terça-feira, 30 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Colónia de férias 2013 - 2.ª Quinzena

Esta quinzena da colónia de férias as equipas foram estrelinhas, mini-smurfs, vitaminas, repteis, splash e os heróis da praia. Na praia foram feitas várias atividades e as que eu gostei mais foi do rugby e do concurso de moldagem de areia, onde todos os meninos participaram. Neste concurso começámos por escolher o local onde iríamos moldar a areia e depois escolhemos o que queríamos fazer (que é a parte mais complicada, mas também mais divertida), estou a lembrar-me, por exemplo, de uma baleia, de um réptil, de uma estrela e de um barco, mas eram muitos mais... Na Quinta do carvalho, os jogos também foram muitos, o lencinho, percursos a pé, andar às cavalitas, brincadeiras com água, etc... Na segunda semana da segunda quinzena começámos a ensaiar para o espetáculo final. Este ano aconteceu uma coisa que nos outros anos não aconteceu, juntaram-se duas equipas no espetáculo, as estrelas com os mini smurfs,  as vitaminas com os repteis e os splash com os heróis da praia. O espetáculo correu muito bem! Gostei muito desta colónia e espero que para o ano também seja assim fixe. Até lá!
Érica Gomes

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Diversão ao rubro no Parque Aquático de Amarante

No dia 25 de julho, o MAIS JOVEM levou algumas das suas crianças e jovens ao Parque Aquático de Amarante. Apesar da viagem ser um pouco longa, ninguém se incomodou com isso, pois todos nós íamos bastante entusiasmados porque adoramos diversões com água. Quem já lá tinha ido sabia que valia bem a pena a viagem e os que iam lá pela primeira vez já estavam bem impressionados pelo que os outros contaram. A primeira coisa que fizemos quando lá chegamos foi arranjar um lugar para ficarmos todos juntos, depois colocámos protetor solar uns aos outros e ouvimos com atenção as instruções que as técnicas nos deram para que ninguém se aleijasse. E depois foi curtir o parque... Andámos nos escorregas todos, mergulhámos, brincámos e comemos pouquinho para não ficarmos fora de água muito tempo. Foi com tristeza que nos viemos embora, mas na verdade estávamos todos cansadinhos e adormecemos no autocarro da Olival Social... Já estamos a ansiar pela próxima vez!
Fábio Lopes, Nuno Lopes e Pedro Lopes

terça-feira, 23 de julho de 2013

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Festa de Inauguração da Pista Rodinhas

O Clube Rodinhas tem como objetivo sensibilizar os meninos do bairro social para a importância da prevenção rodoviária, assim como promover competências de cidadania. É incentivado o uso de bicicletas em pista própria. Os ciclistas podem requisitar bicicletas, mas para isso é necessário apresentarem a carta de condução de velocípedes tirada no projeto. O próximo passo consiste em formar mecânicos para abrirmos uma oficina de reparação de bicicletas! Assim, no âmbito do Escolhas de Portas Abertas, propusemo-nos fazer a Festa de Inauguração da pista ciclável Rodinhas.
A preparação da Festa de Inauguração da pista para circulação de bicicletas começou na semana anterior com o concurso “Desenha a Pista p’rás bicicletas!”. Vários jovens participaram no concurso, mas só um saiu vencedor, o Miguel Meda. Escolhida a pista, fomos às compras das tintas. No CID@FORMA fizemos convites para entregarmos aos nossos familiares e amigos. Uma das tardes dessa semana foi dedicada a desenhar, cortar e pintar os sinais de trânsito. No dia seguinte, desenhámos a pista no chão com giz e começámos a pintá-la. As pinturas da pista demoraram dois dias inteirinhos, acabando na véspera da festa. No próprio dia de manhã, os jovens que participam no atelier de culinária foram para o projeto confecionar canapés para oferecer durante o evento e os mais pequeninos ajudaram a enfeitar os espaços. A ansiedade aumentava a passos largos com o aproximar das 4 da tarde, e com os convidados a chegar.
O nosso grupo de HIP HOP fez as honras da abertura, ao que se seguiu a entrega do diploma de vencedor do concurso ao Miguel Meda pelo Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo. Depois de umas palavras de admiração pelo trabalho feito, o Presidente efetuou o corte oficial da fita de inauguração da Pista Professor Renato (o grande mentor deste projeto) e dois jovens deram a volta de reconhecimento. A pista tem a vantagem de ser mutável, bastando para isso alterar a disposição dos sinais de trânsito. A festa continuou pela tarde fora com música, comida e diversão. Destacamos a presença do Professora Rosário e da Professora Sandra da Escola EB 2,3 de Olival, do Presidente da Junta de Freguesia de Olival, o Sr. Manuel Azevedo, do Presidente da Olival Social, o Eng.º. Miguel Patrocínio, a Dra. La Salete do Programa Escolhas e muitos moradores do Bairro. As pessoas gostaram da festa, divertiram-se e gabaram-nos muito e nós ficámos muito satisfeitos e orgulhosos e até esquecemos o cansaço! Foi uma festa à maneira!
 Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

sábado, 20 de julho de 2013

Equipa MAIS JOVEM no Torneio de Futsal promovido pelo Projeto Desafios

O Projeto Desafios de Oliveira do Douro, convidou a equipa MAIS JOVEM a participar no Torneio de Futsal que estavam a organizar. Assim, no dia 19 de julho pelas 9h30, os 8 jovens mais assíduos aos treinos partiram para a EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá. Eram 8 as equipas participantes divididas em 2 grupos, nós ficámos no Grupo 1 que jogava no campo dentro da escola. Durante o caminho fomos muito confiantes que íamos ganhar às equipas adversárias, que eram: Rossoneri, Desafios Galáticos e Encantáveis. Quando chegámos ao local ficámos de boca aberta a olhar para os jogadores dessas equipas por serem todos mais velhos e maiores do que nós, mesmo assim mantivemos a confiança. A primeira parte do primeiro jogo até estava a correr bem, pois fomos os primeiros a marcar golo, mas depois começaram as substituições e começámos a sofrer golos, acabando por perdermos 3 a 1. Quando perdemos o segundo jogo, aí sim perdemos a confiança que íamos ganhar, mas ainda demos tudo por tudo no terceiro jogo que acabámos por perder também. E viemos embora, tristes por perdermos, mas contentes por nos termos mantido de cabeça erguida e lutado até ao fim. Queremos agradecer aos nossos treinadores Marco e Nuno que fizeram tudo para nós ganharmos, apesar do nosso treinador Nuno não ter podido estar presente!

 Armando Tomás Soares

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Colónia de férias 2013 - 1ª Quinzena

No dia 1 de julho deste ano, deu-se início a mais uma colónia de férias organizada pelo MAIS JOVEM. As crianças foram distribuídas por 6 equipas, tendo em conta as suas idades. Cada equipa criou o seu nome, grito e hino. Depressa todos se adaptaram às regras do funcionamento da colónia. O dia-a-dia foi repleto de diversão, jogos, brincadeiras, boa disposição, e muita alegria. As viagens na camioneta sempre muito animadas, com canções e hinos. Já na praia, as equipas envolviam-se em animados jogos de râguebi e outros com nomes e finalidades variadas, faziam construções na areia. Os momentos altos eram sempre os banhos – aliás, tanto na praia como na piscina. Na quinta, após o almoço, era voltar à confusão: jogos de água, peddy paper fotográfico, jogos tradicionais, caça ao tesouro (ou, mais propriamente, caça ao berlinde) e outros. Para quebrar a rotina do dia-a-dia, tivemos ainda vários workshops: de zumba, de danças de salão, de hip hop, de teatro, de artes plásticas e de massagens. E a hora de voltar a casa, às 17h30, chegava sempre tão depressa!
E, para terminar esta primeira quinzena em grande, não podia faltar a festa final, na qual todas as crianças puderam participar, mostrando aos pais, familiares e amigos um pouco daquilo que fizeram e aprenderam nas colónias.
Foi uma fantástica experiência tanto para as crianças como para os monitores. Já estamos todos com saudades e com vontade de repetir no próximo ano. E agora, resta-nos desejar que tudo corra bem na segunda quinzena. E em seguida, continuação de boas férias para todos!
Abigail Baptista

terça-feira, 16 de julho de 2013

Estética para o Bairro

No âmbito do Escolhas de Portas Abertas, decidiu-se abrir o atelier de estética a todas as pessoas do Bairro para que as crianças e jovens pudessem mostrar à comunidade o que já aprenderam. Esta atividade começou no CID@FORMA com a elaboração de cartazes que posteriormente fomos colocar em todas as entradas dos prédios do Bairro. Na segunda-feira estávamos ansiosos pelas 15h para começarmos o nosso trabalho. Ficámos contentes por a essa hora termos já três pessoas à espera para serem "atendidas". A quem tinha verniz, começámos por tirá-lo com acetona. Limpámos, cortámos e limámos as unhas. Empurrámos as cutículas para trás (não se deve cortar as cutículas pois elas protegem as unhas de infeções e micoses). Depois passámos uma camada de verniz base incolor, para proteger as unhas e o verniz durar mais. Quando secou, colocamos o verniz que as pessoas escolheram e nalgumas fizemos um pequeno desenho no dedo anelar.
 
Ainda antes de terminar pedimos para as pessoas manterem as unhas limpas, mesmo que não se veja se estão sujas por estarem pintadas, e para que quando o verniz começasse a descascar o removessem para as unhas não andarem com mau aspeto. Foram mais de vinte mulheres arranjar as unhas e todas disseram que estavam muito satisfeitas com o resultado final! Muitas delas ficaram deslumbradas pelo trabalho e esforço que fizemos. Nós ficamos muito orgulhosos e com vontade de fazer isto mais vezes.
 
Fábio Lopes

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Parque Aventura da Lipor

No MAIS JOVEM todos os meninos têm uma caderneta onde são creditados Jotas pela participação nas atividades e debitados Jotas por mau comportamento, falta de comparência ou porque algumas atividades custam Jotas. Assim, todos aqueles que tinham 50 Jotas na caderneta foram convidados a investi-los num passeio. Desta forma, no dia 13 de julho, o projeto MAIS JOVEM levou os meninos que quiseram ir, ao Parque Aventura da Lipor, em Baguim do Monte. A entrada foi paga em coisas para reciclar. Quando chegámos à Lipor  ficamos encantados por haver tantas atividades diferentes para fazermos.
Começámos por andar de bicicleta na pista de BTT e quando subimos o monte ficámos deslumbrados com a vista espetacular que vimos. Depois fomos brincar para as rodas. Passado um bocado de almoçarmos regressámos às atividades. Divertimo-nos muito no parque e andámos de pónei. Ficámos muito cansados e fomos experimentar umas espreguiçadeiras altamente! Depois do lanche vimos atuações de dança e de canto. Antes de virmos embora ainda tirámos uma fotografia de grupo. Todos nos divertimos muito e concordamos que foi um dia em grande!
Érica Silva, Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Escolhas de Portas Abertas (EPA)


 De 15 a 21 de julho, em todo o território nacional, os 110 projetos financiados e acompanhados pelo Programa Escolhas, “abrem as suas portas” para dar a conhecer o trabalho que estão a desenvolver em contextos mais vulneráveis, com crianças e jovens e seus familiares tendo em vista o reforço da igualdade de oportunidades e a coesão social, estando previstas mais de oitocentas atividades, com destaque para a realização de exposições, visitas temáticas, festivais, ateliês de dança, teatro, entre muitos outros eventos.
Neste âmbito, o Projeto MAIS JOVEM E5G propôs-se a realizar as seguintes atividades:
- Estética para o Bairro. Atividade em que as crianças e jovens vão fazer pequenos tratamentos de estética à comunidade do Bairro, mostrando o que aprenderam e divulgando o Projeto; 
- Campanha Gosto! Realização e distribuição pela comunidade de folhetos informativos que divulguem o projeto e o Escolhas e apelem ao "GOSTO" no facebook; 
- Festa de Inauguração da pista ciclável Rodinhas. Festa com a atuação do nosso grupo de HIP HOP, com convidados de relevo a nível local e com a oferta de pequenos canapés confecionados pelos jovens no Projeto.

terça-feira, 9 de julho de 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Espetáculo O Pessoal tem Talento II

O Mini-Clube e o Grupo de Jovens Entr’amigos, em funcionamento n'O Fio de Ariana, são grupos de vida social apoiada direcionados para crianças e jovens com deficiência mental ou outras perturbações crónicas do desenvolvimento.
O Pessoal Tem Talento II, espetáculo criado pelo Fio de Ariana em parceria com o MAIS JOVEM, tem como objetivo angariar verbas para financiar as atividades do grupo de Jovens Entr'amigos, de acordo com um calendário que é elaborado anualmente a partir das sugestões e desejos das crianças e jovens dos grupos.
O espetáculo contou com a participação dos seguintes grupos:
- Bunnytales;
- Escola de Música Valentim de Carvalho;
- Grupo de HIP HOP do MAIS JOVEM;

- Grupo de Bombos de Penafiel;
- JAHAS, Academia de Artes – Rockschool;
- Escola de Música e Bailado Alberta Lima;
- Atituna: Tuna feminina da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
O nosso Grupo de Jovens, o GO! também se fez representar. Eles montaram um pequeno stand de vendas e ajudaram a vender os bilhetes e a organizar a assistência na plateia.
A todos quanto ajudaram a que este fosse um serão memorável, deixamos aqui o nosso muito obrigada!
 
No dia 29 de junho de 2013, o nosso grupo de HIP HOP teve mais uma grande atuação no Centro Cultural e Social de Olival. Antes da festa começar fomos surpreendidas pela nossa treinadora de HIP HOP, a Joana Teixeira, que foi muito querida e nos ofereceu umas t-shirt's muito giras para atuarmos. Adorámos! De seguida fomos para os lugares reservados para nós e começou uma festa muito animada e que nos surpreendeu muito também. A nossa atuação correu muito bem e as pessoas aplaudiram. Para nós, ver aqueles meninos e meninas com deficiências a atuar foi muito inspirador... Gostámos muito dessa noite!
Ana Rita Nunes, Andreia Silva, Érica Silva e Inês Oliveira 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Formação dos monitores das colónias de férias

No dia 27 de junho tivemos a nossa primeira formação enquanto monitores das colónias de férias deste ano de 2013, onde foram esclarecidos quais os deveres e obrigações que devemos ter com as crianças. Como este ano apareceu gente nova, todos nós fizemos um jogo que não só era importante, mas também tinha como objetivo ver e perceber o que era para cada um ser monitor. Fomos alertados sobre os perigos que podiam ocorrer tanto na praia como na Quinta e tivemos um pequeno workshop com a Sara sobre primeiros socorros para sabermos como agir caso ocorra algum pequeno acidente. Foi importante também perceber que a nossa maior prioridade era ensinar e incentivar as crianças porque elas não estão ali só para ir à praia e se divertirem, temos que as fazer crescer connosco e por outro lado, aprendermos algo com elas. Também ficámos a conhecer os espaços livres que temos para realizar as atividades na Quinta do Carvalho. E, claro, não nos podíamos esquecer de criarmos o nosso hino deste ano. Concluímos nessa formação que o nosso papel como monitores não era fazermos praia, mas sim estarmos atentos e divertirmos os pequenos. Esperemos que corra tubo bem, pois queremos que as crianças fiquem satisfeitas e que todos valorizem o nosso trabalho como monitores. Também percebemos que todos os anos as colónias incentivam novos monitores a participarem nesta grande experiência, pois elas de um certo modo mostram-nos os nossos limites e lembram-nos que já fomos crianças e que estamos a crescer para nos tornarmos Homens e Mulheres com responsabilidades. O segundo dia da formação foi mais dedicado à logística do seu funcionamento. Entendo que esta formação foi muito importante e que vai ser muito útil. Estamos entusiasmados!
  Pedro Cruz