segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Doação de roupa e calçado

No dia 29 de dezembro, o nosso mentor do ano passado, o Bruno Pereira do Projecto Transformers, veio fazer uma visita ao MAIS JOVEM e trouxe-nos uma prenda. Ele fez uma recolha de roupa e calçado na Sonae, juntamente com dois seus amigos a quem agradecemos desde já, o Paulo Torres e o Ricardo Lobo, e deu-nos a escolher o que queríamos. Trouxe mesmo muita coisa, tinha roupas muito bonitas e fizeram muito jeito! No fim ainda ofereceu um chocolate a cada um! Obrigada Bruno, por te lembrares de nós, pela visita, pela iniciativa e pelo chocolatinho, és o maior!!!
Inês Oliveira

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O Natal No MAIS JOVEM

Uns dias antes do Natal algumas crianças que vêm ao MAIS JOVEM começaram a fazer os enfeites de Natal, como por exemplo: um Pai Natal enorme para ser colocado na porta da sala dos trabalhos de casa, fizemos também estrelas e renas em cartão, pintámos pinhas, etc. Montámos a árvore de Natal com os enfeites que fizemos e pusemos umas luzinhas, ficou muito bonita! No dia 23 de dezembro fizemos várias atividades natalícias, entre as quais vimos o filme “Os Pinguins de Madagáscar”, que era muito bonito e nós gostámos muito de o ver. Depois, quem tinha 12 anos ou menos teve direito a uma prenda que o nosso dinamizador comunitário conseguiu ao responder a um desafio lançado pelo Programa Escolhas, chamado “Dar brinquedos – recolher sorrisos”. Todos ficaram felizes com os brinquedos que receberam! No ateliê de culinária fizemos rabanadas de leite, salame e patê de atum, ao que se juntou batatas fritas, pão-de-ló, madalenas de chocolate e sumos e fizemos um grande lanche de Natal, ficámos consolados! E foi assim o nosso Natal no MAIS JOVEM, cheio de comida, prendas e muita muita diversão!!!
Érica Silva

Receita da semana - rabanadas de leite

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Porto à noite enfeitado de Natal

Este ano o MAIS JOVEM levou-nos ao Porto numa bela noite, para vermos os enfeites de Natal. A cidade do Porto já de si é linda, mas no Natal ganha um encanto especial! Com a máquina fotográfica tirámos fantásticas fotografias ao pé de todas as maravilhas que visitámos. Até tocámos vários instrumentos musicais gigantes, como por exemplo: pratos, xilofones e sininhos. Mas a melhor parte foi a surpresa que o MAIS JOVEM nos ofereceu, um gelado delicioso do McDonald’s, chamado McFlurry. Foi uma visita espetacular, adorámos!
Beatriz Carneiro, Catarina Pinto, Inês Martins, Rui Martins e Sandra Ferreira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Idosas ainda mais bonitas este Natal

No âmbito do Ateliê de estética que se desenvolve no MAIS JOVEM, costumámos ir ao Centro de Dia da Olival Social fazer a manicura ou simplesmente massajar as mãos às idosas que assim o quiserem. Mas desta vez fomos ainda mais empenhados, pois queríamos deixar as idosas com umas mão bonitas e macias para este Natal toda a família reparar nelas. Ao fazê-lo ajudamos estas senhoras idosas, tão simpáticas, a levantar um pouco a autoestima e ficamos também felizes. Esta quadra Natalícia deixa toda a gente com vontade de agradar o próximo e fazer uns miminhos também. Bom Natal! 
Nádia Monteiro

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Gala Escolhas 2014

Muitos percursos e exemplos inspiradores confluíram no dia 17 de dezembro para a Casa da Música, no Porto, onde este ano se realizou a já tradicional Gala Escolhas, que todos os anos distingue crianças, jovens, parceiros e organizações que se destacaram  no âmbito do Universo Escolhas e promove uma mostra de talentos originais, nas mais variadas áreas artísticas.
Este ano o espetáculo foi conduzido pela apresentadora de televisão, Sónia Araújo, tendo contado ainda com as atuações dos grupos que fazem parte do CD "A Nossa Voz" e ainda dos reconhecidos "Batida" e "Octa Push". O projeto MAIS JOVEM não faltou a  esta iniciativa e esteve muito bem representado pelos jovens Luís Carlos Rossio, Renato Pinto e Ricardo Rocio.

"O espetáculo foi interessante, teve muita variedade e gostei de saber e conhecer os jovens que deram uma volta à sua vida e passaram a ter sucesso!"
Renato Pinto

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Boas Festas 2014

A equipa técnica do projeto MAIS JOVEM E5G deseja a todos um
Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!
 
Bruna Leandro, Paula Cruz, Telma Silva, Fábio Cancela e Érika Rocha
 
 Postal elaborado no Paint nas aulas de informática para os 4.os anos das Escolas de Olival

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Festa de Natal da Olival social

A festa de Natal da Olival Social aconteceu no dia 13 de dezembro e iniciou com o coro do MAIS JOVEM e depois começou o teatro. Este ano foi particularmente especial pois juntou todas as valências numa só peça de teatro. Nós entrámos numa cena com os idosos, num ambiente muito quentinho e acolhedor. A peça era muito criativa e cheia de imaginação, nós gostámos muito!
No fim, o presidente da direção, Eng. Patrocínio Azevedo, e o presidente da Câmara de Gaia, Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, fizeram um pequeno discurso. A seguir as senhoras deram uma meia de Natal a todos os participantes na peça, que tinha gomas. Fomos nós que fizemos as gomas todas no ateliê de culinária (e foram cerca de 800!!!) e também fizemos os cenários todos no ateliê criativo! Nós gostámos de contribuir para que a festa fosse mais bonita e os participantes ficassem contentes, estávamos todos felizes!
Sandra Ferreira
Veja também no site da Câmara Municipal de Gaia, a notícia "Olival Social em festa natalícia", e o respetivo vídeo:

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Presépio MAIS JOVEM

Este ano fizemos um presépio a rigor, que nos deu imenso gozo construir. Para o ano queremos fazer um ainda mais completo!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Workshop de manicure no MAIS JOVEM

No dia 10 de dezembro realizou-se um workshop de manicure cá no MAIS JOVEM. Este workshop realizou-se porque eu e a Rita tínhamos ido a um workshop de manicure na Olival Social e eu achei que era capaz de dinamizar um workshop assim e transmitir aos meu colegas o que tinha aprendido. Comecei por apresentar o PowerPoint, gentilmente cedido pela Olival Social, para as ideias ficarem mais claras. Depois passámos à prática, onde os participantes puderam pintar as unhas e hidratar e massajar as mãos uns dos outros. Pareceu-me que eles fizeram bem e que tinham aprendido tudo e fiquei satisfeita!
Inês Oliveira

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Construção de cenários

No âmbito do nosso ateliê criativo construímos os cenários para a festa de Natal da Olival Social. Foi um trabalho muito demorado, mas cujo resultado final valeu muito a pena!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pneus e capsulas de café dão forma à maior Árvore de Natal interior com materiais reciclados de Olival

Como já vem sendo hábito, o Mais JOVEM construiu uma árvore de Natal com materiais reciclados, que ficou em exposição no Centro Cultural e Social de Olival. Este ano combinámos duas matérias-primas, pneus e capsulas de café. Queremos agradecer a todas as pessoas que se movimentaram para nos ajudar e a todos os que contribuíram com matéria-prima, essencial à sua construção. A árvore ficou, no mínimo, original e merece a sua contemplação! 
E já sabe: RECICLE! Proteja o ambiente!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Presépios lindos e originais para venda

As nossas crianças e jovens têm andado muito atarefadas no ateliê de bricolagem a construir uns belíssimos presépios de madeira. Estas autênticas obras de arte estarão à venda na Feira de Natal da Olival Social. Apostamos que iam ficar muito bem com as suas decorações de Natal... Aproveite!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Apresentação do Gaia Semanário

No passado sábado, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) fez-se representar na apresentação do novo jornal de Vila Nova de Gaia, o Gaia Semanário, no Villa Sandini Hotel & Spa. Este jornal pretende, numa 1.ª fase, focar-se na União de freguesias Sandim, Olival, Lever e Crestuma! O GO! não será exceção e também terá o seu protagonismo neste jornal periódico, que sairá às quartas.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Workshop de manicure da Olival Social

No passado sábado, 29 de novembro, as nossas jovens mais assíduas no Ateliê de Estética, tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos com uma profissional da área, Sandra Peixoto, num workshop promovido pela Olival Social. As participantes puderam aprender técnicas de remoção de verniz, cuidados com as unhas, pintura de unhas, hidratação das mãos, massagem, entre outros. Agora, vamos aplicar estes conhecimentos nos nossos ateliês semanais e vamos expandir o nosso trabalho à comunidade de Olival. Aos interessados, às sextas-feiras, teremos o serviço de pintura de unhas e cuidados das mãos, aberto à comunidade! Aproveitem!