quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Comboio Escolhas rumo à Cidadania

A 2.ª edição do “Comboio Escolhas” decorreu entre os dias 4 e 11 de agosto e foi inspirada na temática definida para 2013 pela União Europeia, Ano Europeu dos Cidadãos. Os cerca de 100 jovens que nela participaram foram “embaixadores” dos projetos atualmente em curso na 5.ª geração do Escolhas, escolhidos pelo seu bom desempenho escolar e participação ativa na comunidade. Foi uma semana privilegiada para a interação entre jovens de diferentes contextos e realidades socioculturais, numa dinâmica que visa premiar o mérito, fomentar o espírito de equipa e o respeito pela diversidade.
O nosso projeto teve não um, mas dois participantes, os gémeos Pedro e Fábio Lopes, que conseguiram superar todos os desafios online lançados pelo Programa Escolhas e tiveram uma boa avaliação nos outros parâmetros: desempenho escolar, comportamento e assiduidade às atividades do projeto. A eles, os nossos PARABÉNS!
Em Lisboa, antes da partida, ainda na estação de Santa Apolónia, Rui Loureiro, Presidente REFER, apelou a todos para que se esforcem para serem bons cidadãos e se envolvam em projetos de entreajuda nas suas comunidades, que possam contribuir para tornar Portugal um país melhor.
A passagem dos participantes do Comboio Escolhas pelo Porto deixou marcas positivas em 3 projetos desta 5.ª geração do Programa Escolhas, que receberam uma dose extra de boa vontade e ajuda destes jovens. O projeto Sinergias E5G ficou com os bancos de jardim pintados de fresco e com as paredes da sede enfeitadas com o logo do Comboio. O projeto O Lagarteiro e o Mundo E5G recebeu os voluntários para uma campanha de limpeza ao bairro e para pinturas no espaço da Associação de Moradores e ainda tiveram tempo para plantar uma árvore! E o Cercar-te E5G viu a fachada da sede renovada com um banho de tintas e ficou também com uma tela onde se recordará durante muito tempo a imagem do Comboio que "por ali passou"… Mas a estadia na cidade invicta não foi só de trabalho, destacámos aqui o passeio de barco no Rio Douro, a visita à Casa da Música e a Serralves.
E o comboio continuou a rolar, desta vez rumo a Guimarães, onde estamos certos que ninguém se esquecerá da fantástica vista proporcionada pelo Teleférico da Penha ou da divertida “Disco Night”…
E foi em Tomar que Rosário Farmhouse, visitou os passageiros do Comboio Escolhas para a Cidadania, a quem deixou uma mensagem de boas vindas: “Gostaria de vos dar as boas vindas a bordo do comboio Escolhas. Espero que esta viagem seja para todos vos uma viagem única, onde sintam que valeu a pena todo o empenho ao longo do ano para que pudessem participar nesta aventura. Desejo que durante a viagem ponham em pratica o espirito de companheirismos, alegria, partilha e cidadania. Tenho a certeza que não vão mais esquecer esta viagem, onde vos proporcionarão grandes oportunidades de conhecer novas pessoas e novos mundos. Aproveitem bem! Façam as escolhas certas!"
Sentimentos de identidade e de pertença são ingredientes fundamentais para uma cidadania ativa. Por isso, em cada paragem do Comboio Escolhas houve tempo para explorar traços da história nacional, como foi o caso do Convento de Cristo, em Tomar, onde numa visita guiada por este monumento nacional os jovens viajantes puderam ver de perto alguns vestígios das raízes de Portugal. Nessa noite, o jantar foi medieval e os participantes foram vestidos a rigor com roupas e adereços que criaram a partir de materiais reciclados. Esta foi uma forma de eles refletirem nas mil e uma possibilidades de uso que podem ter coisas aparentemente inúteis...
E já em Faro a receção aos participantes feita pelo Presidente da Câmara da cidade e um pormenor de uma nova ação de voluntariado que, mais uma vez, voltou a deixar marcas significativas no terreno. E poder usufruir da praia tão tão apetecível…
A viagem de regresso a Lisboa teve uma paragem surpresa na Zambujeira, onde puderam assistir ao Festival Meo Sudoeste. A julgar pelas suas reações, esta foi sem dúvida uma boa surpresa… E foi com uma explosão de abraços e muita emoção que as despedidas do Comboio Escolhas para a Cidadania se deram na Estação de Santa Apolónia… Até à próxima!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Saiem mais quatro DCB's!!!

O dia 12 de agosto ficou com certeza marcado para estas valentes quatro senhoras que concluíram o seu curso de informática cá no MAIS JOVEM. Este curso denominado Competências Básicas em Tecnologias da Informação focou um pouco de Hardware e Software e da utilização do Windows, do Word e da Internet. No final  realizaram um pequeno teste com sucesso, que lhes facultou o Diploma, DCB. Os nossos Parabéns a todas e votos de boas utilizações computacionais...
Segundo a formanda Maria Aurora Gonçalves, "ao princípio foi muito difícil pois nunca tinha sequer pegado num rato e a cabeça já não é o que era para aprender, mas depois tornou-se mais fácil e acabei por gostar". A formanda Alzira Tomé diz que também "não tinha conhecimentos nesta área e o início foi muito difícil, mas gostei tanto de aprender e de começar a mexer no computador que até já criei o meu Facebook". Já a formanda Aurora Santos diz que "eu já tinha tirado outros cursos, mas como depois não pratico acabo por me esquecer e quero sempre tirar mais cursos para me lembrar e aprender mais". A formanda Celestina Santos "já sabia trabalhar com o computador e vou muitas vezes ao Facebook, mas fiquei muito feliz por aprender coisas novas, principalmente as formatações e as tabelas no Word, para poder ajudar a minha filha nos trabalhos de casa da escola".

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tasquinha MAIS JOVEM

No seguimento do Curso de Empreendedorismo que alguns membros do GO! (grupo de jovens do MAIS JOVEM) tiraram, o MAIS JOVEM confiou ao grupo a oportunidade de gerir a sua Tasquinha na Festa de Verão de Olival, nos passados dias 26, 27 e 28 de julho e 1, 2, 3 e 4 de agosto. O GO! agarrou mais este desafio e  tornou os crepes de chocolate a sua especialidade, feitos na hora e ao gosto de cada um, com ou sem bola de gelado, foram um verdadeiro sucesso! 
Até o Quim Barreiros quis visitar a nossa tasquinha!!!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dia radical no Azurara Parque Aventura

No dia 2 de agosto, fomos passar um dia radical no Azurara Parque Aventura, que se situa em Vila do Conde. Lá, fomos recebidos por dois monitores, o João e a Filipa, que pediram para dividir o grupo em dois escalões, maiores de 12 e menores de 11 e juntou-nos a meninos de um grupo de Arcozelo. Os mais pequenos fizeram atividades parecidas às nossas, mas menos perigosas, adequadas às suas idades. Começaram por fazer uma caça ao tesouro dentro do parque, depois fizeram tiro com arco e com zarabatana e a seguir ao almoço as torres multi-aventura com slide duplo e parede de escalada.
Nós começamos por receber instruções de segurança e ficámos a saber que as fitas que tínhamos amarradas à cintura se chamavam arnês, donde saíam as longs que tinham na ponta os mosquetões para prendermos aos cabos de aço. Os monitores explicaram-nos também que tínhamos obrigatoriamente que ter sempre um mosquetão engatado nos cabos e que, portanto, quando precisássemos de mudar para outro cabo, tínhamos que tirar um mosquetão e engatar e só depois tirar o outro e engatar. Dessa forma garantimos que nunca caíamos, mesmo que escorregássemos, o que muito nos aliviou. Depois começámos a subir a parede de escalada, mas infelizmente alguns jovens sofriam de vertigens e não conseguiram. Depois fizemos arvorismo, composto por um circuito de 14 pontes flutuantes com um slide muito pequenino pelo meio. Algumas pontes eram bem difíceis de passar e metiam medo, mas todos os que tentaram conseguiram ultrapassá-las. No fim das pontes fizemos outro lanço de escalada (no total foram 12 metros) e para terminar esta atividade fizemos um slide de 300 metros. O início do slide era bem alto e metia medo, mas depois de irmos adorámos e só queríamos repetir, mas vai ter que ficar para outra vez... Depois do almoço fizemos uma caça ao tesouro nos arredores do parque ao que se seguiu tiro com arco e com zarabatana. Todos terminamos o dia num campo onde tinha um insuflável grande e uma cama elástica. Este foi um dia de pura adrenalina, que nos fez dormir todo o caminho de regresso. Queremos mais experiências destas!!!
Miguel Meda

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Praia fluvial de Ponte da Barca

No dia 1 de agosto partimos no autocarro da Olival Social rumo à praia fluvial de Ponte da Barca, no Rio Lima. A viagem foi muito longa e já estávamos a ficar aborrecidos. Quando chegamos à Vila de Ponte da Barca, no Distrito de Viana do Castelo, ficámos encantados por ser tão linda. Mas o que nós queríamos era água e fomos à procura da praia fluvial. O caminho era muito bonito e fomos admirando a paisagem até encontrarmos o sítio da praia que tinha o nadador-salvador. Aí, estendemos as toalhas, tirámos a roupa, colocámos protetor e fomos ao mergulho. Divertimo-nos ao máximo! A seguir ao almoço, para fazermos a digestão, houve quem jogasse os jogos que as técnicas levaram, houve quem fosse para o parque infantil brincar e houve quem só ficasse a apanhar sol. Depois, foi outra vez a loucura na água até nos chamarem para virmos embora. Foi um dia espetacular, só gostávamos de poder ter ficado lá mais tempo.
 Fábio Lopes

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aventuras na Quinta do Carvalho

No dia 30 de julho, os meninos mais pequeninos do MAIS JOVEM foram passar a tarde na Quinta do Carvalho. Quando lá chegámos, jogámos vários tipos de jogos para acabarmos de fazer a digestão. Tínhamos o uno, as damas, o badmington, o mini-golfe e o trampolim. Além disto tudo, como tinha lá um campo de areia, podíamos jogar à bola nesse campo, mas os rapazes às vezes chutavam a bola para fora do campo! Depois fomos todos brincar para a piscina e, como ficou lá uma algazarra, quisemos ir à vez, primeiro os meninos e depois meninas. E foi muito divertido. E no dia seguinte repetimos tudo!
 
Catarina Pinto