

No âmbito do Projecto de investigação "Inclusão e Participação Digital" da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa, a bolseira de investigação, Luciana Fernandes, esteve nas instalações do MAIS JOVEM a fazer entrevistas aos meninos dos 9 aos 13 anos e a passar inquéritos aos jovens dos 14 aos 16 anos. Com estas acções pretende saber o que as crianças e jovens gostam de fazer na Internet, se sabem usá-la de forma segura, entre outras informações. No fim todos tiveram uma surpresa, uma t-shirt como brinde por terem participado!

Jogos Tradicionais

No dia 15 de Abril, fizemos uma actividade no Bairro: jogos tradicionais. A Joana disse para formarmos duas equipas, cada uma com 9 elementos, e assim fizemos: os Dragões e os Incríveis FC. Fizemos muitos jogos: saltámos com os pés atados, acertarmos com os arcos no cone, derrubamos latas com bolas de ténis, encestamos bolas num balde, rebentamos balões com palitos e jogamos o jogo da farinha, até encontrarmos 8 amendoins. Durante a actividade ainda tivemos que fazer uma música para cada equipa. Para acabar a tarde os rapazes juntaram-se e fizeram um jogo de futebol. Gostámos muito!!!

Ana Rita Nunes, Érica Silva, Hugo Rossio, Inês Oliveira, Pedro Lopes e Tânia Silva

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tarde no Parque da Cidade

No dia 14 de Abril saímos do MAIS JOVEM rumo ao Parque da Cidade do Porto. Quando lá chegamos formamos três grupos e fomos fazer uma caça ao tesouro. Nesta actividade tivemos várias pistas e tarefas para fazer: encontrar uma placa com informações, descobrir o nome de três árvores do parque, cantar duas músicas, contar os patos do lago, encontrar os bebedouros e as fontes, descobrir um banco com azulejos azuis, e muitas mais coisas. Também vimos sapos nos nenúfares e gansos. Demoramos muito tempo a fazer o percurso porque estava muito calor e tivemos que parar muitas vezes para beber água. No fim, juntamos os três grupos. Os rapazes jogaram futebol e as raparigas saltaram à corda e brincaram às escondidinhas. Antes de regressarmos tiramos todos uma fotografia. Gostámos muito desta tarde e esperamos voltar ao parque outra vez.

Diogo Silva, Guilherme Silva, Igor soares, Manuel Augusto e Paulo Silva

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Consegui, já sei desenhar!


No dia 13 de Abril, o Sr. Victor Magalhães veio ao MAIS JOVEM em representação do Projecto Centro d'Artis, ensinar-nos a desenhar de uma forma profissional. Começou por projectar algumas fotografias que tirou e os desenhos que fez a partir delas. Achámos logo que não íamos conseguir desenhar assim! Ele disse que sim, que éramos capazes, que não iam ficar iguais aos dele porque ele já tinha 30 anos de experiência a desenhar, mas que íamos ficar admirados por conseguirmos desenhar tão bem logo à nossa primeira vez. Ficámos um pouco incrédulos... Depois passámos à parte prática, que é o que eu gosto mais. Ele deu-nos 4 lápis: o HB, o 2B, o 4B e o 6B e explicou-nos como os usar. Das imagens que mostrou, escolhemos um barco Rabelo para desenhar. Começámos o desenho e fomos prosseguindo traço a traço, seguindo as instruções e trocando de lápis. Quando acabámos ficámos todos contentes por ver os nossos barcos que estavam mesmo parecidos com os da imagem. Até os mais pequeninos conseguiram! Foi mesmo caso para dizer: "Consegui, já sei desenhar!". Obrigado Sr. Victor! Esperamos que volte cá!

Miguel Meda

terça-feira, 12 de abril de 2011

Actividade no Laboratório Aberto

No dia 12 de Abril fomos ao Laboratório aberto, no Porto, fazer uma actividade que se chamava "Transformar para criar". Fomos recebidos pela Estefânia e pela Rita, que nos explicaram as regras de utilização de um laboratório e as experiências que íamos fazer. Depois todos vestimos uma bata e fomos para o laboratório que estava cheio de materiais para trabalharmos. Começámos por fazer uma vela. Primeiro escolhemos um lápis de cera e raspámo-lo para dentro de um copo. Foi com essas raspas que demos cor à nossa vela e todas ficaram diferentes e muito giras. Depois fizemos um monstro gelatinoso. Ao apertarmos a massa gelatinosa para lhe dar consistência, parecia que ficávamos com as mãos todas molhadas, mas não estavam, era uma sensação muito estranha! Brincámos com eles e trouxemo-los em frascos. Aprendemos muito sobre ciências e ficámos admirados por ser tão simples fazer coisas que achávamos que eram difíceis!

Hugo Rossio e Igor Soares

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Todos ao Estádio

O Projecto MAIS JOVEM aceitou o convite lançado pelo Programa Escolhas para se juntar a outros Projectos no Estádio de Alvalade e ver o desafio Sporting x Académica. E assim foi, no dia 9 de Abril às 8h30, a camioneta da Olival Social partiu, rumo a Lisboa, cheia de crianças, jovens e técnicos do nosso projecto. Parámos algumas vezes nas áreas de serviço para irmos à casa de banho, mas a paragem para comermos foi já na Nazaré. Aproveitamos para conhecermos esta cidade e fomos até lá cima, a um sítio chamado Sítio! As vistas eram mesmo bonitas e tinha lojas com coisas muito giras e as senhoras estavam vestidas com trajes tradicionais. Andámos a ver tudo! Depois descemos até à praia de ascensor. Foi altamente, nunca nenhum de nós tinha andado, alguns até estavam com medo, mas todos gostaram. Estivemos um pouco na praia e seguimos viagem até ao Parque Eduardo VII para almoçarmos. Ficámos surpreendidos por conhecermos aquele parque dos Morangos com Açucar! Foi uma sensação fixe! Demos uma caminhada por Lisboa, fomos até ao Marquês de Pombal e regressámos ao parque para brincarmos. Às 17h30 fomos para o Estádio de Alvalade e passámos pelo Estádio da Luz.

No parque das camionetas alguns jogaram à bola, outros brincaram e depois jantámos. Fomos ver o jogo com o cachecol que o Programa Escolhas ofereceu e uma fita na cabeça que o MAIS JOVEM levou. Foi muito giro ver o estádio cheio de manchas cor-de-rosa dos meninos dos outros projectos e ver os adereços que eles levavam. Haviam muitos com perucas apesar de serem diferentes de grupo para grupo, outros tinham bolas, outros lenços... Gostámos muito também de ver as meninas a dançar e a forma como as claques puxavam pelas equipas com gestos e cânticos. É muito diferente ver um jogo ao vivo, nunca mais nos vamos esquecer! Ao fim, jantámos o que o MAIS JOVEM nos ofereceu e viemos embora. Alguns adormeceram logo, tal era o cansaço! A viagem foi longa, só chegámos às três horas da manhã de Domingo, mas valeu bem a pena! Mais uma aventura memorável, obrigada a todos!

Ana Rita Nunes, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gravações no MAIS JOVEM

No dia 6 de Abril a Inês, que era a repórter e o Hugo, que era o cameraman, vieram ao MAIS JOVEM fazer uma reportagem sobre o projecto para depois dar na televisão. Os senhores mal entraram no projecto ficaram muito satisfeitos por ser tão agradável e entusiasmados por nos irem entrevistar. Fizeram algumas gravações na sala dos computadores e na sala das actividades e começaram as entrevistas. Primeiro foi o Pedro Lopes que falou sobre como o projecto o ajuda na escola, a Ana Rita falou sobre o que faz no teatro, o Hugo falou sobre a equipa de futsal do MAIS JOVEM da qual ele é o capitão, o Fábio falou sobre o que já aprendeu nos computadores e dos cursos que já tirou de informática e em 5.ª e última, a Inês que falou sobre o Grupo de dança. Seguiram-se os técnicos do projecto: a Telma falou mais do apoio ao estudo, o Marco sobre como conseguiu ser técnico do projecto e a Paula que falou um pouco de tudo e do próprio Bairro. Depois fomos todos para o polidesportivo do Bairro e eles estiveram a filmar as crianças a jogarem futebol. Vamos lá ver como fica a reportagem, estamos ansiosos!

Pedro Lopes

terça-feira, 5 de abril de 2011

Visita à Qualific@

No dia 2 de Abril, um grupo de jovens do MAIS JOVEM foi até à Exponor, visitar a Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego. Esta visita tinha por objectivo explorarmos áreas que nos pudessem ajudar a decidir o que queremos seguir no futuro, a nível profissional. Primeiro trocámos os nossos convites por passes e dirigimo-nos ao local da feira. Quando entrámos ficámos admirados por ver tanta variedade de áreas a seguir, algumas das quais nós nem conhecíamos. Durante a exploração que fiz, observei algumas áreas que não pensei que fossem importantes e fiquei surpreendido por constactar que na realidade nos são muito úteis, como por exemplo, a segurança rodoviária, o serviço militar, a política, entre outras. Pessoalmente, o que mais me fascinou foi a engenharia, tanto mecânica como electrónica, porque despertou o meu antigo fascínio por estas áreas. Gostei muito desta experiência, porque me abriu o meu leque de possibilidades a seguir no futuro. Penso que os jovens devem de aproveitar esta feira porque assim como me ajudou a mim, pode ajudá-los também!

Miguel Pereira