quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tutores vão ao teatro

O Projeto MAIS JOVEM convidou os 6 jovens do 2.º ciclo, que são tutores das crianças do 1.º ciclo, na realização dos trabalhos de casa, a irem assistir a uma peça de teatro. Este convite surgiu como recompensa pela nossa dedicação e empenho neste trabalho de voluntariado. Assim, no dia 27 de novembro de 2013, fomos ao Teatro de Belmonte ver a mais recente peça do Teatro de Marionetas do Porto, "Pelos cabelos". Nesta peça tudo era diferente, as personagens, as vestimentas e a própria história. Nós admitimos que não percebemos muito bem o que se passou, mas gostamos na mesma porque nos rimos muito! Acabou por ser uma tarde muito divertida!
Pedro Lopes

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sessão de Partilha de Contos

Para celebrar o Dia Internacional da Tolerância, 16 de novembro, o MAIS JOVEM organizou uma Sessão de Partilha de Contos e convidou toda a comunidade a assistir. Nesta tertúlia em torno de alguns livros, os nossos jovens tiveram a oportunidade de ler e interpretar contos de todo o mundo e promover o diálogo sobre o conteúdo dos mesmos. Felizmente, tivemos a casa cheia de ouvintes muito atentos, que participaram entusiasticamente na reflexão final dos contos! Esta foi sem dúvida uma sessão muito enriquecedora!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Geração 21 acompanha crianças do MAIS JOVEM

O Projeto MAIS JOVEM tem estado a colaborar com o Projeto Geração 21, na mediação com os encarregados de educação de 5 crianças que já faziam parte dos seus estudos. Numa primeira fase ajudámos os encarregados de educação a preencher um extenso questionário sobre a saúde e alimentação dos seus educandos, ao que se seguiu a marcação do atendimento destas crianças. Nos dias combinados, deslocámos e acompanhámos estas crianças e alguns seus familiares à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, para avaliação física e dentária. Os meninos mostraram-se muito corajosos durante os exames e no final receberam uma recompensa pela participação: uma fantástica caixa cheia de material escolar e um diploma! Tanto eles como as suas mães revelaram-se muito orgulhosos por fazerem parte desta família de crianças que nasceram entre abril de 2005 e setembro de 2006 em cinco hospitais da área metropolitana do Porto e que fazem parte deste que é um dos maiores estudos de coorte da Europa!

Para saber mais sobre o Projeto Geração 21, consulte o site no seguinte endereço: http://www.geracao21.com/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Transformer no MAIS JOVEM

Está nas nossas mãos transformar! É o slogan do Projecto Transformers, da Associação Juvenil Transformers, fundada em 2010, em Lisboa, e financiada pela Fundação EDP. Acreditam que os jovens não são inativos socialmente porque são indiferentes, mas antes porque muitos ainda não encontraram a sua própria forma de fazer a diferença. A sua missão é criar uma geração de Transformers, que se resume, em poucas palavras, a “malta que faz a diferença fazendo aquilo que mais gosta de fazer”. Eles são jovens voluntários equipados com um superpoder como um desporto, uma forma de arte, talento ou capacidade, dedicados a fazer a diferença fazendo aquilo que fazem melhor na sua comunidade. Resumindo, a ideia base do projeto foi criar um movimento de voluntariado capaz de dar a cada jovem a oportunidade de aprender aquilo que ele ou ela mais gosta, com amigos, sem pagar nada, para que através dessa paixão, talento ou superpoder, cada um encontre a sua própria forma de transformar.
Para mais informações consulte o site: http://www.projectotransformers.org/site/
O Projeto MAIS JOVEM E5G submeteu uma candidatura ao Projecto Transformers para receber um jovem voluntário no nosso projeto e foi aprovado! O passo seguinte foi através de inquéritos aos nossos jovens, descobrimos qual era a atividade que eles mais gostavam de ter, dentro das disponíveis, e chegou-se à fotografia. Assim, durante 9 meses, até junho, teremos cá no projeto o mentor Bruno Pereira, que voluntariamente vai ensinar todas as semanas o seu superpoder - a fotografia! Durante este período, os nossos jovens, denominados por T-Kids, terão de realizar dois Paybacks, que consistem em devolver à comunidade o que aprenderam. Tudo culminará no dia 10 de junho, com o já lendário Festival TNT (Todos Nós Transformamos), que junta todos os Transformers do norte a sul do País para renovarem um espaço desaproveitado, partilharem experiências e graduarem os T-Kids de Transformers, porque… Está nas nossas mãos Transformar!!!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Banco MJ assinala Dia Mundial da Poupança

Para celebrar o Dia Mundial da Poupança, 31 de outubro, cada vez mais importante dada a nossa conjetura atual, os nossos jovens fizeram um trabalho de pesquisa sobre a origem deste dia e estratégias de poupança, no âmbito da atividade Banco MJ. Na semana seguinte apresentaram esses trabalhos aos seus colegas, e todos juntos concluíram que o melhor foi o do Miguel e da Inês, onde deram as melhores dicas de poupança no dia-a-dia. Estes dois jovens poupadinhos receberam um prémio mais do que merecido: um mealheiro!!! Temos a certeza de que o vão encher rapidinho…
Aqui ficam as suas dicas de poupança:
- Não gastar dinheiro em coisas desnecessárias;
- Não desperdiçar comida. Aproveitar as sobras para confecionar novos pratos;
- Fazer uma lista antes de ir ao supermercado, evita a compra de coisas desnecessárias;
- Evitar ter luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário;
- Calafetar portas e janelas, melhorar o isolamento térmico;
- Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras;
- Evitar manter os aparelhos em standby;
- Utilizar as máquinas de lavar, sempre que possível, com a carga máxima e num programa de baixa temperatura;
- Evitar deixar torneiras a pingar;
- Tomar duche em vez de banho de emersão;
- Não deixar a água a correr enquanto se ensaboa, lava os dentes ou se barbeia;
- Colocar, eventualmente, pesos no autoclismo (uma garrafa cheia de água ou areia no fundo);
- Não lavar a loiça em água corrente;
- Se usar a máquina usar programas económicos: poupa água e energia.
- Utilizar a máquina de lavar só quando estiver cheia: cada lavagem gasta cerca de 60 litros de água. 
 
Lembra-te sempre que poupar faz bem a ti e ao teu mealheiro!!!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Idosas ensinam costura aos nossos jovens

Os ateliês de costura do MAIS JOVEM estão agora muito mais ricos com a sabedoria e experiência dos idosos do Centro de Dia da Olival Social. Uma vez por semana, deslocamos os nossos jovens às suas instalações para aprenderem esta arte já esquecida por muitos, a costura! Mas esta atividade vai muito além de trabalho, pois tornaram-se verdadeiros momentos de partilha intergeracional! Os nossos jovens estão superentusiasmados com os seus novos mestres e é notório a reciprocidade de alegria e de carinho...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Final da Taça MediCup em Coimbra

A única equipa do Norte, o JN/DN EDP, presente na final da taça MediaCup Totobola 2013, que decorreu no Estádio Municipal Sérgio Conceição em Taveiro, não passou das meias finais. O JN até começou melhor, com o nosso jovem Marco Cruz a inaugurar o marcador, mas o jogo sofreu uma cambalhota e a derrota revelou-se pesada para a equipa oriunda do Porto, 7 - 1. A Bola INDEG IUL Sony foi a grande vencedora da Taça ao vencerem a RTP Lisboa Holmes Place na final por 4 bolas a 1. Acreditamos que para o ano vá ser diferente! Não levantámos a taça em Coimbra, mas trouxemos de lá a satisfação de todos terem reconhecido a excelente exibição do Marco e a sua boa onda! É assim mesmo Marquitos!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ação GLAM/Escolhas de scouting de moda e talentos artísticos

Na sequência da parceria que o Programa Escolhas estabeleceu em 2010 com a Agência GLAM Models, foram desenvolvidas duas ações anuais de scouting, processo este que culminou em desfiles de moda. Para os mais curiosos, deixamos aqui links para visualizarem algum do trabalho já desenvolvido pelos jovens de Projeto Escolhas que participaram em edições anteriores.
- Desfile Final: http://www.youtube.com/watch?v=XB8fmCTXEJc      
- Videobook Flávio Monteiro: http://www.youtube.com/watch?v=KRYbP7tliIo          
- Panda e os caricas: Miguel Sousa: http://www.youtube.com/watch?v=dE1Mmh6bpLE
Este ano a GLAM e o Escolhas voltaram a lançar ações de scouting com o objetivo de selecionar e agenciar potenciais talentos por parte da GLAM Models dentro das áreas da moda, publicidade e televisão, destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos.
Considerando que esta pode ser uma excelente aposta no desenvolvimento de carreira nestas áreas, o MAIS JOVEM levou 3 dos seus jovens a esta ação, o Fábio Cancela, o Diogo Pereira e o Miguel Meda. Este ano os finalistas destas ações terão especial destaque na Gala Escolhas by GLAM, uma vez que o desfile de moda irá integrar a sua programação. A referida Gala promoverá uma mostra de talentos nas mais variadas áreas: moda, dança, música e teatro e distinguirá crianças, jovens, parceiros e organizações com maior destaque em diversas áreas durante o ano letivo de 2012/13.
 
No dia 1 de novembro, o MAIS JOVEM promoveu mais uma experiência a dois dos seus participantes, a participação numa ação de scouting da GLAM Models. Esta ação decorreu no Porto, no Pavilhão Animar do Lagarteiro. Nós participámos na área da moda e tivemos de tirar algumas fotografias. Ao início estávamos um pouco nervosos, mas isso lá passou quando ouvimos o nosso nome e tirámos as fotografias. Depois ainda tivemos um tempinho para observar os concorrentes nas áreas da música e da dança. Agora só nos resta esperar pela resposta da GLAM, que esperamos que seja positiva!!!
Miguel Meda

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Boas notas: a gravação!

Após um mês de trabalho intensivo, mas muito divertido na construção da letra da música no âmbito da Campanha de Sensibilização Boas notas chegou ontem o grande dia: a gravação da música! Um grande nervosinho pairava no ar, mas rapidamente foi transformado em encantamento quando as nossas crianças tiveram que assumir a responsabilidade de cantar afinadinhos e no tempo certo! Depois de muitos retoques e correções com a ajuda do Prof. Igor, do Paulo e dos Torke CC o resultado final foi muito bom!… E agora é esperar para a ouvir em CD e, talvez, mostrar estes talentos na grande gala de Natal do Escolhas. PARABÉNS a todos os participantes e obrigada à equipa do Boas notas!