sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cadernos organizadinhos!

Com o arranque de mais um ano escolar verificámos que os alunos do 5.º ano, sobretudo, estavam a ter muitas dificuldades com a organização dos cadernos diários. Detetámos folhas arrancadas, temas misturados e sem realce e cadernos por identificar. Para combater esta tendência realizámos um workshop de organização de cadernos diários, cujo objetivo passou por transmitir a importância do caderno no estudo e no sucesso escolar. Assim, foram trabalhados temas como: apresentação (identificação da disciplina, identificação do alunos), organização (onde começar a escrever, como separar temáticas, o que fazer quando surgem erros de escrita) e utilização de cores (abertura de lições, títulos, principais cores de caneta a utilizar).
No workshop de organização de cadernos diários aprendemos as seguintes coisas: organizar os cadernos diários, que os devemos manter limpos, que devemos ilustrar a 1.ª folha e colocar o nosso nome, que nunca devemos fazer rabiscos e nunca arrancar folhas do princípio ou do fim, só do meio. Para percebermos melhor como devemos fazer as coisas, escrevemos um sumário, abrimos uma lição e no final trancámo-la. Eu gostei muito deste workshop.
Érica Silva

terça-feira, 24 de setembro de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Abraços grátis pela Paz Mundial

Sábado, dia 21 de setembro, dia em que se comemora o Dia Internacional da Paz, o departamento solidário do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) aderiu ao evento Free Hugs for World Peace do Free Hugs - Abraços grátis, dinamizando esta atividade em Gaia.
Por volta das 16h30, o grupo chegava ao Cais de Gaia com expectativas elevadas, muito entusiasmados e desejosos de distribuir abraços. Preparados para encontrar todo o tipo de pessoas, fizemos a nossa primeira abordagem. Estávamos um pouco retraídos a princípio, mas assim que as pessoas sorriam para nós e abriam os seus braços na nossa direção, o nosso medo dissipava-se. Agora sim, estávamos finalmente preparados para fazer daquela tarde, uma tarde inesquecível, marcante e muito especial! Pelo Cais e pela Ribeira, distribuímos abraços e fomos contagiados pelos sorrisos de quem nos observava. O abraço, como primeiro contacto, fora deveras algo muito especial para todos nós. Comunicar e interagir com pessoas de várias nacionalidades nem sempre foi tarefa fácil, o que dera oportunidade a alguns momentos cómicos. Foi, assim, um dia produtivo, repleto de emoções e sentimentos fortes! Regressamos a Olival, com uma sensação de plena felicidade!
 Daniela Almeida e Inês Vieira 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Visita à escola de educação rodoviária de Fiães

No dia 11 de setembro de 2013 fomos à escola de educação rodoviária de Fiães. Lá, fomos para uma sala onde um Sr. projetou um filme para "despertar bons hábitos e atitudes corretas, na via pública, enquanto peões, passageiros e ciclistas" e nos ensinou muitas regras e sinais de trânsito. Para alguns de nós estas coisas não eram novidade, pois já as tínhamos aprendido quando tiramos a carta de condução de velocípedes no Rodinhas, mas aprendemos sempre coisas novas...
Depois veio a parte melhor, fomos andar numas bicicletas de 4 rodas, que se chamam quadriciclos. Como não dava para andarmos todos ao mesmo tempo, os outros meninos faziam de peões e depois trocámos... Foi muito fixe! No fim o Sr. deu-nos folhas com passatempos sobre o que tínhamos aprendido, para nos ajudar a não nos esquecermos!
Manuel Augusto Carneiro e Marco Lapa

terça-feira, 10 de setembro de 2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Jovens acampam em Ofir

Nos passados dias 26,27,28 e 29 de agosto, realizou-se em Fão, Ofir, um acampamento para o GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) e para os monitores das colónias de férias. Nestes 4 dias não faltou união, boa disposição, atividades, muita diversão e também algum trabalho.
Quando chegámos ao parque de campismo, arrumámos o que tínhamos trazido, montámos as tendas e almoçámos para depois desfrutarmos de uma grande tarde de praia. Antes de regressarmos ao parque ainda tivemos tempo para realizarmos uma atividade: o geocaching, que nos possibilitou conhecer melhor Fão.
No dia seguinte levantámo-nos, tomámos o pequeno-almoço e fomos para a praia, onde estivemos até às 18h30, sem faltar o tradicional jogo de futebol. Quando regressámos ao parque de campismo, os elementos do GO! tinham preparado algumas atividades, para se darem a conhecer e cativar novos elementos entre os monitores das colónias de férias. No fim das atividades jantámos e como era a última noite para os monitores, alguns decidiram sair para se divertirem.
No 3.º dia, despedimo-nos dos monitores e demos as boas vindas aos elementos do GO! que só puderam ir nos últimos dois dias. Com a sua chegada começámos a preparar o novo ano, e foi-nos dito que a partir de agora teríamos um coach, para nos ajudar a crescer enquanto elementos do GO! e também para nos apoiar e chamar a atenção se algo não estiver certo. Os coaches à vez foram chamando pelos seus "alunos" para uma entrevista. Depois do almoço continuaram as entrevistas, mas quem já tinha feito, podia ir para a praia um bocado. Às 19h voltámos para o parque, para finalizar o planeamento do ano 2013/2014, onde reestruturamos os departamentos e sugerimos algumas atividades a serem realizadas.  Depois da reunião, fomos jantar e para nos despedirmos do acampamento em grande fomos até ao Biba Ofir, que é uma discoteca muito conhecida na cidade.
Na manhã seguinte ainda deu para nos irmos despedir da praia e quando regressamos ao parque começámos a desmontar as tendas e a arrumar as nossas coisas.
Às três horas chegou o autocarro e regressámos a casa com a certeza de que foram 4 dias incríveis e com o desejo de um dia repetir esta atividade...
Fábio Cancela

terça-feira, 3 de setembro de 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Idosas mais bonitas com manicure do MAIS JOVEM

No passado dia 14 de agosto, alguns dos meninos que frequentam o atelier de estética no MAIS JOVEM foram até à Quinta do Carvalho mostrar algumas das coisas que aprenderam, às idosas que são utentes do Centro de Dia. A primeira coisa que fazemos quando lá chegámos é preparar os nossos materiais e depois convidámos as idosas a arranjar as suas unhas. Enquanto fazemos o nosso trabalho, estamos sempre a conversar com estas senhoras que têm muito para nos dizer, quer seja sobre a sua vida na Quinta ou do seu passado. Esta atividade é de certa forma gratificante para nós porque depois de um trabalho bem feito nas unhas, recebemos um sorriso em troca, e assim podemos ficar contentes, porque é sinal que elas gostaram. Vamos começar a ir lá mais vezes...
 Miguel Meda

GO! Meeting em Crestuma

No passado sábado, dia 17 de agosto, os membros do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) reuniram-se em Crestuma para um dia de convívio, que começou com atividades para o desenvolvimento de competências como a comunicação, capacidade de improviso, trabalho em equipa e muitas outras. Depois do almoço picnic, foram a banhos ao rio. Consideram-se que atividades destas são muito importantes para o desenvolvimento do grupo e para a criação de laços entre os membros. Eles são cada vez mais e melhores!