quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A adrenalina de jogar uns contra os outros...

Este fim de tarde fizemos um Torneio de Trackmania Nations Forever nos computadores. Este era um jogo muito popular entre as nossas crianças há cerca de 6 anos atrás, e foi com muito entusiasmo que os agora jovens reviveram as emoções de competir pelo primeiro lugar. Divertiram-se à brava e picaram-se muito também... Está velhinho, mas continua a ser muito bom, fica a dica!


UM BOM ANO PARA TODOS!!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Uma tarde de cinema

Hoje fomos ao cinema no Arrábida Shopping, mas antes do filme fomos ao parque de diversões. O filme chamava-se “Vaiana”. É sobre uma menina que queria conhecer o mar. Nós gostamos imenso do filme porque as personagens eram muito interessantes e gostamos muito da música. As pipocas também eram boas.
 
André Rossio, Iúri Rossio e Vasco Rossio
 

Sinopse de Vaiana
Há 2000 anos atrás, no Pacífico Sul e Oceania, vivia Vaiana Waialik, uma jovem navegadora, filha única de um chefe de uma longa linhagem de navegadores chamados Tui. Certo dia, quando a sua família precisa de ajuda, Vaiana decide aventurar-se pelos mares, à procura de uma ilha lendária. Juntamente com o lendário semideus Maui, Vaiana vai explorar oceanos, encontrando pelo caminho enormes criaturas do mar profundo e submundos de cortar a respiração.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Festa de Natal no MAIS JOVEM

De 19 a 22 de dezembro as crianças do MAIS JOVEM andaram muito ocupadas a elaborar enfeites de Natal com materiais reciclados e a reciclar enfeites antigos… e assim foram decorando a sala do lúdico. Fizeram também uns postais de cartão para oferecerem ao amigo secreto. E, nos dias 22 e 23 de manhã confecionaram alguns doces para degustarem na Festa de Natal, como por exemplo, tronco de Natal, rabanadas e aletria.
 
 
A Festa de Natal decorreu na tarde de 23 de dezembro, começou pela troca de prendas e seguiu animada com música natalícia. O melhor foi o ataque à mesa dos doces, que estava muito composta. Durante a festa, recebemos a visita da Diretora Geral da Instituição Olival Social e ex coordenadora do MAIS JOVEM, a Sara Ramos, e de outra ex coordenadora, a Bruna Leandro, e ficámos muito contentes. Foi uma Boa Festa de Natal…

Pedro Lopes

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Jovens Solidários no Pingo Doce

Este ano a Olival Social tornou a ser a instituição convidada pelo Pingo Doce da Feiteira para fazer os embrulhos de Natal. Enquanto valência da Olival Social, aproveitámos a oportunidade para convidarmos os nossos jovens a ajudarem nalguns turnos e dessa forma promoverem as suas competências de como atender bem o público e, claro, fazerem embrulhos bem feitos e bonitos, o que dá sempre jeito saber!!!
 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Gala Escolhas 2016

No dia 21 de dezembro, partimos cedinho do MAIS JOVEM rumo ao CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, para assistirmos à Gala Escolhas 2016, que assinalou também o 16.º aniversário do Escolhas. O evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, da Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó e do Presidente da Câmara da Figueira da Foz, António Tavares, entre outros. Na audiência estiveram cerca de 400 participantes de 35 projetos de Portugal continental e Ilhas.
 
 
Como habitualmente, o Escolhas lançou previamente um concurso de prémios a todos os projetos Escolhas, nas modalidades Mérito Escolar 2015/2016 (2.º e 3.º ciclo e secundário), Desportista do Ano, Grupo/Artista do Ano, Empreendedor do Ano, Voluntário do Ano e Empresa com Responsabilidade Social. Os respetivos vencedores foram desfilando pelo palco apresentados por João Manzarra, que foi intercalando também diversos momentos musicais protagonizados por Karlon Krioulo, Marco Génio, Mia Rose, o grupo de percussão Riturb, do projeto Plano A – E6G.
Nós gostámos muito de assistir a esta Gala e queríamos participar nela para o ano…

Inês Oliveira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Visita ao Parque Biológico de Gaia

Nestas férias de Natal, aproveitamos uma bela manhã de sol, apesar de fria, para irmos ao Parque Biológico de Gaia fazer uma caminhada muito saudável e aproveitar para gozar as paisagens e ver animais e plantas. O convite foi lançado a todos, mas só estes dois madrugadores e amantes da natureza é que investiram os seus MJ's na "compra" do passeio. Parabéns Bruno e Vasco, pela vossa Boa Escolha!


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Boas Festas 2016

A equipa técnica do Projeto MAIS JOVEM E6G deseja a todos um
Feliz Natal
e um
Próspero Ano Novo!
 
Gabriela Longo, Paula Cruz, Telma Silva, Fábio Cancela e Diana Silva
 
Postal elaborado no Paint nas aulas de informática para os 4.os anos das Escolas de Olival
 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Os desafios da Dinamizadora Comunitária

O Plano de Formação Contínua do Programa Escolhas, dirigido aos dinamizadores comunitários, prevê a proposta de desafios mensais. Estes desafios, visam a promoção de competências empreendedoras, motivacionais e de participação ativa, estimulando, entre outras, a capacidade de mobilização dos dinamizadores comunitários junto de outros jovens e da comunidade em geral, num processo dinâmico de aprendizagem.



A nossa dinamizadora, Diana da Silva, tem cumprido todos os desafios lançados e realça o desafio de dezembro que foi sobre a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Um pouco por todos os países membros da ONU estão a acontecer iniciativas para promover e proteger os direitos humanos de afrodescendentes e é neste sentido que surge a importância de sensibilizar para os assuntos ligados à anti discriminação, igualdade e diálogo entre culturas. 


Ela dinamizou uma sessão de sensibilização para este tema, onde exibiu um PowerPoint e um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9edo0Qaq-ZI, clarificando todos pontos mais importantes. De seguida, os participantes demarcaram a sua mão e pintaram-na de forma a mostrar solidariedade com a etnia africana. Para terminar foi exibido um vídeo de um rapaz Cabo Verdiano elaborado pela Diana, onde ele relata a sua história de vida, plena de sucesso! Esta foi uma atividade muito positiva, dado que a maioria dos nossos participantes é de etnia cigana e revelam alguma dificuldade de relacionamento com o povo de etnia africana, que não tem representantes no Bairro!