terça-feira, 30 de agosto de 2011

MAIS JOVEM na Festa de Verão de Olival

Integrado no nosso programa de actividades de comemoração dos 10 anos do Programa Escolhas, estava a participação nas festas de Olival. Assim, de 22 a 31 de Julho estivemos diariamente a dinamizar uma barraquinha de venda de comida e bebidas, a fazer modelagem de balões e pinturas faciais para as crianças que iam à festa, participámos com duas equipas no torneio de futebol de praia que se realizou durante as festas e fomos responsáveis pela animação da festa numa noite de sexta-feira. Juntamos desta forma três vertentes muito importantes numa só iniciativa, a promoção do Projecto MAIS JOVEM, a capacitação de jovens e a angariação de fundos.
Deixamo-vos a notícia que saiu no jornal audiência deste evento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um dia na Bracalândia

No dia 4 de Agosto a camioneta da Olival Social partiu rumo à Bracalândia, em Penafiel, cheiinha com os meninos que se esforçaram mais nas actividades do Projecto durante o mês de Julho e os jovens que ajudaram na barraquinha do MAIS JOVEM nas Festas de Verão de Olival. Esta nossa aventura começou de manhã muito cedo com todos muito ansiosos, pois era a primeira vez que lá íamos! Já dentro do parque começamos por lanchar e depois fomos em grupo andar naqueles carrosséis todos... Foi a loucura! As técnicas viram-se aflitas para conter a nossa euforia. Andámos em tudo, na roda gigante, no castelo dos fantasmas, na bailarina, na montanha russa, numa espécie de aviões com forma de elefantes, no comboio panorámico que deu a volta ao mundo perdido, tirámos fotos num navio... Os carosséis com água ficaram para a parte de tarde, logo a seguir ao almoço que o MAIS JOVEM ofereceu e foi... altamente! Adorámos! Especialmente o Rio Bravo que era uma montanha russsa que tinha pedaços com água. Foi um dia inesquecível, que pode nunca mais se repetir!
 
Fábio Lopes, Manuel Augusto, Marco Lapa e Pedro Lopes

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MAIS JOVEM na Aldeia Escolhas

Nesta Aldeia de verão, organizada pelo Programa Escolhas em parceria com as entidades locais, mais de cem jovens convidados, na sua maioria de zonas urbanas, experimentaram como é viver no campo numa série de actividades onde foram privilegiados o voluntariado, o serviço à comunidade e a aquisição de novas competências pessoais e sociais, com destaque para a aprendizagem de alguns antigos ofícios. Os participantes foram jovens que frequentam projectos de inclusão social viabilizados pelo Programa Escolhas, em todo o país, e que se destacaram ao longo do ano lectivo pelo seu desempenho positivo. A Fundação Benfica, também esteve representada nesta iniciativa através da participação de 17 jovens que acompanham o projecto “Para ti Se não faltares!”.
No âmbito do seu décimo aniversário, o Programa Escolhas convidou-os para esta semana especial, que se aliou também às comemorações do Ano Europeu do Voluntariado e do Ano Internacional da Juventude. Os jovens escolhidos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos de idade, estiveram juntos na Serra da Estrela, em Manteigas, entre os dias 25 e 31 de Julho.

Para mais informações e fotografias, consulte o blogue com o seguinte endereço: http://aldeiaescolhas.tumblr.com/
O jovem a quem o Projecto MAIS JOVEM deu esta honra, foi o Guilherme Silva. Deixámo-vos aqui o seu testemunho:

Na segunda-feira, dia 25 de Julho às 8h45 estava a sair de autocarro em direcção a Manteigas. Quando cheguei ao acampamento disse o meu nome e o do meu Projecto e recebi a minha identificação e um boné e fui para um coberto à espera que todos acabassem de chegar. Quando isso aconteceu, fizemos a nossa apresentação por grupos. De seguida recebemos as primeiras missões que eram montar as tendas, decorar o recinto, criar uma música, o nome e grito de equipa e os mandamentos do acampamento. A minha equipa chamava-se as Bolotas. Depois do jantar, exibimos para os outros todas estas criações e fomos dormir. A alvorada dava-se às 7h30 e depois de nos prepararmos e tomarmos o pequeno almoço recebíamos as missões do dia. Nesse dia tivemos que criar um espectáculo para a noite com o tema Saltimbancos que ensaiámos na praia. Depois do jantar, lá fomos representar a nossa parte e eu acho que foi muito fixe. Ainda ouvimos a história da Aldeia Escolhas e recebemos mais uma missão para completarmos até irmos dormir. E foi sempre assim, de manhã tomávamos o pequeno almoço e recebíamos as missões para o dia inteiro e ao fim do dia tínhamos reuniões de grupo para desabafarmos. Mas houve um dia especial em que fomos a Madrid! No último dia foi com muita pena que nos despedimos, porque entretanto já tínhamos feito bons amigos. Nunca mais me vou esquecer desta semana, das actividades que fiz e das amizades que criei. Eu gostei muito da Aldeia Escolhas, acho que representei bem o MAIS JOVEM e para o ano gostava que me escolhessem outra vez.

Guilherme Silva

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Visita ao Zoo de Santo Inácio

No dia 2 de Agosto, o MAIS JOVEM levou os meninos que participaram mais vezes nas actividades do Projecto durante o mês de Julho, ao Zoo da Quinta de Santo Inácio, em Avintes. Todos juntos, mas em três grupos distintos, andámos a explorar tudo e vimos muitos animais, como por exemplo: suricatas, lamas, pinguins, panteras, corujas, águias, falcões, araras, porcos vietnamitas, cobras, crocodilos e muitos muitos mais... Mas os animais que nós gostámos mais foram os macacos aranhas, porque andavam sempre a fazer coisas engraçadas (e baloiçavam e tudo) e das lontras, porque eram fofinhas e mal nos viram vieram logo ter connosco! Quando acabámos de ver o insectário, bebemos água e fomos ver um espectáculo de aves de rapina. No fim desta tarde tão bem passada e educativa ainda tivemos direito a um gelado cada um. Adorámos! Agora cada grupo vai ter que elaborar uma apresentação com as fotografias e informações que recolheu dos seus 10 animais preferidos...

Fábio Lopes, Inês Oliveira, Pedro Lopes e Tânia silva

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Colónia de férias 2011 - 2.ª Quinzena

Chegou ao fim mais uma colónia de férias e o grande espectáculo de encerramento aconteceu no dia 29 de Julho pelas 21 horas, no recinto das festas de Verão de Olival. Nesse dia os meninos que só iam de manhã à colónia foram autorizados a ficarem todo o dia e tiveram direito ao almoço, isto para poderem ensaiar muito bem as suas cenas da festa. À hora anunciada tudo começou com a exibição do filme do Intercâmbio Internacional de Jovens na Roménia que os seus participantes fizeram. De seguida entraram em palco as meninas do grupo de dança do MAIS JOVEM, que dançaram duas músicas. Depois começaram a entrar as equipas da colónia para representarem os seus números. Houve de tudo, dança, teatro, muita diversão e animação... No fim todas as equipas entoaram os seus gritos e terminaram com o canto do hino da colónia. Seguiram-se os agradecimentos, à D. Madalena que nos fez os lanches todos os dias, a todos os monitores que voluntariamente nos aturaram e em especial à Joana que esteve à frente da colónia este ano. O Sr. Manuel Azevedo também foi ao palco dar umas palavrinhas de agradecimento a todos e oferecer uma t-shirt a cada menino. Esta festa final é sempre altamente! Para o ano gostava de ir outra vez para a colónia, mas como já vou ter 13 anos, não posso! Ai, mas quando tiver idade vou ser monitor porque eu adoro a colónia! 
Fábio Lopes