quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sessão de Informação sobre a Sida

O MAIS JOVEM levou uma enfermeira à EB 2,3 de Olival para nos falar sobre a SIDA. Disse que não devíamos partilhar a mesma escova de dentes, as mesmas lâminas de barbear, os mesmos corta-unhas, etc. também disse que muitos jovens apanham a SIDA entre os 15 e os 25 anos. Depois esteve a explicar-nos como é que se mete um preservativo e disse que também se devia lavar as mãos muito bem depois de cada acção que fizermos. Depois deu-nos um panfleto informativo e um preservativo. Depois despediu-se de nós.
Gostei muito porque fiquei a saber como nos podemos proteger contra a SIDA e contra muitas outras doenças.

Miguel Pereira

terça-feira, 28 de abril de 2009

Comemorações do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, pelas 10h00, as equipas de futsal do MAIS JOVEM dirigiram-se para o Largo da Santa Isabel para fazerem torneios de futsal. Chegámos lá e a equipa masculina entrou logo em campo para fazer o seu 1.º jogo contra o Futebol Clube dos Ciganos, ganharam. Depois foi o jogo feminino e, mais uma vez, ganhámos contra a Fanfarra. Depois fomos almoçar e voltámos de tarde para o jogo dos Traquinas, também ganharam. Nós perdemos o nosso jogo e logo de seguida, entraram em campo os da equipa masculina, que também perderam... Ao fim ao cabo os Traquinas ficaram em 1.º lugar, a equipa feminina em 2.º lugar e os rapazes em 3.º lugar. Fizemos todos um bom trabalho. Parabéns!

Jéssica Oliveira
No torneio da Santa Isabel a equipa MAIS JOVEM Júnior ficou contente e muito feliz com a vitória 9-1 contra a Fanfarra de Olival, mas ficámos tristes com o lugar que a equipa do MAIS JOVEM ficou, o terceiro lugar. Nós achamos que a culpa foi um pouco do árbitro e dos nossos jogadores. As raparigas ficaram em segundo. Nós achamos que elas iam perder, mas elas conseguiram ficar bem posicionadas no torneio. Nós gostamos desta experiência e gostariamos de voltar a repeti-la!

Tiago Abreu

No passado dia 25 de Abril, a equipa feminina do MAIS JOVEM jogou em Santa Isabel contra duas equipas: a Fanfarra e o Rancho Danças e Cantares. No primeiro jogo, jogámos com a Fanfarra que ficou 7-0 e depois perdemos com o Rancho Danças e Cantares. Nós adorámos jogar futsal. Foi muito divertida a experiência...

Cátia Silva e Sandra Santos
Gostei de ter participado no torneio de 25 de Abril, apesar de termos dado uma abada à Fanfarra. Os da Equipa MAIS JOVEM, como não jogaram nada, mereceram o 3º lugar.
Hugo André

No dia 25 de Abril, tínhamos que estar às 14h no MAIS JOVEM para irmos jogar à Santa Isabel. Quando chegámos, fomo-nos equipar e estivemos a aquecer enquanto não chegava a Fanfarra. Quando ela chegou, começamos a jogar, o jogo ficou 9 a 1. Depois estivemos a ver os outros a jogar. Nós ficámos em 1.º lugar, as raparigas em 2.º e os rapazes em 3.º. Eles podiam ter ficado em 1.º se jogassem como nós. A nossa taça era a maior!!! Gostámos muito! Adorávamos repertir!

Diogo Silva e Diogo Moreira

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Taça Coca-Cola

No dia 26 de Abril de 2009, 7 jovens do Projecto MAIS JOVEM juntaram-se a 5 jovens do Projecto Desafios para ir disputar a Taça Coca-cola. Quando chegámos à Maia, tivemos que esperar que a Sara e o Manuel fossem levantar os equipamentos para jogarmos. Além de nos terem oferecido os equipamentos, bem fixes, ainda tivemos direito a garrafas de água, de powerade e de coca-cola! Os jogos eram em estádios a sério e tinham a duração de um quarto de hora! Perdemos os dois jogos que fizemos e não chegámos a ir à final! Mas gostámos muito de participar!
Diogo Silva, Hugo Almeida, Miguel Pereira, Nuno Fernandes, Renato Pinto, Ricardo Alves e Tiago Abreu

quinta-feira, 23 de abril de 2009

3.º Aniversário da Olival Social

O MAIS JOVEM convidou-nos para ir ao aniversário da Olival Social que era no dia 19 de Abril. Nesse Domingo, almoçámos e depois viemos esperar no MAIS JOVEM que a camioneta do Sr. Tavares viesse para nos levar para a Quinta do Carvalho. Mal a camioneta chegou, nós entrámos e sentámo-nos e a camioneta arrancou. Nós, no MAIS JOVEM, fizemos um quadro com o desenho do Centro de Dia e quando chegámos lá fomos dá-lo ao Sr. Miguel Azevedo. Ele gostou muito do nosso quadro! Depois fomos ver as exposições de fotografias do MAIS JOVEM, do Centro de Dia, do Jardim de Infância e do RSI. Depois fomos dançar até a Paula, a Sara, a Zaira e o Hugo nos virem chamar para irmos lanchar. Depois fomos dançar e brincar. Depois fomos comer uma sandes de porco assado. Depois fomos cantar os parabéns à Olival Social. Toda a gente se metia à frente do bolo mas antes a fanfarra tocou e ficou muito bonito. O Presidente disse que havia uma surpresa, que era uma camioneta de 27 lugares para a Olival Social. E depois o Miguel disse que tinha caldo verde para quem quisesse comer o caldo verde. No final, brincámos um bocadinho e viemos embora na camioneta nova. Foi divertido e nós fomos os primeiros a experimentar a camioneta nova!

Ana Rita Nunes, Cátia Ribeiro, Fábio Lopes, Inês Oliveira, Paulo Silva, Pedro Lopes e Tânia Silva

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma tarde com um profissional

No dia 22 de Abril, realizou-se a actividade uma tarde com um profissional. O objectivo foi proporcionar aos alunos do 9.º ano da EB 2,3 de Olival um contacto directo com as profissões que pensam desempenhar no futuro. Esta actividade envolveu cerca de 50 alunos e 19 profissionais de diferentes áreas.
Fazendo um balanço desta tarde, deixamos os comentários dos alunos envolvidos:

Advogada
Vimos dois julgamentos onde vimos os juízes e advogados a interrogarem testemunhas e arguidos. Conhecemos um tribunal e um escritório e vimos processos.

Arquitecto
Vimos muitos livros sobre arquitectura, falaram-nos sobre a sua profissão, mostraram-nos maquetas e plantas e conhecemos o arquitecto Jorge Ventura e o estagiário Rui Couto que esteve sempre connosco.

Biólogo
A experiência foi muito boa. A profissional era muito simpática, divertimo-nos muito e ainda tivemos direito a uma pequena “aventura”.

Bombeiros
Conseguimos esclarecer algumas dúvidas, aprendemos algumas das muitas coisas sobre as viaturas e equipamentos, aprendemos a comunicar nos rádios e o que devemos fazer quando somos chamados. Gostámos muito da nossa tarde e gostávamos de repetir.
Designer gráfico
Disse quais eram os programas utilizados para o seu trabalho e a sua funcionalidade. Aprendi o que se podia fazer com várias máquinas.

Educadora de infância
Esta experiência foi interessante e divertida. Estivemos a acompanhar as crianças nas diversas actividades ao longo da tarde. Ajudaram-nos a decidir o nosso futuro.
Educadora social
A experiência foi boa porque convivemos com pessoas mais velhas, aprendemos um pouco sobre a profissão e as suas funções e também sobre as coisas que fazem no seu dia-a-dia.

Engenheiro civil
Foi divertido. Ficamos a conhecer coisas que não sabíamos. Já sabemos os passos para construir uma casa e uma das principais funções de um engenheiro civil é construir em segurança para suportar o peso.

Gestor
Explicou as diferentes formas de gestão. Depois visitamos algumas obras onde nos mostrou a gestão de produção. Foi muito divertido e estivemos sempre em movimento.

Investigador científico
Primeiro levaram-nos a ver o laboratório de moléculas. A investigadora esteve a explicar-me basicamente o que se fazia nessa parte. Depois fiz um PCR, uma experiência complexa e muito interessante. Depois fui ver células em crescimento. Depois fui para o departamento de virologia e estive a ver um laboratório e máquinas.

Jornalista
Gostámos muito porque tivemos a experiência de ver alguém a entrevistar outra pessoa e também nós pudemos entrevistar. Também vamos ter a oportunidade de realizar uma notícia e publicá-la.

Mecânico
Foi divertido e ajudou-nos a decidir o nosso futuro profissional. Os mecânicos estiveram a ensinar umas coisas sobre esta profissão. Psicóloga
Gostámos porque assistimos a casos de desemprego de pessoas, conhecemos casos que foram tratados pela psicóloga e esperamos que a experiência de hoje sirva para a decisão de amanhã.

Técnico de audiovisuais
Gostei muito desta experiência porque foi fazer experiências que nunca tinha feito. E o profissional esteve-me a dar informações sobre esta visita.

Imagens capturadas pela aluna que acompanhou o técnico de audiovisuais

Técnico de informática
O Sr. Jorge mostrou-nos a empresa onde trabalha, mostrou-nos as suas funções e as da respectiva empresa. Mostrou-nos vários computadores e impressoras e como se arranjam. Foi uma experiência muito fixe.

A todos os profissionais, o nosso muito obrigado.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Workshop de Segurança na Internet

Esperava ansiosamente o workshop no Mais Jovem no dia 7 de Abril e com grande entusiasmo a hora foi chegando. Fomos atendidos amavelmente e rapidamente começou o workshop sobre a segurança da Internet. Vários pontos foram abordados com clareza e simplicidade para que até os ouvidos dos mais jovens pudessem compreender e adquirir alguns conhecimentos. E de facto aprendi muitas coisas que nunca me tinham ensinado e penso que mesmo os mais novos levaram lições para casa. Foi com certeza um momento de consciencialização para os perigos da Internet com a ajuda da professora Paula que guiou este tempo.
Já que todos concordamos que foi uma hora e meia bem passada só gostava de incentivar à realização de mais minis-workshops.

Natália Batista

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Acampamento no Diver Lanhoso

No passado dia 8 de Abril saímos do MAIS JOVEM para ir ao Diver Lanhoso que é um parque de actividades radicais. Quando chegámos ao Castelo, vimos a paisagem e tomamos o lanche da manhã. Passado um bocado chegaram o Ruca e o Pepe para nos ensinar a fazer rappel e escalada. A maior parte de nós estava com medo mas correu tudo bem. De seguida, almoçámos hambúrgueres e batatas fritas. Da parte da tarde fomos para o Diver Lanhoso e deixámos as coisas no auditório que serviu de nossa camarata. Depois fomos fazer uma actividade que era perigosa: as pontes suspensas. Nesta actividade caminhámos sobre aço escorregadio, madeira, rede, corda e latões. Ficámos todos cansados mas foi muito radical! Para alegrar mais a tarde fomos jogar futebol com o projecto “Escolhas Positivas” e um rapaz chamado João sabia fazer beat box. Depois fomos tomar banho e nós, os pequeninos, fizemos o jantar que era massa à bolonhesa. Às 22h00 dividimo-nos em 2 grupos para fazermos uma caça ao tesouro. O grupo dos morcegos acabou primeiro que as corujas porque encontrou mais rápido o enigma. Quando chegámos fomos dormir.


Às 10h00 tínhamos que estar no campo de paint-ball. Os grupos foram os mesmos da noite anterior e, depois de equipados, entramos em campo com muitas protecções para não nos magoarmos e com a arma preparada. Dentro do campo havia obstáculos e cabanas com 2 andares. Experimentámos 2 campos e 4 tipos de jogos. Todos ficaram bem e adoraram esta actividade. Viemos embora e os “grandes” fizeram o almoço que era arroz com milho e frango. De seguida estivemos a preparar as coisas e a lavar a loiça. Houve um pequeno julgamento pois um dos meninos pequeninos portou-se mal. Às 15h00 fomos para a mina subterrânea e dividimo-nos em 3 grupos: grandes, pequenos e monitoras. Deram-nos lanternas, capacetes, mapas e instruções. Era uma escuridão mas acabou tudo bem. Quando saímos, todos sujos, fomos para o auditório transportar as nossas coisas para a carrinha porque outro grupo ia ocupar o nosso lugar. A viagem foi longa porque houve muito trânsito...
Gostámos muito destes 2 dias e gostaríamos de repetir uma semana. Obrigado por estes dias maravilhosos.
Diogo Silva, Miguel Pereira, Pedro Alves, Ricardo Alves e Rui Silva

terça-feira, 7 de abril de 2009

Workshop sobre Sexualidade na Adolescência

No dia 7 de Abril participámos num Workshop cujo tema era a "Sexualidade na adolescência".
O workshop tinha três actividades distintas, todas para nos elucidar sobre a sexualidade. A actividade que mais apreciamos foi a do enfermeiro, pois pudemos ver e aprender sobre alguns métodos contraceptivos. Com este Workshop pudemos tirar uma conclusão importante: "Nunca devemos dar um passo em frente, sem pensar nas consequências que esse passo pode ter nas nossas vidas!".

Ana Isabel Ribeiro e Vanessa freitas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Digitópia

Hoje, dia 6 de Abril, a maioria dos elementos do Clube Interactivo do Projecto MAIS JOVEM foi até à Boavista, nomeadamente à Casa da Música, para participarmos num Workshop intitulado Digitópia. Quando lá chegámos encontrámos alguns conhecidos nossos, do Projecto Passo a Passo, com o qual já fizemos alguns intercâmbios e que também iam participar neste Workshop. No decorrer da actividade divertimo-nos a compor vários tipos de músicas num programa próprio, mas disponivel só para Mac's, chamado Garage Band. Depois andámos a explorar livremente outros programas musicais. No final, despedimo-nos dos monitores e agradecemos a sua disponibilidade. Esta foi mais uma experiência altamente que nos proporcionaram.

Ana Ribeiro, Cátia Silva, Diogo Silva, Jéssica Oliveira, Miguel Meda, Miguel Pereira, Pedro Alves, Tiago Abreu

Colónia de Páscoa

Na primeira semana das férias da Páscoa fomos para a colónia de férias. Durante as manhãs fomos para várias actividades: hipismo, karaté, desportos colectivos, patinagem, hóquei, ginástica, natação e voleibol na praia. Na parte da tarde fomos a vários sítios: à praia da Madalena, à Nossa Senhora da Saúde e ao Parque da Lavandeira. Na praia da Madalena divertimo-nos muito. Jogámos voleibol e brincámos na areia. Na Nossa Senhora da Saúde fomos para um parque infantil onde todos brincaram nos escorregas, baloiços e muitas coisas mais. No Parque da Lavandeira estivemos a brincar durante muito tempo no parque infantil. Fizemos vários jogos com os monitores. Nós gostámos muito da colónia e para a próxima cá estamos nós outra vez. Até ao Verão!
Ana Rita Moura e colegas
A colónia é divertida,
muito criativa.
Monitores divertidos a valer
e são bons a correr.
São amigos divertidos
e um pouco distraídos,
Gostam de nos ensinar
e de connosco brincar.
Nuno Azevedo

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Didgeridoo

Hoje, saímos do MAIS JOVEM às 14h e seguimos viagem para Oliveira do Douro, para participarmos num workshop. Quando lá chegámos encontrámos logo o Nuno, coordenador do Projecto Desafios e o Rodrigo, que era o senhor que nos vinha ensinar a tocar didgeridoo. Nós nunca tínhamos ouvido falar neste instrumento, nem sabíamos como era... Quando chegaram os jovens do Projecto Raíz, de Ramalde e os do Projecto Saber Viver, do Porto, o Rodrigo explicou-nos que o Didgeridoo é um instrumento de sopro dos aborígenes australianos e mostrou-nos o seu, que era de Madeira, mas vinha do Brasil. Ele esteve a ensinar-nos a construir um didgeridoo com rolos de papel higiénico, fita cola, papel, cola e verniz. Depois ensinou-nos a tocar em didgeridoos de plástico. Nós tivemos alguma dificuldade em tocar! O som no didjeridoo é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons que nós próprios produzimos. Divertimo-nos mesmo muito a tentar tirar sons dos didgeridoos, foi mesmo fixe este workshop!

Diogo Moreira, Diogo Silva, Miguel Meda, Pedro Alves e Ricardo Alves

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Intercâmbio Desportivo

No dia 2 de Abril, parte dos elementos da equipa de Futsal do MAIS JOVEM e alguns elementos que frequentam o projecto participaram num intercâmbio desportivo que decorreu em Oliveira do Douro. Este intercâmbio contou com a participação de 4 Projectos do Programa Escolhas, nomeadamente: Desafios, MAIS JOVEM, Saber Viver e Pertencer Participando. Na parte da manhã foi realizado um torneio de Futsal, no qual ficámos em terceiro lugar. Seguiu-se o almoço, este no Areinho de Oliveira de Douro e, na parte da tarde, um jogo de Softball. Ao final da tarde, foram entregues os respectivos prémios e enquanto esperávamos pelo nosso autocarro, fizemos um pequeno jogo com o Pertencer Participando. Concluindo, foi um dia bem passado e é interessante podermos conviver com jovens de outros projectos. Esperámos voltar a ter outra oportunidade como esta.

Alexandre Oliveira, Ana Isabel Ribeiro, Diana Lopes, Jéssica Oliveira, Ricardo Alves e Sérgio Bastos

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tambores na noite

No dia 31 de Março de 2009, pelas 21h, fomos ao Teatro Nacional de S. João, no Porto, para assistir à peça: "Tambores na noite". Peça esta que visava a Revolução Espartaquista na Alemanha. Andreas Kraglear, o homem desaparecido há quatro anos, regressou do combate e da escravidão em África, para espanto de todos. No seu regresso fica em dúvida entre a rua e a casa, a bandeira e a cama e entre a Revolução e a Noiva.
Esta encenação tinha muito bons actores que conseguiram manter o público sempre muito atento e arrancar-lhe umas boas gargalhadas. Na nossa opinião, vale mesmo a pena ir ver esta peça! Passámos uma noite hilariante e muito agradável. Obrigada Programa Escolhas por estas oportunidades que nos proporcionam!
Alexandre Oliveira, Ana Isabel Ribeiro, Marco Cruz, Nuno Pereira, Sérgio Bastos, Vanessa Freitas

Oficinas sazonais

No dia 1 de Abril fomos ao Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto realizar uma oficina sazonal. Nesta actividade decorámos um vaso com materiais diferentes e colocámos ervas aromáticas lá dentro. Tivemos que puxar pela imaginação e alguns vasos ficaram bem giros! Depois, fomos ver o jardim das ervas aromáticas e uma horta com legumes. No fim, fomos buscar os vasos, despedimo-nos e tirámos uma fotografia juntos. Todos achámos os senhores muito simpáticos. Gostámos muito desta actividade e gostávamos de ir fazer outra oficina.
Diana Lopes, Hugo Rossio, Miguel Pereira e Rafaela Oliveira