segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Passeio de fim de ano acessível aos mais poupadinhos

No MAIS JOVEM todos os meninos têm uma caderneta onde são creditados Jotas pela participação nas atividades e debitados Jotas por mau comportamento, falta de comparência ou porque algumas atividades custam Jotas. Assim, todos aqueles que tinham pelo menos 50 Jotas na caderneta foram convidados a investi-los num magnífico passeio no dia 27 de dezembro de 2013. Começámos por ir ver o Maior Presépio do Mundo em Movimento, da empresa Cavalinho, em São Paio de Oleiros. Todos gostaram de o ver pois é mesmo grande e está cheio de figurinhas muito bonitas, divertidas e algumas... curiosas! Adorámos ver as figurinhas a trabalhar como antigamente. Também gostámos de ver retratado toda a vida de Jesus ou como diz lá numa placa "Desde o estábulo à cruz, e até ser ressuscitado, todos os passos de Jesus, aqui se encontra retratado!...". Seguimos rumo ao Arrábida Shopping para almoçarmos e irmos ao cinema. Os mais velhos foram ver o filme Os 7 pecados rurais e os maios pequeninos o Frozen, o Reino do Gelo. Ficámos muito contentes por termos tido direito a pipocas e coca-cola, pois não estávamos a contar com isso! Os filmes foram espetaculares e nós recomendamos a todos os que ainda não os viram, para irem ver. No fim ainda tivemos tempo para dar uma volta pelo shopping e ver as montras. Viemos embora mesmo felizes! Adorámos! Ainda bem que poupámos durante o ano!!!
Érica Gomes

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MAIS JOVEM na Festa de Natal da Freguesia de Olival

No dia 22 de dezembro aconteceu no Centro Social e Cultural de Olival, a Festa de Natal da Freguesia de Olival. O MAIS JOVEM foi convidado a participar e levou o grupo de Zumba e o coro com uma música natalícia. Nós fomos os primeiros a entrar em palco e correu-nos muito bem! Seguiu-se o Rancho Regional de Olival, a Fanfarra de Olival e o Danças e Cantares encerrou o espetáculo. Foi uma festa pequena, mas muito animada e cheia de surpresas... No fim as crianças que tinham menos de doze anos foram levantar as suas prendas e ficaram todas felizes! Nós esperámos poder voltar a atuar brevemente... A TODOS UM BOM NATAL!
Inês Oliveira

sábado, 21 de dezembro de 2013

Jovens assistem ao Musical Peter Pan

No dia 20 de dezembro, o MAIS JOVEM levou os meninos que leram mais vezes durante o ano de 2013 a dar um passeio até ao Porto. Fomos ao Teatro Rivoli ver o Musical Peter Pan do Filipe la Féria. Nós já conhecíamos a história, mas gostámos muito desta versão. Reparámos que toda a gente esteve muito atenta durante a apresentação e que quando terminou todos aplaudiram muito, em sinal de que gostaram da peça. Os atores eram bons e cantavam bem. O que eu mais gostei foi do crocodilo, estava bem pensado! Quando terminou, andámos pelas ruas do Porto tão bonitas nesta altura com os enfeites de Natal, vimos as montras, tirámos umas fotografias e viemos embora! Foi uma tarde muito bem passada!!!
 
 Fábio Lopes

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Notas, by Vários Artistas

Finalmente já vai poder ouvir a nossa música da iniciativa "Boas Notas": Vou Traçar o Meu Caminho! É mais uma prendinha que deixamos no seu sapatinho este ano... Lembramos que esta coletânea de temas inéditos, resultou da campanha "Boas Notas", promovida pelo Escolhas em colaboração com a Torke + CC e a nossa música foi interpretada pelos alunos da EB1 de São Miguel.

Navegas em Segurança?

No dia 20 de dezembro, o MAIS JOVEM convidou alguns meninos a participarem numa ação de sensibilização para promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital, no IPDJ do Porto. Quando lá chegámos, começámos por nos apresentarmos e respondermos a umas perguntas que a Senhora, chamada Joana nos fazia. Ela quis saber se usávamos a Internet e para que a usávamos e todos, um a um lá fomos dizendo... Depois a Joana projetou um PowerPoint com muitas informações, que foi explicando. Também vimos 3 vídeos muito interessantes sobre este assunto. No final, fizemos um teste online de 10 perguntas, para saberem o que nós tínhamos entendido e termos direito a um certificado de participação. Esta sessão fez-nos lembrar algumas regras que tínhamos aprendido, mas que nem sempre respeitamos, e cuidados a ter com a utilização da Internet...
Nós usamos a Internet de forma responsável, e tu? Navegas em segurança?
Fábio Lopes

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Formação de Informática - noções básicas, para adultos

Quatro colaboradores da Olival Social e cinco da Junta de Freguesia de Olival terminaram no dia 18 de dezembro o curso de Informática - noções básicas. Parabéns a todos! Esta formação certificada teve a duração de 50 horas e foram abordados vários programas, mas o que eles mais gostaram foi da Internet... Esperamos que o curso vos venha a ser muito útil!

Musical Tarzan encanta as crianças

Os meninos que mais vezes vieram fazer os trabalhos de casa ao MAIS JOVEM, foram convidados a irem assistir ao Musical Tarzan no Teatro Sá da Bandeira. Assim, no dia 17 de dezembro à tarde fomos para o Porto. A ida para o teatro foi muito divertida, andámos a ver as montras das lojas de roupa, relógios, brincos, tudo coisas muito bonitas e que as decorações de Natal faziam ficar ainda mais bonitas.
Quando entrámos no teatro ficámos maravilhados com a sua arquitetura, nós nunca tínhamos lá entrado e é mesmo bonito por dentro! Ainda tivemos que esperar por uns meninos que chegaram atrasados, mas valeu bem a pena! A peça começou logo com os macacos... O que nós mais gostámos foi de ver o Tarzan na liana, da luta que foi do tipo da capoeira, das roupas à moda antiga e da história. Os atores eram tão bons que o Rodrigo até ficou admirado do caçador que morreu durante a história ter vindo receber aplausos no fim!!! Foi espetacular! À vinda embora ainda tivemos tempo para ver os meninos a patinar na Pista de Gelo em frente à Batalha, vimos o elétrico e como já estava a anoitecer estivemos a ver as ruas iluminadas com as decorações de Natal, que é mesmo bonito! Foi uma tarde fantástica!

Inês Martins, Nádia Monteiro e Sandra Ferreira

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aprender de forma divertida

No dia 18 de dezembro, vieram cá ao Projeto uns senhores do CATIM falar-nos da Industria Robótica. Eles explicaram-nos que os robôs foram feitos para facilitar o trabalho do ser humano e que têm quatro partes, sendo as mais importantes os motores e os microcontroladores. No final das explicações, construímos robôs com a ajuda dos manuais de instruções e dos instrutores. Nesta atividade toda a gente se divertiu, aprendendo. Para terminar em grande, fizemos uma corrida com os robôs que construímos. Eu gostei muito desta atividade e gostava de participar em mais atividades deste género.
Diogo Pereira
O Projeto Pense Indústria trata-se de um projeto desenvolvido por uma equipa da empresa CATIM (Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica), que tem como objetivo fundamental sensibilizar os jovens em idade escolar para escolhas vocacionais ligadas à indústria, proporcionando-lhes diversas atividades que podem ser levadas a cabo quer em instalações escolares/institucionais, quer nas instalações do CATIM, localizadas na freguesia da Ramalde, no Porto.

Receita da semana - tronco de Natal

 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Boas Festas 2013

A equipa técnica do projeto MAIS JOVEM E5G deseja a todos um

Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!
 
Bruna Leandro, Paula Cruz, Telma Silva e Fábio Cancela

 Postal elaborado no Paint nas aulas de informática para os 4.os anos das Escolas de Olival

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MAIS JOVEM na Festa de Natal da Olival Social

No dia 14 de dezembro foi a Festa de Natal da Olival Social. Nesta festa atuaram as suas várias valências e nós fizemo-nos representar pelo nosso grupo de Zumba e por um recém formado coro de músicas natalícias. Às 3 horas fizemos uma maquilhagem muito suave e arranjamo-nos para parecermos bem em palco. Já no Centro Cultural e Social de Olival, vimos as atuações do jardim de infância e preparamo-nos para entrar em cena. A atuação do grupo de Zumba não correu nada mal, tendo em conta que era a nossa primeira atuação e estávamos um pouco nervosos...
O coro já cantou bem, mas infelizmente não tinha microfones e não se ouviu muito bem. Depois ficámos todos juntos a ver o resto do espetáculo e no fim fomos ao palco receber uma pequena lembrança que o MAIS JOVEM tinha para nós! Estamos em pulgas pelo próximo Domingo, onde todos vamos voltar a atuar!!!
 Érica Silva e Inês Oliveira

sábado, 14 de dezembro de 2013

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Caixas de ovos dão forma à maior Árvore de Natal interior com materiais reciclados de Olival

Seguindo a tradição dos últimos anos, o Mais JOVEM construiu a maior árvore de Natal de Olival com materiais reciclados. Este ano a matéria-prima escolhida foram as caixas de ovos. As nossas crianças e jovens estiveram envolvidas em todo o processo, começando meses antes no CID@FORMA a elaborar cartazes a apelar à entrega de caixas de ovos no nosso projeto. O envolvimento da comunidade nesta causa foi crucial para concretizarmos o que apenas existia em vontade. Aqui fica o nosso muito obrigado! Já no mês de dezembro, o empenho de todos os participantes do projeto intensificou-se pois ainda não tínhamos caixas suficientes e eles lá foram porta a porta fazer a sua recolha… Seguiu-se o processo de esquematização da estrutura da árvore, da elaboração da própria árvore e da sua decoração... Todos acreditaram que o trabalho ia recompensar e assim foi! Estamos muito satisfeitos com o resultado final. Esperamos que goste também! Esta árvore encontra-se exposta no Centro Cultural e Social de Olival, até ao Dia de Reis. Se ainda não a viu, não perca mais tempo… vá vê-la!
 
E já sabe: RECICLE! Proteja o ambiente!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sabes se precisas de usar óculos?

Após um trabalho de sensibilização para a importância do rastreio visual nas crianças e jovens, conseguimos mobilizá-los! Assim, novembro no MAIS JOVEM consagrou-se o mês do Rastreio Visual, realizados na Ótica Médica de Seixo Alvo. Das 26 crianças que o fizeram, concluiu-se que 11 têm necessidade de usar óculos de forma permanente, sendo que duas das quais já usam e necessitam de aumentar a sua graduação, e outras 2 necessitam de usar óculos em determinadas situações, para espanto das próprias... Segue-se agora um trabalho de sensibilização para a importância de usar os óculos/lentes de contacto para melhorar o prognóstico, impedir danos irreversíveis e promover um desenvolvimento e aprendizagem positivos...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013