sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Inclusão e interculturalidade na escola

À semelhança do ano letivo anterior, o Projeto MAIS JOVEM está a implementar, uma tarde por semana, o Programa de Inclusão e Interculturalidade em todas as turmas da Escola E.B.1 de S. Miguel. Este programa é muito diversificado e procura sobretudo promover a inclusão das crianças ciganas e não ciganas no meio escolar e na sociedade, fomentando um convívio saudável entre elas. Trabalhamos competências de cidadania; regras sociais; higiene corporal, oral e do vestuário; alimentação saudável; a importância da escola; comunicação interpessoal; competências pessoais e sociais, entre outras. Paralelamente, trabalhamos competências transversais, como a psicomotricidade fina e grossa, a orientação espacial e a concentração. Temos já agendado um rastreio visual e pretendemos fazer uma sessão de sensibilização sobre a importância da alimentação saudável com médicos convidados.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cortejo de Carnaval 2015

O cortejo de carnaval da união de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma saiu às ruas no dia 15 de fevereiro. Neste que foi o maior cortejo de sempre, pois juntou participantes das quatro freguesias pela primeira vez, houve uma tribuna com júri e tudo! O MAIS JOVEM fez alusão ao projeto Futebol ao Serviço da Inclusão Social, que foi recentemente premiado com o selo ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social). Assim, as crianças, jovens e familiares foram mascaradas de jogadores de futebol e os membros do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) foram disfarçados de claque. Até que fomos bonitos, a bola pintada na cara deu-nos um certo ser… J Estavam muitas pessoas a assistir ao cortejo e nós demos um show, não de bola, mas de presença: cantámos, corremos, brincámos e divertimo-nos ao máximo, sempre muito alegres e felizes. Foi um domingo cinco estrelas, em que o São Pedro nos poupou da chuva e nos deixou brilhar!
Inês Oliveira

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Dia dos namorados e da amizade

No dia 14 de fevereiro fizemos uma atividade sobre o dia dos namorados ou, para quem ainda não pensa nessas coisas, o dia da amizade. Durante a manhã de sábado, pensámos em como queríamos decorar os corações e metemos mãos à obra. Alguns escreveram mensagens de amor, outros de amizade e quem quis entregou a alguém. Eu fiquei com o meu para recordação e está em casa no meu quarto, para o ano vou ver se tenho a quem entregar um! ;)
Fábio Lopes

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sessão de sensibilização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

No dia 11 de fevereiro, o Projeto MAIS JOVEM levou alguns dos seus jovens ao Centro Cultural e Social de Olival para assistirem a uma sessão de informação e sensibilização. Esta sessão era sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e foi dinamizada pelos Médicos do Mundo, no âmbito do projeto Cidadão Informado e Consciente promovido pelo Gabinete de Apoio à Família da Olival Social. Aprendemos várias coisas que não sabíamos, mas também fomos dos poucos que sabíamos responder a umas perguntas que fizeram no final! Quem quisesse podia fazer um rastreio para saber se tem o vírus da SIDA, mas eu não fiz!
Inês Oliveira

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cinema como recompensa

No dia 7 de fevereiro, duas meninas do MAIS JOVEM foram ao cinema ver o filme "Pinguins de Madagáscar". Fomos nós as duas porque fomos as que fomos mais vezes às atividades da Leitura e do Apoio Escolar durante o mês de janeiro. Eu nunca tinha ido ao cinema e gostei muito, também foi fixe comer as pipocas e beber coca-cola!

Vanessa Rossio

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Festa de aniversário da treinadora de aerodance

No dia 6 de fevereiro realizou-se uma festa de aniversário cá no MAIS JOVEM para a nossa treinadora de aerodance, a Ana Catarina. Nós fizemos uma broa de queijo com delícias do mar no ateliê de culinária, que ficou deliciosa, e tínhamos sumos e batatas que sobraram da T-ainada e os Transformers nos ofereceram e a Ana trouxe um bolo. Fizemos uma festa bonita e ficámos a dançar o resto do dia! Parabéns Ana, que contes muitos mais!!!
Sandra Ferreira

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Academia Ubuntu integra 3 jovens do MAIS JOVEM

A  3ª edição da Academia Ubuntu iniciou no dia 31 de janeiro com a receção aos novos participantes, que emanavam um enorme sorriso e expetativa sobre esta primeira sessão, na Universidade Católica do Porto. Felizmente de entre todas as candidaturas apresentadas no grande Porto, foram aceites três jovens do MAIS JOVEM, o Fábio Cancela, o Marco Cunha e a Patrícia Cancela (também membros do GO!), a quem desejamos as melhores aprendizagens e que tirem o máximo proveito desta nova experiência!
 
A Academia Ubuntu é um projeto do Instituto Padre António Vieira, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio local da Universidade Católica Portuguesa, Fundação Serralves, Lipor e UDIPSS Porto. Esta academia destina-se à capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social, com o objetivo que possam vir a desenvolver projetos de empreendedorismo social ao serviço da comunidade.
Para saber mais, consulte o seguinte endereço: http://www.academiaubuntu.org/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Primeira T-ainada do Projecto Transformers

No dia 31 de janeiro de 2015 fomos como convidados a um convívio do Projecto Transformers, que juntou a organização, Mentores, T-kids e amigos, ao qual eles chamaram T-ainada. A nossa mentora Mónica Simões também não faltou a este encontro. Começámos por fazer atividades muito divertidas com uma senhora super simpática e depois fomos almoçar, onde nos servimos de petiscos do bom e do melhor. Acabado o almoço tivemos um workshop de HIP-HOP com a Orquídea, que era uma rapariga fantástica e cheia de energia, onde aprendemos alguns passos dessa área. Depois tivemos um tempinho de intervalo para descansar e umas raparigas andaram a oferecer redbull. O segundo workshop chamava-se danceal, com músicas reggae, e foi divertido também. Seguiu-se mais um tempinho de intervalo, onde a Joana nos informou que havia gelados picolé, e como íamos dançar no final aproveitamos para ensaiar um pouco. Outro workshop a que fomos foi de Kickboxing e para nós foi o mais divertido, porque é uma atividade que nós gostaríamos de ter. No fim deste workshop demos um abraço de conjunto e a Joana informou que ia haver uma extraordinária atuação de aerodance do grupo do Projeto MAIS JOVEM. E assim terminou esta primeira T-ainada, que foi um verdadeiro sucesso!
Inês Oliveira