sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Os desafios da Dinamizadora Comunitária

O Plano de Formação Contínua do Programa Escolhas, dirigido aos dinamizadores comunitários, prevê a proposta de desafios mensais. Estes desafios, visam a promoção de competências empreendedoras, motivacionais e de participação ativa, estimulando, entre outras, a capacidade de mobilização dos dinamizadores comunitários junto de outros jovens e da comunidade em geral, num processo dinâmico de aprendizagem.



A nossa dinamizadora, Diana da Silva, tem cumprido todos os desafios lançados e realça o desafio de dezembro que foi sobre a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Um pouco por todos os países membros da ONU estão a acontecer iniciativas para promover e proteger os direitos humanos de afrodescendentes e é neste sentido que surge a importância de sensibilizar para os assuntos ligados à anti discriminação, igualdade e diálogo entre culturas. 


Ela dinamizou uma sessão de sensibilização para este tema, onde exibiu um PowerPoint e um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=9edo0Qaq-ZI, clarificando todos pontos mais importantes. De seguida, os participantes demarcaram a sua mão e pintaram-na de forma a mostrar solidariedade com a etnia africana. Para terminar foi exibido um vídeo de um rapaz Cabo Verdiano elaborado pela Diana, onde ele relata a sua história de vida, plena de sucesso! Esta foi uma atividade muito positiva, dado que a maioria dos nossos participantes é de etnia cigana e revelam alguma dificuldade de relacionamento com o povo de etnia africana, que não tem representantes no Bairro!


Sem comentários: