segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Guerra de Balões de Água

 No dia 28 de agosto, o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) organizou uma Guerra de Balões de Água na Urbanização do Wilson. Dois membros do GO! fizeram as equipas e disseram as regras: muita diversão e usar os pneus e as paletes para se esconderem e atingirem o máximo de adversários com os balões. E assim foi, uma atividade cheia de adrenalina, pois a vontade de acertar nas pessoas foi crescendo à medida que o jogo decorria. O calor também ajudou a atividade, tornando-a muito mais apetecível! Foi uma experiência inesquecível!
 
Ana Rita Nunes e Érica Silva

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Idas à Piscina Municipal Aurora Cunha

Abriu em Pedroso a Piscina Municipal Aurora Cunha e durante bastante tempo não cobrou entradas às pessoas. Durante o tempo de aulas, sempre que nos foi possível, fomos aproveitar a gratuitidade da piscina para irmos fazer um pouco de exercício. Mas durante as férias de Verão intensificamos as nossas idas à piscina. Iam sempre 8 meninos, os primeiros a inscreverem-se para esse dia e que tivessem 20 jotas disponíveis para “pagar” o seu lugar.
Geralmente éramos acompanhados pela técnica Telma Silva que, para não ser só brincadeira, nos orientava parte do tempo para fazermos exercício. Uma vez a nossa treinadora de aerodance até nos deu uma aula de hidroginástica, foi mesmo fixe! Nós adoramos tudo o que esteja relacionado com água, e foi muito bom poder ir à piscina de graça, pois aproveitamos bem estas idas e divertimo-nos ao máximo, temos pena que agora já se tenha que pagar…
 
Fábio Lopes e Pedro Lopes

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ida ao Parque Aquático de Fafe

No dia 10 de agosto de 2015, o MAIS JOVEM proporcionou-nos um passeio espetacular, irmos ao Parque Aquático de Fafe. Todos os meninos que tinham 100 jotas na sua conta puderam “comprar” o seu lugar. Até chegar este grande dia contámos todos os minutos e não falávamos de outra coisa, afinal esta era a atividade mais ansiada do ano! Na viagem estávamos todos muito excitados. Quando fomos para a fila para comprar os bilhetes e receber as pulseiras, parecia que o tempo estava parado, foi um alívio quando entrámos.
Mal encontrámos um lugar para ficarmos, colocámos as nossas coisas e fomos logo para as piscinas e experimentar os escorregas. Eram espetaculares!!! Na hora do almoço, fizemos um grande piquenique e ficámos um tempo a apanhar sol para fazermos a digestão. Depois foi sempre a divertirmo-nos e divertimo-nos mesmo muito, foi mag-ni-fi-co!!! Ainda bem que tinha jotas suficientes...
Catarina Pinto

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Futebol na Quinta do Carvalho

No dia 6 de agosto de 2015 realizou-se na Quinta do Carvalho um jogo de futebol, entre os meninos da colónia de férias da Olival Social e os do MAIS JOVEM. Quando lá chegámos, uns foram jogar futebol e outros foram ver um pouco do jogo. O MAIS JOVEM ganhou!!! Depois, alguns meninos andaram no baloiço e no trampolim. Ainda houve tempo para visitarmos os idosos do centro de dia e pintamos as unhas à D. Rosa. E assim foi mais um dia divertido.
Joana Martins

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ateliê de estética aberto à comunidade

No dia 5 de agosto, o MAIS JOVEM abriu as portas à comunidade para os seus jovens mostrarem um pouco daquilo que aprendem no ateliê de estética ao longo do ano. Assim, fizemos cartazes que espalhámos pelo Bairro a convidar todos os familiares, amigos e vizinhos a virem ao nosso espaço arranjarem as mãos, investindo na sua auto-imagem. A adesão foi considerável e nós ficámos satisfeitos!
Fábio Lopes

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Estreia do Espetáculo LÓVA pela Companhia MAIS JOVEM

O Fábio Cancela, dinamizador comunitário do MAIS JOVEM, foi a uma formação intensiva de uma semana sugerida pelo Programa Escolhas, chamada “Lóva – A ópera como veículo de aprendizagem”. Ele ficou tão entusiasmado com a ideia de criar um espetáculo de ópera, até porque é músico e ele próprio integra uma banda filarmónica, que chegou ao MAIS JOVEM e começou logo a convidar jovens para o realizar. Criámos assim a Companhia MAIS JOVEM. Ao início eramos muitos e fomos escolhendo as músicas, e idealizando os cenários, os figurinos e as coreografias. Alguns de nós ficámos apaixonados pela ideia e trabalhámos afincadamente durante 5 meses, até à sua estreia, outros foram desistindo pelo caminho… Outros ajudaram a fazer tudo, desde os adereços aos figurinos, mas não quiseram um papel em palco. O Fábio conseguiu que cerca de 20 músicos profissionais abraçassem este projeto como voluntários, e investiram muito do seu tempo nos ensaios do espetáculo. Depois de muito trabalho, empenho e dedicação, chegou o grande dia, o dia 1 de agosto, em que iríamos estrear o espetáculo no Centro Cultural e Social de Olival. De manhã fizemos o ensaio geral e preparámos os últimos pormenores. O almoço foi no MAIS JOVEM para permanecermos em grupo e concentrados.
O espetáculo começou às 15h10 e, no geral, achámos que correu muito bem. Apesar de termos divulgado massivamente o espetáculo de várias formas, e de a entrada ser gratuita, ficámos com pena de terem ido poucas pessoas assistirem, mas todas elas nos deram os parabéns pelo nosso trabalho e nos incentivaram a fazermos mais espetáculos deste género. No fim estávamos todos felizes, afinal valeu bem a pena o esforço! E a Companhia MAIS JOVEM ainda vai dar que falar!
LÓVA pela Companhia MAIS JOVEM
Ana Rita Nunes, Diogo Pereira, Érica Silva, Joana Martins e Manuel Augusto Carneiro

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Compras no Continente de Avintes

No dia 4 de agosto, os meninos mais assíduos no ateliê de culinária foram com a Bruna ao Continente de Avintes, para fazermos compras.
Fomos comprar alguns alimentos para fazermos algumas iguarias para o Sr. Presidente da Câmara de Gaia, o Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, provar no MAIS JOVEM, uma vez que tinha agendada uma visita ao bairro. No entanto não compareceu.
No Continente, a Bruna dividiu-nos dois a dois e deu-nos uma receita para irmos buscar os seus ingredientes e disse-nos que teríamos que optar sempre pelos produtos mais baratos. Ela acompanhou cada um dos pares para nos ensinar algumas dicas de poupança.

Pedro Lopes

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Visista de acompanhemento e avaliação do Escolhas

No dia 3 de agosto recebemos cá no MAIS JOVEM a La Salete Lemos e Alexandra Fabião da Equipa Técnica da Zona Norte e Centro do Programa Escolhas. Elas pediram para se reunirem com 6 crianças/jovens com idades representativas da realidade do projeto e com uma participação regular nas atividades desenvolvidas, com o objetivo de aferir, com base em metodologias participativas, que avaliação se faz do Programa Escolhas e do próprio MAIS JOVEM. Nós reunimo-nos na sala de estudo e cada um tinha post-its verdes, laranjas e vermelhos. À medida que as perguntas iam aparecendo projetadas na parede íamos colando os post-its na resposta correta e justificando. Desta forma falámos um pouco de tudo no projeto, dos horários, das atividades, dos técnicos… Concluiu-se que está tudo a correr bem!
Inês Oliveira