Nos dias 18 e 19 de Maio eu, Susana Almeida e a minha vizinha, Laurinda Leal, fomos assistir a um workshop de Competências Parentais. Nestes dois dias abordámos vários temas, mas todos eles muito importantes. Falámos sobre nós próprios como mulheres e homens, esposas e maridos, como filhos e agora como pais. A oradora falou connosco sobre o quanto é importante haver um bom diálogo entre pais e filhos, o quanto é importante ouvir sempre os nossos filhos e não só ouvi-los mas também responder-lhes. Foram-nos dados alguns exercícios para nós resolvermos oralmente, para partilharmos ideias e opiniões com a experiência de cada um. Um dos exercícios foi para percebermos o que é um pai ou uma mãe autoritário, permissivo e democrático.
- Um pai ou mãe autoritário é aquele que nem sequer dá oportunidade ao seu filho de falar, não o deixa fazer nada, quando diz que não é não e pronto!
- Um pai ou mãe autoritário é aquele que nem sequer dá oportunidade ao seu filho de falar, não o deixa fazer nada, quando diz que não é não e pronto!
- O permissivo é aquele que deixa o filho fazer tudo, que nem sequer quer saber o que o filho anda a fazer, com quem anda e muito menos quando sai a que horas vai chegar a casa, só quer é que não o chateie!
- O democrático é aquele que se preocupa com o seu filho e que quando ele lhe pede para sair com os amigos, por exemplo, o pai ou a mãe tenta saber quem são os amigos, para onde vai e a que horas vai chegar ou o próprio pai ou mãe marca-lhe uma hora para estar em casa.
Nós gostámos muito destes temas que abordámos neste workshop e desde já dizemos que foi muito importante para ambas, porque aprendemos muita coisa, aprendemos como lidar melhor com os nossos filhos e com os problemas com que nos confrontamos no nosso dia-a-dia. Nós, alguns destes temas, já sabíamos as respostas e como lidar com alguns dos problemas que foram abordados, mas não da melhor forma ou não sabíamos expressar correctamente.
Gostaríamos que houvessem mais workshops sobre estes temas porque o tempo foi pouco e ainda tinhamos muito mais para falar e principalmente para aprender. Só temos que agradecer esta oportunidade que nos deram!
Susana Almeida e Laurinda Leal
Sem comentários:
Enviar um comentário