sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Boas Notas na escola com música!

O MAIS JOVEM foi um dos 8 projetos vencedores, num concurso a nível nacional, para acolher a iniciativa Boas Notas. Esta iniciativa, promovida pelo Programa Escolhas, em colaboração com a Torke + CC, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), visa sensibilizar para a importância da escola, enquanto instituição de socialização e de promoção de aprendizagens relevantes para a sua inserção social e profissional. Na primeira fase destes workshops os dois embaixadores da campanha, Bruno Gonçalves e Olga Mariano, ambos de etnia cigana e com percursos de vida fora da tradicional venda em feiras, partilham as suas histórias e sublinham a importância da escola e a sua compatibilidade com a pertença à comunidade. Depois, porque a música é uma parte fundamental deste projeto, os embaixadores deixam o mote para uma canção, que dois músicos profissionais, o Paulo Alves e o Paulo Bernardo, ensaiam com os participantes. Este ficará como inspiração para que posteriormente, com a ajuda das equipas técnicas dos projetos e dos seus professores, sejam produzidas as músicas que darão origem a um álbum de temas originais a ser apresentado publicamente, num evento organizado pelo Programa Escolhas e divulgado também on-line e em formato de CD.
 
No passado dia 3 de outubro, o MAIS JOVEM deu início à Campanha de Sensibilização Boas Notas, que está a decorrer na EB1 de São Miguel. Neste 1.º Workshop, os meninos conheceram um pouco melhor a cultura cigana e a importância da escola para garantir um futuro melhor, com um excelente testemunho da tia Olga e do tio Bruno, de etnia cigana, tal como a maioria deles. O Paulo, dos Ódio&Mel, e o Igor deram os acordes para a construção da letra e da música que eles tanto apreciaram. Mas o que os está a entusiasmar mais é o fato de irem gravar uma música a incluir num CD e poderem vir a aparecer no youtube!
 
Vieram uns senhores à escola, a tia Olga e o tio Bruno, ciganos como eu, falar com a gente. Perguntaram de onde vieram os ciganos, e eu fui a única que sabia que vieram do Egipto e da India. Depois estiveram a ajudar-nos a construir um bocadinho da música e tocaram viola. Eu fiquei contente de saber que nos vão filmar a cantar e pôr no Youtube!

Nádia Monteiro, 9 anos
 
Eu gostei desta visita porque foi muito alegre. Eu disse-lhes que também sabia fazer música, Beat Box, e cantei com o Nuno um bocado para eles. Eles disseram que eu cantava bem e fiquei contente! Eu achei tudo muito fixe, mas também achei que vai ser um bocado difícil fazer o que querem, mas tenho que fazer!
 
Lucas Rocio, 11 anos

Sem comentários: