terça-feira, 30 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

Comemorações do 25 de abril

No dia 25 de Abril, a equipa MAIS JOVEM Sénior participou no Torneio de Futsal de 5 promovido pela Junta de Freguesia de Olival, com a organização a cargo da Associação Recreativa e Cultural de Santa Isabel. No total eram 6 as equipas participantes, que foram divididas em dois grupos. A grande final deu-se entre as duas equipas do Bairro: a nossa e a dos Galegos. Foi emocionante, mas acima de tudo muito gratificante ver que jogaram com fair-play, que não houve incidentes e que correu tudo bem! Com direito a subir ao pódio ficou a equipa da Santa Isabel, em 3.º lugar, a equipa dos Galegos, em 2.º lugar e a equipa MAIS JOVEM Sénior, em 1.º lugar. É verdade que o que conta é participar, mas quando se ganha sabe ainda melhor! Estamos muito orgulhosas dos nossos jogadores! Parabéns a todos!

Um sorriso inesperado...

O Departamento Amélie do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) não podia deixar a data em branco e resolveu deixar a sua marca espalhada pelas ruas. Este departamento tem como objetivo despertar sorrisos inesperados nas pessoas e, por isso, aproveitamos as Comemorações do 25 de Abril em Olival para deixar alguns cravos plantados em jardins, perto do ringue de Sta. Isabel, onde decorriam as atividades! O feedback que recebemos foi muito positivo: muita gente que por lá andava foi ao jardim buscar a sua flor, colocavam-na nos bolsos das camisas, as crianças faziam ramos, as mães andavam com elas nas mãos... E perguntaram o que era o GO!, contentes com a iniciativa...
Daniela Lopes (GO!)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

GO! na FEP solidária

No passado dia 24 de Abril, quarta-feira, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM), convidado pela FEP Solidária, departamento solidário da AEFEP, esteve presente na Faculdade de Economia do Porto, num dia dedicado ao espírito solidário! Numa "Exposição Solidária", onde estiveram presentes outras instituições/organizações, tivemos uma banquinha onde divulgámos o GO! e os nossos próximos eventos e também vendemos alguns artigos para angariar fundos. 
À noite o GO! assistiu ao Sarau Solidário, onde estiveram presentes vários artistas, desde batucadas, a guitarristas, várias bandas, uma tuna... e onde destacámos o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival, que proporcionaram um momento muito divertido! 
Agradecemos às meninas da FEP Solidária pelo convite, podem convidar-nos mais vezes!
Miguel (GO!)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caminhada pela prevenção dos maus-tratos na infância

O mês de abril é o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, cujo símbolo internacional é o laço azul. Para sensibilizar a população para esta temática,  a CPCJ de Gaia e 2 Projetos de Gaia do Programa Escolhas 5ª Geração, nomeadamente o MAIS JOVEM E5G e o Escolhe Vilar E5G, aliaram-se na realização de uma caminhada aberta à população em geral. Previamente a esta, as crianças e jovens dos projetos fizeram laços azuis, cartazes e bandeiras azuis com frases da sua autoria, como por exemplo: "Não é só a bater que se maltrata uma criança!", "Devemos falar com as crianças quando elas fazem asneiras e não bater-lhes.", "Maltratar uma criança pode estragar o futuro dela!" e "As crianças são o melhor que o mundo tem, não devem ser maltratadas!". Todos os participantes na caminhada levavam o laço azul e distribuíram laços pela assistência explicando o seu significado. Já no Largo de Aljubarrota, após a atuação da banda da PSP do Porto, algumas crianças subiram ao palco para lerem as frases das bandeiras que levaram durante o percurso. Esperamos que esta iniciativa tenha servido para que as pessoas reflitam sobre este assunto e que de alguma forma tenhamos conseguido fazer alguma diferença!
 
No dia 20 de abril, fizemos uma caminhada para mostrarmos a todas as pessoas que não devem dar má educação e não dar maus-tratos às crianças. Saímos do MAIS JOVEM pelas 9 horas, com muita animação e muita curiosidade para chegarmos ao local para vermos como íamos fazer. Gostámos que os Mareantes do Rio Douro fossem na frente a tocar, para animar a malta. Foi uma caminhada muito importante, pois era para lutar pelo bem estar de todas as crianças, o que nós ainda somos!
Fábio Lopes
Este vídeo da Gaia Global - Portal do cidadão de Vila Nova de Gaia, assim como a notícia que o acompanha podem ser visualizados no seguinte link:

terça-feira, 23 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

HIP HOP abre espetáculo promovido pela Junta de Freguesia

No dia 20 de abril de 2013, o nosso grupo de Hip Hop teve a honra de abrir o espetáculo que decorreu no Centro Cultural e Social de Olival, para comemorar o aniversário de elevação de Olival a Vila. A nossa atuação não nos correu assim lá muito bem, mas fizemos o melhor possível... A nossa treinadora, a Joana Teixeira, deu-nos muitos treinos, mas acho que fomos traídos pelos nervos, apesar de já termos atuado mais vezes... Depois do MAIS JOVEM seguiram-se as outras coletividades de Olival, como por exemplo, os Ranchos e a Fanfarra. Nós gostámos sempre de ficar a ver o espetáculo até ao fim e a festa acabou com muita animação e felicidade!
 
Inês Oliveira

sábado, 20 de abril de 2013

Workshop de Vida Saudável

No âmbito do projeto "Todos por UMA" realizou-se um workshop de Vida Saudável com o objetivo de esclarecer, às crianças da escola EB1 de São Miguel e aos seus familiares, alguns cuidados a ter com a higiene corporal, com a higiene oral e com o sono. O workshop foi dinamizado por uma enfermeira mestranda em Saúde Comunitária que tentou, durante a realização deste, alertar as crianças e familiares de como é essencial manter hábitos de vida saudável. Abordou temas como a importância do banho diário, da escovagem dos dentes, da lavagem das mãos e o cuidado a ter com o aparecimento de piolhos.
O workshop dividiu-se em duas sessões, a primeira foi realizada no MAIS JOVEM e foi dirigida aos familiares das crianças. Esta sessão correu dentro da normalidade, apesar de pouco participada, as familiares estavam atentas e interessadas no discurso da enfermeira.
 
A segunda sessão decorreu na escola EB1 de S. Miguel e foi dirigida às crianças, estando também presentes duas professoras. A sessão correu bastante bem e as crianças participaram imenso parecendo estar por dentro dos conteúdos apresentados. No fim do workshop foram distribuídas amostras de champô e gel de banho e alguns panfletos preventivos. Acreditamos que este tipo de intervenção preventiva é sempre importante para contextos escolares!
 
Élia Fernandes e Libânia Monteiro
(Estagiárias e Educação Social)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Equipas MediaCup e seu plantel

A liga MediaCup é um torneio de futebol de 7 que tem como público alvo os jornalistas dos diversos meios de comunicação e, na sua composição inclui uma estrela de futebol profissional e um jovem do Projeto MAIS JOVEM E5G em representação da associação CAIS.
No Porto, os jogos decorrem aos domingos à noite no Estádio Municipal do Parque da Cidade em Vila Nova de Gaia.
As equipas são: 
- RTP Porto patrocinada pela Dielmar e com a participação do jovem Fábio Teixeira;
- TVI Porto patrocinada pelo Holmes Place e com a participação do jovem João Santos; 
- SIC Porto patrocinada pelo Vila Galé e com a participação do jovem Bruno Ribeiro;
- JN/DN patrocinada pela EDP e com a participação do jovem Sérgio Bastos;
- Record com a participação do jovem Nuno Pereira;
- Sport TV/Porto Canal com a participação do jovem Marco Cunha.
Site oficial do MediaCup http://www.mediacup.pt/

quarta-feira, 17 de abril de 2013

MAIS JOVEM Junior vs Rio Febros

No dia 13 de Abril de 2013, o MAIS JOVEM Júnior foi convidado a ir até à Alheira para fazer um jogo amigável com a equipa do Rio Febros. O mister Fábio deu-nos as táticas e fez o aquecimento antes de começarmos o jogo. Jogámos bem, mantivemos o fair-play e acabámos por ganhar 13 a 5. Ficámos mesmo contentes e gostaríamos de fazer o quarto jogo contra eles, porque assim era a quarta vitória!
Jesus Rossio e Luís Carlos Rossio

terça-feira, 16 de abril de 2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

MAIS JOVEM E5G participa na liga MediaCup

A Liga MediaCup totobola 2013 é a primeira liga de futebol de 7 dos Órgãos de Comunicação Social e vai realizar-se pelo terceiro ano consecutivo. Jogada exclusivamente por profissionais dos Media, conta na edição de 2013 com um total de 17 equipas divididas em duas zonas, 11 em Lisboa e 6 no Porto.
Serão apuradas para a fase final, a realizar no dia 1 de junho, no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro/Coimbra, 3 equipas do Porto e 6 de Lisboa. A fase final conta ainda com a Taça da Liga MediaCup Ladies, uma taça disputada entre duas seleções femininas de jornalistas, a de Lisboa e a do Porto.
A apresentação da Liga MediaCup Totobola 2013, no Porto, realizou-se no Hotel Vila Galé e contou com a presença de mais de cinquenta pessoas, entre as quais, representantes de todas as equipas participantes, as suas “estrelas”, os patrocinadores do evento e os embaixadores da prova. Uma sessão com vários pontos altos, que culminou com a realização do sorteio que determinou o alinhamento dos jogos da jornada inicial da série do Porto.
Os destaques vão para a apresentação do novo patrocinador da prova, o Totobola, e para a parceria com a Associação CAIS, representada por 6 jovens do projeto MAIS JOVEM E5G, entidade com a qual tem estabelecido parcerias, que serão distribuídos pelas 6 equipas participantes.
A encerrar a sessão, a tradicional foto família da MediaCup, com todos os presentes nesta sessão de apresentação da prova a ficarem para a posteridade.

Boa sorte a todos e que comecem os jogos no Porto!

terça-feira, 9 de abril de 2013

sábado, 6 de abril de 2013

Programa "Todos por UMA"

Como já referido no post de 22 de fevereiro do corrente ano, as estagiárias de Educação Social do Projeto MAIS JOVEM estão envolvidas num programa com o nome "Todos por UMA" que intervém na escola EB1 de S. Miguel. Numa das sessões que dinamizaram com os alunos desta escola, fizeram um puzzle com imagens soltas relacionadas com o hino cigano e o português. Pretendiam que os alunos preenchessem os espaços vazios com as imagens expostas, de acordo com a letra do hino que estavam a ouvir. Este jogo teve como objetivo relacionar a letra do hino com o conhecimento adquirido nas sessões anteriores, ou seja, com os pontos comuns entre as diferentes culturas e o respeito pelas mesmas, pois a letra de um hino remete-nos às conquistas de um povo na identificação de um espaço, e à admiração pela diferença enquanto transmissor de novas tradições.
 
Élia Fernandes e Libânia Monteiro
(Estagiárias e Educação Social)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Matraquilhos como novos

Desde Janeiro que temos um atelier novo cá no MAIS JOVEM, que é a Bricolagem e que está ao encargo do dinamizador comunitário, o Teixeira. O objetivo deste atelier é recuperar coisas já estragadas, dando-lhes um novo visual ou até novas funcionalidades. O que escolhemos fazer em primeiro lugar foi recuperar os matraquilhos, pois já são um bocado velhotes e têm mesmo muito uso. Todos gostam de jogar matraquilhos aqui... Então começamos por desmontá-los todos e dividimos tarefas, uns ficaram com a pintura dos bonecos, outros lixaram e envernizaram a madeira toda da estrutura e outros pintaram o campo, primeiro a relva e depois as linhas. Deu-nos muito trabalho, é verdade, mas agora dá mesmo gosto jogar neles porque estão como novos...
Hugo Rossio, José Carlos Rossio, Paulo Rossio, Ricardo Rossio

quarta-feira, 3 de abril de 2013

MAIS JOVEM contagiado pela febre...

A pedido de muitas famílias ;), também já é possível ver (e rever, porque vale a pena) a versão dos nossos meninos do Harlem Shake... Espreite e mantenha-se sério... Se conseguir!!!!