quinta-feira, 31 de maio de 2012

Colaboração no Banco Alimentar do Porto

No dia 26 de maio o Clube de Jovens de Olival juntou-se, mais uma vez, para ajudar no armazém do Banco Alimentar do Porto, em Perafita. Nesta campanha do Banco Alimentar, no concelho do Porto, foram angariadas 435 toneladas de produtos alimentares e mobilizou-se cerca de 5.000 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 231 supermercados. Foi uma noite agradável, apesar de alguns incidentes, e saímos de lá com o sentimento de que realmente fizemos algo útil e bom. É a segunda vez que participamos nesta campanha e certamente voltaremos a repeti-la, pela terceira vez, porque nunca é demais ajudar.
KJO (elaborado por Carina)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Convívio no Parque da Lavandeira

As estagiárias, a Andreia e a Joana, organizaram um pedipaper no Parque da Lavandeira de Gaia para os meninos do MAIS JOVEM e seus familiares. Lá, dividimo-nos em três grupos e partimos para a aventura.
O tema do pedipaper era a alimentação saudável e o grupo que o terminou primeiro teve como prémio uma cesta cheia de frutas e legumes. Todos gostaram muito desta caminhada desafiante. No fim lanchámos em conjunto, tudo comida saudável,  e ainda tivemos tempo para nos divertimos!
Érica Silva e Inês Oliveira

terça-feira, 29 de maio de 2012

Horta vertical do MAIS JOVEM

No dia 3 de Abril, o Clube Ambiente do projecto MAIS JOVEM começou a preparar o material para criar uma horta. A nossa horta vai ser feita com material reciclado que fomos trazendo de casa. A actividade começou e as estagiárias explicaram-nos o que íamos fazer:
1.º Começámos por cortar as garrafas de plástico.
2.º Já com as garrafas cortadas, fomos marcando duas pintas no local onde as garrafas teriam de ser furadas.
3.º A Andreia esteve a fazer os buracos com uma máquina que se chama Ferro de Soldar para colocar os ganchos que vão suportar os respectivos vasos.
4.º Medimos e cortámos os fios.
5.º Fizemos ganchos com arame.
6.º Furámos as tampas das garrafas.
7.º Pendurámos tudo.
Foi um dia divertido e animado com as estagiárias porque já preparamos algumas coisas para a nossa horta.
Agora é vê-las a crescer!
Fábio Lopes e Érica Silva

sábado, 26 de maio de 2012

Clube rodinhas no MAIS JOVEM

O MAIS JOVEM vai criar o Clube Rodinhas, um clube de ciclismo que tem como objetivo promover a prática do ciclismo usando o capacete e cumprindo as regras básicas de trânsito. Colabora connosco nesta iniciativa, cedendo-nos a bicicleta que tens encostada em casa e já não usas, assim como capacetes ou outros materiais e equipamentos de ciclismo. As crianças e jovens do MAIS JOVEM agradecem!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pedipaper na EB 2,3 Olival termina em convívio

No âmbito do Programa Integrado de Promoção de Competências de Leitura e Escrita desenvolvemos na Escola EB 2,3 de Olival, no dia quatro de maio entre as 14h20 e as 16h00, uma atividade denominada de Pedipaper. Esta atividade era alusiva ao tema “alimentação saudável” e permitiu, através de um ambiente descontraído, avaliar as competências adquiridas pelos jovens até então. Terminado o circuito, organizámos um pequeno lanche que decorreu na cantina da escola e teve como objetivo aproximar pais, professores, alunos e técnicos e, simultaneamente, dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado. Para tal elaborámos um pequeno vídeo com imagens das várias atividades que têm sido levadas a cabo no âmbito do programa. Cada jovem teve a oportunidade de dar o seu contributo e explicar os trabalhos que tinham exposto.

Andreia Leite e Joana Faria
(Estagiárias de Educação Social)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância

O mês de Abril foi dedicado à prevenção contra os Maus-Tratos na Infância. A equipa do MAIS JOVEM organizou uma série de atividades para chamar a atenção da população de Olival para este tema. Entre estas atividades estiveram um conjunto de ações de sensibilização que abrangeram todos os alunos do 1.º ciclo das escolas de S. Miguel, de Arnelas e de Igreja e Lavadores, assim como a turma PIEF de Olival.
Nestas sessões foi discutido com os alunos o que são maus- tratos físicos, psicológicos, verbais, negligência e respeito pelo corpo. De forma a facilitar a compreensão deste tema tão complexo, recorreu-se a materiais interativos (imagens e vídeos).
Para além disso, explicou-se também o que cada criança poderá fazer se se vir confrontada com uma destas situações. Depois destas sessões, os alunos dedicaram algum do seu tempo a criar laços azuis, o símbolo associado a esta campanha. Com a ajuda de todos criaram-se várias centenas de laços. Estes foram distribuídos durante a festa de comemoração do XI aniversário de elevação de Olival a Vila no Centro Cultural e Social de Olival, numa outra acção de sensibilização à população.
Para além disto, no MAIS JOVEM, as crianças e jovens , assim como as meninas da turma PIEF, foram envolvidos na criação de uma série de cartazes a alertar para diferentes formas de maus-tratos. Estes cartazes foram distribuídos por todas as entradas no bairro D. Armindo Lopes Coelho.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Hip Hop em grande!

No dia 28 de abril houve uma festa das comemorações do XI aniversário de elevação de Olival a Vila no Centro Cultural e Social de Olival. Neste espetáculo atuaram as várias coletividades de Olival: o Rancho Regional de Olival, o Rancho Danças e Cantares de Santa Maria do Olival, a Fanfarra Recreativa e Cultural de Olival e claro, o MAIS JOVEM! Nós fomos logo os segundos e atuámos a seguir à exibição do vídeo que o grupo de jovens fez sobre Olival. Dançámos a coreografia de Hip Hop que a professora Ana Paz dos Reis nos ensinou. Alguns de nós estavam nervosos porque tinham medo de se enganar e anganaram-se, mas foi pouco. Sentimos que já evoluimos muito desde que os treinos começaram. Depois ficámos a ver o espetáculo até ao fim. O que mais gostámos de ver foi o Olicanal, estava mesmo fixe! Ficámos a aguardar ansiosos pela próxima atuação!
Inês Oliveira e Tânia Silva