quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

HIP HOP nas Festas de Natal

No dia 15 de dezembro de 2012, o grupo de Hip Hop do MAIS JOVEM participou na festa de Natal organizada pela Olival Social. A festa teve início com a representação dos idosos da peça de teatro "Lição de Vida". Depois subimos ao palco. A nossa apresentação começou com o Beat Box do Jesus e do José e com o Tomás a acompanhar com poesia violenta. Logo a seguir entrámos todos para o palco para mostrarmos a coreografia ensaiada. No final recebemos aplausos e sentamo-nos para ver o resto do espetáculo. Gostámos muito da festa, ficámos todos felizes e gostámos também da pequena prenda que o MAIS JOVEM nos deu.
Achamos que a nossa coreografia ficou excelente e voltámos a mostrá-la no dia 23 de dezembro de 2012 na festa de Natal da Junta de Freguesia de Olival, pois o público não era bem o mesmo. Também ficámos contentes pois achámos que nos correu bem também! Queremos agradecer a quem nos deu a oportunidade de atuarmos e à nossa treinadora Joana Teixeira! Boas Festas a todos!
Hugo Rossio e Tomás Soares

GO! nas Festas de Natal

No passado dia 15 deste mês foi a festa de Natal da Olival Social, na qual o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM), juntamente com as outras valências da Olival Social, participou com a venda dos seus artigos artesanais, das gomas e de compotas. Como artistas no palco estiveram os meninos do infantário, da creche assim como os seus idosos e os adolescentes do MAIS JOVEM.
Na semana seguinte, dia 23 de dezembro, foi a vez da junta de freguesia de Olival realizar a sua festa, contando com todas as coletividades para animar o espetáculo. O MAIS JOVEM ajudou abrilhantar o festejo com o seu grupo de Hip Hop, e com o GO! que participou na venda de produtos artesanais, compotas, gomas e bolos; ajudando, também, a junta a distribuir as lembranças que tinham para os seus jovenzitos.
Patricia Cancela (GO!)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Formação Internacional em Itália

Entre os dias 8 e 16 de Dezembro, o Projeto MAIS JOVEM teve três representantes em Itália, a frequentar o Training Course "Empowering Young Leaders", isto é, um curso que tinha como objetivo a capacitação de Jovens Líderes. Neste curso estivemos em constante interação com participantes de 10 nacionalidades diferentes, de todos os cantos da Europa. O curso foi composto essencialmente por atividades e workshops que punham à prova as principais competências que um líder deve ter, tais como: capacidade de preparação e organização, motivação, formação de equipas e coaching, confiança, dinâmicas de grupo, comunicação, resolução de problemas e tomada de decisão, entre outros. O método escolhido para este curso foi o "Learning by doing", ou seja, aprender fazendo. O curso foi desenvolvido com base em dois temas - "Arte e Cultura" e "Desporto e Atividades ao Ar Livre" - onde a utilização não só da mente mas também do corpo, facilitava a aprendizagem. Desta forma, todos os exercícios eram projetados de forma a desenvolver as capacidades sociais bem como para ilustrar conceitos e teorias.
Para além da componente educativa, é importante também referir a componente social, que foi o que de melhor trouxemos connosco para casa: o contato com pessoas e culturas diferentes, com visões e opiniões diferentes, a união que se criou dentro do grupo e as amizades que se fizeram. Para mim, o curso foi uma boa experiência, que me enriqueceu a vários níveis, pelas pessoas que conheci e pelos progressos que fiz em termos de competências. Sinto que melhorei as minhas capacidades de comunicação, confiança e de formação de equipas, o que vai ser muito útil para o trabalho a desenvolver com o GO! daqui para a frente. Para além disso, aprendi a importância do feedback no trabalho em equipa, que era algo que antes para mim não tinha muito valor. No fim do curso ainda tivemos a oportunidade de visitar Roma e os principais lugares e monumentos, o que tornou esta viagem ainda mais especial!

Rita Oliveira

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Boas Festas 2012

A equipa técnica do projeto MAIS JOVEM deseja a todos um
Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!

Sara Ramos, Paula Cruz, Telma Silva e Hugo Ribeiro
 
Postal elaborado no Paint nas aulas de TIC para a turma PIEF de Olival

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Festa de Natal da Vodafone

No dia 17 de dezembro fomos à festa de Natal da Vodafone na Exponor em Matosinhos. Quando chegámos lá, ficámos admirados por ter tantas coisas fixes para nós. Começamos pelos insufláveis e de seguida, como gastámos muito energia, fomos para a fila das pipocas e do algodão doce. Depois é que fomos ver as outras atividades, e pudemos pintar a cara, o cabelo e as unhas, fazer pulseiras e desenhos, jogar bola e matraquilhos e ainda nos fizeram a nossa caricatura. Depois fomos lanchar e tinha mesmo de tudo: rissois, bolinhos de bacalhau, croquetes, panados, cochas de frango, sandes de queijo e fiambre, bola de carne, quiche, pizza, muitos bolos diferentes, gelatina, sumos de toda a qualidade e muitas mais coisas... Áh! Também se podia escolher uma roupa para desfilar na passarelle e tinha palhaços a fazer de fotógrafos, era muito engraçado! Para terminar esta tarde espetacular o Pai Natal ainda nos deu uma mochila da Vodafone com um jogo e um livro lá dentro. ADORÁMOS!
 
André Rossio, Érica Silva, Inês Martins, Manuel Augusto Carneiro, Ruben Rossio, Rui Leandro Rossio e Vanessa Rossio

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jovens participam no Banco Alimentar

No passado dia 1 de dezembro aconteceu mais uma campanha do banco alimentar, na qual o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) participou. Esta campanha consistiu em angariar alimentos para posteriormente serem distribuídos por instituições de solidariedade. Nós estivemos no armazém onde ajudámos a retirar os alimentos das carrinhas e a colocá-los dentro de caixas para serem arrumados dentro do armazém. Apesar de já termos participado nesta iniciativa várias vezes, é sempre um prazer ajudar!
Sílvio Oliveira (GO!)