Nesta Aldeia de verão, organizada pelo Programa Escolhas em parceria com as entidades locais, mais de cem jovens convidados, na sua maioria de zonas urbanas, experimentaram como é viver no campo numa série de actividades onde foram privilegiados o voluntariado, o serviço à comunidade e a aquisição de novas competências pessoais e sociais, com destaque para a aprendizagem de alguns antigos ofícios. Os participantes foram jovens que frequentam projectos de inclusão social viabilizados pelo Programa Escolhas, em todo o país, e que se destacaram ao longo do ano lectivo pelo seu desempenho positivo. A Fundação Benfica, também esteve representada nesta iniciativa através da participação de 17 jovens que acompanham o projecto “Para ti Se não faltares!”.
No âmbito do seu décimo aniversário, o Programa Escolhas convidou-os para esta semana especial, que se aliou também às comemorações do Ano Europeu do Voluntariado e do Ano Internacional da Juventude. Os jovens escolhidos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos de idade, estiveram juntos na Serra da Estrela, em Manteigas, entre os dias 25 e 31 de Julho.
O jovem a quem o Projecto MAIS JOVEM deu esta honra, foi o Guilherme Silva. Deixámo-vos aqui o seu testemunho:
Na segunda-feira, dia 25 de Julho às 8h45 estava a sair de autocarro em direcção a Manteigas. Quando cheguei ao acampamento disse o meu nome e o do meu Projecto e recebi a minha identificação e um boné e fui para um coberto à espera que todos acabassem de chegar. Quando isso aconteceu, fizemos a nossa apresentação por grupos. De seguida recebemos as primeiras missões que eram montar as tendas, decorar o recinto, criar uma música, o nome e grito de equipa e os mandamentos do acampamento. A minha equipa chamava-se as Bolotas. Depois do jantar, exibimos para os outros todas estas criações e fomos dormir. A alvorada dava-se às 7h30 e depois de nos prepararmos e tomarmos o pequeno
almoço recebíamos as missões do dia. Nesse dia tivemos que criar um espectáculo para a noite com o tema Saltimbancos que ensaiámos na praia. Depois do jantar, lá fomos representar a nossa parte e eu acho que foi muito fixe. Ainda ouvimos a história da Aldeia Escolhas e recebemos mais uma missão para completarmos até irmos dormir. E foi sempre assim, de manhã tomávamos o pequeno almoço e recebíamos as missões para o dia inteiro e ao fim do dia tínhamos reuniões de grupo para desabafarmos. Mas houve um dia especial em que fomos a Madrid! No último dia foi com muita pena que nos despedimos, porque entretanto já tínhamos feito bons amigos. Nunca mais me vou esquecer desta semana, das actividades que fiz e das amizades que criei. Eu gostei muito da Aldeia Escolhas, acho que representei bem o MAIS JOVEM e para o ano gostava que me escolhessem outra vez.
Guilherme Silva