O Projecto MAIS JOVEM levou alguns dos seus destinatários ao Centro de Estudos Sonha, Arrisca e Concretiza, em Canedo, para frequentarem um Programa de promoção de competências pessoais e sociais. Este programa tem como principal objetivo auxiliar a criança a estabelecer relações adequadas com os outros, a ter uma vida relacional satisfatória e saudável através da aquisição e desenvolvimento de aptidões individuais e sociais básicas. Para tal, foram realizadas várias atividades que incidiram sobre diversos aspetos, nomeadamente: auto-conceito, auto-estima, comunicação assertiva, resolução de problemas, tomada de decisão, etc…
Deixamos-vos o testemunho das próprias crianças:
No dia 25 de fevereiro, visitámos a clinica Sonha, Arrisca e Concretiza, onde fizemos muitas atividades para nos conhecermos melhor. Começámos por nos apresentarmos e fazermos um desenho do que mais gostávamos de fazer e cada um teve que explicar o seu desenho. Realizámos uma ficha que tinha vários quadrados com adjetivos e tínhamos que pintar aqueles que nos diziam respeito. Seguiram-se duas fichas parecidas, primeiro sobre a escola e depois sobre a nossa família. Depois desenhamos a nossa mão e cada menino escreveu nela uma frase sobre o que pensava do dono da mão. O exercício seguinte foi falar sobre o nosso corpo fisicamente e psicologicamente. Para terminar fizemos uma ficha para explicarmos porquê que nós eramos únicos e desenharmos o nosso símbolo. À saída, deram-nos um diploma amarelo. Nós gostámos desta atividade e aprendemos algumas coisas!
Deixamos-vos o testemunho das próprias crianças:
No dia 25 de fevereiro, visitámos a clinica Sonha, Arrisca e Concretiza, onde fizemos muitas atividades para nos conhecermos melhor. Começámos por nos apresentarmos e fazermos um desenho do que mais gostávamos de fazer e cada um teve que explicar o seu desenho. Realizámos uma ficha que tinha vários quadrados com adjetivos e tínhamos que pintar aqueles que nos diziam respeito. Seguiram-se duas fichas parecidas, primeiro sobre a escola e depois sobre a nossa família. Depois desenhamos a nossa mão e cada menino escreveu nela uma frase sobre o que pensava do dono da mão. O exercício seguinte foi falar sobre o nosso corpo fisicamente e psicologicamente. Para terminar fizemos uma ficha para explicarmos porquê que nós eramos únicos e desenharmos o nosso símbolo. À saída, deram-nos um diploma amarelo. Nós gostámos desta atividade e aprendemos algumas coisas!
Érica Gomes, Érica Silva, Catarina Pinto e Inês Martins
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