segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Seminário na Turquia

O dia 3 de Agosto de 2010 foi o dia em que 5 jovens portugueses se deslocaram à Turquia para representar o projecto MAIS JOVEM, e o seu país, num seminário internacional com o seguinte título: “We are beginning to change the world from our own locals", o que em português significa: estamos a começar a mudar o mundo a partir dos nossos próprios locais.
O primeiro dia de seminário iniciou-se com uma apresentação feita pelo presidente local e pelo organizador, seguindo-se alguns jogos de quebra-gelo que serviram para todos os participantes se conhecerem. Após estas apresentações ficámos a saber que estávamos acompanhados por jovens da Itália, Bulgária, Letónia, Lituânia, Hungria, Roménia e pelos anfitriões, os Turcos. Nesse mesmo dia participámos em 3 workshops com professores universitários que eram vocacionados para a participação dos jovens na vida política e no contributo das ONG'S a cada país. O dia seguinte iniciou-se com uma sessão de discursos feitos por personalidades turcas sobre a participação activa dos jovens na governação e também sobre os obstáculos com os quais os jovens se deparam para participar na mesma. Nesse mesmo dia de tarde, fomos visitar a universidade e tivemos algum tempo reunidos com a reitora que com a sua gentileza nos respondeu às curiosidades. Seguimos mais uma vez para o local anterior para assistir a mais alguns discursos sendo que desta vez eram apresentados por políticos de alguns países representados no seminário. Nos dias seguintes realizaram-se novos workshops entre grupos de jovens, já sem contarmos com a presença de professores, demos ideias para a criação do site do projecto.
No último dia da parte da manhã demos o seminário por encerrado, da parte de tarde fomos presenteados com uma visita pela cidade e pela noite foi-nos oferecido um belo jantar num local muito agradável.
Foi uma óptima experiência e uma grande oportunidade para nós representarmos a nossa pátria de que tanto nós orgulhamos.
Ana Gonçalves, Fábio Tavares, João Robalinho, Pedro Silva e Telma Silva

Sem comentários: