quinta-feira, 27 de março de 2014

Divulgação da Semana da Interculturalidade

O Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal em parceria com outras entidades, entre as quais o Projeto MAIS JOVEM E5G, irá desenvolver um conjunto de atividades entre 07 e 12 de abril, no distrito do Porto, que visam sensibilizar todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural. Enquanto parceiros iremos dinamizar duas atividades: um Workshop sobre Receitas Típicas das Comunidades Ciganas (8 abril) e a Apresentação da música "Boas Notas" (11 abril), mas enquanto participantes iremos a muitas mais...
Aqui fica o programa do evento, divulguem e participem!

quarta-feira, 26 de março de 2014

sexta-feira, 21 de março de 2014

GNR fala de Bullying na turma vocacional

No âmbito da intervenção que fazemos na turma vocacional, 6.º J da escola EB 2, 3 de Olival, convidámos a GNR para falar um pouco de Bullying aos alunos. Assim, reforçámos os conhecimentos que lhes tínhamos transmitido anteriormente e demos-lhes a oportunidade de aprender coisas novas. Os jovens ficaram mais conscientes das possíveis consequências dos seus comportamentos desviantes. Para além disso, esta foi uma excelente oportunidade para tirarmos dúvidas sobre outros temas e percebermos que os polícias não são só figuras de autoridade, mas têm também um importante papel na educação e sensibilização da sociedade civil. É com certeza uma experiência a repetir!

quarta-feira, 19 de março de 2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

Comemorações do dia mundial do sono

No âmbito do projeto "Dormir + para Ler Melhor - Ler, Dormir e Sonhar” e como ontem se assinalou o Dia Mundial do Sono, 7 alunos do 8.º C da Escola Secundária Diogo de Macedo vieram até cá representar uma peça sobre a importância do sono. Entre outras coisas aprendemos que é muito importante as crianças e jovens não terem televisões, portáteis, consolas e outras distrações no quarto, para de fato dormirem cedo, e assim tudo correr melhor no dia seguinte, inclusivamente as aprendizagens escolares!!! Os nossos parabéns a estes jovens atores, que estiveram muito bem nos seus papéis e à sua Professora Rosário Meireles que os ensaiou e acompanhou. 
 
A este pequeno teatro muito pedagógico seguiu-se uma apresentação dada pelas técnicas da casa, para aprofundar os conhecimentos dessa temática e consolidar os ensinamentos. A assistência manteve-se interessada e participativa. Aprenderam quantas horas cada pessoa precisa de dormir de acordo com a sua idade, o que acontece quando não se dorme o suficiente, quais são os inimigos do sono, a importância da rotina do sono e dicas para dormir bem... E acabaram com o grito da praxe: deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer! 
 
Aqui fica um breve resumo do que se transmitiu:
Para dormirmos bem: 
 - ter uma rotina do sono (lavar os dentes, tomar um banho quente...);
 - ter horários regulares para deitar e acordar;
 - tomar sempre o pequeno almoço e fazer as 6 refeições ao longo do dia;
 - não ver televisão, jogar consola, tablet ou telemóvel no quarto antes de dormir;
 - não praticar exercício físico à noite, mas sim de manhã ou à tarde;
 - não fazer refeições pesadas ao jantar.
Os meninos com 10 anos devem dormir cerca de 10 horas e os adolescentes cerca de 8 horas.
Se dormirmos bem, vamos diminuir a agressividade com os colegas, melhoramos a nossa concentração e consolidamos a memória e a aprendizagem...

sexta-feira, 14 de março de 2014

Leitores briosos

Como os livros são um bem precioso, têm que ser tratados com carinho e brio e, por isso, os seus leitores fizeram-lhes uns marcadores todos XPTO, mesmo à sua altura!!! Aqui ficam alguns destes trabalhos...

quarta-feira, 12 de março de 2014

segunda-feira, 10 de março de 2014

Atelier de bijuteria

O MAIS JOVEM promoveu um atelier de bijuteria no dia 7 de março e para isso contou com a disponibilidade e amabilidade da colaboradora da Olival Social, Luísa Prazeres, que o dinamizou. Descobrimos que não é assim tão difícil trabalhar o arame e colocar pedras, há que ter vontade, originalidade e dedicação! Fizeram-se alguns anéis bem giros, as meninas adoraram!

sábado, 8 de março de 2014

GO! dinamiza Torneio de Futsal

No fim de semana de 1 e 2 de março, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM)promoveu uma atividade lúdica de grande interesse e adesão, no pavilhão desportivo da ES/3 Diogo de Macedo, um torneio de futsal! Participaram 8 equipas, que disputaram a fase de grupos durante todo o dia de sábado e no domingo à tarde as equipas apuradas realizaram os jogos das finais. A final, digna de jogos profissionais, consagrou a equipa Cutty Sark a grande vencedora do Torneio! Esta atividade foi um passo importante para o GO! quer para testar a capacidade de organização e trabalho em equipa do próprio grupo, quer para se dar a conhecer e promover perante a comunidade!
Bruno Silva

sexta-feira, 7 de março de 2014

Karaoke fecha férias de Carnaval

As férias de Carnaval terminaram em grande cá no MAIS JOVEM, com uma sessão de karaoke organizada pelo Pedro e pela Inês! A diversão esteve ao rubro, todos queriam cantar mais uma música e foi muito difícil fechar o projeto!!! É uma atividade a repetir, com certeza, mas por agora... bom regresso às aulas!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Rir é o melhor remédio!

No dia 1 de março fomos ao Dolce Vita do Porto, ao Espaço Traquinas para fazermos uma sessão de terapia do riso. O objetivo destas sessões é tirarmos partido do riso para estarmos mais bem-dispostos e mais relaxados. O tema era o circo. Entramos no comboio (fizemos uma roda), pagamos bilhete (um passou bem e um riso), fomos (andámos às voltas) e chegámos ao circo. Deram-nos papéis para representarmos no circo (mágicos, trapezistas, palhaços, etc.) e imitámos os animais com risos. Tivemos a dançar, fizemos o jogo da estátua, depois juntámo-nos todos e fizemos um sol e a senhora disse para imaginarmos que estávamos numa praia. Terminámos com relaxamento e a senhora deu um balão a cada um de nós. Foi tudo muito divertido! Antes de virmos embora ainda fomos ver as montras do centro comercial e jogámos o jogo do disco. Foi uma manhã fantástica!!!
Beatriz Costa, Inês Martins, Joana Martins e Manuel Augusto Carneiro

quarta-feira, 5 de março de 2014

Receita da semana - croissants mistos

Formação de Informática - noções básicas, para adultos

Terminou mais uma formação certificada da UFCD Informática - noções básicas, com a duração de 50h. Esta formação foi destinada a desempregados colocados na União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma ao abrigo da medida Contrato Emprego-Inserção do Património. No início os formandos estavam muito apreensivos, convictos de que iria ser muito difícil aprenderem e céticos em relação à utilidade das aprendizagens. Mas com o decorrer da formação o mundo digital foi conquistando a sua simpatia e agora todos admitem gostar de "mexer" no computador. No final do curso, realizaram um pequeno teste com sucesso, que lhes facultou o Diploma de Competências Básicas, o DCB. Os nossos Parabéns a todos e votos de boas utilizações computacionais...
Deixamos aqui o testemunho dos formandos:

"Nunca tinha mexido num computador, foi a primeira vez. Eu gostei muito de andar aqui, fiz amigos e amigas e aprendi muito. Ao início não gostava de computadores, mas agora gosto muito, especialmente de jogar carros na Internet!".
Belmiro Moreira
 
"Gostei muito de andar cá e aprendi mais. Acho que este é um bom curso!".
Armindo Silva
 
"Aprendi muito, não sabia nada e agora já sei algumas coisas!".
José Silva
 
"Para quem nunca mexeu num computador, foi muito aproveitador, mas acho que podiam ter aprendido mais se praticassem em casa. Até para mim foi bom relembrar algumas coisas!".
Fábio Rodrigues

"Eu nunca tinha pegado nisto. Mas via o meu genro em casa a mexer e tinha muita vontade de saber alguma coisa. Gostei mesmo do curso e vou ver se agora pego no computador em casa, para não me esquecer do que aprendi. Também gostei muito da camaradagem que se criou entre nós.".
Carlos Maia

"Eu já tinha dado isto tudo num curso que tirei, mas a falta de prática fez com que me esquecesse das coisas e gostei muito de as reaprender!".
Maria de Fátima Couto

Foi a primeira vez que mexi num computador e aprendi algumas coisas, aprendi a conhecer bem as letras para fazer as cópias. Foi muito útil!".
Maria Celeste Meireles

segunda-feira, 3 de março de 2014

Receita da semana (especial férias) - cupcakes de iogurte

 

Pinturas faciais no Carnaval

E porque é Carnaval, demos a oportunidade ao nossos participantes mais velhinhos de se estrearem nas pinturas faciais. Para a primeira vez não se saíram nada mal! No fim, todos exibiram com satisfação as suas máscaras. Os pintores estão de parabéns, foi um verdadeiro sucesso! Quando precisarmos de ajuda, estão convocados...

Transformer de fotografia em grande

Os jovens que frequentam as sessões de fotografia dadas pelo Transformer Bruno Pereira estão cada vez mais entusiasmados. Neste sábado divertiram-se imenso a editar fotografias no computador usando o programa online PIXLR!
Aqui fica a hiperligação para quem quiser experimentar: http://pixlr.com/express/