quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LUDIK 380 - o novo jogo!

O MAIS JOVEM, o Jardim de Infância e o Centro de Dia, participaram num estudo de mercado com o intuito de avaliar a adesão a um novo produto, neste caso um jogo. O autor do jogo, o Sr. Vitor Barroso, que conta já com 30 anos de experiência na área dos jogos, assume que é um jogo adequado a todas as faixas etárias e géneros e andou a averiguar a sua hipótese pelas já citadas valências da Olival Social. LUDIK 380 é o nome do jogo e é inspirado num jogo holandês com muito sucesso por lá, mas com as devidas inovações de regras e aspeto. Os nossos jovens ficaram super entusiasmados e divertiram-se bastante a jogá-lo. Pelas reações que pudemos observar nos jogadores, acreditamos que esta vai ser uma aposta ganha e com muito sucesso… Quem sabe se o LUDIK 380 não vai fazer parte da sua lista de compras de Natal?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ler, dormir e sonhar!

Hoje iniciou o Projeto “Dormir + para Ler Melhor - Ler, Dormir e Sonhar” na Escola EB 1 de S. Miguel. Este projeto é do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo e conta com a parceria do MAIS JOVEM. Tem como objetivo sensibilizar os estudantes, professores e encarregados de educação para a importância do sono no bem-estar geral e no rendimento e sucesso dos alunos. Este programa contempla turmas que vão desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário e é o MAIS JOVEM que vai realizar atividades no âmbito da leitura, da sensibilização e divulgação de hábitos de higiene do sono nas turmas do 1.º e 2.º ciclos. Numa primeira fase as crianças são expostas a uma sessão de sensibilização alusiva ao tema, seguindo-se de uma hora do conto e numa terceira fase serão realizadas sessões lúdico-pedagógicas com o objetivo de consolidar a informação transmitida nas sessões anteriores. No fim, vamos todos gritar em coro: deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pay it forward - GO!

No dia 7 de fevereiro, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) juntou-se mais uma vez nas salas do MAIS JOVEM. Mas desta vez foi para fazer uma mini sessão de cinema. Viram o filme "Pay it Forward", um filme sobre como uma criança consegue mudar o mundo.
"When someone does you a big favor, don't pay it back... Pay it forward!"


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Entrevistas no MAIS JOVEM

A estudante de mestrado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Rita Martinho, contou com a ajuda dos nossos jovens para a elaboração do seu projeto de investigação. Este projeto tem como principal objetivo compreender o papel que o MAIS JOVEM desempenha na vida dos seus participantes. Para tal, foram realizadas diversas entrevistas individuais, nas quais os jovens cooperaram com entusiasmo, dando a conhecer os significados que atribuem às experiências vividas diariamente no MAIS JOVEM. Graças ao empenho dos nossos jovens, as entrevistas deram lugar a verdadeiras partilhas de vivências, momentos, experiências, opiniões, sentimentos e emoções!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ida ao Laboratório de Investigação Pedagógico

No passado dia 4 de fevereiro quatro jovens foram convidados pelo MAIS JOVEM e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para participarem num workshop, no laboratório de Investigação Pedagógico. A sua orientação esteve a cargo da Dra. Mónica e da Dra. Ana. No início foi-nos dado a conhecer os vários departamentos da instituição, o seu objetivo e a sua função. Depois ficamos a conhecer os vários tipos de cancro e como preveni-los. Ensinaram-nos que podemos prevenir o cancro através de uma alimentação saudável, não fumar, não beber em demasia, praticar exercício físico…
No laboratório foi-nos ensinado a retirar o nosso ADN e como tratá-lo. Na prática usamos um cotonete próprio para retiramos saliva e depois com alguns produtos químicos e a ajuda de alguns materiais próprios conseguimos ver as nossas células. Durante o decorrer do processo foi-nos possível visualizar a diferença entre células cancerígenas e células saudáveis. Esta nossa ida ao Instituto aconteceu no âmbito da celebração do dia Mundial Contra o Cancro e a RTP 1, nomeadamente o programa televiso Praça da Alegria, também assinalou este dia e dedicou o programa dessa manhã à importância da prevenção do cancro. O apresentador Hélder Reis fez a cobertura televisiva neste local e entrevistou-nos no decorrer do workshop.
Esta foi uma experiência enriquecedora para todos nós! E já sabe: a melhor forma de lutar contra o cancro é preveni-lo!!!
Rita Gonçalves e Pedro Gomes

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tens um amigo secreto?

Durante dois meses, os membros do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) empenharam-se numa atividade muito especial: O Amigo Secreto. Esta atividade consistiu em, após um sorteio, surpreender, comunicar e aprender mais sobre o seu amigo. No sábado passado, esta atividade finalizou-se com uma "troca de prendas". Cada membro superou-se ao longo da atividade e, no final, todos ficaram satisfeitos com o seu amigo!