O mês de abril é o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, cujo símbolo internacional é o laço azul. Para sensibilizar a população para esta temática, a CPCJ de Gaia e 2 Projetos de Gaia do Programa Escolhas 5ª Geração, nomeadamente o MAIS JOVEM E5G e o Escolhe Vilar E5G, aliaram-se na realização de uma caminhada aberta à população em geral. Previamente a esta, as crianças e jovens dos projetos fizeram laços azuis, cartazes e bandeiras azuis com frases da sua autoria, como por exemplo: "Não é só a bater que se maltrata uma criança!", "Devemos falar com as crianças quando elas fazem asneiras e não bater-lhes.", "Maltratar uma criança pode estragar o futuro dela!" e "As crianças são o melhor que o mundo tem, não devem ser maltratadas!". Todos os participantes na caminhada levavam o laço azul e distribuíram laços pela assistência explicando o seu significado. Já no Largo de Aljubarrota, após a atuação da banda da PSP do Porto, algumas crianças subiram ao palco para lerem as frases das bandeiras que levaram durante o percurso. Esperamos que esta iniciativa tenha servido para que as pessoas reflitam sobre este assunto e que de alguma forma tenhamos conseguido fazer alguma diferença!
No dia 20 de abril, fizemos uma caminhada para mostrarmos a todas as pessoas que não devem dar má educação e não dar maus-tratos às crianças. Saímos do MAIS JOVEM pelas 9 horas, com muita animação e muita curiosidade para chegarmos ao local para vermos como íamos fazer. Gostámos que os Mareantes do Rio Douro fossem na frente a tocar, para animar a malta. Foi uma caminhada muito importante, pois era para lutar pelo bem estar de todas as crianças, o que nós ainda somos!
Fábio Lopes
Este vídeo da Gaia Global - Portal do cidadão de Vila Nova de Gaia, assim como a notícia que o acompanha podem ser visualizados no seguinte link:
Sem comentários:
Enviar um comentário