sexta-feira, 29 de julho de 2011

Intercâmbio Internacional de Jovens na Roménia

O projecto MAIS JOVEM seleccionou 6 jovens para participarem num intercâmbio internacional na Roménia na semana de 3 a 10 de Julho. O critério de selecção assentou no nosso comportamento, na envolvência nas actividades do projecto, na assiduidade e por ainda não termos participado em nenhum intercâmbio. Juntaram-se assim num Campo perto da cidade de Sfantu Gheorghe um total de 24 participantes de Portugal, da Turquia e da Roménia.
Este intercâmbio começou a ser preparado meses antes. Tivemos várias reuniões para decidir como iriamos angariar dinheiro para as viagens e para preparar as actividades que iríamos desenvolver lá. A líder do nosso grupo e uma representante dos jovens foram até à Roménia para uma visita de preparação conhecer o local e discutir todos os pormenores do intercâmbio. Quando regressaram fizemos uma reunião na qual os nossos pais também participaram para vermos as fotografias do local e ficarmos a saber o que nos esperava.
Depois disto, o passo seguinte foi andar de avião: novidade para a maioria de nós. Estávamos todos muito nervosos, mas este nervosismo passou assim que o avião aterrou. Afinal não era tão aterrorizador como pensávamos! O tema deste intercâmbio foi : Reduzir, reutilizar e reciclar (os 3 R’s). Foram estes temas que nos acompanharam toda a semana. Todos os países organizaram diferentes workshops sobre o tema referido. Fizemos actividades que nos sensibilizaram para os graves problemas ambientais. Com o tema reduzir criámos um cartaz em que aproveitámos fotografias e palavras de revistas. Para o tema reutilizar dinamizamos um workshop onde construimos porta moedas a partir de pacotes de leite vazios. No reciclar demos uma cara nova a roupas antigas, com o método da tinturagem.

Ao fim do dia juntávamo-nos com um participante doutro país e fazíamos a reflexão das aprendizagens do dia e com base nelas elaborámos o conteúdo do nosso certificado internacional chamado Youth Pass. Este certificado tem uma importância relevante para o nosso futuro uma vez que enriquece bastante o nosso curriculo e pode ajudar-nos a abrir portas a nível profissional. Um dos maiores desafios para nós foi a comunicação. A única língua comum era o Inglês e alguns não eram nada fluentes, mas a lei do desenrasca (tão nossa caracaterística) levou-nos a comunicar através de gestos e expressões e, dessa forma, todos nos fazíamos entender. Mas claro que melhorámos muito o nosso inglês.
Para que o intercâmbio fosse ainda mais interessante, foram organizadas duas grandes saídas. Para que conhecessemos melhor a cidade, deram-nos como tarefa um pedipaper fotográfico. Foi de facto divertido e eficaz. A outra foi uma visita à maior empresa de resíduos do Condado, a Tega Waste. Lá vimos o lixo armazenado e explicaram-nos o processo de reciclagem que eles usam. Ficámos admirados por ainda estarem tão atrasados em relação a nós, especialmente quando nos mostraram o seu maior motivo de orgulho na cidade, um e único ecoponto. Mas mais admirados ficámos porque o que para nós é já uma banalidade, esse tal ecoponto, era uma novidade absoluta para os turcos, porque no país deles não são comuns. Uma das características comuns na Roménia e na Turquia que mais nos chamou à atenção foi a forma como foi constituído o território actual destes países. Devido a dificuldades na Hungria, esta teve que ceder parte do seu território à Roménia. Com esta divisão foram muitos os Húngaros que ficaram a fazer parta da Roménia. Passadas gerações e gerações estes continuam a sentir-se Húngaros e não aceitam as tradições e costumes da Roménia, continuando a perpetuar a cultura da Hungria e inclusivamente a falar a sua língua. O mesmo acontece com a Turquia e o Curdistão, sendo os Curdos que não se aceitam como Turcos, mas têm muito mais dificuldade porque o governo é mais rígido e até proibiu que falassem curdo…
O que nós sentimos mais falta foi da nossa comida. Tanto o sabor como o aspecto são diferentes, mas apesar disso algumas comidas eram saborosas, tínhamos era que estar dispostos a provar. A cultura também é diferente, tal como verificámos nas noites interculturais. Nas roupas tradicionais, na língua e na forma de se comportarem, notámos grandes diferenças. Aprendemos várias danças e tradições, tanto romenas como turcas e também ensinámos portuguesas.
Toda esta experiência foi bastante gratificante para nós, mas em diferentes perspectivas: houve quem tivesse valorizado as amizades, outros as culturas e outros a linguagem e tradições. Chegámos à conclusão de que apesar de serem países tão afastados, todos somos cidadãos europeus!
Marta Trindade, Miguel Meda e Olívia Moreira

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atelier de modelagem de balões e pinturas faciais

"O MAIS JOVEM vai organizar um atelier de modelagem de balões e pinturas faciais. Espero contar com os monitores das colónias de férias." (Sara)
Por mais que as mentes estivessem ansiosas, nada fazia esperar uma tarde tão produtiva como a do dia 21 de Julho, em que monitores e organizadores colocaram "mãos na massa" para mais um projecto do MAIS JOVEM. Desta vez, e como noticiado pela Sara, o trabalho estava agarrado a uma face muito plástica, onde criatividade e cor entravam em confronto para a criação de formas diversas em balões de ar e pinturas faciais o mais reais possíveis. Assim, auxiliados pela "professora" Paula, o grupo de monitores começou o atelier pelas formas em balões. É claro que numa fase inicial foram bem visíveis as primeiras dificuldades, mas tal como "a persistência leva à perfeição", também aqui se viu uma conclusão de trabalhos bastante satisfatória: efectivamente, ao final do dia já havia uma basta colecção de corações, cachorros, espadas e flores pelos braços, cabeças, pernas dos ensinados.
Após tal fase de trabalhos, o atelier virou a página para as pinturas faciais. Os avisos iniciais foram dados e a liberdade nos pincéis de cada um começou a ganhar forma, criando novas personagens cativantes num espaço onde antes apenas se viam rostos demasiado humanos, revirando sexos entre os manequins com bigodes e sobrancelhas, soltando uma verdadeira selva de sorrisos animalescos. Aqui, sem dúvida que cada um pode ser tanto manequim como criador, numa mesma "moeda" que virava de face continuamente. Terminado o dia, cada um levou para casa a bagagem de conhecimentos mais recheada, com métodos que não serão tão recentemente guardados e perdidos, visto que serão posteriormente utilizados na dinamização das tardes de fim de semana na Festa de Verão de Olival.
Daniela Lopes e Pedro Sousa

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Colónia de férias 2011 - 1.ª Quinzena

Nós gostámos muito das actividades decorridas na colónia e da novidade deste ano: os ateliers, que foram de aventura, de expressão plástica, de decoração e de chocolate. A colónia é muito divertida e os monitores muito fixes e nossos amigos. Também gostámos da música do Madagascar, da dança, do campo de areira, dos jogos de água, da piscina, das construções na areia e dos dias especiais, como o dia dos gémeos e do circo. Os almoços e os lanches foram muito bons. Adorámos conhecer pessoas novas e brincar e sorrir com toda a gente. Para o ano prometemos que voltamos! Obrigados por tudo!!!
Meninos da 1ª Quinzena da Colónia de Férias de Verão de Olival

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Grande concurso de fim do 3.º Período

No dia 1 de Julho aconteceu no MAIS JOVEM o grande concurso de fim do 3.º período, que focou três categorias: soletrar, conjugar verbos e calcular mentalmente. Os grandes vencedores foram: a Sandra Ferreira (do 1.º ano), o Manuel Augusto (do 2.º ano), a Érica Silva (do 3.º ano), a Érica Gomes (do 4.º ano) e o Hugo Rossio (do 5.º ano). Por ser o último concurso deste ano lectivo, tivemos direito a um prémio maior, além do almoço no McDonald's também fomos ao cinema.
Assim, no dia 17 de Julho fomos ao Shopping Parque Nascente ver o filme Megamind, que era de animação em 3D. Gostámos muito deste filme e do saco de pipocas que dividimos entre nós. Ainda nos divertimos no parque de diversões e as meninas a tirarem fotografias no carro da Kitty. Depois fomos almoçar, o hamburguer estava delicioso como sempre! Só temos que continuar a estudar e a esforçarmo-nos por ganhar os próximos concursos, que vale bem a pena!
Érica Gomes, Érica silva e Manuel Augusto

terça-feira, 12 de julho de 2011

Finais de Futebol de Rua

Como colaborámos com a associação CAIS para organizar os torneios Concelhios de Gaia e do Porto e o Distrital do Porto de Futebol de Rua, fomos convidados para assistir à Final Nacional desta modalidade. Assim, no passado dia 8 de Junho, um grupo de jovens saiu do Projecto MAIS JOVEM com destino a São Jacinto, em Aveiro. Nós ficámos alojados com as equipas seleccionadas na Base Aérea de São Jacinto, o que nos permitiu vivenciar todo o espírito de se estar na final. No dia 9 foi disputada a fase de grupos e no dia 10 de manhã tiveram lugar os quartos de final e à tarde as meias finais e a finalíssima. Foi emociante ver este jogo final entre a equipa de Aveiro e a do Porto e ficámos um pouco tristes por não sermos nós em campo. Apesar do nosso apoio, a equipa do Porto perdeu nas grandes penalidades. Queremos agradecer o convite e o facto de termos sido bem acolhidos e todos os esforços feitos para que nos sentissemos bem e confortáveis. Obrigados!

Marco Cruz

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mães sem Tabus!

O projecto mães sem tabus nasceu pelas ruas de Barcelona, onde uma estudante de Erasmus planeando o que seria o grande tema da sua tese, começou a sonhar com uma psicologia prática, ao serviço da comunidade e à disposição de ser tocada pelas mãos de todos. A chegada ao estágio no MAIS JOVEM, tornou as aspirações realidade. Coincidindo com as necessidades reveladas pelo Projecto, pelos técnicos e acima de tudo pelos pais, fez sentido dar-se início a este Projecto que teve a sua data de arranque no mês de Março. Não sendo escolha nossa, mas por selecção natural, acaba por se tornar uma história no feminino dado que de um grupo inicial de 10 pessoas resistem 5 mães, “poucas mas boas” como nos dizemos.
Até à data já muito foi feito, conversado, discutido, já muito riso e algum juízo foi ditando o rumo deste grupo. Nos últimos meses, em encontros semanais, já passaram pelas nossas mãos temas como a importância do auto-conhecimento, a comunicação de qualidade, os limites, castigos e regras, a relação com a escola, a promoção auto-estima até alimentação e higiene já fizeram parte do repertório. Entre jogos e brincadeiras discute-se a vida e tudo o que passa por ela, aprende-se, questiona-se, partilham-se dúvidas, preocupações, saberes e vitórias, daquelas pequenas mas que somadas fazem a diferença. No final de cada encontro terminamos sempre com um lanche partilhado que faz as delícias de todas e se tornou mais um símbolo do que ali se vive, um momento em que cada uma recebe na medida do quanto se entrega.
Ana Sampaio
(Estagiária de Psicologia)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Formação dos monitores das colónias de Verão

Nos dias 25 de Junho e 2 de Julho realizaram-se as acções de formação para os monitores das colónias de férias de Verão. Foi uma boa oportunidade para nos conhecermos, para ficarmos a par das actividades do MAIS JOVEM e programarmos mais um Verão. Fizemos várias actividades, aprendemos jogos para utilizar com as crianças, dividimo-nos em grupos de trabalho, fizemos o hino de 2011 e acertámos os últimos pormenores. Mesmo antes de irmos embora, ainda houve tempo para organizar o local onde iremos passar as tardes, na Quinta do Carvalho. Acreditamos que podemos fazer deste Verão, um Verão diferente.
Sofia Correia

sábado, 2 de julho de 2011

Preparação das actividades a dinamizar no Intercâmbio de Jovens na Roménia

Um intercâmbio de jovens, não se resume só a entrar no avião, viajar e passar uma semana em convivio com outros jovens, é preciso preparar muitas coisas antes de embarcarmos na aventura! Começamos por fazer uma reunião com os pais para eles saberem as regras do intercâmbio, para conhecerem o campo onde íamos ficar, dormir e comer, para assinarem autorizações e colocarem todas as questões que tinham. Como a Paula tinha ido com a Olívia à visita prévia de planeamento do intercâmbio, tinha muitas fotografias para mostrar e sabia explicar tudo e assim tranquilizar os pais.
O tema deste intercâmbio é Reduzir, Reutilizar e Reciclar e cada grupo tem que levar preparado um workshop sobre um destes temas. Assim, os romenos vão fazer o de Reduzir, os portugueses o de Reutilizar e os turcos o de Reciclar. Então reunimo-nos todos para preparar o workshop vamos dinamizar e resolvemos fazer um porta-moedas a partir de pacotes de leite e pulseiras da amizade com palhinhas. Por fim, já noutra reunião, preparamos a noite portuguesa, incluindo vídeos e revistas sobre Portugal, a legenda do nosso hino, jogos tradicionais e outros jogos com algumas personagens famosas, explicação dos símbolos da nossa bandeira e muita comidinha para eles provarem. Apesar de todo este trabalho, estamos desejosos por ir e que eles gostem do que preparámos. É já esta segunda-feira!!! Desejem-nos sorte porque a maioria nunca andou de avião e está ansiosa e com receio!!!
Miguel Meda

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estágio de psicologia chega ao fim

Foram nove meses de estágio, ou devo dizer de conhecimento, aprendizagem e experiência. Estou a falar no Estágio que fiz no Projecto MAIS JOVEM enquanto psicóloga. Desde trabalho individual com estes jovens, ao trabalho em grupo e até mesmo a workshop's, foram metas que alcancei neste Projecto. Quanto aos workshops realizados (droga, alimentação e sexualidade), vou apenas referir o da alimentação dada à importância que o tema tem para mim e para estas crianças. O motivo desta sessão teve origem em comportamentos alimentares desadequados, observados no grupo em questão. Quer problemas de excesso de peso, quer comportamentos de comer em excesso seguido de vómito ou até mesmo a negação de comida, seguindo supostas dietas. Assim, foram abordados aspectos que aumentassem a auto-estima destas crianças e os fizessem ver o que é um corpo saudável. No final, fizemos uma brincadeira em que o grupo se juntou para fazer uma coreografia mostrando que o desporto era algo divertido. Confesso que foi um momento bastante agradável. Por último, o balanço deste estágio é positivo, e posso afirmar sem dúvidas que cresci enquanto pessoa e futura profissional.
Carolina Silva
(Estagiária de Psicologia)