quinta-feira, 16 de julho de 2015

MAIS JOVEM abordado na 1ª Conferência do Fórum de GovInt

A coordenadora do Projeto MAIS JOVEM foi convidada pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira) a apresentar a experiência do referido Projeto na área das crianças e jovens em risco, no dia 14 de julho de 2015, na 1.ª Conferência do Fórum de Governação Integrada, na Universidade Católica Portuguesa do Porto - Pólo da Foz.
Para saber mais consulte: http://forumgovernacaointegrada.pt
O Fórum para a Governação Integrada (GovInt) é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que entenderam cooperar para a reflexão e ação no âmbito da resolução de problemas sociais complexos através de modelos de governação integrada, que permitam maior eficácia e eficiência. Integram o Fórum, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Braga, o GRACE e o Instituto P. António Vieira (IPAV), que assegura o secretariado executivo desta rede. O Fórum tem o apoio institucional do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional. Esta 1.ª conferência de Governação Integrada no Porto, onde oficialmente se alargou o Fórum para a Governação Integrada (GovInt) para os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Há hoje, nas sociedades contemporâneas, um conjunto de problemas “complexos” (wicked problems), como o desemprego jovem não qualificado, desemprego de longa duração de mais de 45 anos, a pobreza extrema, os maus-tratos a crianças e jovens, o isolamento dos idosos, os territórios vulneráveis, ou, noutra esfera as ameaças à segurança nacional, as alterações climáticas ou a gestão das cidades. Estes problemas persistem perante a dificuldade das instituições públicas e privadas se concertarem em torno de respostas adequadas. A importância de gerar uma nova cultura organizacional, que designamos por “Governação Integrada”, através do desenvolvimento de um novo modelo organizacional adequado à realidade dos problemas sociais complexos, mas também aos recursos disponíveis, é um desafio estratégico para a sociedade portuguesa que importa concretizar através de aprendizagens e iniciativas partilhadas. Diálogo, partilha, confiança, cooperação, coordenação, liderança colaborativa, participação, integração, qualidade e avaliação são fatores críticos de sucesso para pensar estrategicamente os problemas sociais complexos de forma sistémica. O Fórum GovInt está a desenvolver um conjunto de ações onde se incluem conferências, o levantamento de boas-práticas e de experiências inspiradoras, o acompanhamento de projetos-piloto de GovInt e o desenvolvimento de investigação e formação que gostaria de alargar aos municípios da Frente Atlântica.  
Foi um convite que em muito nos honrou e que desde logo acedemos. Foi muito fortuita a partilha de experiências entre os participantes e o próprio moderador (Dr. Pedro Góis), serviu para refletirmos sobre as práticas atuais e aspetos a melhorar.

Sem comentários: