terça-feira, 29 de setembro de 2015

Caminhada à Beira Rio em Crestuma

Decorreu de 21 a 27 de setembro a MOVE Week, que é o principal evento da campanha europeia NowWeMove, que tem como objetivo principal a promoção do desporto e do exercício físico. Como apoiamos esta causa, aderimos a esta iniciativa, promovendo atividades desportivas durante essa semana.
No dia 27 de setembro o MAIS JOVEM organizou uma caminhada à beira rio em Crestuma. A partida foi às 9h30 do Parque Botânico de Crestuma. Só tínhamos que levar água e a t-shirt do MAIS JOVEM. O percurso era cerca de 4km para cada lado e tinha muitas pedras, o que não ajudava. Quando chegámos a Arnelas, lanchámos, descansámos um pouco e iniciámos o percurso de regresso. Chegámos ao fim muito cansados, mas achámos que foi uma manhã bem passada, divertida e não nos importávamos de repetir.
Ana Rita Nunes

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Liga de futsal entre jovens

Decorreu de 21 a 27 de setembro a MOVE Week, que é o principal evento da campanha europeia NowWeMove, que tem como objetivo principal a promoção do desporto e do exercício físico. Como apoiamos esta causa, aderimos a esta iniciativa, promovendo atividades desportivas durante essa semana.
No dia 26 de setembro, a equipa MAIS JOVEM participou na Liga Move Week, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Crestuma. A liga era constituída por quatro equipas: a nossa, a do GO!, a do GIJO e a da Sociedade Filarmónica de Crestuma. O primeiro jogo foi entre o MAIS JOVEM e o grupo de jovens do MAIS JOVEM, o GO!. Ganhámos por 2-1, mas foi um jogo muito disputado. Fomos para a bancada descansar e ver o jogo das outras equipas. Depois fomos jogar contra a Soc. Fil. de Crestuma e vencemos este jogo por 6-1. Contra o GIJO perdemos 3-2, mas como era uma liga e tínhamos os mesmos pontos e o mesmo número de golos marcados, tivemos que fazer mais um jogo. Quem ganhasse esse jogo ficava em primeiro lugar e levava a taça. Nós conseguimos alcançar a vitória por 7-0, saindo vitoriosos da liga. O Prémio Fair-play foi atribuído à Sociedade Filarmónica de Crestuma, pelo seu comportamento exemplar.  Nós sentimo-nos muito contentes por termos ganhado esta liga e queremos agradecer à claque por todo o apoio que nos deu e ao nosso treinador, Fábio Cancela, por ser exigente connosco e muito insistente para melhorarmos o nosso desempenho!
Paulo Rossio

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Jogo de futsal entre pais e filhos

Decorre de 21 a 27 de setembro a MOVE Week, que é o principal evento da campanha europeia NowWeMove, que tem como objetivo principal a promoção do desporto e do exercício físico. Como apoiamos esta causa, aderimos a esta iniciativa, promovendo atividades desportivas durante essa semana.
No dia 24 de setembro pelas 18h, realizámos no polidesportivo do Empreendimento Social D. Armindo Lopes Coelho, um jogo de futsal entre pais e filhos. Nós começámos bem, a ganhar, mas como os pais são mais velhos, deram a volta ao resultado e ganharam 11-10. Eu gostei muito de jogar neste jogo entre pais e filhos, todos os nossos jogadores jogaram um bocadinho e foi muito divertido. Foi uma experiência única, que eu espero que se volte a repetir, pois acaba por ser muito diferente do que jogar com jovens da nossa idade. Tirámos muitas fotografias e rimo-nos muito.
Rúben Rossio

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Aula de Zumba aberta à comunidade

Decorre de 21 a 27 de setembro a MOVE Week, que é o principal evento da campanha europeia NowWeMove, que tem como objetivo principal a promoção do desporto e do exercício físico. Como apoiamos esta causa, aderimos a esta iniciativa, promovendo atividades desportivas durante essa semana.
No dia 22 de setembro, o MAIS JOVEM promoveu uma aula de Zumba aberta à comunidade. Nós já sabíamos a coreografia, pois usámos algumas das músicas do nosso grupo de aerodance. As pessoas não vieram dançar connosco, como nós queríamos, vieram só ver-nos dançar ou ficaram a ver das janelas! Apesar de não ter acontecido como tínhamos planeado, divertimo-nos na mesma!
Inês Martins

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Geração XXI acompanha crianças do MAIS JOVEM

Este ano, à semelhança de anos anteriores, acompanhámos dois meninos à consulta de avaliação da Geração XXI (estudo longitudinal da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto). Foram realizar a avaliação dos 10 anos e portaram-se muito bem! Trouxeram algumas recomendações para casa, de forma a poderem melhorar o seu estado de saúde geral. É sempre bom podermos dar algum contributo para a ciência!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

II Torneio de Futebol de Rua da GaiUrb

Nos dias 29 de agosto, 5 e 12 de setembro, as crianças de 8 a 10 anos do MAIS JOVEM participaram no II Torneio de Futebol de Rua organizado pela GaiUrb, a nível municipal. No dia 29, ficamos em 4.º lugar na fase de grupos, que era constituída por 4 equipas. Nós estávamos muito nervosos, mas mesmo assim debatemo-nos bem contra as equipas, só que não foi o suficiente. Como ficámos em 4.º lugar, fomos para o grupo onde os lugares iam de 13.º a 16.º lugar. No dia 5 de setembro se ganhássemos íamos disputar o 13.º e o 14.º lugar, mas como perdemos, no dia 12 de setembro fomos disputar o 15.º e 16.º lugar. Ganhámos! Foi a nossa primeira e única vitória. Apesar de termos ficado em 15.º lugar, ficámos contentes porque fizemos novas amizades, alguns de nós participaram no seu primeiro torneio e ganhámos medalhas. Para o próximo ano iremos ficar melhor classificados!
Luís Carlos Rossio e Manuel Augusto Carneiro

terça-feira, 15 de setembro de 2015

MAIS JOVEM dinamiza um Flash Mob no Cais de Gaia

O Programa Escolhas associou-se à iniciativa NowWeMove, campanha europeia que tem como objetivo principal a promoção do desporto e do exercício físico. Propôs, então, ao nosso dinamizador comunitário que reunisse o maior número de crianças/jovens e ensaiassem a coreografia de um Flash Move (mob) que faz parte da iniciativa. Assim foi, reunimo-nos, ensaiámos e fomos para o Cais de Gaia dançar, no dia 12 de setembro. Escolhemos  Cais de Gaia, porque é o nosso concelho de residência, adoramos este belo espaço, que tem muitos turistas e assim podemos divulgá-lo a nível mundial! Para ter mais impacto, vínhamos de sítios diferentes e juntávamo-nos todos e começávamos a dançar. Fizemos isto em três sítios diferentes do Cais e numa das vezes um estrangeiro até se juntou a nós a dançar, foi engraçado. Foi uma atividade diferente que acabou por ser muito gira. O Fábio gravou tudo e agora vamos fazer um vídeo para enviar para a organização da Move Week portuguesa. A intenção era juntarem todos os Flash Move (mob) num vídeo e publicá-lo no dia 13 de setembro às 17h em representação de Portugal, pois nesse dia 38 países estiveram a promover este mesmo Flash Move (mob) com esta mesma coreografia. 

Diogo Pereira e Manuel Augusto Carneiro

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Templo Eucuménico Universalista - Lousã: Lançamento da primeira pedra

No dia 11 de setembro, sexta-feira, foi lançada a primeira pedra para a construção de um Templo Ecuménico universalista em Miranda do Corvo, o primeiro no mundo. O Programa Escolhas convidou todos os seus projetos a participarem nesta iniciativa e nós aceitamos. O autocarro foi assegurado pelo Escolhas e partilhado com os participantes do Projeto Escolhe Vilar E5G. Por volta das 11h já estávamos em Coimbra e fomos visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã. Era muito bonito, vimos aves, répteis e vários animais selvagens. No fim da visita, já perto das 13h fomos para um parque onde havia mesas para almoçarmos. Quando terminámos, uns foram descansar e outros foram brincar um pouco para um parque lá perto. Comemos um gelado e seguimos para a cerimónia de autocarro. O transporte para o topo da colina foi feito em carrinhas. Primeiro foram os do Escolhe Vilar e depois nós. Ainda estivemos a jogar futebol e ao mata, para dar tempo a que todos os convidados pela Fundação ADFP chegassem. Estavam lá cerca de 130 crianças oriundas de todo o país para o lançamento da primeira pedra. Na cerimónia, Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP, agradeceu a presença de todos e disse: “Estamos aqui porque é o 11 de setembro (atentados terroristas contra os EUA, em 2001) e vamos fazer uma homenagem a todas as pessoas que morreram, vítimas do fundamentalismo e do fanatismo“. Os nossos jovens Fábio Lopes e Ana Rita Nunes tiveram a honra de tirar a bandeira da inauguração e todos os que quiseram marcaram com as suas mãos a primeira parede. Voltámos para o Parque Biológico, onde os mais corajosos puderam andar de cavalo. Lanchámos antes de iniciarmos a viagem de regresso, que foi bastante tranquila. Acabou por ser um dia muito fixe, correu tudo muito bem, portámo-nos todos bem, conhecemos muitos jovens e ainda andámos a cavalo. Gostámos!
Fábio Lopes
Numa altura em que o fundamentalismo religioso está na base do terrorismo internacional. A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) aposta no combate ao fanatismo através de um templo que propõe a tolerância e o respeito pelos diferentes credos, o Templo Ecuménico Universalista. O objetivo principal deste Templo – a ser implantado no lugar do antigo marco geodésico, no cume da colina sobranceira ao Parque Biológico da Serra da Lousã - é criar um espaço de encontro e meditação para crentes de todas as religiões, que não exclua os ateus na busca da Verdade. O Templo, evidenciando as três religiões do Deus de Abraão, não exclui os politeístas, nem os agnósticos ou ateus, criando no exterior um “Pátio dos Gentios” onde o diálogo entre todas as pessoas seja possível. O Templo Ecuménico Universalista visa promover o diálogo inter-religioso, conduzindo à aproximação dos homens e à paz universal.
“Esperamos que, no futuro, haja muitas iniciativas neste género para que as pessoas sejam tolerantes, respeitem a diferença e possamos todos criar um mundo fraterno e com paz”, realçou o presidente da Fundação ADFP, Jaime Ramos, responsável pela construção do equipamento, orçado em 300 mil euros – instituição vai tentar obter financiamento europeu.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Idas à praia durante as férias de Verão

Nestas férias de Verão, alguns meninos do MAIS JOVEM foram para a praia. Iam no máximo 8 meninos, devido à lotação da carrinha, os primeiros a inscreverem-se para esse dia e que tivessem 20 jotas na conta para “pagar” o seu lugar. A maior parte das vezes fomos para Espinho, para a Baia porque lá o mar é mesmo espetacular.
Uma vez fomos para Canidelo e também foi fixe, porque um dos meninos fazia anos e o MAIS JOVEM ofereceu uma bola de Berlim a cada um para festejar o aniversário. Ficámos muito contentes porque há muito tempo que queríamos provar estas bolas que os vendedores ambulantes vendem. Houve duas ou três vezes que foram para a praia meninos que tinham recompensas a receber, ou da leitura, ou do futebol ou de outra coisa qualquer. A maior parte das vezes que fomos para a praia o tempo esteve bom, mas também apanhamos dias encobertos. Sempre que fomos para a praia divertimo-nos imenso, andamos às escondidinhas, saltámos dos morros, cobrimo-nos de areia, cantámos muito e algumas vezes fizemos exercício, mas a parte que nós mais gostamos é de ir ao mar, é sempre uma animação…
Catarina Pinto e Inês Oliveira

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Um dia no Parque da Cidade do Porto

Durante estas férias de Verão fizemos dois concursos: um de confeção de sobremesas e outro de confeção de batidos de fruta, também fizemos um desfile de rupa reciclada onde elegemos a Miss Modelo MAIS JOVEM e a roupa mais original. Os vencedores receberam o seu prémio no dia 8 de setembro: um dia no Parque da Cidade do Porto. Foi um dia muito bem passado. De manhã fizemos uma grande caminhada. O almoço foi partilhado numa mesa que encontrámos. A digestão fez-se a jogarmos cartas, badminton, jogo do mata… Depois caminhámos rumo à praia e ficámos um pouco a admirar o mar. Terminámos sentados na Ribeira a ver as vistas e a descansar um pouco, antes e virmos embora. Viemos embora cansados mas muito contentes!
Joana Martins

terça-feira, 8 de setembro de 2015

GO! acampa em Vouzela

Mais um ano de GO!, mais um GO!SummerCamping! Manda a tradição que, na estação mais quente do ano, a animação e a aventura reinem. E assim foi, de 4 a 6 de setembro. Chegados a Vouzela, onde decorreu o acampamento deste ano, e definidas as atividades, aproveitamos para explorar a vila. Percorremos os trilhos da Linha do Vouga, onde a natureza nos brindou com lindas paisagens. Regressados ao parque, ao entardecer, ainda houve tempo para dar uns belos mergulhos na piscina para refrescar. O ambiente sossegado e acolhedor proporcionou ao grupo momentos de reflexão, lazer e muita diversão. Entre mergulhos e brincadeiras perto da piscina fica a certeza que este não será o último acampamento. O GO! promete continuar unido e ativo!
Daniela Almeida

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dicas e Truques na Cozinha

Aqui ficam umas dicas e alguns truques muito úteis para utilizar na sua cozinha! Leia e surpreenda-se!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vai uma partidinha de Rugby?

A convite do projeto Cercar-te E5G do Porto, no âmbito da sua escola de Verão de Rugby, um grupinho do MAIS JOVEM foi, no dia 2 de setembro, ao Campo Municipal da Campanhã fazer um treino de Rugby. Começámos por dar duas voltas ao campo e fazer uns exercícios de relaxamento. O Miguel do Cercar-te, disse para nos juntarmos dois a dois e ensinou-nos a fazer a placagem, depois fez grupos e estivemos a treinar. Constituímos grupos diferentes para fazer o jogo e para meu espanto, foi muito divertido. Eu nunca tinha jogado e pensava que era um jogo violento e que me iam andar sempre a deitar ao chão, mas não! Gostei, temos de jogar mais vezes!
 Inês Oliveira

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Aerodance do MAIS JOVEM na Festa de São Bartolomeu

No dia 31 de agosto de 2015, o grupo de Aerodance do MAIS JOVEM realizou mais uma atuação, desta vez na festa de São Bartolomeu, em Pedroso. O espetáculo dessa noite iniciou às 21h30 e terminou às 22h30. Logo que entrámos no palco ficámos ansiosos para arrasar! Mas antes disso, o técnico Fábio Cancela ainda nos tirou algumas fotografias fantásticas. Entretanto começámos a fazer aquilo que melhor sabemos fazer, dançar, e o público ficou contente porque nos correu mesmo bem e dançámos espetacularmente bem. Escusado será dizer que ficámos satisfeitos e muito felizes!
Ana Rita Nunes e Érica Silva

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Presidente da Câmara de Gaia visita o MAIS JOVEM

Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Gaia, iniciou um conjunto de visitas ao parque habitacional social, com vista à aferição das necessidades mais prementes de manutenção e reabilitação do edificado, no âmbito de um plano municipal alargado de requalificação e regeneração dos empreendimentos sociais. As empreitadas serão da responsabilidade da Gaiurb, a empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional pertencente ao Município de Gaia, num total de 3271 habitações sociais (incluindo 99 dispersas pelo concelho), onde habitam cerca de 12.000 indivíduos.
A visita iniciou no empreendimento social Dr. Adelino Amaro da Costa, em Arnelas, Olival, composto por 28 fogos, e terminou no empreendimento social D. Armindo Lopes Coelho, na mesma freguesia, constituído por 188 habitações. A acompanhá-lo estavam, entre outras pessoas, Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara, Israel Oliveira, administrador da Gaiurb, e Manuel Azevedo, presidente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. A comitiva visitou as nossas instalações e observou algumas das atividades que estavam a decorrer e o nosso grupo de aerodance aproveitou a oportunidade para dar o ar da sua graça com uma amostra da sua dança!!! O dia 31 de agosto ficou assim marcado na memória de todos nós!