terça-feira, 29 de novembro de 2011

Banco Alimentar Contra a Fome

O Klube de Jovens de Olival juntou-se, no dia 27 de Novembro, a uma iniciativa bastante nobre, o Banco Alimentar Contra a Fome.O Banco Alimentar contra a fome angariou mais de 2950 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana na campanha realizada em 1615 superfícies comerciais do país e que atingiu resultados semelhantes aos do ano passado. Movidos de boa disposição e entusiasmo, ajudamos a descarregar os sacos que, durante a tarde de Domingo, foram chegando aos armazéns de Perafita, no Porto. Foi uma tarde agradável, repleta de sorrisos e de partilha. Enche-nos o coração saber que os mantimentos recolhidos irão ser distribuídos a cerca de 329 mil pessoas com carências alimentares e que nós pudemos contribuir nesse sentido. Será certamente uma experiência a repetir, assim que for possível, com mais elementos.
Klube de Jovens de Olival

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Workshop de Tabagismo

No dia 16 de Novembro, desenvolveu-se um Workshop de Tabagismo na Escola EB 2,3 de Olival, numa estratégia de prevenção em meio escolar do fenómeno do tabagismo e no âmbito do dia mundial do não fumador, a saber, 17 de Novembro. O Workshop compreendeu a passagem de um conjunto de diapositivos informativos acerca do tabagismo, sua definição, suas causas/motivações e seus efeitos/consequências, a visualização do filme de animação “Fumar para quê?” e o desenvolvimento de uma actividade denominada de Role-Play que implicou a participação dos jovens numa simulação de uma situação onde um jovem não fumador foi pressionado pelos colegas para fumar um cigarro e deveria encontrar argumentos e soluções para recusar o consumo.

A realização desta actividade pretendia cumprir os seguintes objectivos: a melhoria da informação e compreensão sobre o tabagismo; o desenvolvimento do sentido crítico, relativamente àquilo que o consumo de tabaco parece oferecer; o desenvolvimento da capacidade de saber resistir às pressões sociais e, em particular, à pressão dos pares; o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões, de modo informado, responsável e autónomo; o desenvolvimento de competências para uma vida activa e saudável. Esta experiência foi bastante enriquecedora para nós e para os jovens envolvidos que demonstraram uma enorme curiosidade, capacidade de reflexão e participação.
Andreia Leite e Joana Faria
(Estagiárias de Educação Social)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os animais no MAIS JOVEM

Num belo dia de sol o MAIS JOVEM foi presenteado com dois Porquinhos da Índia. Nesse dia foi uma festa para todas as crianças e jovens que vêm ao Projeto. Nós já tínhamos cá um amigo, o peixinho vermelho chamado Mais Jovem, mas quando os porquinhos da Índia vieram foi a loucura total. Decidimos chamar Baunilha ao mais clarinho e Chocolate ao mais escuro. Agora temos que tratar deles também. Dámos-lhes água e comida todos os dias. Eles comem frutos, vegetais frescos, uma ração própria que se compra na loja de animais e feno. Aos Sábados lavámos a gaiola e mudámos o chão. Sabemos que eles estão contentes com os nossos cuidados pelos sons que emitem e nós também estamos contentes!

Fábio Lopes, Inês Oliveira e Pedro Lopes

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween no MAIS JOVEM

No dia 29 de Outubro, os jovens do Clube de Jovens de Olival dinamizaram um atelier de enfeites de Halloween. Muitos meninos vieram até ao MAIS JOVEM para participar nesta actividade. Com a ajuda dos jovens fizemos múmias engraçadas, abóboras recortadas, bases para velas e espanta espíritos. Depois todos juntos decorámos as salas do MAIS JOVEM que ficaram muito "assustadoras". Gostámos muito desta actividade e esperamos que estes jovens façam mais ateliers para nós. Obrigados!
Ana Rita e Inês Oliveira
Click to play this Smilebox slideshow
Personalize your own free slideshow

Tour do Leão

A equipa MAIS JOVEM Júnior participou no Tour do Leão, um torneio organizado pelo Sporting Clube de Portugal. Assim, no dia 30 de Outubro, uma pequena comitiva do Projecto MAIS JOVEM, jogadores e claque, deslocou-se ao estádio Jorge Sampaio em Pedroso, Gaia. O torneio estava organizado por grupos de três equipas, passando à fase seguinte a 1.ª equipa de cada grupo e depois era ao bota fora até à final. Este torneio teve a presença do Juvas, a mascote do Sporting, o presidente do Sporting, Godinho Lopes e o Manuel Fernandes. A nossa equipa fez dois jogos , contra o Bom Sucesso e contra o Furadouro. Perdemos os dois jogos e os nossos jogadores ficaram com pena de não terem chegado mais longe, mas estavam contentes por participarem num torneio desta dimensão!
Luís Carlos Rossio, José Carlos Rossio e Ricardo Rossio