sábado, 30 de abril de 2016

Para a melhor mãe do mundo, a tua!

Neste sábado de manhã algumas crianças e jovens que frequentam o projeto fizeram flores de papel para oferecerem às suas mães. Nós acreditamos que com ternura, amor, um beijinho e um miminho se consegue fazer uma mãe feliz! Esperamos que domingo seja um dia especial para todas as mães e que sejam muito felizes!
 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Festa de aniversário da Olival Social

A Olival Social, entidade promotora e gestora do Projeto MAIS JOVEM, celebrou os seus 10 anos no passado domingo.
 
 
A tarde foi de animação, algumas valências da instituição atuaram na festa e o MAIS JOVEM fez-se representar pelo seu grupo de aerodance, Dance Moves.
 
 
PARABÉNS Olival Social!.. Que contes muitos mais!
 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Comemorações do 25 de abril na Santa Isabel

A equipa MAIS JOVEM SÉNIOR esteve mais uma vez de PARABÉNS ao ganhar o tão carismático Torneio de Futsal da Santa Isabel, o que já acontece há quatro anos consecutivos! O nosso jogo contra os Galegos foi muito intenso, pois a disputa pela vitória era grande entre estas equipas rivais do Bairro... mas só durante o jogo, porque fora dele são todos amigos!!! Foi um dia muito agradável, todos os jogos decorreram sem incidentes, os jogadores, no geral, jogaram com fair-play, a assistência estava deliciada com o belo do sol e a corrida às bebidas foi grande, deixando satisfeita a equipa que explorou o bar... Esperamos que para o ano o São Pedro volte a ser nosso amigo, pois este torneio com bom tempo é outro cenário!
 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dance Moves mostra o seu talento

No dia 23 de abril, o grupo de aerodance do MAIS JOVEM, Dance Moves, esteve presente no “Encontro pela Liberdade”, na Associação Cultural e Desportiva S. João da Serra. A participação neste encontro, permitiu interagir com outros grupos de dança, ver o trabalho que têm realizado e tornar público o que temos vindo a ensaiar. Obrigada ao grupo Dance to Impress pelo convite!
 

sábado, 23 de abril de 2016

Escola Virtual

A Escola Virtual já começou a fazer parte do dia a dia dos participantes do MAIS JOVEM. Tem aulas interativas, testes e exercícios, uma comunidade própria, dicionários... É um excelente recurso que queremos aproveitar da melhor forma. Anda experimentar, é gratuito aqui!
 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Animação de recreios

Hoje demos início à animação de recreios na EB1 de São Miguel. Numa primeira fase foi explicado aos alunos o propósito da nossa presença na hora do recreio e foram estabelecidas regras para a mesma em colaboração com os alunos. Na segunda fase fizemos uma brincadeira, chamada o “Rei Manda!“. Este começo foi muito positivo, tivemos bastantes alunos que se mostraram recetivos, animados, interessados e colaborativos. Esperamos que se mantenham assim!
 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Assembleia MAIS JOVEM E6G

A primeira Assembleia do MAIS JOVEM nesta 6.ª Geração já aconteceu. Foi muito participada e foi uma boa oportunidade para explicar aos jovens as novidades do novo projeto e ouvir as suas sugestões e inquietações. Para o triénio 2016–2018 o MAIS JOVEM tem muitos desafios, começando pela dinâmica do projeto que assenta na metodologia do orçamento participativo, o que responsabiliza ainda mais os participantes. Juntos, vamos conseguir!...
 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Futebol Quebra Barreiras

No dia 9 de abril houve um intercâmbio desportivo entre os Projetos MAIS JOVEM E6G e Catapulta E6G no Pavilhão do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, em Olival. Os jogos terminaram com um almoço partilhado, dando oportunidade aos jogadores de conviverem e iniciarem amizades. Esta atividade foi realizada no âmbito da Semana da Interculturalidade da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza), que decorreu de 4 a 10 de abril em diferentes espaços e com diferentes iniciativas.
 

terça-feira, 5 de abril de 2016

Prevenção dos maus-tratos na infância

Abril consagrou-se o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e, um pouco por todo o País, vão acontecendo iniciativas para despertar consciências relativamente a este problema. No dia 1 de abril, no Salão Nobre da Câmara de Gaia aconteceu a sessão de abertura Oficial das Comemorações deste Mês, que estão associadas à campanha do laço azul. O nosso grupo de aerodance, Dance Moves, foi convidado a atuar, atuação essa que correu muito bem e cujo convite muito nos honrou, obrigada pela oportunidade!
 
 
No dia 1 de abril de 2016 o nosso grupo de aerodance teve outro espetáculo, desta vez no Salão Nobre da Câmara de Gaia. Antes da atuação fomos descomprimir para o café e aproveitámos para lanchar. Nós atuámos logo a seguir ao Grupo do Projeto de Vila D’Este. Correu muito bem e ficámos felizes! O representante da CPCJ a nível nacional fez um discurso sobre os maus-tratos infantis e a cerimónia encerrou com uma atuação do Coro entre Laços. Antes de virmos embora, ainda nos ofereceram uns aperitivos muito bons! Gostámos muito de atuar, especialmente por esta causa tão nobre!
Inês Oliveira
 

segunda-feira, 4 de abril de 2016

“É preciso ter lata!”, Gondomar 2016

 
Nos dias 29 e 30 de março fomos voluntários no concurso "É preciso ter lata!", neste que é já o IV concurso interescolas de esculturas construídas integralmente com latas de alimentos e que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Com o intuito de ajudar várias instituições, 37 escolas, de norte a sul de Portugal, incluindo Açores, participaram nesta causa contra a fome, onde puderam mostrar a sua criatividade e fortalecer o espírito de equipa. Foi uma verdadeira maratona para todos os participantes, organização e para nós, voluntários. É de louvar a iniciativa por transformar arte em solidariedade. Um projeto que voltará para o ano, certamente. Por isso, fica a dica: Sê um "Coração de lata que a fome mata."
 
  
Ana Sofia Correia, Daniela Almeida, Flávia Rocha e Hugo Martins
 
O nosso muito obrigada à Bom Petisco, um dos patrocinadores do evento, que presenteou cada instituição que providenciou voluntários com 400 latas de atum, que com certeza nos vão ser muito úteis!
 
 
O EPTL é o único evento oficial Canstruction (Organização sem fins lucrativos) na Europa. Trata-se de uma causa contra a fome e, ao mesmo tempo, de um desafio à capacidade de mobilização das comunidades educativas. É, acima de tudo, um projeto de cidadania empreendedora que existe em Portugal desde 2013. Neste caso, é um concurso inter-escolas, artístico e solidário, de imponentes esculturas construídas com latas de comida. As obras de arte são expostas e, no final, os alimentos enlatados são doados às instituições de solidariedade social ou a projetos comunitários indicados pelas equipas. Participar num evento canstruction é uma oportunidade única para envolver os alunos num projeto transdisciplinar. É também um bom motivo para estreitar relações entre as Escolas, as autarquias, as Associações de Pais, as IPSS e outras instituições ou empresas locais. Podem participar Agrupamentos de Escolas (AE) ou Escolas Não Agrupadas (ENA) portuguesas. Um AE/ENA apresenta-se a concurso com uma escultura, e é responsável por angariar as suas latas!!!
Para saber mais sobre este concurso e ver as esculturas, consulte: http://www.eprecisoterlata.org/eptl-2016.HTML

sexta-feira, 1 de abril de 2016

A higiene oral com o "Dr. Risadas"

No dia 31 de março, o MAIS JOVEM recebeu a visita de uma médica dentista do projeto “Dr. Risadas”. Ela começou por dar um workshop de higiene oral, mostrou-nos a forma correta de lavar os dentes e como os dentes podem ficar se não os lavarmos bem: em muito mau estado, com cáries, bactérias e outras coisas negativas… As gengivas também podem ser afetadas e ficarmos com gengivite e mau hálito. Disse-nos também que deveríamos optar por uma alimentação mais saudável, porque as guloseimas e outras coisas doces, podem trazer para os nossos dentes ainda mais cáries e bactérias. Aprendemos também que deveríamos lavar os dentes 2 a 3 vezes por dia, mas como no caso de todos nós, que andamos na escola, isso não é possível, então que o fizéssemos ao fim de semana.
Uma coisa que a maior parte de nós não imaginava, era que os dentes poderiam ficar feios e em mau estado, também por mascarmos coisas não comestíveis, como por exemplo roer lápis e canetas e coisas desse género… Por fim, a doutora analisou os dentes de cada pessoa presente, ofereceu uma escova e pasta dos dentes a cada um e informou o seu número de cáries, e se a pessoa não tinha, melhor!!!
 
Carla Pereira e Catarina Pinto
 
 
O projeto “Dr. Risadas” promove a realização de diversas atividades que previnem e combatem as patologias orais valorizando a saúde oral em toda a sua amplitude. O incutir de hábitos quotidianos nos mais jovens, reflete a garantia da prossecução destes durante a vida adulta o que induzirá a criação de cidadãos mais saudáveis e mais responsáveis com a sua saúde e higiene oral. O projeto “Dr. Risadas” foi criado em 2009 pela “ENTRAJUDA”, tendo, até 2012 beneficiado deste projeto mais de 13500 indivíduos. Em 2012, a ENTRAJUDA estabeleceu um protocolo com a Mundo a Sorrir, tendo passado a sua administração para esta última associação. Este projeto decorre em duas fases principais:
1 - Prevenção – Ações de sensibilização às crianças e grávidas, encarregados de educação e funcionários/auxiliares;
2 - Tratamento – Realização de tratamentos dentários às crianças previamente diagnosticadas nos rastreios.