quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Intercâmbio de jovens na Polónia

No passado dia 2 de Dezembro, chegou a hora de irmos para o intercâmbio de jovens na Polónia, que o MAIS JOVEM nos proporcionou. Eram de quatro países os jovens envolvidos: Itália, Grécia, Polónia e Portugal.
Estávamos todos com receio de andar de avião, pois nunca tínhamos andado. A experiência de andar de avião foi muito boa, tirando a parte das dores de ouvidos.
Quando chegamos ao aeroporto da Polónia fomos de camioneta para a cidade onde iríamos ficar hospedados. Logo no primeiro dia ficamos a conhecer-nos todos.
Durante este intercâmbio houve workshops de cultura, onde vimos imagens das cidades mais importantes de cada pais e ficámos a conhecer algumas tradições, como por exemplo o casamento que os polacos encenaram. Também tivemos workshops de linguagem e de culinária e, claro, os fantásticos energizers onde nos divertíamos imenso. Também fomos visitar museus, florestas e cemitérios…

O que eu mais gostei neste intercâmbio foi dos workshops de linguagem porque aprendi algumas palavras de cada país, o que para mim é muito importante. O que eu gostei menos foi da comida porque não estava habituada a comer aquele tipo de comida.
No último dia fomos patinar no gelo e dar um passeio pela cidade de Bialystok. A seguir ao jantar, tivemos a cerimónia de encerramento, onde ocorreu a entrega de diplomas e de lembranças.
Eu adorei este intercâmbio e espero poder repetir esta experiência. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para este intercâmbio comprando guarda-chuvas e a irem à noite de fados. AH! E não podemos deixar de agradecer ao MAIS JOVEM, sem o qual este intercâmbio não teria sido possível.

Cátia Silva

Sem comentários: