quinta-feira, 30 de junho de 2016

quarta-feira, 29 de junho de 2016

As primeiras emoções...

Pelo que podemos observar, o início do estágio da Seleção Nacional de Futebol de Rua promovida pelo Projecto Futebol de Rua - Associação CAIS que irá representar Portugal na Edição 2016 do Homeless World Cup e o da Comitiva que irá representar a Associação CAIS no Streetfootballworld Festival 2016 não podia ter começado da melhor maneira.
Mas, quem diria que a nossa Ana Rita ia trazer no seu leque de novas amizades o próprio Presidente da República?!!! Não podíamos estar mais radiantes e contentes com tamanha honra e privilégio...
 

segunda-feira, 27 de junho de 2016

10 dias de aventuras e desafios

Ana Rita Nunes, uma das jovens assíduas ao projeto MAIS JOVEM desde a sua inauguração (há mais de 9 anos), foi selecionada pela CAIS para participar no Streetfootballworld Festival 2016 em Lyon, França, com tudo pago!!! A comitiva portuguesa segue de Lisboa no dia 1 de julho e regressa a 7 de julho, sendo composta por 4 jovens (2 rapazes e 2 raparigas). A nossa jovem parte já amanhã rumo a Lisboa para o encontro de preparação destes jovens, promovido pela CAIS.
Estamos muito felizes e orgulhosos de ti, boa viagem, boas vibrações e muito boas experiências…
 
 
Há algum tempo atrás fui escolhida para fazer parte da Comitiva Portuguesa que irá participar no Streetfootballworld Festival em Lyon. Nunca pensei ser escolhida para participar neste evento e fiquei muito feliz e estou muito ansiosa. Amanhã parto para Lisboa onde vou fazer estágio de 3 dias com uma rapariga e dois rapazes. Espero dar-me bem com eles. Depois do estágio vamos para França. Vou ter muitas saudades dos meus amigos e dos meu familiares, mas por outro lado sei que vai ser uma experiência muito boa para mim porque vou conhecer pessoas de outros países e ver sítios diferentes. Quero agradecer à CAIS e ao Mais Jovem por esta experiência porque sem eles nada disto seria possível.
Ana Rita Nunes
O StreetFootballWorld Festival 2016 promovido pela Streetfootballworld é um evento internacional, composto por um torneio inclusivo de futebol de rua e diversas atividades culturais e recreativas, que acontecerá pela primeira vez durante um Campeonato da Europa, constando inclusivamente do seu programa oficial, pretende celebrar o poder do futebol enquanto instrumento de mudança na vida dos jovens.  

quinta-feira, 23 de junho de 2016

São João, São João, São João tralalalala tralalalala

Mais do que santo da igreja
é do Porto o São João,
cá todo o povo o festeja,
o MAIS JOVEM com paixão!


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Vida saudável no MAIS JOVEM

Promover um estilo de vida saudável sempre foi um dos grandes objetivos do MAIS JOVEM. A prática desportiva tornou-se um precioso aliado para atingir esse fim...
 

Nestas férias de Verão, faremos do desporto a estrela das nossas manhãs, diversificando as modalidades! Por estes dias o Badmington foi a atividade explorada.
 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Festa do caneco em grande!

Decorreu de 7 a 12 de junho na Quinta do Mosteiro, em Pedroso, a Festa do Caneco. A festa primou pela música, animação, gastronomia e diversão que proporcionou aos visitantes. Foi com enorme satisfação que o nosso grupo de dança, Dance Moves MAIS JOVEM, foi uma das atrações do dia 12 de junho. Eles adoraram a experiência, obrigada pelo convite!
 
 
No dia 12 de junho, o grupo de dança do MAIS JOVEM, Dance moves, teve mais uma excelente actuação desta vez na festa do caneco, em Pedroso. A atuação começou às 20h30, dançámos 4 mix’s parando 1 ou 2 minutos entre eles, ou seja atuámos cerca de 30 minutos. A atuação correu bem, mas não tao bem como nos esperávamos que tivesse corrido… Quando acabámos de dançar entrou outro grupo e estivemos lá a vê-los e a dançar porque apesar de já estarmos a morrer de cansaço, não paramos um minuto e foi fantástico! O grupo ainda não tinha acabado, mas como já nos tinham dito que havia lanche, nós fomos é comer que já não aguentávamos mais! A stora trouxe dois bolos e sumos e nós fomos procurar uma mesa para nos sentarmos e comer. Quando estávamos a comer rimo-nos de tudo e de nada, foi divertido. Depois quando acabámos, estávamos todos ansiosos para ir ver o Diapasão… fomos para a frente do palco. Enquanto o Diapasão cantava, nós riamo-nos e dançávamos, melhor dizendo, fazíamos a festa toda, porque as pessoas em vez de olharem para eles olhavam para nós. Foi uma animação, esperámos que para o ano nos voltem a convidar. Não ficámos até ao fim, mas o tempo que ficamos foi ótimo e pelo caminho para a carrinha foi de novo animação… Nós não somos um grupo, somos uma família. Dance Moves forever!!!
Inês Oliveira

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Informática para o 4.º ano

Durante este ano letivo, 55 alunos dos quartos anos das 4 escolas do 1.º ciclo de Olival, deslocaram-se uma vez por semana ao MAIS JOVEM para tirarem o curso de "Princípios Elementares de Utilização de um Computador Pessoal". Agora que o curso terminou, vão receber os certificados de frequência e as fichas de avaliação! E todos os que passaram num pequeno teste, recebem também o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação! Esperamos que continuem a praticar nos programas abordados para não se esquecerem do que aprenderam e que passemos a comunicar-nos por e-mail...
A todos desejamos umas boas férias e que esta formação em informática vos venha a ser muito útil...
 
EB1/JI Igreja e Lavadores


 
A informática começou a fazer parte da nossa vida! Descobrimos um sítio cheio de magia dentro do computador que, com a ajuda do rato, nos transporta bem longe... Como estamos no quarto ano, iniciamos as aulas de informática e todas as quintas-feiras tínhamos aulas no MAIS JOVEM, com a professora Paula. A viagem até São Miguel era divertida, pois cantávamos o caminho todo. Ao longo do ano aprendemos funções do teclado, a trabalhar no Word, no Paint, a escrever enviar e-mails e a pesquisar na Internet. No final de cada período, a professora deixava jogar jogos e no final do ano fizemos um teste para avaliar os nossos conhecimentos. Agradecemos à professora Paula por nos ter ajudado a explorar este novo mundo, pois sabemos que no futuro esta experiência nos vai ajudar muito.
 
EB1 São Miguel
 
 
Nós andámos na informática e gostámos muito. Aprendemos muitas coisas novas no computador, a escrever, formatar, desenhar, calcular, pesquisar e mandar e-mails... mas as aulas que mais gostávamos eram as finais dos períodos, em que a professora deixava estar livremente no computador quem se portava bem. Vamos ter saudades!
 
EB1 Seixo-Alvo
 
 
Uma vez por semana, temos uma atividade fora da escola, quando soubemos que iria ser informática, ficámos muito satisfeitos. Em casa já utilizávamos o computador, mas com as aulas de informática aprendemos coisas que nem sabíamos que havia no computador, como por exemplo, criar uma pasta para guardar documentos, assim como mudar as palavras quanto à espessura da cor, ou seja, utilizar o negrito. Também aprendemos a mudar as palavras de lugar (esquerda, direita, centro..). Além disso criamos um e-mail, para podermos falar com os nossos amigos. No último dia de cada período realizámos jogos interativos. Achamos que as aulas foram importantes, nunca é demais aprender informática. Gostámos muito e vamos ter saudades...
 

A informática é aprender                               Lá posso aprender
para começar a trabalhar.                             a experimentar jogos engraçados
Fazer contas, escrever,                                 de princesas, reis e dragões
pintar, desenhar e brincar.                            e bater nos malvados.
 
EB1/JI Arnelas
 
As nossas aulas de informática eram às segundas-feiras e esse passou a ser o nosso dia preferido. Adorámos o passeio de carrinha da Olival Social até ao MAIS JOVEM e tudo o que a professora nos ensinou. Mas, o que mais gostámos de aprender foi a utilizar o e-mail e sabemos que vai ser necessário no 5.º ano. Na verdade, tudo vai ser útil: pesquisar, colocar a informação num documento e formatá-lo. Como eramos pouquinhos, aprendemos tudo muito bem. Obrigados! 
 

MAIS JOVEM no Futebol de Rua

Aconteceu no dia 10 de junho, nas instalações do Académico FC, o tão esperado Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua. Ainda não foi desta que o vencemos, mas não vamos desistir!