segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Torneio de malha

A tarde do dia 29 de Outubro no Bairro D. Armindo Lopes Coelho foi diferente! O motivo foi o torneio de malha organizado pelo dinamizador comunitário do Projecto MAIS JOVEM. Os jogadores mostraram-se entusiasmados com a iniciativa e a assistência muito animada. Espera-se que mais iniciativas deste género aconteçam e fortaleçam esta comunidade.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Clube de Jovens de Olival

Foi recentemente criado o Clube de Jovens de Olival. Este clube tem por objectivo a promoção da participação, capacitação e empreendedorismo de jovens entre os 14 e os 24 anos. O Clube reúne quinzenalmente no MAIS JOVEM e é responsável pelo planeamento, organização e dinamização de diversas actividades de lazer, apoio social, voluntariado, desporto e angariação de fundos. Neste momento está prevista a realização de uma actividade com crianças e uma com sem-abrigo, uma campanha de recolha de livros infanto-juvenis para ampliação da biblioteca do MAIS JOVEM, uma recolha de pijamas para oferecer ao IPO do Porto, a colaboração na recolha de alimentos para o Banco Alimentar, a criação de pequenos artigos de artesanato para uma venda de Natal e a colaboração nas festas de Natal da freguesia. Contamos neste momento com 20 membros mas o Clube está aberto a todos aqueles que se quiserem juntar a nós.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A última cartada

No dia 22 de Outubro, o MAIS JOVEM levou os meninos do seu grupo de teatro ao Centro Social e Cultural de Olival para verem uma peça de teatro. A peça chamava-se "A última cartada" e era sobre um casal que estava falido e queria casar a filha com um Sr. chamado Juca porque pensavam que ele era rico. A filha era meia morcona e não se importava de deixar o namorado para ajudar os pais. Mas afinal o Juca não era rico e acabou por ficar com a empregada do casal. No fim, o Juca, o seu galo Filomeno, a empregada e a filha do casal foram todos morar para casa dos patrões do Juca... A peça tinha partes engraçadas que nos fizeram rir. Foi uma noite de diversão!

Ana Rita, Érica Silva, Fábio Lopes e Inês Oliveira

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

IOSI de Olival no Media Lab

No dia 11 de Outubro, os formandos do curso de IOSI que o MAIS JOVEM acolhe nas suas instalações, foram visitar o MediaLab do Jornal de Notícias. Durante a visita os formandos visionaram um filme sobre o funcionamento do JN e tiveram a oportunidade de elaborarem capas para o jornal com várias notícias, inventadas, ou talvez não! Foi uma manhã diferente e interessante para estes formandos que já se encontram na recta final do curso, uma vez que o seu término está previsto para Março, logo após a realização de um pequeno estágio!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Workshop Técnicas de Estudo

No dia 1 de Outubro, o projecto MAIS JOVEM levou alguns dos seus meninos à Pousada da Juventude do Porto, para assistirem a um workshop sobre técnicas de estudo. O sr. que nos deu o workshop chamava-se Renato e começou pelas apresentações. Depois mostrou-nos um PowerPoint com os seguintes temas: ambiente de estudo, condições físicas e psicológicas, planificar o estudo, tirar apontamentos, portefólio da aprendizagem, distracção e motivação escolar, como preparar um teste ou um exame escolar, estudar em grupo, a leitura, trabalhos escolares e apresentações orais, explicações, trabalhos de casa, internet e como estudar diferentes disciplinas. No fim fomos até à varanda ver a Foz do Douro, a paisagem era mesmo miuto bonita! Todos nós queríamos aprender a aprender, mas pensávamos que ia ser mais divertido...
Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes