sexta-feira, 31 de julho de 2015

Concurso de batidos de fruta

No dia 28 de julho, realizou-se no MAIS JOVEM um concurso de batidos de fruta feito pelos jovens. Começámos por formar equipas e cada equipa pesquisou na Internet receitas de batidos de fruta e apostou numa que queria confecionar. De seguida fizemos cartazes a convidar as pessoas a virem ao nosso projeto provar os batidos. Os batidos começaram a ser confecionados por volta das 13h, para poderem refrescar algum tempo no frigorífico antes da prova, que estava prevista para as 17h. Alguns habitantes do bairro compareceram à hora marcada, provaram todos os batidos, elogiando-os e votaram no que gostaram mais.
- Batido de banana (1): levou banana, bolacha de aveia, leite chocolate e um pau de canela e foi confecionado pelas irmãs Inês Martins e Joana Martins;
- Batido de melancia (2): levou melancia, ananás, água, açúcar, hortelã e avelãs raladas e foi confecionado pela Catarina Pinto e pela Érica Silva;
- Batido de frutos vermelhos (3): levou frutos vermelhos, abacaxi, sumo de compal  de manga e mel, cacau em pó e folhinhas de hortelã para decorar e foi confecionado pelo Pedro Lopes;
- Batido de chocolate (4): levou gelado de natas, iogurte natural, cacau, leite, avelãs raladas e toping de chocolate e foi confecionado pela Inês Oliveira e pelo Fábio Lopes.
O batido de chocolate foi o grande vencedor e os seus autores ganharam uma saca de rebuçados. Parabéns por terem ganho! Mas na verdade estamos todos de parabéns por termos feito batidos muito saudáveis e saborosos!!!
Catarina Pinto

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Aerodance do MAIS JOVEM na Festa de Verão de Olival

No dia 26 de julho fomos todos juntos a pé para as Tasquinhas de Olival, que eram na Urbanização do Wilson, mesmo ao lado do Bairro. Depois quando chegámos, esperámos um pouco porque estavam ainda a arranjar o resto das coisas que ainda não tinham acabado de arranjar. Entretanto chamaram-nos para irmos atuar. Dançámos quase todas as músicas, mas não dançámos todas porque não tínhamos tempo e também já era tarde. Enganámo-nos às vezes a dançar mas ninguém percebia, achávamos nós! Quando acabou o espetáculo espetacular e fantástico, os dançarinos que tinham os pais lá ou algum familiar foram entregues a eles e os restantes foram embora com a técnica do MAIS JOVEM. Como sempre, adorámos dançar em palco com pessoas a ver-nos e apesar de ser um domingo à tarde, ainda estavam lá bastantes pessoas!!!
Inês Martins

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Tasquinha MAIS JOVEM

Nos passados dias 24, 25, 26 e 27 o grupo de jovens do MAIS JOVEM, o GO!, voltou a assumir a Tasquinha do MAIS JOVEM na Festa de Verão de Olival, na Urbanização do Wilson. Foram 4 dias repletos de trabalho e diversão à mistura com vários pratos e petiscos deliciosos. O GO! agradece a todos aqueles que os ajudaram e ainda àqueles que contribuíram para o sucesso desta tarefa e pelos momentos inesquecíveis que proporcionaram.
Bebiana Silva

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Brincadeiras com água

Durante estas férias de verão temos feitos brincadeiras com água no MAIS JOVEM. Algumas são feitas individualmente, outras em pares. O primeiro jogo que fizemos era individual, todos ao mesmo tempo tínhamos que pegar num balão de água e atirá-lo ao ar o mais alto possível, e consoante os balões fossem rebentando, os participantes iam sendo eliminados até chegarmos ao vencedor.
No segundo jogo, tínhamos de formar equipas de duas pessoas e fazer uma fila, de seguida pegávamos numa toalha, púnhamos um balão de água dentro da toalha, e atirávamos o balão para os adversários. Eles tinham de apanhar o balão de água e atirar para outra equipa. Quem deixasse cair o balão era eliminado do jogo.
No terceiro jogo mantivemos as equipas com duas pessoas. Neste jogo, um de nós tinha que pegar no outro às cavalitas, pegar num copo, enchê-lo num balde de água que tinha na meta e correr para a outra ponta, onde havia um balde vazio para ser enchido com os copos de água que íamos levando.
Nesse dia divertimo-nos muito, porque estava um dia de sol quente e estivemos a brincar ao ar livre a fazer jogos com água e ficámos mais refrescados...
José Fábio e Luana Monteiro

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Colónia de férias 2015

De 6 a 17 de julho decorreu a Colónia de Férias de Olival que contou com a participação de cerca de 61 crianças e 10 monitores. Foram duas semanas intensas em emoções e atividades. Todos os dias pela manhã, a bordo do autocarro se ouviam os hinos das colónias e os risos felizes das crianças e dos monitores. Chegados à praia da Madalena, jogava-se futebol, UNO e faziam-se escavações na areia. Todos os dias os monitores tinham uma atividade desportiva e divertida organizada para a praia. Após tudo isso, dávamos um mergulho no mar.
Por sua vez, as tardes passavam-se na Quinta do Carvalho e lá as crianças tinham ao seu dispor uma piscina, baloiços, um escorrega, um trampolim e um campo de futebol. Lá também fizemos as mais variadas atividades como uma mascote com reciclagem de materiais, futebol, um workshop de aerodance dinamizado por duas dançarinas do grupo de aerodance do MAIS JOVEM, um peddy-paper, jogos de água, jogos tradicionais, e mais ainda.
Ao longo da semana fomos tendo dias temáticos como o dia do pijama, em que toda a gente teve de vir para a colónia com o pijama vestido, o dia maluco, em todos tinham de vir com uma roupa maluca e um penteado maluco e o dia do Carnaval fora de época. O último dia foi o dia mais especial, não só por ser o último, mas também porque foi o dia do Carnaval fora de época e porque a tarde foi animada pela SORRI. A SORRI é uma empresa de animação infantil que voluntariamente dinamizou na colónia um workshop de artesanato, um workshop de culinária e um workshop de ciência. Desde cedo se criou uma cumplicidade entre os monitores e os miúdos que ao longo dos dias se foi intensificando. No último dia, a emoção veio ao de cima e já todos se sentiam saudosos antes da despedida. Monitores e miúdos mostraram-se emocionados pelo fim das duas semanas e prometeram rever-se para o ano. 
Carina Rodrigues

terça-feira, 21 de julho de 2015

Concurso Master Chefe MJ 2015

No dia 20 de julho decorreu no MAIS JOVEM um concurso chamado Master Chefe MJ 2015. Durante a semana escolhemos a receita e preparámos e anotámos os ingredientes que iríamos utilizar no grande dia. Um dia antes fizemos os aventais e os chapéus para os chefes utilizarem para servirem os convidados. Nesse mesmo dia, muitos foram os grupos que tiveram que começar para que no dia seguinte as sobremesas estivessem boas. E no próprio dia também houve grupos que acabaram os últimos preparativos. Nesse dia arrumámos a sala lúdico, enfeitámos as mesas e esperamos que os convidados chegassem.
O grupo 1 fez salame de chocolate, o grupo 2 fez bolo de bolacha, o grupo 3 fez crepes de chocolate acompanhados com gelado de baunilha e o grupo 4 fez gelado de OREO. Os convidados provaram e votaram. Por fim, contámos os votos e apercebemo-nos que tinham vindo muitas pessoas e que o grupo 4 foi o grande vencedor. O prémio foi uma tenaz de salada para cada um. Nós gostámos desta atividade e a tarde foi muito divertida a receber os convidados que vinham degustar as nossas iguarias...
Fábio Lopes e Inês Oliveira

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Contra a violência esta é a minha arma...

 O Programa Escolhas apoiou a Associação Teatro Ibisco na promoção da iniciativa “Fórum da Reconciliação”, dedicada ao tema da Não-Violência. Tendo como ponto de partida e como palco privilegiado os bairros Quinta da Fonte (Apelação) e Quinta do Mocho (Sacavém), pelo clima de rivalidade e conflitualidade existente há vários anos nestes territórios, o objetivo foi o de favorecer uma aproximação positiva entre as populações através de um conjunto de ações, sobretudo dirigidas aos jovens. Estiveram contempladas Conversas de Café, bem como a realização de workshops diversos, que culminaram com a realização do Fórum da Reconciliação, no dia 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela.
Para além destas ações circunscritas aos dois bairros em questão, esta foi uma iniciativa que procurou mobilizar todos os projetos Escolhas. Foram 150 fotografias, enviadas um pouco de todo o país com ideias de "armas" que todos podemos usar contra a violência. Por trás deste trabalho estiveram muitos dinamizadores comunitários de projetos do Escolhas que mobilizaram as crianças e jovens das suas comunidades e as levaram a refletir sobre formas de combater a violência.
A campanha "Contra a Violência esta é a minha Arma" foi um verdadeiro sucesso! Estas fotografias ilustram a nossa contribuição!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

quinta-feira, 16 de julho de 2015

MAIS JOVEM abordado na 1ª Conferência do Fórum de GovInt

A coordenadora do Projeto MAIS JOVEM foi convidada pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira) a apresentar a experiência do referido Projeto na área das crianças e jovens em risco, no dia 14 de julho de 2015, na 1.ª Conferência do Fórum de Governação Integrada, na Universidade Católica Portuguesa do Porto - Pólo da Foz.
Para saber mais consulte: http://forumgovernacaointegrada.pt
O Fórum para a Governação Integrada (GovInt) é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que entenderam cooperar para a reflexão e ação no âmbito da resolução de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, que permitam maior eficácia e eficiência. Integram o Fórum, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Braga, o GRACE e o Instituto P. António Vieira (IPAV), que assegura o secretariado executivo desta rede. O Fórum tem o apoio institucional do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional. Esta 1.ª conferência de Governação Integrada no Porto, onde oficialmente se alargou o Fórum para a Governação Integrada (GovInt) para os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Há hoje, nas sociedades contemporâneas, um conjunto de problemas “complexos” (wicked problems), como o desemprego jovem não qualificado, desemprego de longa duração de mais de 45 anos, a pobreza extrema, os maus-tratos a crianças e jovens, o isolamento dos idosos, os territórios vulneráveis, ou, noutra esfera as ameaças à segurança nacional, as alterações climáticas ou a gestão das cidades. Estes problemas persistem perante a dificuldade das instituições públicas e privadas se concertarem em torno de respostas adequadas. A importância de gerar uma nova cultura organizacional, que designamos por “Governação Integrada”, através do desenvolvimento de um novo modelo organizacional adequado à realidade dos problemas sociais complexos, mas também aos recursos disponíveis, é um desafio estratégico para a sociedade portuguesa que importa concretizar através de aprendizagens e iniciativas partilhadas. Diálogo, partilha, confiança, cooperação, coordenação, liderança colaborativa, participação, integração, qualidade e avaliação são fatores críticos de sucesso para pensar estrategicamente os problemas sociais complexos de forma sistémica. O Fórum GovInt está a desenvolver um conjunto de ações onde se incluem conferências, o levantamento de boas-práticas e de experiências inspiradoras, o acompanhamento de projetos-piloto de GovInt e o desenvolvimento de investigação e formação que gostaria de alargar aos municípios da Frente Atlântica.  
Foi um convite que em muito nos honrou e que desde logo acedemos. Foi muito fortuita a partilha de experiências entre os participantes e o próprio moderador (Dr. Pedro Góis), serviu para refletirmos sobre as práticas atuais e aspetos a melhorar.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Desfile de roupa reciclada

Na manhã do dia 7 de julho de 2015, iniciámos uma atividade com o objetivo de fazermos um desfile de roupa reciclada. Começámos por criar as nossas próprias roupas usando tecidos, cartão, plástico, arame, jornais e revistas e tintas. Deu imenso trabalho, mas valeu mesmo a pena, porque ficaram muito bonitas e divertimo-nos muito a fazê-las. No dia do desfile, dia 14 de julho, pintámo-nos e penteámo-nos uns aos outros. Fizemos uma sessão fotográfica e depois desfilámos para o júri. A Miss Modelo MAIS JOVEM eleita foi a Joana Martins e a Érica Silva ganhou a roupa mais original! Mas todos os participantes receberam um prémio e estiveram todos de parabéns pela originalidade e pelo empenho! No final tirámos uma fotografia com todas as pessoas envolvidas na atividade! Esperamos que esta seja uma atividade a repetir-se!!!
Catarina Pinto

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Aerodance do MAIS JOVEM na Festa de Verão de Sandim

No dia 10 de julho de 2015, o Grupo de Aerodance do MAIS JOVEM foi atuar no Centro Cívico de Sandim, no decorrer da Festa de Verão de Sandim 2015. A organização ofereceu-nos o jantar e cada um de nós escolheu o que quis. Depois fomo-nos vestir para atuarmos, entretanto já tinha atuado a Fanfarra de Olival, a Academia Musical de Santa Maria de Sandim e o Adriano Santos. A nossa atuação correu bem e ficámos bastante contentes, mas tivemos que dar lugar em palco ao João Claro. Estamos cada vez melhores a dançar e a ficar viciadas nisto de andar a atuar… é tão fixe!
Érica Silva e Ana Rita Nunes

sexta-feira, 10 de julho de 2015

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dançarinas do MAIS JOVEM dão workshop de aerodance na colónia de férias de Olival

No dia 9 de julho, duas meninas do grupo de aerodance do MAIS JOVEM foram dinamizar um workshop de aerodance à Quinta do Carvalho, para os meninos da colónia de férias de Olival. A nossa treinadora é que nos escolheu, pois achou que tínhamos perfil e conhecimentos para ensinar. Foi a Carina que juntou os meninos todos para começarmos o workshop. Nós dançámos, ou melhor, ensinámos, 4 músicas. Eles aprenderam muito bem e foram muito simpáticos connosco. Nós gostámos muito desta experiência, se precisarem de nós para o ano lá estaremos!
Inês Oliveira

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Final da Liga Escolhas 2015

Recordamos que a Liga Escolhas é uma competição desportiva mista, de futebol 7, que tem como princípios orientadores o Sucesso Escolar, como evolução positiva das notas dos participantes; o Desenvolvimento Integral, como aquisição e transmissão de hábitos de higiene, regras e valores; e o Empreendedorismo, como desenvolvimento de competências pessoais e sociais face à toma de decisões, planeamento de atividades e organização de recursos. A par destes princípios, a LE tem como valores fundamentais o espírito de equipa, o prazer pelo jogo, o fair-play, a responsabilidade social, a luta pela igualdade contra a descriminação, e a integração social. A classificação resulta da soma do desempenho desportivo das equipas – à semelhança das competições federadas, da realização dos diversos desafios comunitários (atividades mensais que promovem a participação comunitária dos jovens), e da ponderação dos resultados escolares dos elementos da equipa. Posto tudo isto, é com muito orgulho que anunciamos que a nossa equipa conseguiu o 3.º lugar da Zona Norte!!! Parabéns!!!
No dia 4 de julho realizou-se a Final da Liga Escolhas 2015 em Alcochete. Fomos de autocarro para lá com o Projeto Escolhe Vilar E5G e o Raiz E5G. No nosso caso, não foram só os jogadores de futebol, também foram os dançarinos de aerodance porque o nosso grupo foi um dos quatro grupos selecionados para atuarem nos intervalos. A viagem foi uma animação na camioneta, fomos sempre a cantar e a divertirmo-nos. Almoçámos pelo caminho, antes de chegarmos a Alcochete, à Academia do Sporting. Todas as equipas foram chamadas ao campo para serem homenageadas. Depois constituíram 3 equipas com alguns jogadores de todas as equipas e fizeram jogos. Do nosso projeto foram selecionados a Érica Silva e o Luís Carlos Rossio. Aplaudimos o jogo todo em que eles entraram e de seguida fomos atuar.
O nosso grupo de aerodance dançou muito bem e fomos muito aplaudidos. Lanchámos e tudo terminou com a atribuição dos diplomas e das medalhas. Na viagem de regresso viemos todos contentes a cantar e outros a dormir, como já é normal. Pelo caminho ainda parámos para jantar. Foi um dia cansativo, mas muito divertido e nós estamos sempre prontos para viajar…
Inês Oliveira

terça-feira, 7 de julho de 2015

GO! dinamiza I Torneio FIFA'15

No passado dia 4 de julho, decorreu no Centro Cultural e Social de Olival, o I Torneio FIFA’15 na PS3 do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM), com o apoio da União de Freguesias SOLC e do Café Kina. A boa disposição reinou durante todo o dia, apesar da competitividade entre os 13 participantes. Os jogos foram muito renhidos, graças à qualidade dos jogadores, e tiveram muitos golos e festejos. Parabéns a todos os participantes pelo fair-play demonstrado, em especial ao vencedor Hugo Sousa!
O feedback da atividade foi muito positivo, envolvendo grandes estímulos para a realização de mais um torneio deste género! Por isso, aqui fica a promessa de que haverá uma segunda edição do torneio brevemente.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Formação dos monitores da colónia de férias

Tal como habitualmente, os monitores das colónias de férias da União de freguesias de Sandim/Olival/Lever/Crestuma tiveram uma formação obrigatória de dois dias (2 e 3 de julho), dinamizada pelo MAIS JOVEM. Começámos por nos conhecer, com dinâmicas de apresentação, quebra-gelo e acolhimento. Ao longo de toda a formação foi fomentado o espírito de grupo e interajuda, essencial ao desenvolvimento e bom funcionamento de todas as atividades.
Foram apresentadas as músicas, hinos e jogos dos anos anteriores e construídos os deste ano. Paralelamente, através de um exercício de brainstorming os monitores refletiram sobre as principais competências, responsabilidades, dúvidas, receios e perfil de um monitor de colónia de férias. Foram dadas noções básicas de primeiros socorros e de como atuar em caso de emergência. Distribuímos os grupos de crianças por faixas etárias e a cada grupo os respetivos monitores, para assim realizarmos atividades mais adequadas à idade. Distribuímos também os monitores pelas paragens de autocarro, para assegurar que todas ficam cobertas.
Na hora de almoço foram lançados alguns desafios que teriam que ser cumpridos ao longo do dia. Por fim, realizou-se um planeamento detalhado de atividades quer para a parte da manhã (na praia da Madalena), quer para a parte da tarde (na Quinta do Carvalho), com dias temáticos. Foram analisadas as “observações” de cada criança, de modo a termos em atenção os cuidados particulares a ter. A cada monitor foi dada uma grelha com os dados das crianças (nome, idade) contactos dos pais, atenções a ter, período do dia que frequentam e paragem de autocarro que entram.
Este ano a colónia decorre de 6 a 17 de julho e teremos 62 crianças e 11 monitores. Espera-se que sejam duas semanas de pura diversão, que ficarão para sempre na memória dos que nela participem!

Aerodance do MAIS JOVEM na Festa da Paróquia

No dia 5 de julho de 2015, o grupo de aerodance realizou mais uma das suas atuações. Desta vez foi no Centro Paroquial de Olival, junto à Igreja e ao cemitério. Por volta das 15h, a senhora Marta apresentou o nosso grupo e pediu-nos para subir ao palco para começarmos o espetáculo. No final da atuação tirámos uma fotografia de grupo e alguns sentaram-se para descansar e outros foram fazer as atividades que lá se encontravam. Tinha um insuflável, o jogo das latas, o jogo do saco, um jogo sobre a Igreja: lançávamos o dado e respondíamos a uma pergunta sobre a Igreja e se acertássemos avançávamos mais casas. entretanto chamaram-nos para irmos às tasquinhas e deram-nos como lanche uma sande de porco e um refrigerante. Cada vez gostamos mais de ir atuar e esperamos ainda fazer muitas atuações!!!
Érica Silva