segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eu e os outros...

O Projecto MAIS JOVEM levou alguns dos seus destinatários ao Centro de Estudos Sonha, Arrisca e Concretiza, em Canedo, para frequentarem um Programa de promoção de competências pessoais e sociais. Este programa tem como principal objetivo auxiliar a criança a estabelecer relações adequadas com os outros, a ter uma vida relacional satisfatória e saudável através da aquisição e desenvolvimento de aptidões individuais e sociais básicas. Para tal, foram realizadas várias atividades que incidiram sobre diversos aspetos, nomeadamente: auto-conceito, auto-estima, comunicação assertiva, resolução de problemas, tomada de decisão, etc…
Deixamos-vos o testemunho das próprias crianças:
No dia 25 de fevereiro, visitámos a clinica Sonha, Arrisca e Concretiza, onde fizemos muitas atividades para nos conhecermos melhor. Começámos por nos apresentarmos e fazermos um desenho do que mais gostávamos de fazer e cada um teve que explicar o seu desenho. Realizámos uma ficha que tinha vários quadrados com adjetivos e tínhamos que pintar aqueles que nos diziam respeito. Seguiram-se duas fichas parecidas, primeiro sobre a escola e depois sobre a nossa família. Depois desenhamos a nossa mão e cada menino escreveu nela uma frase sobre o que pensava do dono da mão. O exercício seguinte foi falar sobre o nosso corpo fisicamente e psicologicamente. Para terminar fizemos uma ficha para explicarmos porquê que nós eramos únicos e desenharmos o nosso símbolo. À saída, deram-nos um diploma amarelo. Nós gostámos desta atividade e aprendemos algumas coisas!
Érica Gomes, Érica Silva, Catarina Pinto e Inês Martins

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caça ao tesouro e batidos de fruta

No dia 22 de fevereiro, três meninos do MAIS JOVEM organizaram um caça ao tesouro pelo Bairro para os mais pequeninos. Começaram a actividade por organizar as equipas, explicar o jogo e distribuir o guião. Aproveitando o tema de Carnaval, todas as respostas corretas nos diferentes postos, davam direito a uma fruta (de faz de conta). Quando o caça ao tesouro terminou, os três meninos que organizaram a atividade reuniram-se e decidiram qual era a equipa vencedora. De seguida, fomos lavar as mãos para fazermos batidos de fruta. Os ingredientes que tínhamos eram: leite, açúcar, manga, meloa, papaia, morango, banana, bolacha, groselha e hortelã. Foi engraçado porque alguns de nós não conheciam alguns frutos... Fizemos várias combinações e provámo-las todas. Algumas eram bem boas, outras nem por isso! Mas aprendemos mais uma maneira de comer fruta, que tanto nos faz bem!

Ana Rita, Fábio Lopes, Joana Martins, Pedro Lopes e Sandra Ferreira

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cortejo de Carnaval em Olival

Mais um ano, mais um Cortejo de Carnaval... E este ano o MAIS JOVEM participou com o tema Alimentação Saudável, com o Slogan '3 Frutos/Dia nem sabe o bem que lhe fazia'! Assim, os meninos, os jovens, os monitores, os pais dos meninos e os técnicos do MAIS JOVEM foram todos vestidos de frutos. Encontrámo-nos todos no MAIS JOVEM para nos maquilharmos, vestirmos e irmos para o local do início do desfile. O desfile começou e lá fomos parando e cantando, gritando e correndo. Fomos, fomos, até que chegámos ao fim do percurso, em S. Martinho. Ainda tivemos direito a lanche enquanto esperávamos pelo autocarro da Olival Social para nos levar de volta ao MAIS JOVEM. Gostei muito de participar e acho que íamos muito bem!

Fábio Lopes

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Formação vocacional no PIEF

A cargo do Projecto MAIS JOVEM, está a disciplina de formação vocacional do Curso PIEF de Olival, onde se pretende abordar vários temas relacionados com a gestão doméstica e a família. Assim, no passado dia 15 de fevereiro as meninas do curso deslocaram-se (o transporte foi gentilmente cedido pela Olival Social) ao Hipermercado Continente para terem uma aula prática de gestão doméstica. Lá, elaboraram a lista de compras, estiveram a comparar preços de produtos semelhantes, a analisar as melhores opções para compra, a conhecer as diferentes secções da loja e a contabilizar os custos dessas compras. Foi uma aula muito diferente, mas segundo elas bem mais divertida!