quarta-feira, 27 de julho de 2016

O CYBERBULLYING é cruel, fica fora dessa!

O Movimento Contra o Discurso do Ódio pretende combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, e proporcionar aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos.
Neste âmbito, os nossos jovens elaboraram uma banda desenhada que traduz o fenómeno da discriminação online. Esperamos que gostem, mas acima de tudo que interiorizem!!! ÓDIO NÃO!



terça-feira, 26 de julho de 2016

Dance Moves na Festa de Verão de Olival 2016

Consideramos que é um privilégio o nosso grupo de aerodance continuar a ser convidado para atuar no palco da Festa de Verão de Olival. É ótimo para os nossos jovens poderem mostrar o seu trabalho às pessoas locais e serem reconhecidos pelo seu desempenho. Obrigada União pelo convite, esperamos continuar a fazer parte do cartaz desta festa...
 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Workshop sobre a hora do sol saudável

Todos sabemos que o Verão é tempo de apanhar sol, mas saberemos como o fazer de forma saudável? Para prevenir os malefícios do sol, dinamizamos um workshop sobre este assunto! Começamos por ensinar a identificar a hora do sol saudável: a hora em que a TUA SOMBRA É MAIOR DO QUE TU! Depois incidimos em três conselhos muitos úteis e importantes: evitar a exposição ao sol entre as 11h30 e as 16h30; usar protetor solar, vestuário apropriado, chapéu e óculos de sol e renovar a aplicação de protetor depois dos banhos de mar e piscina. Para terminarmos pedimos-lhes que fizessem um desenho no Paint que refletisse as suas aprendizagens! Estamos confiantes que nestas férias não vamos ter meninos com escaldões, porque se vão lembrar de: ter muito cuidadinho com o sol!!!
  

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Uns mergulhos na Piscina Municipal de Lever...

Os nossos meninos foram experimentar a Piscina Municipal de Lever e, como sempre que a atividade envolve água, divertiram-se bastante!
 

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Vamos posar para a foto?

Alguns meninos do MAIS JOVEM tiveram um workshop de fotografia básica, onde adquiriram noções de como manusear uma câmara fotográfica digital em segurança, enquadramento das fotografias e posição do fotógrafo em relação à luz. Receberam também algumas dicas sobre as poses das pessoas a serem fotografadas e a identificar quais as poses menos aceitáveis socialmente. Aqui ficam algumas fotografias da sua inteira responsabilidade!!! Esperamos que agora já possam fazer a cobertura fotográfica de algumas atividades...
 

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Monitores voluntários das colónias de férias 2016

A colónia de férias de Olival começou hoje e está a correr muito bem... Acreditamos que a participação de todos os monitores voluntários na formação de monitores que o MAIS JOVEM proporcionou seja crucial para isso. Assim, na passada quinta-feira estes jovens tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, perceberem o papel de monitor e o que se espera da sua contribuição e estabelecerem as regras de funcionamento da colónia. Na sexta-feira foi altura de terminarem o Hino da Colónia 2016, fazerem a planificação das duas semanas da colónia e a distribuição pelos grupos. Aprenderam também dinâmicas de grupo para usarem e abusarem com as crianças, os jogos e as músicas mais populares e tiveram umas noções de primeiros socorros para saberem como agir se algo correr menos bem. A todos desejamos umas excelentes colónias, repletas de momentos inesquecíveis!!!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

O testemunho da participação no Streetfootballworld Fest 2016

Acabou!!! Ter feito parte da Selecção Nacional de Futebol de Rua e ter participado no Streetfootballworld Festival 2016, em Lyon na França, foi uma experiência inesquecível. 
Permitiu-me conhecer bastantes pessoas, inclusivamente o Presidente da República, o Dr Marcelo Rebelo de Sousa, que foi muito simpático connosco, nunca pensei que ele fosse tão acessível. Algumas das pessoas que conheci ainda mantenho relação, outras apesar de ter criado laços não mantemos contato, mas também houve aquelas que eu não me arrependo nada de não ter tido qualquer tipo de contato, mas são poucas… 
As pousadas da juventude em que ficámos eram fantásticas, tanto aqui em Portugal como em França, só que em França eram bem mais pequenas. Uma das coisas que eu não gostei muito lá no Festival era da comida, porque os cozinheiros a confecionavam sem sal. Adorei ter conhecido a minha parceira, a Tatiana, no início pensei que não me ia dar muito bem com ela, mas depois de a conhecer melhor percebi logo que íamos ser grandes amigas. Também gostei muito de ter conhecido os rapazes que foram para o Mundial em Glasgow, na Escócia.



Adorei esta experiência e se tivesse outra oportunidade, com certeza que voltava a ir, nem pensava duas vezes. Obrigada MAIS JOVEM e CAIS!!!
Ana Rita Nunes

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ida ao Parque da Cidade do Porto

No dia 13 de julho alguns meninos do MAIS JOVEM foram ao Parque da Cidade do Porto. De manhã visitámos o Pavilhão da Água, experimentámos várias atividades como por exemplo: a barragem - a água diminuía e o barco descia; a imitação de um furacão; a caixa da música - fazia a música que nós queríamos; as bolas dançantes - ficavam a flutuar na água; vimos num microscópio bichinhos que contaminam a água… e aprendemos que ÁGUA É VIDA!
 

Entretanto fomos almoçar em jeito de piquenique e partilhámos a comida e depois ficámos a jogar futebol e raquetes. De seguida fomos ver os patos e cisnes e demos-lhes de comer. Gostamos muito deste passeio e divertimo-nos muito.


Beatriz Carneiro, Diogo Rossio, Inês Martins, Mateus Rossio, Rui Martins, Sérgio Rossio e Vasco Rossio

terça-feira, 12 de julho de 2016

Brigadeiro sem fogão

Hoje à tarde os nossos meninos estiveram muito ocupados na cozinha. A higiene é fundamental, mas desejar o produto final também, pois confecciona-se com mais gosto, por isso a receita era bem docinha! Empenhados e muito divertidos, trabalharam com afinco e deliciaram-se com os brigadeiros... hmmm... molto buono!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Uma tarde de cinema

Quem disse que com chuva não há diversão? Aproveitamos um desses dias para fazermos uma projeção caseira do filme À procura de Nemo. E o silêncio imperou fruto da atenção dispensada, permitindo ouvir o crepitar das pipocas a serem deglutidas. Afinal, acabou por ser uma tarde altamente, muito melhor do que o previsto!
 
 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jogos de água

E com este calor só apetece água... pois bem, fizemos a vontade aos nossos meninos e preparámos muitos jogos com água... foi a loucura!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Jogos tradicionais

São muito muito velhinhos, mas nunca passam de moda e fazem as delícias de miúdos e graúdos, quem são, quem são?
São os jogos tradicionais, pois claro!
Uma destas manhãs foi-lhes dedicada e foi uma diversão!
  

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dance Moves na Festa da Praia

No dia 1 de julho de 2016, o Dance Moves participou em mais um encontro de grupos de dança, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia da Campanhã, no Porto. O convite veio do grupo  Magic Dance e o encontro denominou-se Festa da Praia. A festa iniciou-se por volta das 22h e foram muitos os grupos que exibiram as suas coreografias nos 2 mixes que tiveram oportunidade de dançar. Gostámos muito de algumas, mas achamos sempre que as nossas são as melhores... Fizemos um esforço por ficar até ao fim, pois acreditamos que os últimos a dançar merecem tantas palmas como os primeiros. Este foi mais um serão bem passado e esperamos que muitos mais se aproximem...
 
 
Fábio e Pedro Lopes

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Pulseiras de missangas

O ateliê de bijuteria foi um verdadeiro sucesso entre os mais pequeninos. E não foram só as meninas que fizeram lindas pulseiras de missangas, os meninos também não estiveram nada mal. Além da motricidade fina, aproveitamos e trabalhamos outra questão em que têm dificuldade, identificar a direita e a esquerda, colocando as pulseiras sempre na mão direita... Uma atividade a repetir com certeza!