terça-feira, 28 de maio de 2013

Receita da semana - esparguete com salsichas e cogumelos

Competição de Dança em Oliveira do Douro


No dia 26 de maio, o grupo de Hip Hop do MAIS JOVEM foi ao auditório da escola Prof. Dr. Marques dos Santos, em Oliveira do Douro, atuar. Tratava-se de uma Competição de Dança entre vários grupos, chamada O'Douro Movement II e tinha como objetivo reunir alimentos (o preço de entrada) para os mais carenciados. Nós fomos como convidadas especiais, atuar enquanto o júri deliberava o vencedor. Havia três jurados e um deles era a nossa treinadora, a Joana Teixeira. Esta atuação correu melhor do que as que temos feito ultimamente, talvez por termos ido menos, ou por termos ensaiado mais ou por esta coreografia ser mais fácil... O que interessa é que correu mesmo bem! Estavam lá muitas dançarinas da nossa idade, algumas mais velhas do que nós, mas as que eu adorei ver a dançar foram as mais pequenitas, fiquei impressionada com a técnica delas... Para o ano espero que possamos entrar na competição!
 Ana Rita Nunes 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MAIS JOVEM na Taça Coca-Cola

No dia 25 de maio fomos a Famalicão participar na 11.ª edição da Taça Coca-Cola com 12 jogadores entre os 14 e 16 anos. Apesar de os nossos treinos serem de futsal e não de futebol de 11, saímos do  MAIS JOVEM com esperança de ganharmos alguns jogos. A primeira coisa que fizemos lá foi o check in. O nosso treinador Fábio Teixeira e o capitão Pedro Lopes trouxeram os nossos equipamentos, que no fim dos jogos ficaram para nós. Enquanto aquecíamos, recebemos instruções e táticas, mas não nos serviram de muito pois perdemos logo 8 a 0 e ficámos todos tristes e a resmungar. Mas depois fomos levantar bebidas e almoçar e já ficámos melhores. De seguida fomos à carrinha guardar os nossos sacos e fomos divertirmo-nos nos jogos disponíveis no recinto do campo 1.
O que mais gostámos foi de irmos defender a bola, que saía de uma máquina, numa baliza insuflável e do jogo da glória. Ganhámos muitas senhas que podíamos trocar por brindes ou bebidas e bebemos mesmo muito!!! O segundo jogo já correu melhor, foi mais equilibrado e acabámos empatados. Este foi o primeiro ponto que conseguimos desde sempre! Como não passamos esta fase, viemos embora! Chegámos ao Bairro todos contentes com o passeio, com os nossos equipamentos novos e brindes e bebidas... Valeu mesmo a pena termos ido participar!!!
 
Fábio Lopes e Hugo Rossio

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Futebol ao Serviço da Inclusão Social

O Projeto RiAgir do Programa Escolhas, convidou-nos a apresentar o recurso Escolhas que elaborámos, “Futebol ao serviço da Inclusão social”, numa sessão formativa dirigida a um grupo de 13 professores, tendo como tema de fundo “Educação intercultural em contexto escolar”. A sessão decorreu no dia 21 de maio, no espaço físico deste Projeto, Contrato Local de desenvolvimento Social de Aveiro. Perante uma plateia de professores das mais diversas áreas, demos o nosso contributo, explicando de que forma o Futebol pode ser utilizado como forma de inclusão e captação de jovens para atividades benéficas e produtivas.
 
Este recurso técnico-pedagógico, aborda a forma como recorre ao futebol para trabalhar com as crianças e jovens do bairro. É constituído por um vídeo e 2 manuais (um para técnicos e outro para jovens) e foi um dos 33 selecionados para ser editado pelo Programa Escolhas.
Para conhecer melhor, consulte:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pais dão cor ao recreio escolar dos seus filhos

Uma das vertentes do projeto "Todos por UMA", que o MAIS JOVEM está a desenvolver na Escola EB1 de S. Miguel, pretende a sensibilização dos pais para a importância da escola na vida das crianças, promovendo a participação ativa na vida escolar dos seus filhos. Nesse sentido o projeto reuniu alguns pais, maioritariamente de etnia cigana, que foram dar uma nova cara ao recreio da escola. 
Sob a nossa orientação, pintaram um campo de futebol, uma pista e deram vida à macaca e ao jogo do quadrado com objetivo de criar um espaço exterior atraente que que as crianças valorizassem. E foram muito bem sucedidos! Esperamos que o seu envolvimento não se fique por aqui...
Élia Fernandes e Libânia Monteiro
(Estagiárias e Educação Social) 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Liga MediaCup chega ao fim no Porto

Queremos agradecer à CAIS a oportunidade que deu ao MAIS JOVEM de participar na Liga MediaCup e aos nossos jovens por nos terem representado tão bem. O Feedback de ambas as partes foi muito positivo, os jornalistas gostaram de conviver com os nossos jovens e de os ter nas suas equipas e os jovens sentiram que foram muito bem acolhidos pelas equipas que integraram, que deram o seu melhor em campo e que foi uma experiência muito boa!
Terminadas as 5 jornadas do Porto, as equipas apuradas foram: Record, RTP Porto e TVI Porto, que se farão acompanhar pelos respetivos jovens do MAIS JOVEM, Nuno Pereira, Fábio Teixeira e João Santos. Estas equipas irão disputar a fase final com as equipas apuradas de Lisboa no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro - Coimbra, no dia 1 de junho. Deixamos a todos o convite para apoiar a sua equipa preferida e passar um sábado diferente...
 
Deixamo-vos com duas entrevistas flash que fizeram aos nossos atletas:
- Na 3.ª jornada:
 
- Na 5.ª jornada:

terça-feira, 14 de maio de 2013

Receita da semana - bolo de iogurte

Liga Zon Kids

A Liga ZON Kids é um torneio de futebol de 5, para crianças dos 5 aos 12 anos, e tem como objetivos promover o espírito desportivo, o fair play entre os mais novos, reforçar a notoriedade da ZON no futebol e proporcionar às crianças uma experiência inesquecível.
                        
O MAIS JOVEM aproveitou a oportunidade e levou 8 das suas crianças a participar, aqui deixamos a sua visão da experiência:

No dia 11 de maio, fomos ao Parque da Cidade do Porto participar na Liga Zon Kids com o nosso treinador Fábio Teixeira. Quando chegamos lá, ficámos admirados por vermos insufláveis, pois pensávamos que era como o nosso campo. O nosso primeiro jogo foi às 11h e perdemos 1 a 0 porque jogámos todos à frente e não ajudámos o redes, que não estava habituado a balizas tão grandes e tinha dificuldade em defender os remates. O nosso treinador explicou-nos como poderíamos jogar melhor e no segundo jogo já ganhámos 2 a 0. Aproveitamos a hora do almoço para ir ver uns senhores a jogar Rugby e foi engraçado... Às 16h30 jogámos pela terceira vez e voltámos a ganhar, desta vez por 3 a 0 e, por isso fomos apurados para o dia seguinte. No dia 12 de maio de manhã jogámos contra uma equipa chamada Barbas e perdemos 4 a 2 e já não passamos para as finais. Viemos embora tristes por não irmos jogar de tarde, mas ao mesmo tempo contentes por termos tido esta oportunidade de jogar e passear.
 Manuel Augusto Carneiro

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua 2013

O Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão social. Esta modalidade baseia-se nas leis internacionais do futebol, mas com algumas adaptações. Existem equipas mistas, com jogadores de diferentes faixas etárias (superiores a 16 anos), joga-se com 4 jogadores em campo (1 guarda-redes e 3 jogadores) e o jogo tem duas partes de sete minutos e um minuto de intervalo. O Futebol de Rua é já uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo e em Portugal é promovido pela Associação CAIS desde 2004, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas. Em 2013, este projeto celebra a sua 10.ª edição com o apoio do Programa Football For Hope, da FIFA.
O projeto, além de se ter tornado num Torneio Nacional, tem também funcionado, através da sua Final (este ano em Aveiro ente 19 e 23 de junho) como estratégia de seleção dos jogadores que representarão Portugal no Mundial, que se realizará em agosto na cidade de Poznan, na Polónia.
Este ano a CAIS contou novamente com a parceria do MAIS JOVEM na organização do Torneio Distrital do Porto. Este torneio teve lugar no dia 11 de maio no Largo da Santa Isabel, em Olival e contou com 6 equipas:
- Projeto MAIS JOVEM E5G;
- Projeto Desafios E5G, de Oliveira do Douro;
- Projeto Escolhe Vilar E5G, de Vila d'Este;
- Projeto EntrEscolhas - Geração D'Ouro E5G, de Gondomar;
- Lar Juvenil dos Carvalhos;
- Associação CAIS.
Os jogos foram arbitrados pelo Sr. Henrique de Aveiro, que já apitou vários torneios distritais e contou com a presença do olheiro para a seleção nacional, Bruno Seco. A modalidade escolhida para este torneio foi 2 grupos de 3 equipas e a final foi disputada entre dois projetos do Escolhas, o da casa e o de Gondomar, tendo sido este último o vencedor. Na reunião entre os técnicos responsáveis pelas equipas participantes, decidiu-se entregar a taça Fair-Play à equipa da CAIS. Queremos agradecer a todos os participantes por terem permitido que este fosse um dia de convívio salutar, cheio de animação e desportivismo, ao Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo, que nos ajudou em tudo o que precisamos e nos deu a honra de entregar as taças e à Comissão de Festas de São João da Santa Isabel, que disponibilizou a sua aparelhagem de som. A todos o nosso muito obrigado! 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Receita da semana - quiche de ervilhas

Uma flor para a melhor mãe do mundo: a nossa!

No atelier de costura fizemos flores em tecido para oferecermos às nossas mães no Dia da Mãe. Cada círculo que recortámos foi cozido de forma a dar origem a uma pétala. Ao início foi um bocado difícil cozer bem, mas depois foi-se tornando mais fácil e as flores ficaram bem bonitas. Colocámos um alfinete por trás para as nossas mães as meterem ao peito a enfeitar. Elas adoraram esta surpresa!
 Paula Rita Rossio

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Workshop de nutrição

Dando continuidade ao workshop de vida saudável, realizado a 19 de abril no âmbito do projeto “Todos por UMA”, organizou-se no dia 3 de maio, um outro workshop, sendo este de Nutrição.
O workshop foi dinamizado por três nutricionistas do Hospital de Santo António que tinham como objetivo prevenir situações de excesso de peso na infância, através da promoção de hábitos alimentares saudáveis; dar a conhecer e introduzir conceitos de alimentação saudável através da Roda dos Alimentos; ensinar as crianças a conhecer, valorizar, consumir e apreciar todos os grupos da Roda dos Alimentos; salientar o papel de uma alimentação saudável e da importância desta para o crescimento e bom desenvolvimento das crianças; incentivar o consumo de alimentos saudáveis mostrando como estes podem ser inseridos na alimentação através de exemplos de pratos e refeições em que estes são utilizados. Para que todos pudessem assimilar melhor estes ensinamentos, desenvolveram jogos e atividades relacionadas com alimentação saudável.
O workshop dividiu-se em duas sessões, sendo uma para os familiares das crianças do Bairro e outra para os alunos da escola EB1 de S. Miguel. Ambas correram dentro da normalidade, estando tanto as crianças como os familiares participativos e interessados na temática, atingindo assim os objetivos inicialmente propostos. 
Élia Fernandes e Libânia Monteiro
(Estagiárias e Educação Social)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

GO! organiza Caminhada Solidária em Olival

No passado dia 28 de abril, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) organizou a 1.ª Caminhada Solidária em Olival, com o objetivo de angariar fundos para os Médicos do Mundo. Depois de todo o nosso esforço na divulgação desta iniciativa, ficámos muito satisfeitos por mais de 90 pessoas se terem juntado a nós nesta causa, no átrio da Igreja Matriz de Olival. Feitas as inscrições e as águas distribuídas, promovemos um pequeno aquecimento, pois eram cerca de 3,5 km a percorrer para quem optou pela caminhada e 6 km para quem preferiu a corrida. No fim, para repor energias, oferecemos bolos a todos e um ramo ao vencedor da corrida... Os participantes ficaram agradados com a atividade realizada e até incentivaram o grupo mencionando que "...se deveriam realizar mais atividades como esta!". A boa disposição, e a tarde quente de domingo fizeram jus à causa que abraçámos. Desde já um muito obrigado a todos os participantes e a todos os patrocínios que fizeram deste dia, um dia solidário.
Marco Cunha (GO!)