sábado, 31 de maio de 2014

Fim do estágio de Educação Social

Como já sabem neste sábado terminaram as visitas programadas da Glória e do Miguel ao Projeto MAIS JOVEM. Levámos connosco a vossa amizade e convosco fica a certeza da nossa por vocês. Não vos vamos esquecer, foram parte integrante desta etapa da nossa vida, partimos com todos no coração, pois as experiências vividas convosco, foram muito gratificantes e construtivas e só conseguidas devido à forma como todos nos acolheram, sem quaisquer constrangimentos e muito genuínos, gerando em nós um sentimento de pertença não só ao Projeto, como também à comunidade. Queremos também salientar o impacto que esta experiência teve em nós, na medida em que contribuiu muito para o nosso enriquecimento quer pessoal, quer como futuros Educadores Sociais, ajudando-nos a dissipar alguns preconceitos e juízos de valor através do conhecimento da vossa realidade. O nosso muito OBRIGADO a todos que contribuem para o desenvolvimento do Projeto e muito em especial à equipa técnica do MAIS JOVEM por este contributo na nossa formação, pois estiveram sempre disponíveis para nos apoiar, e claro a todas as crianças e jovens do MAIS JOVEM. Até sempre J
 
 Glória Leal e Miguel Amorim
(Estagiários da Licenciatura em Educação Social)

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Colaboração com a Escola E.B.1 de São Miguel

Durante este ano letivo, como habitualmente, o Projeto MAIS JOVEM implementou um Programa de Inclusão e Interculturalidade em todas as turmas da Escola E.B.1 de S. Miguel. Este programa foi bastante diversificado e atendeu quer às necessidades iniciais apresentadas pela escola, quer a oportunidades que surgiram noutros âmbitos, como sejam o Projeto “Boas notas”, em que escrevemos a letra de uma música, que foi gravada e publicada num CD. As atividades programadas foram realizadas essencialmente através de dinâmicas de grupo para fomentar a coesão grupal e a inclusão dos alunos ciganos e não ciganos. Nestas sessões abordámos temas como: os diferentes tipos de família, o bullying, os sentimentos e emoções, o auto e heteroconhecimento, a igualdade de género e a confiança. Paralelamente, trabalhámos competências transversais, como a psicomotricidade fina e grossa, a orientação espacial e a concentração. A pedido do Agrupamento de Escolas implementámos um projeto sobre a importância do sono no rendimento escolar e no próprio comportamento e saúde dos alunos.
Para além das atividades programadas, pudemos contar com a colaboração de diferentes convidados, tais como a G.N.R. que dinamizou dois workshops: um de Educação Ambiental e outro de Educação Rodoviária e os médicos dentistas solidários da Associação Mundo a Sorrir que dinamizaram uma sessão de sensibilização sobre a importância da higiene oral.
Neste momento, dado que muitos dos alunos transitarão para o 2.º ciclo, estamos a implementar um Programa de Transição, onde fazemos uma reflexão do que foi o 1.º ciclo e do que os espera no 2.º ciclo. Esperamos que a nossa presença semanal tenha efetivamente contribuído para a inclusão e interculturalidade destas crianças, mas pela forma que nos acolhem semanalmente, acreditamos efetivamente sim!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Visita ao III Museu Humano Itinerante

No dia 21 de maio deslocámo-nos à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia para visitarmos o III Museu Humano Itinerante, no âmbito do Projeto DDIG - Desafiando a (Des)Igualdade entre Gerações. Começámos por falar sobre as diferenças e igualdades do sexo masculino e do sexo feminino e jogámos o jogo da forca sobre este assunto. Vimos uma exposição fotográfica chamada Olhares de Género e um Flash Mob. Para terminar fomos ao auditório ver Projeções de Curtas-Metragens enviados por alunos de diferentes escolas. No fim ainda tivemos direito a um lanche. Nós gostámos muito desta visita, até porque este tema é interessante e pertinente.
Érica Gomes

quarta-feira, 21 de maio de 2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

MAIS JOVEM E5G na Taça Coca-Cola

No dia 18 de maio participámos numa das etapas regionais da Taça Coca-Cola, em Vila Nova de Famalicão. A caminho do torneio íamos todos a conversar, divertidos e a pensar se era este ano que passávamos a primeira fase. Chegámos lá um pouco atrasados porque não sabíamos onde era o Estádio Municipal e mal fizemos o check-in e recebemos os equipamentos, fomos logo equiparmo-nos. No primeiro jogo perdemos por três bolas a zero, mas o segundo já nos correu melhor e acabámos por empatar. Nós não treinamos habitualmente futebol de 11, mas este ano até fizemos alguns treinos e, por isso, a nossa exibição foi um pouco melhor. De seguida andámos no recinto do campo a participar nas atividades que lá tinha, quase todas relacionadas com o futebol. Por cada atividade que participávamos ganhávamos uma senha que podíamos trocar por brindes. Além do equipamento trouxemos chapéus, cantis de água, fitas porta-chaves, sacos mochilas e bebidas. Apesar de termos sido eliminados da competição e estarmos cansados, viemos embora muito satisfeitos!
 Diogo Pereira

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua 2014

Como já vem sendo hábito nos últimos anos, o Projeto MAIS JOVEM E5G fez parceria com a CAIS do Porto na organização do Torneio Distrital do Porto de Futebol de Rua. Este torneio teve lugar no dia 17 de maio no Largo da Santa Isabel, em Olival, e contou com a participação de 4 equipas:
- Projeto MAIS JOVEM E5G;
- Projeto EntrEscolhas - Geração D'Ouro E5G, de Gondomar;
- Lar Juvenil dos Carvalhos;
- Associação CAIS.
Neste torneio todas as equipas jogaram contra todas, num total de 6 jogos, que decorreram dentro da normalidade desta modalidade que se baseia nas leis internacionais do futebol, mas com algumas adaptações. A equipa de Gondomar consagrou-se, mais uma vez, vencedora do Torneio Distrital do Porto e a Taça Fair-Play foi entregue à equipa da CAIS por decisão unanime dos técnicos responsáveis das 4 equipas, aqui ficam os nossos Parabéns! Esta foi uma manhã desportiva cheia de boa disposição, onde o convívio entre os participantes aconteceu de forma natural e despretensiosa. Obrigada a todos pela participação!
O projeto Futebol de Rua, da associação CAIS, celebra a sua 11ª edição, com o apoio do “Football For Hope” e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ  e pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 16 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social. Em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à exclusão social. O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do programa “Football for Hope”, uma iniciativa do organismo máximo do futebol mundial - FIFA - presente em mais de 50 países com o objetivo de promover, acima de tudo, o fair play e o futebol enquanto veículo para o desenvolvimento social. Nesta edição de 2014, o Futebol de Rua fica marcado pela assinatura do protocolo, que confirma a parceria por três anos com o HWC - entidade que promove o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, desde 2003.
As equipas vencedoras de cada Distrito / Região Autónoma, encontrar-se-ão para a grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, onde serão selecionados o conjunto de jogadores que vão constituir a Comitiva Nacional de Futebol de Rua. Após um estágio, a equipa participará no Mundial de Futebol de Rua (Homeless World Cup), um evento internacional que usa o poder positivo e mediático do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo, que este ano se realizará em outubro na cidade de Santiago, Chile.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Estágio de Psicologia da Justiça: etapa concluida!

Durante oito meses tivemos a oportunidade de estagiar num contexto completamente diferente daquilo a que estávamos habituados. Foi-nos proposto trabalhar no Projeto MAIS JOVEM, com novas culturas, ideias e crenças, tendo que nos adaptar rapidamente ao meio. Esta fase de adaptação começou com a fase de observação, que nos ajudou a integrar aos poucos numa nova cultura e assim ser aceites pela comunidade. Seguidamente veio parte de intervenção, em que intercedemos essencialmente na escola, tanto do primeiro ciclo como do segundo ciclo. Fizemos vários workshops com o intuito de trabalhar vários temas como as drogas, bullying, violência domestica, conhecimento interpessoal, etc. Esta nova experiência foi bastante enriquecedora para ambos, apesar de sentirmos algumas dificuldades iniciais tanto a nível do meio, como a nível da intervenção que fizemos. Contudo, saímos com o sentimento de dever comprido, pois conseguimos passar a nossa mensagem através das intervenções feitas. Para concluirmos, queremos deixar um agradecimento especial a todos os técnicos do MAIS JOVEM, pois foram muito acessíveis connosco e ajudaram-nos sempre que necessário, bem como os professores das escolas que nos deram total apoio e liberdade de intervenção com os seus alunos. Para todas as crianças e jovens que frequentam o MAIS JOVEM: não percam a esperança e lutem sempre pelos vossos sonhos!
 
José João Costa e Tatiana Lima
(Estagiários do Mestrado em Psicologia da Justiça)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

sábado, 10 de maio de 2014

Move-te, faz Acontecer!

Hoje, dia 10 de maio, decorreu nas instalações do MAIS JOVEM a iniciativa “Move-te, Faz acontecer!”. Esta iniciativa foi promovida pelo Plano Nacional de Ética no desporto, o Programa Juventude em Ação, a Associação CAIS e o Projeto MAIS JOVEM E5G, era destinada a jovens e visou o desenvolvimento dos valores e ética no desporto através da educação não formal. O formador Pedro Costa do Erasmus + conquistou de imediato a plateia com a sua boa disposição e dinamismo. Fizemos uma dinâmica de grupo para refletirmos sobre os valores do desporto e posteriormente discutimos sobre como podemos utilizar esses valores no quotidiano. Também jogámos várias versões do “Macaquinho de Chinês” para sentirmos na pele os valores que mencionámos. Ainda houve um tempinho para nos explicar o que é e como se processa o Serviço de Voluntariado Europeu, o que nos pareceu muito interessante! Aprendemos e divertimo-nos muito e no final pairava a certeza que esta iniciativa teve um impacto positivo nos participantes e que todos gostaram. Obrigada Pedro, até à próxima!
Miguel Santos Castro

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A bola já rola na Liga MediaCup Totobola

No passado dia 4 de maio, o Hotel Vila Galé Porto acolheu a apresentação da edição 2014 da única liga de futebol 7 exclusiva para a comunicação social, a Liga MediaCup Totobola. Em representação da associação CAIS, temos um jogador em cada uma das 6 equipas que compõem a liga na série do Porto, o sorteio ditou a sua sorte: Miguel Castro na Record, Fábio Cancela na SIC Porto, Marco Cruz na RTP Porto, Nuno Pereira na Porto Canal, José Júlio Rossio na JN DN EDP e Hugo Almeida na Sport TV Porto/O jogo (na fotografia da esquerda para a direita). Os jogos decorrem no Estádio Municipal do Parque da Cidade, Lavandeira, aos domingos a partir das 21 horas e a entrada é gratuita, apareça!
A MediaCup é a Época Desportiva da Comunicação Social em Futebol de 7 e vai realizar-se pelo quarto ano consecutivo. São cerca de 300 Profissionais da Comunicação Social em competição durante sete meses (maio 2014 a dezembro 2014). Tem como participantes os principais Media, divididos em duas zonas (Norte e Sul), num total de 18 equipas (12 em Lisboa e 6 no Porto). O calendário desportivo anual inclui três provas (Liga, Taça e Supertaça), à semelhança das competições profissionais. A Época inclui ainda a Taça da Liga MediaCup Ladies e a Taça das Taças MediaCup Ladies, duas taças de Futebol Feminino, disputadas por duas seleções de jornalistas, uma de Lisboa e outra do Porto. Na liga que se iniciou agora, as três equipas com melhor classificação em cada grupo, num total de nove, serão apuradas para a fase final, a realizar no dia 7 de Junho, no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro/Coimbra.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

terça-feira, 6 de maio de 2014

Torneio Adidas Young Champions Portugal

Nos dias 3 e 4 de maio participámos no torneio Adidas Young Champions Portugal, na Cadeia da Relação, Porto. Este torneio de futebol de 5, era constituído por grupos divididos em 3 escalões etários, em que as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo ficavam apuradas para a fase seguinte, sendo estas a eliminar até à final, que se vai realizar em Lisboa, no Terreiro do Paço. O MAIS JOVEM participou no escalão Sub 14 com a equipa MAIS JOVEM Júnior e no escalão Sub 16 com a equipa MAIS JOVEM. Ambas as equipas passaram a fase de grupos (tivemos a sorte de algumas das nossas equipas adversárias terem faltado). Mas fomos logo eliminados na fase seguinte. Ficámos um pouco tristes pois tínhamos a esperança de ir a Lisboa, ainda por cima com a estadia e a alimentação pagas! Paciência! Por outro lado, tivemos sorte de o Vítor Baía ser o embaixador da etapa do Porto, pois gostamos muito dele e até tiramos fotografias com ele… De recordação trouxemos uma t-shirt da Adidas… Para o ano vamos tentar fazer melhor!
João Paulo Pereira, Luís Carlos Rossio, Manuel Augusto Carneiro e Marco Luciano Rossio

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dentes MAIS branquinhos e saudáveis

No dia 2 de maio realizou-se no MAIS JOVEM um rastreio dentário e uma palestra para todos os meninos que frequentam o projeto, com o objetivo de promover a higiene oral. Ambas as tarefas foram desempenhadas pela Doutora Diana Melo, voluntária do programa para a inclusão e vida saudável do Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses. Passaram muitos meninos pelo rastreio e confirmou-se que quase todos tinham problemas nos dentes. Durante a palestra aprendemos quais os cuidados que devemos de ter com os dentes, o que significam certos sintomas na boca, como escovar corretamente os dentes e que não devemos gorgolejar no fim, deve-se só cuspir os restos. Aprendemos também que não se deve usar o elixir, a não ser que o dentista o prescreva, porque contem álcool e é tóxico ao organismo, além disso o elixir só faz efeito se os dentes estiverem escovados a 100%... O fio dental também só deve ser usado uma vez por dia e as escovas trocadas assim que as cerdas estiverem deformadas. Quando a palestra acabou recebemos um brinde: uma escova e uma pasta dos dentes. O que eu gostei mais, foi de ver a Dra. Diana a escovar os dentes numa boca de plástico!
Fábio Lopes