terça-feira, 25 de junho de 2013

Informática para o 4.º ano

À semelhança de anos anteriores, durante o ano letivo 2012/2013, os quartos anos das quatro escolas do 1.º ciclo de Olival, deslocaram-se até ao MAIS JOVEM para tirarem o curso de "Princípios Elementares de Utilização de um Computador Pessoal". No fim do curso, receberam os certificados de frequência e as fichas de avaliação! E todos os que passaram num pequeno teste receberam o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação! Esperamos que continuem a praticar nos programas abordados para não se esquecerem do que aprenderam e que passemos a comunicar-nos por e-mail... A todos desejamos umas boas férias e que esta formação em informática vos venha a ser muito útil...
 
Escola EB 1 com JI Arnelas
A informática é uma das atividades que mais gosto, a seguir à atividade física! A atividade física por ser uma atividade ao ar livre e a informática por podermos trabalhar no computador. Temos informática todas as sextas-feiras, a hora a que vamos e vimos não sei, só sei que é divertido pesquisar na Internet. A última coisa que nós aprendemos foi a enviar e-mails e já tenho no meu e-mail o contato de alguns colegas. Ir à informática é divertido e excitante, só não gosto quando nos portamos mal. Mas cuidado! A Internet também pode ser perigosa e podemos correr riscos, mas tirando isso é divertida. Já agora, nunca podemos revelar a palavra-passe a ninguém, mesmo ao melhor amigo e amiga, só à família!
Miguel Monteiro
 
Escola EB 1 com JI Igreja e Lavadores 
Ao longo deste ano letivo (2012/2013) a nossa turma frequentou as aulas de informática no projeto MAIS JOVEM. As aulas decorreram às quartas-feiras e para podermos trabalhar melhor, fomos divididos em dois grupos. Ao começarmos as aulas conhecemos a professora Paula, exigente, trabalhadora e muito divertida, que nos ensinou a trabalhar com o computador e a trabalhar no Paint, no Word, na Internet e a usarmos o nosso correio eletrónico. Agora, já somos capazes de utilizar com segurança as novas tecnologias, como pesquisar no Google e a enviar e-mails uns aos outros. No final, fizemos um teste para verificar se sabíamos os conteúdos trabalhados, para recebermos o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação. Gostávamos de agradecer à professora Paula, por tudo o que fez por nós e ao MAIS JOVEM, por nos ter proporcionado esta magnífica experiência de que tanto gostámos. Todos nós gostámos destas aulas e não vamos esquecer os bons momentos que passámos juntos.
 
Escola EB 1 Seixo-Alvo
No princípio nada sabia
sobre os termos da informática,
Com a professora Paula aprendi
e foi uma enorme alegria.
 
Com o teclado e o rato
e sem o menu de contexto,
escrevi com muito agrado
o meu primeiro texto.
 
Foi fácil de aprender
com a professora a ajudar,
percorri o caminho
e consegui triunfar!
 
Obrigado professora
por me ter ajudado,
agora só tenho que lhe dizer
o meu muito obrigado.
 
Escola EB 1 de S. Miguel
Os alunos do 4.º ano vinham à Informática aprender sobre o computador: rato, teclado, monitor e torre. No Paint aprendemos a desenhar, no Word a escrever e formatar e na Internet a pesquisar e enviar e-mails, mas com cuidado para não mostrarmos a palavra passe! As aulas foram fixes, gostámos das aulas de informática e queríamos aprender mais!


terça-feira, 18 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Torneio de Futsal no 10 de junho

A equipa MAIS JOVEM Sénior esteve em grande no Torneio do 10 de junho promovido pela Associação Recreativa e Cultural da Santa Isabel, em que participaram 7 equipas. A final realizou-se entre a nossa equipa e a da casa e revelou-se muito empolgante, mantendo a assistência em suspense e satisfeita por ver tão bom futebol... Após os 40 minutos de jogo permanecíamos empatados a um golo e tivemos que ir a prolongamento... Mas o resultado só se definiu nas grandes penalidades, dando a vitória ao MAIS JOVEM. O terceiro lugar foi conquistado pelo Futebol Clube dos Ciganos! Neste torneio a etnia cigana apareceu em força, participando com duas equipas e levando muita assistência!
Mais uma vez, os nossos jogadores estão de Parabéns, não só pelo 1.º lugar, mas também pelo fair-play e bom futsal que exibiram!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estágio de Educação Social chega ao fim!

O desenvolvimento do projeto "Todos por UMA" que implementamos na Escola EB1 de São Miguel, foi um percurso complexo, mas muito enriquecedor. Conhecemos uma nova realidade com todos os constrangimentos e potencialidades que todos os contextos apresentam, mas como tudo na vida, com um lado muito positivo.
No dia 31 de maio fizemos a nossa última atividade com estas crianças, um lanche convívio! A hora da despedida foi um momento de satisfação por dever cumprido, mas em simultâneo, uma sensação de nostalgia, uma vez que, para nós estagiárias, era a última presença na escola.
Despedimo-nos das crianças e dos professores com emotividade, com a promessa de um até já! Ficamos muito gratas pela dedicação e compreensão que todos nos dispensaram!
Muito obrigada Projeto MAIS JOVEM e Escola EB1 de S. Miguel!   
 Élia Fernandes e Libânia Monteiro
(Estagiárias de Educação Social)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Final da liga MediaCup Totobola 2013

A Final da liga MediaCup Totobola 2013 teve lugar Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, Coimbra, no dia 1 de junho. A prova estava organizada em duas fases, sendo a primeira composta por três grupos de três equipas (3 do Porto e 6 de Lisboa), passando às meias finais os vencedores de cada grupo e o melhor segundo classificado. Infelizmente, as 3 equipas do Porto não passaram da 1.ª fase, a sorte não esteve do nosso lado nesse dia! Mas os nossos jovens mostraram-se muito satisfeitos pela participação e convívio que se proporcionou com os demais jogadores entre jogos. Segundo eles, foi uma experiência enriquecedora.
O grande vencedor da Liga foi o Jornal de Negócios/Sábado/Banco Popular, após vitória arrancada a ferros sobre o Diário Económico EDP nas grandes penalidades. Uma final totalmente inesperada que abrilhantou um magnífico dia de muito e bom futebol!!!
Para ler a notícia oficial, clique abaixo: